Tempo de leitura: < 1 minuto

Fato inusitado ocorreu há pouco ao final da missa em louvor a Nossa Senhora da Conceição, no bairro de mesmo nome, em Itabuna. Insatisfeito com a falta de cuidado da administração local com as ruas da cidade, e também pelo fato de a Prefeitura ter negado   o palanque para a celebração, o padre Calazans deixou a liturgia de lado e encerrou o evento pedindo uma “sonora vaia” para o prefeito Capitão Azevedo.

Ao chamado do líder religioso, os fiéis não se fizeram de rogados e prestaram estrepitosa “homenagem” ao alcaide.

62 respostas

  1. Boa Noite, D.Alaide a Srª deve um dos comissionados de Azevedo, é pena que isto esteja sendo feito só agora,quantas pessoas de bem morreram no Hospital de Base porque não havia medicamentos, gaze e etc. será que isto não a comove? quantos estiveram nos postos de Saúde durante estes quatro anos e por falta de atendimento foram morrer em CASA

  2. Dona Alaíde Souza, a atitude do Padre Calazans foi certíssima, porque o povo de Itabuna que votou nesse prefeito que esta aí precisa de uma pessoa de influência para abrir os olhos dela.
    É inadimissível que a prefeitura de qualquer cidade do país negue um palanque para fazer um evento religioso, pois não custa muito caro. Todos nós já sabemos porque o prefeito Azevedo negou o palanque, certamente ele está agora já ao apagar das luzes querendo diminuir o rombo que ele está deixando de toda a sua gestão, mais agora já é tarde Azevedo, voçê pensou que ia ganhar a eleição para continuar aumentando o rombo mais não ganhou e agora está querendo economizar e arrecadar de tudo quanto é canto para juntar dinheiro e tentar maquiar o rombo. Ele o Azevedo sabe muito bem que vai ter que prestar contas de todo esse rombo aqui para a Justiça dos homens, que todos nós sabemos pode ser manipulada a seu favor, mais depois daqui vem a prestação de contas para Deus Todo Poderoso, e justiça de Deus não pode ser manipulada. Ai no dia do julgamento final eu quero ver como o prefeito Azevedo mais os seus secretários vão se salvar do fogo do inferno.

  3. Péssimo exemplo este Padre dá aos seus fiéis em relação a interpretação da bíblia, onde diz que devemos respeitar as autoridades, pois ela são escolhidas por Deus para tal ordem. Sem falar que a igreja não é o local apropriado, para que utilizando a batina, não respeitando a fé e o motivo das pessoas em está naquele espaço naquele momento, realize manifestações políticas. Lamentável!!

  4. Oh!Alaíde, será mesmo que você sabe o que é autoridade? Que autoridade é que não aplica os impostos que pagamos a favor do bem comum?
    Parabéns Calazans. Se todos os líderes do povo tivessem essa prática, certamente, os princípios da justiça, da honestidade e do direito seriam efetivados.
    Calazans, se eu já lhe admiro e respeito, agora os faço em dobro.

    CAMPANHA: Façamos como Calazans: Vaia para Azevedo!

  5. Vane, evangélico, com certeza, não fará nada pela Igreja Católica, mas se fizer pelo padre, será aplaudido em suas missas. Este é o Cristianismo.

  6. Quero deixar aqui meus parabéns a Calazans,pois eu queria está presente nesse momento,não s´eu,mas a cidade inteira.Azevedo O PIOR PREFEITO QUE ITABUNA JÁ TEVE.

  7. Eu estava la e o padre não pediu vaia para o mal prefeito de Itabuna, nem no nome desta coisa o PE CALAZANS FALOU, ELE PEDIU UMA VAIA AO ABANDONO DOS CANDIDATOS QUE SE ELEGEM E DEPOIS NA REELEIÇÃO PERDEM E ABANDONAM O MUNICÍPIO . ELE PEDIU A VAIA AO ABANDONO QUE ITABUNA E AS CIDADES ESTÃO NA SAÚDE, SANEAMENTO, FINANÇAS E ETC..
    QUE AUTORIDADE EM ITABUNA ESTA MERECENDO RESPEITO. NEM NO PODER JUDICIÁRIO, MINISTÉRIO PUBLICO, PODER EXECUTIVO, LEGISLATIVO E A IMPRENSA. TUDO JUNTO ESTA PRECISANDO DE VAIA E MUITO MAIS, ÓLEO DE PEROBA E ETC.

  8. O Padre Calazans se equivocou com o seu protesto e levou centenas ao erro.
    Afinal, a cidade já está maltratada há meses ou anos.
    Um olhar mais carinhoso para Itabuna já percebia há tempos que os últimos governos não cuidaram da saúde do povo, da limpeza pública, do Rio Cachoeira, da pavimentação, do trânsito, das obras cujos recursos foram e estão sendo mal empregados…
    Agora, percebo, é como chutar cachorro morto. É fácil…
    Fato é que Azevedo teve muito voto pra quem fez tão pouco.

  9. O Bispo pedirá vaia para os deputados, o Arcebispo para o Governador…?? Quem vaiará a Igreja que pouco contribui para o bem estar fisíco dos fieis???
    Justa a reclamação, errada a forma da manisfestação. Será que não somente pela falta do palanque?
    A Igreja sempre pede alguma coisa ao poder público para suas festas, so nao percebe que não é função da prefeitura “bancar” despesas com atos liturgicos, se o palanque tivesse sido patrocinado por Azevedo, ou qualquer outro administrador de plantao o padre pediria bençãos.

  10. Total apoio. Todo lugar onde há uma comunidade reunida é lugar para posicionamento ou protesto político . Em todas as religiões, ou instituições comunitárias, senhores líderes, precisamos de atitude. Itabuna está em coma.

  11. ACHO QUE EM ALGUNS MOMENTOS O QUE HÁ MESMO É UMA MANIPULAÇÃO DOS “OUVINTES”. É PRECISO RELEMBRAR QUE NAS CAMPANHAS PARA PRESIDÊNCIA ALGUMAS HOMILIAS ESTAVAM VOLTADAS PARA DERRUBAR DILMA E AI ENTRA A MANIPULAÇÃO DAS INFORMAÇÕES COM OS FIÉIS MENOS INFORMADOS. NA ELEIÇÃO PARA O LEGISLATIVO “VI” TAMBÉM A MANIPULAÇÃO DE INFORMAÇÃO PORQUE ALGUNS TERIAM FEITO PEDIDOS PARA ALAVANCAR CONSTRUÇÕES E ATÉ ELOGIAVA UM CERTO VEREADOR DO BAIRRO SANTA INÊS E UTILIZAVA TRIO COM MENSAGEM E FOTO DE CANDIDATO A DEPUTADO..
    UM CERTO RELIGIOSO CHEGOU A COLOCAR O ATUAL PREFEITO DURANTE CAMPANHA, NO ALTAR PARA CONSEGUIR PISO DE IGREJA.
    E POR AI VAI…
    É PRECISO QUE O FIEL TENHA DISCERNIMENTO E RELEMBRE DE QUE LADO JESUS ESTEVE.
    SE O ESTADO É LAICO, CREIO EU QUE NÃO DEVA USAR RECURSOS PÚBLICOS PARA FAVORECER NENHUMA IGREJA.

    SÓ DESABAFO, JÁ QUE AS HOMILIAS AINDA NÃO SÃO PARTICIPATIVAS.

  12. Isso Alaide, pergunto ao padre se é obrigação da prefeitura pagar para instalar um palanque a fim de celebração de litugia? Só fez critica por isso. Com certeza se tivesse liberado não ia falar sobre as ruas. Onde está os dízimos que os fiéis doam todo mês 10% do seu salário? Qual é a moral que o padre tem pra falar do prefeito.? Será que ele administra bem a igreja que daz parte? Já deveria ter seu próprio palanque. Macaco não olha pro rabo!

  13. Ficaria decente, ordeiro e humanista se o padre Calazans dedicasse a missa de N. Sra. da Conceição como gratidão a Deus, por ter iluminado a mente do povo por outra escolha. Pedisse que durante a missa os fieis fizessem reflexão em torno das mazelas e enfermidades morais de cada um sobre o que há de errado nessa cidade dominada pela violência, pela corrupção da Câmara e pela dificuldade de se desfazer o atraso de Itabuna e região. Oportunidade excelente para pedir a Deus que os novos gestores tragam a iluminação e que o povo respeite o próximo e a si mesmo. Atitude lamentável essa de incitar gritos, coisa que muita gente faz de graça toda hora. Estamos na era de manifestações profícuas e ordeiras, pacíficas e civilizadas.

    Enfim, precisamos encher nossos corações de esperança para que a luz resplandeça no Natal e Novo Ano que vem chegando para apagar as trevas que persistem por aqui. Muita Paz a todos, todos os dias!

  14. Ridiculo padre essa atitude sua,pós isso mostra que não tem competencia para execer a função.A sua função é ensinar as pessoas a ter equilibrio, respieto ao proximo…caso tivesse alguém do prefeito ai no qual não gostasse dessa sua atitude e partisse para cima do senhor ou dos fiés qual seria sua atitude vamos rever os conceito padre o mundo já anda violento, qual olhar torta as pessoas já tão querendo se pegar,e o senhor como conhecedor da palavra de DEUS colocando fogo!!!!!!!!!Deixa as coisas acontecer porque quando o senhor colocar a mão para fazer as cobranças ele pagara por tudo.

  15. Houve um equívoco neste artigo, eu estava lá, e em nenhum momento os fiéis vaiaram o prefeito. Padre Calazans sim, manifestou sua indignação as atitudes do prefeito neste final de mandato inclusive por o mesmo não ter concedido o palanque, os fiéis que estavam ali aplaudirem o seu manifesto concordando com a fala do Padre. Vivemos em país democrático e independente da religião, cor, opção sexual, preferencias política, a sociedade tem a obrigação de falar o que sente a respeito de qualquer tema.Gostaria saber porque a imprensa (blog) não pública como foi linda a palestra e a festa da Imaculada Conceição… mas, entendo o sensacionalismo gera impacto aos leitores.

    Da Redação: Prezada Adriana, entendemos que neste espaço não foi feito sensacionalismo. O blog se dedica especialmente a cobrir fatos políticos e a situação ocorrida ao final da celebração teve caráter político de reprovação ao gestor municipal.

  16. Vemos nesse episódio dois lados incompetentes.De um lado o Sr Azevedo que não disse pra que veio.De outro a velha e omissa igreja católica apóstolica romana sempre querendo “pongar” no poder público, aliás essa é sua especialidade desde os primórdios.O Império Romano que o diga…

  17. Quanto recebe a igreja no momento da cestinha?Quanto é repassado para a comunidade carente?o que fazem com o meu dinehiro?Não sou católica,apóstolica,macumbeira,ném seja lá o que for.Em cada uma casa dessa há sempre o dono da casa se dizendo honesto e comunidade acima de tudo.Em primeiro lugar a primeira honestidade é respeitar o que está escrito que é :A AUTORIDADE DEVEMOS RESPEITO.Se escolhemos errado é preciso aprendermos a avaliarmos e isto sim faz parte da igreja ou de qualquer outro comandante a ensinar o povo.Na igreja se procura paz.Cada padre com seu candidato e fazem um furdunço dentro da casa onde se busca paz.

  18. “Você tem direito de ter raiva, mas não tem o direito de ofender o outro só porque está com raiva…” (Shakespeare) Vamos exercitar isso?

    Tchau, tchau Azevedo já vai muito tarde, o povo se libertou de você e sua trupe sem precisar baixaria. Agora é o progresso.

  19. Uhu valeu calazans ta certissimo se eu tivesse lá tambem vaiava…KK O povo q não ta concordando com tal fato e porq é da laia dele… Itabuna ta em coma!!Só pra deixar claro o Padre não vai se candidatar a nada porq a Igreja católica não permite…ninguem nunca viu Padre se candidatar a nada…Só se deixar a religião…Isso ai…

  20. Adorei o que o Padre Calazans fez justamente porque são poucos os que têm coragem. A Igreja não está isolada do mundo e toda vez que tentou estar, ficar, o mundo piorou. Parabéns, Calazans. Adoro as suas missas.

  21. Parabéns!!!!! padre Calazans, pela sua coragem.A sua abordagem foi necessária, diante de tanto descaso. Ainda tem aproveitadores,oportunistas beneficiados defendendo esse DESgoverno. Por isso, que não temos espernças de melhoras em virtude, das atitudes de conformismo desse “POVO” brasileiro.
    Concordo,é na igreja católica,nos templos evangélicos, centros epíritas, etc, que as pessoas formadoras de opiniões, estão.Portanto, é preciso que essas mensagens sirvam para abrir a consciência das pessoas. É, também função da igreja esclarecimentos e informação à população.
    Não devemos nos importar com falsa moral, desses, “religiosos” aproveitadores e oportunistas.
    Que o nosso pai celestial, continue iluminando e protegendo o Padre Calazans.

  22. Quem conhece de perto ou de longe a fama de Pe. Calazans do cooper na beira rio, sabe que ele quer ser um tipo Marcelo Rossi do interior da Bahia… Quem conhece Pe. Calazans das pizzarias de Itabuna, sabe que não é por culpa dele, mas da doutrina incutida no Catolicismo, que pirão pouco o meu sempre primeiro; os quais esquecem de fazer como o Mestre do Mestre, ou seja, dividir o pão nosso de cada dia; um dos motivos de padres não poderem se casar é a partilha dos bens da toda ex poderosa igreja católica.
    Porém, no caso em pauta, um conhecido do padre presente na missa disse que ele não pediu vaia ao atual gestor, que não foi muito gestor em nada de positivo. O certo que não há diferença entre a igreja católica e Azevedo, visto que, os dois ao seu podo fizeram suas cruzadas, suas vendas de indulgências e suas crucificações, no caso do prefeito nem precisa o Pe. Calazans pedir nada de prol ou contra ele, porque ele na incompetência de demitir seus secretariados, obrigou-o a uma autocrucificação!

  23. Isto foi um ocorrido que deveria se generalizar por toda cidade, há muito tempo o sr. José Nilton Azevedo merece uma sonora vaia em todos sentidos, este senhor estará completando 4 anos como gestor e com generosos recursos suficientes para restrutura a cidade, mas simplesmente entregou a administração da cidade em mãos de terceiros que se tituram como pessoas de cargos de confiança, que só se beneficiaram, o que mais lamento que este senhor foi muito bem votado, praticamente um pouco menos da metade desejaria a continuidade desta bagunça. Isso mostra o quanto o povo vota pela barriga.

  24. Que vergonha Frei Calazas, é desta forma que você ama o próximo?, colocando os fieis contra seu irmão em Cristo.

    Se converta e busque mais o Senhor.

  25. Meu amigo COVARDE, chamado de Critico, é melhor que você respeite a crença dos outros pois, tudo leva a crer que tu és PROTESTANTE (A VERDADEIRA DENOMINAÇÃO DOS QUE DIZEM “EVANGELICOS). ESSA DOUTRINA QUE VOCÊ PENSA QUE CONHECE DA “FARINHA POUCA MEU PIRÃO PRIMEIRO” É BEM REPRESENTADO PELAS DIVERSAS “EMPRESAS” QUE SE DIZEM IGREJAS, QUE SE INSTALAM EM QUALQUER LUGAR ONDE AS PESSOAS SÃO POBRES E INCULTAS PARA PODER TIRAR DELAS O PÃO DA BOCA, COM O TAL MALFADADO DÍZIMO. A VERDADE É QUE ESSE FALSOS PROFETAS QUE SE DIZEM PASTOR, DEVERIAM MAIS ERA IR TRABALHAR VIVER DO SUOR DO ROSTO. VÃO BATER ENXADA, CAMBADA DE PREGUIÇOSOS APROVEITADORES.

  26. este frei tem por natureza se aproveitar do altar para fazer criticas, ele foi infeliz mais uma vez, por se tratar de um lider religioso ele tem sim direito de manifestar- se, porém quem ama a DEUS sobre todas as coisas também tam a obrigação de manter a serenidade e austeridade, nunca incentivar qualquer condenação a um ser humano por pior que seja este homem. Quanto a Azevedo a população ja o julgou, e disso ele não vai esquecer nunca.

  27. O que acontece nesses comentários e a partir de agora é que vamos ver divisão,não de recursos, nem de pão ,nem de bens,mas de pessoas religiosas que se acham os donos de DEUS,pessoas religiosas que criticam a igreja católica mas que são falsos religiosos,pois não deveriam entrar com tanta GULA na política, como temos visto nas ultimas eleições.Todos nós temos os mesmos direitos e deveres perante DEUS,pois ele é PAI de todos nós,católicos ou não,por isso temos o direito de nos expressarmos quando algo nos incomoda.PARABÉNS AO PIMENTA,VOCÊS ESTÃO AI É PARA INFORMAR.

  28. Vi na campanha eleitoral padre se posicionando diretamente sobre sua opção por candidato. Não concordei com essa atitude em momento algum. Imagine se nas próximas eleições cada líder de igreja se manifestar publicamente em quem vota? Imagine se essa moda pegar? Vai ter políticos contribuindo para as igrejas em busca de seu apoio.

    Para mim, Igreja tem seu papel! E o líder espiritual, seja pastor ou padre, em momento eleitoral, tem a função orientadora e não indicadora na escolha.

    Não estou nem um pouco satisfeito com o Governo Azevedo. mas, esperar que lideranças religiosas provoquem movimento de repúdio por este ou aquele político, manifestando-se publicamente por meio de atos de repúdio, na mimha opinião é bastante indignável.

    A igreja tem seu lugar. Cuidar da saúde espiritual. Trabalhar a fé.

    A política errônea não deve ser tolerada. É por isso que temos elições periódicas, para mudar quando insatisfeito nos encontrarmos.

    Mas é preciso acreditar que cada instituição, deve procurar, na medida do aceitável fazer cada um o seu papel.

  29. Só uma perguntinha: Como o Prefeito iria justificar essa despesa? já que não existe verba para tal evento, isso forçaria o prefeito a burlar a Lei para justificar tal gasto.

  30. Itabuna já estava jogada as traças desde o tempo de Fernando Gomes passou para Azevedo e ficou a mesma coisa vindo a piorar os protestos de todos os meios já deveriam ser feitos a muito tempo como a retirada do poder.
    O hospital de BAse que o diga…

    Itabuna estava em uma espécie de maquiagem constante, a podridão era inevitável aparecer.

  31. Isso é bom acontecer, para esse idiota chamado Azevedo aprender a ouvir as pessoas que realmente mesmo distante(fisicamemte) dele, estava mais próximo dele do que aquelas q estavam juntas: Secretários e Diretores(aconselho esse blog ir as barraquinhas de acarajés e iguarias(passe primeiro no ponto de táxi) por lá eles dirão quanto tempo tem esse comercio ambulante paganto sem que recebam um recibo daquilo que pagou.

  32. Vaias? Isso é postura de um padre?
    Não votei em Azevedo, mas creio que esta prática é lastimável vinda de um líder religioso. Sou funcionária da prefeitura e também sofro com este desgoverno.Falta pouco para sair. Espero que o povo atualize a memória nas próximas eleições.

  33. Calazans não pode está certo nem ser o dono da razão quanto mais misturar política com religião e seus fieis, mas de uma coisa é muito certo esse prefeito ZUMBAAAAAAAAAAAAAAAAAA, o pior da história de Itabuna merece Bilhões de vaias. Ainda bem que já se foi e não volta mais por que é FICHA SUJAAAAAAAAAAAAAA.

  34. QUE MANÉ JOAQUIM BARBOSA? O CARA É CALAZANS… TEM CORAGEM, TEM FIBRA, TEM CULHÃO. A CIDADE ESTÁ À MÍNGUA E AS BARATAS TOMAM CONTA DO PODER. FORA AZEVEDO!!!

  35. Faltou ética do padre, independente de quem fosse. Não se constrói mudanças com vaias, se fosse assim o palmeiras não tinha caído para a segunda divisão.

  36. RESUMINDO TODOS OS COMENTARIOS, EM 2014 ZEVEDINHO VOLTA!!!DANDO SEUS PULINHOS E AGARRANDO A MULHERADA PRA BEIJAR, COMO CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL, E O ZÉ POVÃO QUE TEM MEMÓRIA CURTA (AMNÉSIA), VAI ELEGÊ-LO!!! É COMO DIZ ADELAIDE DO ZORRA TODAL “NÃO TEM POBREMA”. E OLHA QUE QUASE O HOME ERA REELEITO.
    SE NÃO FOSSE O VOTINHO CONTRA DOS PROFESSORES…HEIN.
    ESSE POVO MERECE!!! O SENHOR ME DEIXE, SEU PIMENTA!!!!!!!!
    KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKA…

  37. Estranho que esse padre cuja Igreja fica na Praça dos Capuchinhos, não tenha visto o abandono do Bairro da Conceição, antes de receber um NÃO do Prefeito Azevedo. para citar alguns: Esgoto na Praça, mato, lixo, buracos, moscas, matagal, pessoas embriagadas, etc. Ele não viu nada, enquanto Azevedo mantinha os seus pedidos em dia.
    Só agora ele protesta , confortavelment, no Púlpito de sua Igreja. Mas nunca foi capaz de liderar uma campanha para limpeza da Praça ou do Bairro. jamais votei emfernando, Azevedo e sei que o desgoverno de Azevedo é o pior da história de Itabuna, mas não concordo com esse posicionamento conveniente, feito como retalição pelo não atendimento de uma solicitação e no púlpito de uma Igreja.

  38. boa noite !!!! mim estranho muito um padre que era azevedo na elei;’ao sem esconder de ninguem est[a fazendo isso agora sera que ele viu que seu candidato perdeu e est[a puxando por lado de ca, padre deixe de politica o senhor est[a te olhando

  39. Que Azevedo merece muita vaia, sem dúvida que merece sim, pelo descaso,abandono com Itabuna, com o povo que o elegeu.
    Agora, também não aprovo a atitude do padre, pois uma das funções de um membro da Igreja, seja ele padre, pastor, missionário, é promover a paz e união entre os povos e jamais insulflar a população contra quem quer que seja, mesmo que essa pessoa seja “um AZEVEDO”

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *