Tempo de leitura: < 1 minuto

Será instalado neste sábado, 8, na Sala Zélia Lessa, em Itabuna, o Cineclube Grapiúna Mário Gusmão. O espaço faz homenagem ao ator baiano que, além da grande contribuição à cultura, foi também um ativista do movimento negro.

Gusmão era de Cachoeira e foi o primeiro negro a se formar na Faculdade de Teatro da Ufba. Na década de 80, atuou em Itabuna na área de cultura (durante o governo Ubaldo Dantas), sendo diretamente responsável pela revelação de vários talentos para o teatro, o cinema e a tevê. O ator morreu em 1996, aos 68 anos.

A inauguração do cineclube será às 19 horas do dia 8, não por acaso com a exibição do filme “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”. O filme tem direção de Glauber Rocha e o ator principal é Mário Gusmão.

6 respostas

  1. Só faltou um detalhe: ENDEREÇO…

    Da Redação: Obrigado pela observação, feita aliás por várias pessoas. Perdoem o cochilo do blogueiro, já corrigido.

  2. Que saudade do cine oase no Bairro de Fatima,foi o meu primeiro
    cinema,eu tinha 9 anos. Em 1966 no mês de outubro dia das crianças.A escola Zacarias Dantas,em Mutuns nos presenteou com esta diversão,este dia indelével. Hoje passo em frente a este espaço,só me resta recordação e penso: O que fizeram com o cine
    oase?

  3. Obrigada ao Pimenta pela divulgação porque acima de tudo Mario Gusmão foi para nós um referencial INESQUECÍVEL!!!! Nos fez profissionais de teatro e cinema respeitados por onde passamos.
    Enquanto Diretora de comunicação da ACATE, que teve essa iniciativa, venho informar mais detalhes, a inauguração será dia 8/12 às 19horas, no Teatro Sala Zelia Lessa, Rua S.Vicente de Paula s/n, próximo a Escola Lucia Oliveira, Escola Profissionalizante, na rua do Antigo Colegio Divina Providencia, no centro. A entrada é gratuita mediante convite retirado até a lotação da casa. Aguardamos a todos amantes de um bom filme para esse momento muito importante para nós!
    Eva Lima, atriz e produtora cultural

  4. Obrigado aos amigos do Pimenta pela divulgação, e aproveito para completar a informação.
    O Cine Clube Grapiúna Mário Gusmão fica instalado no Teatro Sala Zélia Lessa na Rua São Vicente de Paulo s/n em frente a Escola Lúcia Oliveira. A entrada será mediante convite, solicitado e confirmado pelo e-mail: teatrosalazelialessa@gmail.com e ou pelo cel: (73)8873-5478.
    Obrigado.
    Ari Rodrigues
    Diretor Adjunto do TSZL

  5. Obrigada ao pimenta por relembrar esta grande figura; Saudade de Tica, Geny, Consuelo e principalmente do meu amigo inesquecível Mário. tempos bons com Norma Vídero na secretaria de educação. tempo que jamais voltará.

  6. bravo bravíssimo!!!!!!!!!!!! uma sala de cine art em itabuna.. finalmente… e começar com o filme do Glauber é uma excelente amostra…viva a nouvelle vague.. que bons filmes possam ser exibidos aí… tenho muitas dicas … abraços…

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *