Tempo de leitura: < 1 minuto

No “diálogo” com seus leitores, o que faz às terças-feiras, Ousarme Citoaian (que assina a coluna UNIVERSO PARALELO aqui no  Pimenta) falou de tortura e torturadores, assunto remanescente da ditadura militar – e o fez sem papas na língua. Ele disse que “as manchas da tortura jamais serão lavadas”, mas que é indispensável apontar ao mundo “os que arrancaram unhas e aplicaram o pau-de-arara, além de outros mimos aos opositores do regime”. Ele defende a tese de que “não se trata de revanche, mas de justiça,pois o crime de tortura é de lesa humanidade, é imprescritível, tem de ser punido”.

O. C. lembra ainda que o Brasil “exportava técnicas de crueldade para os países vizinhos” – mas mesmo estes (Argentina, Uruguai, Chile e Peru) “levam seus torturadores ao banco dos réus”, enquanto aqui, “o próprio Lula recuou diante dos arreganhos dos quartéis”.

Para ver a coluna mais recente e os comentários, clique aqui.

6 respostas

  1. Senhor Pimenta,

    Seria interessante ouvir a opinião do colunista sobre o crime da vassoura-de-bruxa, que atingiu e jogou na pobreza 3 milhões de conterrâneos. Este me parece um crime igualmente hediondo, mas que está muito mais próximo de nós do que a relatada tortura produzida pela ditadura…
    E, quanto a corrupção deslavada dos políticos de hoje, inclusive daqueles que dizem ter sido torturados. O PT é mesmo o partido que começou com presos políticos e vai terminar com políticos presos, como já disse Joelmir Beting???

  2. Lula deveria pedir julgamento para Fidel Castro… um assassino cruel.
    Não era Lula um amigo do criminoso Gaddafi?
    E não é novo amigão de Maluf… Sarney… Collor… e etc…?
    A esquerda gosta de demonizar os regimes de direita e esconder as desgraças de seus regimes…
    Nunca vi um esquerdista nato falar contra assassinos como Lênin, Stalin, Mao, Fidel… etc…

  3. E os que roubaram, mataram,sequestraram e torturam em nome de uma esquerda que nunca existiu, serão levados a julgamento também? Só falta O.C. dizer que o mensalão é crime politico e pedir que se inocente os condenados.Se os militares tivessem feito o seu serviço direito talvez não estariamos vendo a corrupção que assistimos agora.

  4. Totura é crime de lesa humanidade e, sob nenhuma hipótese, deve ser perdoado.

    Além do governo dos milicos ser um governo de excessão, já que destituiram um governo legitimamente eleito,(graças a um golpe de Estado, quartelada que alguns dementes ainda insistem em chamar de revolução) também foi um governo criminoso, e que deve sofrer todos os tipos de condenação.

    Não há justificativas para crimes de torturas. Temos que continuar pressionando, do mesmo modo que Organizações internacionais o fazem, como a Organização dos Estados Americanos etc.., para que os torturadores sejam punidos.

  5. No meio de nós existem dois tipos de tortuados: os amordaçados e iludidos, outros não-passivos que toleram para ver até aonde vai a fúria de torturadores disfarçados de boa gente.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *