Tempo de leitura: 3 minutos

Ricardo Ribeiro | ricardo.ribeiro10@gmail.com

 

Eis que surgem os bairristas, alegando que a Ceplac não pode abrigar os cursos da Ufesba, pelo singelo motivo de que a sede regional não fica em Itabuna, mas em Ilhéus.

 

Já é lugar comum falar que Ilhéus e Itabuna são cidades que se complementam, mas a ideia ainda enfrenta a resistência de uma rivalidade pouco sensata, estimulada em passado recente por uma estúpida disputa territorial, cujo estopim foi a construção de dois supermercados no limite entre os dois municípios.

As expressões de bairrismo foram tão patéticas, que não titubeamos em tratar o assunto com a importância e seriedade que ele merecia. Ou seja, nenhuma. Aqui mesmo neste blog, cunhamos o pomposo título “A Batalha de Quiricós”, uma ironia que fazia referência à ilha situada nos fundos do Atacadão, onde passa a linha divisória.

Enquanto uns se preocupavam com a linha que divide, deixavam-se de lado as tantas questões que unem e são capazes de, realmente, promover o desenvolvimento regional. Muito mais do que a arrecadação de impostos gerada pelos empreendimentos instalados nas cercanias de Quiricós.

Há anos se discute a ideia de transformar Ilhéus e Itabuna em uma região metropolitana, proposta que será fatalmente concretizada pela simples razão de que a política não pode andar de costas para a realidade. Juntas, as duas cidades terão força e poderão enfrentar problemas que não são pequenos, como a recuperação do Rio Cachoeira e a destinação do lixo, entre outros.

No mundo real, que desdenha de bairrismos, Ilhéus e Itabuna já estão juntas. Seja pela proximidade física, seja pela logística que aproveita da melhor forma o que cada uma tem a oferecer. Quantos moradores de Itabuna trabalham em Ilhéus, e vice-versa?

O complexo logístico que está para ser instalado em Ilhéus, com o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), atrairá empresas não somente para esta cidade, mas para toda a região. Como lembrou o governador Jaques Wagner, após a emissão da Licença Prévia do porto pelo Ibama, não haverá fábricas ou siderúrgicas nas imediações da retroárea do terminal marítimo de Aritaguá. Ou seja, as indústrias terão que se instalar em outras partes do próprio município de Ilhéus e em outros da região. De qualquer forma, o desenvolvimento que se vislumbra é regional, não municipal.

O tema é aqui colocado em função da ideia do deputado federal Josias Gomes, que propõe a instalação da reitoria da futura Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) em Itabuna, e a utilização da sede regional da Ceplac para a implantação de cursos da instituição de ensino. O argumento do parlamentar é o de que esse caminho adiantaria em dois anos o início do funcionamento da universidade, antecipando-o de 2017 para 2015. Considera ainda a conveniência de aproveitar estruturas que se encontram ociosas na Ceplac.

Diante da proposta, eis que surgem os bairristas, alegando que a Ceplac não pode abrigar os cursos da Ufesba, pelo singelo motivo de que a sede regional não fica em Itabuna, mas em Ilhéus. Essa é uma mentalidade que precisa ser vencida para que a região avance e a rivalidade entre Itabuna e Ilhéus fique restrita ao Clássico do Cacau, o famoso confronto entre o Azulino e o Colo Colo.

Ricardo Ribeiro é advogado, blogueiro e se sente um “italheense”.

39 respostas

  1. Porém DEFENDO que a Universidade Federal com muito esporço e de muitas lutas foi conquistada e anunciada como sede a cidade de ITABUNA.Tanto a presidenta Dilma quanto ao Ministro da Educação anunciaram essa mesma cidade como Reitoria-Sede dessa Instituição e assim a UF tem que ser insatalada em Itabuna.Sou itabunnes e se for para vê a desenvolvimento de minha cidade então prefiro ser bairrista mesmo,poi spense se fosse ao contrário,será se a visinha cidade aceitaria a UF fosse mudada para Itabuna?difícil.Então a Ufesba é um ganha da região,porém sendo instalada em território Itabunense,pois assim fomos contemplados.

  2. ” A minino danado de sabido”

    É isso aí Ricardinho, cada dia mais consciente, apesar de tropeços pontuais e entendiveis.

    Parabéns por mais esse compartilhamento do seu conteudo humano, de um tema atual e importante, para com todos que gostem de exercitar uma boa reflexão.

  3. Caro amigo Ricardo sou admiradora de sua matérias, porém não posso concoirdar com seus argumentos em apoio ao Nobre deputado Josias Gomes (que por sinal admiro muito) em sua sugestão do campus da universidade na CEPLAC,é verdade sim que ficaria no município de Ilhésu e isto para nós que vivemos de tributos não seria nada bom e você sabe disto.O adfiantar da implantação é salutar,mas inacrestável , pois como citou em seu artigo a ociosidade de alguns setores v azios da ceplace também causaram muitos estragos em sua estrutura.
    Itabuna saiu na frente por esta luta, embusca não só da instituição de ensino mas também dos investimentos que a mesma atrai,ja que o porto sul, a rodovia oeste leste, e os outros Investimentos que serão feitos em Ilhéus os benefícios só alí permanecerão,pois lá será a unidade sede.No meu pouco conhecimento sobre esta causa , apesar de estar sempre aacompanhando por rádio, jornais e televisão além da internet,sou contra o projeto do Deputado a Universidade tem que ser implantada em Itabuna sim e que venha a região metropolitana daqui a mais dez anos ou mais.

  4. Não é bem assim. Não é bairrismo. Ilhéus tem suas coisas e Itabuna precisa ter as suas. Cada cidade no seu quadrado. Ilhéus já tem UESC, precisamos ter a nossa Universidade Federal e por que não? Quanto a criação da região metropolitana, quando ela for criada será outra coisa. As cidades se integrarão e isto será muito salutar. Por enquanto, os bens de serviços e outros, será bom que Itabuna e Ilhéus tenham os seus. Se bem que nada impeça de quem for de Ilhéus vir a Itabuna e vice-versa. Amo Itabuna e gosto muito de Ilhéus.

  5. Muito bom, Ricardo. No dia em que as pessoas aprenderem que podem ser “papa-desenvolvimento”, ao invés de apenas “papa-jaca” e “papa-guaiamum”, essa região vai bombar demais. Gostei do “italheense”.

  6. Também não acho que seja bairrismo e sim o defender a conquista de um povo sendo esse Itabunense que não quer é claro perder uma Universidade Federal no qual a cidade foi contemplada.Itabuna merece e almeja o crescimento e essa instituição será um grande vetor de desenvolvimento para Itabuna.Ficarei bastante constrangido e indiguinado,não só eu,mas toda a população itabunense se essa UF não ficar em Itabuna,no qual comemoramos essa grande conquista.

  7. Na verdade eu confesso que se for fazer uma comparação,Ilhéus sai na frente pois tem realmente condições de desenvolver mais fácil:

    1)já é sede da única universidade pública da região(UESC);

    2)TEM AEROPORTO E PORTO E MAIS UM NOVO PORTO;

    3)TEM ÁREA PARA EXPANSÃO COMERCIAL,INDUSTRIAL,AGRÍCOLA E IMOBILIÁRIA;FIQUEI ESPANTADO POIS ATÉ O CIDADELLE E O JARDIM DAS HORTÊNCIAS FICAM NO TERRITÓRIO DE ILHÉUS,POIS A LICENÇA QUEM EXPEDIU FOI A PREFEITURA DE ILHÉUS E A VISTORIA FOI FEITA PELO CORPO DE BOMBEIROS DE ILHÉUS PORTANTO AQUELE LOCAL É DO MUNICÍPIO DE ILHÉUS;

    4)O BRASIL E O MUNDO SÓ CONHECE ILHÉUS E NINGUÉM OUVE FALAR DE ITABUNA(PARECE UM PATINHO FEIO);

    5)O NOME JORGE AMADO ESTÁ ASSOCIADO A CIDADE DA GABRIELA;

    CONCLUSÃO: ACHO QUE A UFESBA TEM QUE FICAR TODA ELA EM ITABUNA E NADA DE ITABUNENSE TER QUE VIR PARA ILHÉUS ESTUDAR COMO É O CASO DOS ALUNOS DA UESC.ESSA IDÉIA DE ALGUNS CURSOS FICAREM EM ILHÉS (CEPLAC) É HISTÓRIA POIS SE ISSO ACONTECER A REITORIA VAI FICAR LÁ TBM POIS A CEPLAC ESTÁ SE ACABANDO JÁ!!!!!!!!

  8. Dessa vez, sem radicalismo.

    Eu defendo a região metropolitana, defendo a integração entre os dois municípios, mas, enquanto essa realidade próxima, enquanto os políticos continuarem dando as costas para essa realidade, defendo também a implantação da Ufesba em Itabuna, pois, essa LUTA sempre foi nossa, consequentemente essa CONQUISTA tem que ser nossa!!!! Sem bairrismo, porque a sede não pode ser em Itabuna?

  9. Meu Caro Ricardo

    Acredito que a distância que atualmente nos separa (estou em SSA), não é suficiente para que pensemos nessa região enquanto região. Não faço outra coisa, enquanto professor aposentado da UESC (Economia), a não ser defender essa sua postura. Vamos continuar acreditando e coversando para que Vane e Jabes e as pessoas que os cerca, possam finalmente dar um basta nesta postura de meados do século 20. Parabens

  10. No mundo econômico este discurso é, no mínimo, ingênuo.
    Quem pode gostar dele é Ilhéus, que possui grande território e se vale de Itabuna para arrecadar impostos de investimentos quase dentro da área urbana de Itabuna.
    Não defendo bairrismo… mas a disputa econômica é real e vale a sobrevivência no futuro.

  11. Eu acho que é melhor caminho para se iniciar as aulas e também porque assim ajuda a consolidar a inevitável conturbação entre as duas cidades. Pensar em fixar a Universidade em Itabuna para disputar espaço com os equipamentos que estão sendo implantados em Ilheus. É provincianismo.

  12. TITULO ORIGINAL: QUANDO SERÁ???.
    MUSICA DE: ZÉ RODRIX
    CANTA: O CORAL GRAPIUNA.

    ” QUANDO SERÁ QUE A UFESBA VAI CHEGAR ”

    QUANDO SERÁ O DIA DA MINHA SORTE?
    SEI QUE ANTES DA MINHA MORTE
    EM ITABUNA A UFESBA CHEGARÁ
    (MAS QUANDO SERÁ?)

    QUANDO ESTAVA NA BARRIGA DA MINHA MÃEZINHA
    SONHAVA COM UM BERÇO DE OURO, FRALDA DE FLORZINHA
    MAS EU NÃO SABIA DOS PROBLEMAS QUE ITABUNA TINHA
    MORANDO APERTADO NUM BARRACO NA BEIRA DO RIO
    MINHA MÃE ME OLHOU E DISSE:
    MEU FILHO A UFESBA UM DIA CHEGARÁ
    MAS MEU PAI RESPONDEU PRA ELA
    A SORTE DO MENINO VAI MUDAR
    (MAS QUANDO SERÁ?)

    QUANDO SERÁ O DIA DA MINHA SORTE?
    SEI QUE ANTES DA MINHA MORTE
    EM ITABUNA A UFESBA CHEGARÁ
    (MAS QUANDO SERÁ?)

    FUI CRESCENDO EM FERRADAS
    MUITA PIPA, MUITA BOLA E POUCA ESCOLA
    E MEU TIO ME DIZIA QUE EU TINHA ESTRELA
    E QUE EU NÃO ME PREOCUPASSE QUE A VIDA E BELA
    SÓ QUE A UNIVERSIDADE QUE EU QUERIA NUNCA CHEGARÁ
    MAS VOVÓ, QUE ERA UMA SANTA, DIZIA:
    SUA SORTE VAI MUDAR
    (MAS QUANDO SERÁ)

    QUANDO SERÁ O DIA DA MINHA SORTE?
    SEI QUE ANTES DA MINHA MORTE
    EM ITABUNA A UFESBA CHEGARÁ
    (MAS QUANDO SERÁ?)

    FUI GARÇON, CHOFER DE TAXI,EMPACOTADOR NO MESSIAS
    VENDEDOR DE LOTERIA E BISCATEIRO
    QUIS SER MUITAS OUTRAS COISAS MAS TIVE MÊDO
    E CADA EMPREGO QUE ARRANJAVA GANHAVA MENOS
    PROCUREI UMA CIGANA PARA ME ACONSELHAR
    ELA LEU A MINHA MÃO E ME DISSE
    UM DIA A UFESBA EM ITABUNA CHEGARÁ
    (MAS QUANDO SERÁ?)

    QUANDO SERÁ O DIA DA MINHA SORTE?
    SEI QUE ANTES DA MINHA MORTE
    EM ITABUNA A UFESBA CHEGARÁ
    (MAS QUANDO SERÁ?)

    OITO ANOS DE FHC, SONHOS E PLANOS
    OITO ANOS DE LULA, SONHOS E PLANOS
    DOIS ANOS DE DILMA, SONHOS E PLANOS
    DE NOITE SOSINHO NA CAMA SONHOS E PLANOS
    E OS ANOS VÃO PASSANDO
    OS AMIGOS PERGUNTANDO
    AONDE VAMOS ESTUDAR?
    E COMO O MEU PAI EU RESPONDO
    A UFESBA VAI CHEGAR
    (MAS QUANDO SERÁ???.)

    QUANDO SERÁ O DIA DA MINHA SORTE?
    SEI QUE ANTES DA MINHA MORTE
    EM ITABUNA A UFESBA CHEGARÁ
    (MAS QUANDO SERÁ?)

    PARABENS… PARABENS… MESMO RICARDO RIBEIRO PELA MATERIA.
    SE O POVO DE ITABUNA NÃO APROVEITAR O ESPAÇO DA CEPLAC
    NUNCA TEREMOS AQUI NA REGIÃO UMA UNIVERSIDADE FEDERAL.

    O BRASIL RICARDO COM ESSA COPA DE FUTEBOL ESTÁ QUEBRADO.
    VEJA AS OBRAS DE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO
    DUPLICAÇÃO DA 101 SERGIPE-ALAGOAS. ALAGOAS -PERNAMBUCO
    A FERROVIA TRANSNORDESTINA
    AS 500 UPAS QUE DILMA PROMETEU
    AS 1500 CRECHES
    O PRÉ SAL A GASOLINA VAI AUMENTAR
    TUDO CONVERSA PRA BOI DORMIR.

  13. Itabunense que mora em Ilheus,vou cometar os que vc falou.

    Primeiro:Sobre os empreendimentos que vc falou que estão em território ilheense,de fato no papel está,mas na prática os empresários instalaram-se com visão no MERCADO DE ITABUNA,se eles preferisem ilheus eles teriam instalado no cwentrão de ilhes e não na porta de Itabuna,todos sabem disso.

    Segundo:O atula aeroporto da cidade é uma mer.. e uma pesquisa feita esse ano pela adminitração desse mesmo aeroporta conta que 65% dos acentos em atividade do mesmo é tudo das pessoas de Itabuna.

    Terceiro:O porto atual de ilheus não serve para nada,um verdadeira porcaria.

    Quarto:A Uesca foi fundada por luta de sua maioria autoridades de Itabuna,até as bandeiras que ficam no matro loo na entrada da instituição tem a bandeira da cidade de Itabuna e além do mais a grande maioria de estudante s e professores residem em Itabuna,ou seja,no papel fica em ilheus na prática em Itabuna.Posso dizer que não manda nem em seu próprio umbigo rs.

    Quinto:O novo aeroporto irá ser construido na Br-415 próximo Ceplac,ou seja,mais uma vez com visão no mercado e movimento dinâmico da cidade de Itabuna,pois estará praticamente “na porta de Itabuna” e vcs de ilheus tendo que gastar combustíveis para vir comprar no Atacadão e Makro e os itabunenses podendo ir até de bicicleta kkkkkkkkk

    Depois disso concluo o que TODOS já sabem,que Itabuna manda na região,não é atoa que somos chamados de CAPITAL DO SUL DA BAHIA OU MESMO CIDADE-POLO DA REGIÃO.

    No mais um abraço. 😉

  14. Meu deus, quanta bobagem escreveu esse itabunense q mora em ios, mas tenho q relevar essa mentalidade q construiu nossa regiao do cacau, porem estamos avançando é necessário passar algumas gerações para se mudar uma cultura de atraso.

  15. Enquanto se discute onde pode ficar localizada em Itabuna, em Ilhéus as opções de locais para instalação da UF existem até em excesso. Porém, de todas as opções que podemos oferecer, a mais apropiada é a Sede da CEPLAC, conforme sugestão do Ricardo. O local possui toda uma estrutura que precisa ser revitalizada. Nesse caso, Ilhéus pode abrir mão da Reitoria, que pode ser instalada ao lado do Makro, no inicio do território Itabunense.

  16. O maior problema das duas cidades é o despeito e a falta de noção por parte da maioria da população.Se vocês quiserem saber como é uma cidade dinâmica do interior, vá em SP por exemplo,o que não faltam são cidades com ótimos indicadores sociais,muito diferente das cidades de Ilhéus e Itabuna.É triste vê esses comentários infelizes, de troca de farpas de ambos os lados,é por isso que quando saímos daqui, muitos questionam como duas cidades como Ilhéus e Itabuna brigam tanto para vê quem é menos “MISERÁVEL”

  17. Para um bom entendedor, basta. Parabéns ao itabunense pelo que disse. E olha que sou apenas um canavieirense reconhecendo inquestionavelmente tudo o que foi dito.

  18. Um tal Grapiúna escreveu ” Ufesba é um ganha da região” melhor ir pra bem longe daqui, devemos investir no ensino básico primeiro, o analfabetismo reina neste terra

  19. outro “Itabunense” escreveu : “conta que 65% dos acentos em atividade do mesmo é tudo das pessoas de Itabuna.” melhor prorrogar a UF para daqui a cem anos.

  20. Tristes comentários ! Itabuna tem direito de ter suas conquistas agora dizer que as coisas da região sul somente girão em torno das mesmas é ignorância e egoismo ! Se fosse assim porque não faria aqui em Itabuna em seu próprio território,o aeroporto e outro possíveis investimentos, tendo que depender de município vizinho. Não podemos negar que a vizinha Ilhéus, oferece melhores possibilidades de tais empreendimentos, pois em Itabuna somente o centro da cidade já é um caos, não tendo mais para onde a cidade expandir urbanisticamente ,de forma organizada em grande proporções. Essa região nunca mudará enquanto cada um compreender que o todo se faz da unidade, e importância que cada um tem no bem comum de todos.

  21. Ricardo,

    não se trata de bairrismo, muito pelo contrário. Também acho que Itabuna e Ilhéus se completam e devem sempre andar neste sentido.
    Mas temos que levar em conta alguns fatores que ao meu ver são importantíssimos.
    Quando em uma cidade uma Universidade se instala, muitos frutos proliferam, como por exemplo, os salários de seu corpo docente e funcionários são contabilizados na formação da renda per-capta da sua sede, os índices de escolaridade, cursos de graduação e pós graduação também são considerados em índices que medem o desenvolvimento da cidade onde a universidade é instalada, sem contar com os impostos que ela gera atráves dos insumos energia e água que são consumidos por exemplo.
    Então para provar que não é bairrismo, vamos ter nossa universidade federal, nosso comércio pujante, nossas clinicas e hospitais,shopping, tvs, radios e jornais, etc. e em Ilhéus o turismo, as praias, o aeroporto, a Ceplac, a Uesc, o porto, a Zpe, a ferrovia, etc. E assim as duas cidades se desenvolverão e compartilharão suas caracteristicas e potenciais fazendo daqui a região mais promissora da Bahia.
    A Ufesba é nossa! A luta foi nossa! Este campeonato teve um time e nele não teve a participação de nenhum jogador Ilheense, não seria justo agora dividirmos a taça. Sinto muito.

  22. Essa opinião é muito relativa pois se pararmos para pensar seria melhor ficar aqui em Itabuna mesmo pois foi Itabuna que se manifestou e brigou pela universidade então porque ir para Ilhéus? Na verdade o que tem que acabar com toda a certeza é a briga entre os dois municipios um ajundando o outro a desenvolver pois se olharmos bem um completa o outro , mas é muito bom que cada um tenha suas particulariedades Ilheus já tem a Uesc que é estadual e Itabuna ficaria com a federal e os dois municipios juntos buscariam fortalecer e concretizar a região como polo em educação na minha opinião ficaria bem melhor !

  23. Prezado Ricardo
    Concordo com você em gênero, número e grau. A área da CEPLAC seria muito melhor aproveitada com uma Universidade do que do jeito que está. Um local tão bonito, nobre e amplo parado para efeito de progresso para a nossa região.

  24. Engana-se muito o jornalista ao comentar sobre a instalação da Ufesba em território ilheense. Não é apenas uma questão de bairrismo. A Universidade Federal do Sul da Bahia deverá atender a uma demanda muito maior do que somente ao eixo Itabuna-Ilhéus. Esquece o blogueiro que pessoas de outros municípios circunvizinhos que precisam urgentemente de graduação superior e sem condições de deslocamentos (ex, Buerarema, Camacã, Jussari, Ibicaraí, Floresta Azul, Uruçuca, Ubaitaba, Ipiaú, dentre outros que compõe a famigerada Região Metropolitana)seriam muito melhor atendidos com a instalação da universidade em território itabunense. O embróglio precisa sair do campo político (não interessa saber quem é o pai da criança) e entrar para as esferas da Comunidade.

  25. DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO JOSIAS GOMES (PT)NA CÂMARA FEDERAL:

    “O Sr. JOSIAS GOMES (PT-BA) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, , a criação de uma nova universidade federal na Bahia entusiasma a gente que orgulhosamente represento nesta Casa. Ainda mais orgulhosos estão os que residem na região cacaueira, mais precisamente em Itabuna, uma vez que a instituição da qual falamos vai ter sua sede naquela importante cidade localizada no Sul do estado. Sem dúvida alguma, a Universidade Federal do Sul da Bahia vai engrandecer ainda mais a região imortalizada por Jorge Amado. Vibra a Nação Grapiúna, com toda razão do mundo.
    Falar em Nação Grapiúna, importante se torna a todos os que militam na política e têm base na região, pelejar diuturnamente para superar possíveis diferenças entre os municípios que a compõem. Às cidades de Itabuna e Ilhéus o futuro com certeza reserva uma existência física cada vez mais próxima. Distantes apenas 30 quilômetros uma da outra, as duas estarão conurbadas, isto é, ligadas através de edificações e vida em comum, nos próximos dez anos.
    A conurbação de que estamos falando tem a ver com as identidades econômicas e sociais que ligam umbilicalmente Itabuna e Ilhéus, já, agora. As histórias de uma e de outra cidade se confundem, suas lendas e culturas, da mesma forma. De tal maneira que é impossível contar a história da região cacaueira sem que tenhamos que unir memórias de uma e de outra cidade. O mais conhecido dos heróis culturais da Nação Grapiúna, o escritor Jorge Amado, confunde suas origens nas duas cidades, para orgulho de ambas.
    A conurbação em pauta, a unir definitivamente Ilhéus e Itabuna, implica preparar o cenário daí resultante, a partir de agora. É a nossa geração responsável por políticas gerais e particulares que consolide, paulatinamente, essa união física, econômica e social, definitiva. Cumpre superar uma fase econômica, que já rendeu muita glória e brilho, mas, também, muita ruína. Falo da quase dependência exclusiva, do ponto de vista econômico, que a região manteve com respeito à lavoura cacaueira, devastada pela vassoura de bruxa.
    A superação dessa economia de tipo exclusiva, a ser substituída por novas possibilidades, agora, a serem múltiplas e diversificadas. Neste particular é que devemos entender a criação da Ufesba, mas, também, o novo Porto Sul, o novo aeroporto, a ferrovia Oeste-Leste, que devem beneficiar a região como um todo. O peso de todas essas iniciativas, somadas aos benefícios que a Natureza nos concedeu, deve pesar incomensuravelmente para o progresso futuro dessa conurbação entre Itabuna e Ilhéus, que caminha a largos passos.
    Pois bem. Voltando à criação da Universidade Federal do Sul da Bahia, é preciso levar seriamente em conta a urgência em sua instalação. O problema agora, em síntese se resume a solucionar o desafio representado pela necessidade de se implementar a Universidade, o mais urgente possível, em contraposição às dificuldades de edificar suas instalações.
    É preciso levar em conta que uma instituição federal de ensino superior quando nasce, nasce com pretensões de crescer. Novos cursos de graduação deverão ser criados, proximamente, assim como outros na área da pós-graduação. A extensão universitária e a pesquisa, dois objetivos indissociáveis do ensino para qualquer instituição superior universitária de caráter público, também haverão de se firmar no processo de consolidação da Universidade Federal do Sul da Bahia.
    A solução possível – e daí o nosso discurso, aqui, no plenário da Câmara, agora – é a da utilização das instalações físicas – inclusive de laboratórios e pesquisadores já em atividade – rodeadas de amplo terreno absolutamente disponível, de pronto, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, o que pode ser feito de forma ágil e bastante imediata, para o funcionamento do Campus. É possível prever um mais que desejável entrelaçamento científico entre as duas instituições. A Reitoria da Ufesba, evidentemente, com os organismos centrais de administração, funcionariam na cidade de Itabuna, sede indeclinável da nova instituição universitária. Enquanto o campus estaria situado a apenas seis quilômetros, justamente nas atuais instalações da Ceplac.
    A questão assim resolvida atende aos interesses de Itabuna, primeiramente, e de toda a região cacaueira, por derradeiro, cuja população sonha em ver a nova instituição implantada e funcionando, atendendo às demandas por ensino superior de qualidade de toda a Nação Grapiúna. Esperar pela compra ou doação de terreno suficiente à instalação da Universidade -incluindo prédios acadêmicos – que, além disso, atente para sua futura ampliação, é jogar para as calendas gregas o início do seu funcionamento. Não é assunto para radicalizações infrutíferas e imoblizadoras que certamente só podem partir de quem joga com superados bairrismos. Mesmo porque, a maior beneficiada continuará sendo Itabuna.
    Em resumo: para que a Universidade Federal do Sul da Bahia comece a funcionar o mais rapidamente possível, com benefícios enormes para Itabuna e região, convém a utilização da estrutura física da Ceplac. A Reitoria, com toda a administração central da Ufesba, funcionaria em Itabuna. Esta a proposta, cremos, que mais atende à urgência de que se reveste a instalação da nova instituição.
    Muito obrigado”

  26. Com o maior respeito a todos os que se opõem, mas, data máxima vênia, a ideia de implantar o campus da Ufesba na sede regional da Ceplac continua a me parecer a mais sensata e nada ingênua, como alguém disse aqui.

    Antes de mais nada, é preciso voltar a enfatizar que a sede e toda a estrutura administrativa da futura universidade ficariam em Itabuna. Somente os cursos ficariam na Ceplac, aproveitando as instalações físicas ociosas (laboratórios, inclusive). Isso se traduz em racionalização, economia de recursos públicos e redução do tempo para que a Ufesba seja implantada.

    Outro ponto: a sede regional da Ceplac fica a apenas 6 quilômetros da área urbana de Itabuna e a 20 quilômetros de Ilhéus. Qual das cidades será escolhida pelos muitos estudantes que virão de fora e precisarão alugar imóveis, consumir no comércio etc.? Ilhéus poderia auferir algum retorno em impostos, mas Itabuna seria também enormemente beneficiada, pois, na prática, exerceria uma “força gravitacional” muito maior sobre a futura universidade.

    Entendo os que defendem a instalação do campus em Itabuna, mas permaneço na defesa de um pensamento regional, não por ingenuidade ou romantismo de quem ama as duas cidades, mas por praticidade mesmo. E, quando leio brados como “Essa luta foi nossa!” etc., aumenta minha impressão de que o bairrismo está por trás de tudo isso.

    Também acredito que Itabuna e Ilhéus estarão conurbadas dentro de pouco tempo. Entre as duas cidades, já existem a Uesc, o Ifba, a Ceplac, dois bairros, uma vila, dois supermercados e, futuramente, um grande hospital regional (quase em frente ao posto da Polícia Rodoviária, dois condomínios residenciais, mais um supermercado, o aeroporto internacional etc.

    Enfim, no futuro seremos praticamente uma só cidade, a despeito dos bairrismos.

  27. Boa parte dos comentários aqui postados apenas confirmam o que foi dito pelo autor: a pequenez das mentes de muitos da nossa região que ainda não entenderam que, se Itabuna e Ilhéus não se unirem de verdade em busca do crescimento comum, ficaremos nesse atraso horrível por mais cem anos. Na prática, as duas cidades já estão unidas pela Uesc e outras faculdades nas duas cidades; pelo serviço de saúde que buscamos ora aqui, ora lá; pelo aeroporto em Ilhéus, pelo comércio forte de Itabuna e muitos outros serviços que já nos uniram apesar do bairrismo. Ou passamos a pensar grande, ou veremos o Nordeste inteiro continuar crescendo e nós continuaremos vivendo esse marasmo…

  28. O que ta hora é parar com brigas de crianças e começamos a agir Itabuna fica a sede ótimo o campus em Ilheus as duas cidades ganham com isso, sabemos sim que foi Itabuna que brigou com Ilheus mas Itabuna como sempre atrasada na questão do terreno sera que com esse atraso absurdo iremos deixar perder quantos anos de um começo de um novo desenvolvimento, ta hora de buscarmos uma saida rapida sobre essa questão as duas cidades se unirem e e se consolidarem como grandes mas para isso muitos pensamentos tem que ser quebrados!

  29. acredito que a CEPLAC tem que ser ressucitada, mas com a finallidade principal em realizar pesquisas de vassoura de bruxa, reserva natural e proteção de animais com risco de extinção… seria uma perda muito grande transformar uma instituição dessa numa universidade, sendo que a ufesba pode ser instalada em outro lugar em itabuna, para acrescentar as pesquisas, e oferta de educação superior… aceitar a ufesba na Ceplac, é permanecer no atraso no que se refere a evolução da educação, e além disso, aceitar a ufesba em território ilheense é aceitar o desenvolvimento do IDH de Ilhéus em detrimento do IDH de Itabuna… a briga não é somente econômica como querem alguns, mas é social!!! Ufesba no territória de Itabuna para o bem da grande maioria da população da região metropolitana, para a elevação nos indices de IDH da cidade de Itabuna, e para a evolução na educação da região!!!

  30. E quanto à própria CEPLAC?
    O que seria dela, instituição importante para muitas famílias da região?
    Teremos uma revitalização da CEPLAC?
    Teremos concurso público pra CEPLAC?
    Ou estamos vivenciando o seu desaparecimento?

  31. É PREZADO EDITOR, SINTO MUITO MAS DEVO DISCORDAR DE VOCÊ!

    REALMENTE A UNIVERSIDADE DEVERÁ SER IMPLANTADA EM TERRITÓRIO ITABUNENSE, NEM QUE SEJA NA ILHA DO JEGUE.

    E A PROPOSTA DESSE DEPUTADO JOSIAS GOMES (ILHEENSE), TÃO FRACO QUANTO O NOSSO DEPUTADO GERALDO, É, LOGICAMENTE, EM ATENDIMENTO DE SEU MUNICÍPIO.

    NÃO DEVEMOS NOS DIGLADIAR. CIDADES IRMÃS DEVERÃO SER, SEMPRE, MAS CADA QUAL PRESERVANDO SEUS INTERESSES.

  32. Prezados,
    Que outro lugar oferece iguais condições de infaestrutura, espaço e acesso, para que a nova Universidade cresça com qualiade, beneficiando realmente a toda a região. Há opção tecnicamente melhor, para Itabuna, inclusive?

  33. Vamos fazer uma comparação logística: numa mesma cidade, quanto se tem mais investimentos entre localidades distintas, uma tem a probabilidade de desenvolver-se muito mais que as outras. Seguindo essa linha, Ilhéus ganha, Itabuna perde! Por isso, em cidades grandes, bairros são pobres, outros ricos, outros crescem, outros não…se o “bairro Ilhéus for beneficiado por todos investimentos, o “bairro” Itabuna não prosperá!

  34. Zelão, diz: – “Descobrindo um santo, para cobrir a outro!”

    “Somos incapazes de sonhar grande. Sofremos do complexo do “mendingo,” para o qual; toda laranja madura à beira da estrada ou está bichada ou tem marimbondo no pé.”

    Porque temos sempre que matar uma conquista, para dar lugar a outra? – Foi assim que matamos o ICB – Instituto de Cacau da Bahia, para darmos vida à Ceplac.

    Somos “pequenos” até nos nossos sonhos. Porque temos que nos apequenar, mesmo quando se trata da realização de um dos mais antigos e importantes sonhos, que sonhamos? – A implantação da Ufesba, não é esmola. Trata-se de do “inalienável direito de sonhar” cultivado por gerações de bons itabunenses e grapiúnas.

    Porque, justamente agora – graças a administração profícua que a ceplac vem tendo – querem sepultar por incompatibilidade de funções, um sonho, que embora em parte disvirtuado, tornou-se uma conquista regional?

    Porque então devemos “apequenar nosso sonho” de ter uma universidade federal, relativizado ou condicionado pelo extermínio da Ceplac, já que os objetivos técnicos, científicos e didáticos de uma universidade, com as suas normas próprias, não se coadunam em nada com um orgão de pesquisa e fomento setorial?

    Pode até parecer “bairrismo exarcebado” para os menos avisados, que não vêem a existência de uma trama “política e oportunista” de alguns, que enxergam na implantação da universidade o que poderá ser; a vitória de outros.

  35. Ricardo, muito coerente suas colocações. O cerne da questão é muito simples: Nós moradores de Ilhéus, Itabuna e cidades vizinhas, independente de sermos ilheenses, itabunenses ou filhos adotivos quem amam essa abençoada terra, devemos nos unir para junto com Sociedade Civil organizada, e os bons políticos – não os politiqueiros – viabilizarmos a região metropolitana. Se existe possibilidade de implantação da (Ufesba) na CEPLAC, por que não utilizar esse espaço e agilizar o processo? Muitos itabunenses trabalham e estudam em Ilhéus e vice-versa. Vamos acabar com o bairrismo ultrapassado, do tempo da jaca e caranguejo; o importante é que tenhamos união para que a Universidade possa atender a todos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *