Tempo de leitura: < 1 minuto

Vane4Por meio de sua assessoria, o prefeito eleito de Itabuna, Vane do Renascer, afirmou que já está tratando como prioridade a questão do terreno para a Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba). Mais cedo, o deputado federal Geraldo Simões (PT) cobrou posicionamento do futuro gestor municipal sobre o assunto (ver nota abaixo).

Vane declarou que já se reuniu duas vezes com a comissão responsável pelo projeto institucional da Ufesba e que hoje ele é quem tem mais interesse em acelerar a implantação da universidade. “Já havíamos conversado com o professor Naomar (Almeida, presidente da comissão), a quem externamos nossa preocupação quanto à área. Queremos concluir este processo logo no início da gestão, pois é prioridade nossa”, declarou o prefeito eleito.

Na sexta-feira, 14, Almeida conversou com Vane e disse que há convergência política em relação ao projeto da universidade.

Uma fonte ligada ao prefeito eleito disse que o deputado Geraldo Simões trata desse tema com a preocupação de se apresentar como o “dono da bola”. Segundo essa fonte, “o deputado parece desesperado para se manter no cenário político após a derrota nas eleições de outubro”.

31 respostas

  1. É o mais certo,implantar a Universidade na Capital do Sul da Bahia,pois é a única cidade que tem o potencial de dar logística e a mesma foi contemplada com a Sede-Campus por se tratar de uma importante cidade.

  2. Calma Vane, isso faz parte da política e você sabe disso. Deixa o GS e quem mais quiser cobrar os projetos, restando você cumprir com o compromisso firmado.

    Vane, Vane, cuidado menino… rsrs

  3. Chuuuuuuuuuuuuupa, Geraldo Simões. Ele fica usando esse lance da Ufesba pra macular a imagem de uma gestão que sequer começou. Deveria se inteirar dos fatos pra depois ir pra sua rádio falar o que quer que seja. Esse é o côro de um derrotado/desesperado.

  4. Miguezeiro Simões tem mais que correr atras do prejuizo.. Depois das ultimas noticias quanto a venda de emendas, as coisas andam tensas!

    Alem disso, existe a concorrência com o Mensaleiro Gomes que quer a todo custo destruir as realizações para Itabuna e favorecer Ilhéus..

    certamente o nosso Coronel Santana vai dar um jeito neste caboclo na comissão que esta revisando as divisas dos municipios..

    Mensaleiro Gomes tem que ficar quietinho e ajudar na viabilizar a duplicação da BR415 em vez de querer furar os olhos de Itabuna..

    FIM DA CEPLAC, Que chegue a EMBRAPA-CACAU e o Aeroporto Internacional.. Que a UFESBA fique em Ferradas..

  5. Da-lhe Vane!! Sem brigas e sem picuinha politica, escolha o melhor para a cidade..

    Vc traz consigo uma esperança de melhora para a combalida Itabuna..certamente, se vc fizer um bom governo, sera recompensado com a reeleição..

    o que a corja do Azedo e FG fizeram com a cidade não tem como recuperar mais..Agora é bola pra frente..q

  6. MILHÕES DE REAIS
    VAMOS OBSERVAR QUEM VAI RECEBER A BOLADA DE MILHÕES DE REAIS PELA VENDA/DESAPROPRIAÇÃO DE UMA ÁREA DE NO MINIMO 100 HECTARES.
    ENQUANTO ISSO A CEPLAC TEM MAIS DE DUZENTOS HECTARES TOTALMENTE ABANDONADOS.
    MILHÕES DE REAIS QUE PODERIAM IMPLANTAR O CAMPUS.
    A ÁREA EM ITABUNA DEVERIA SER A DO ANEL RODOVIÁRIO?
    A ÁREA EM ITABUNA DEVERIA SER NO SENTIDO ITAJUIPE?
    A ÁREA EM ITABUNA DEVERIA SER NO SENTIDO FERRADAS?
    QUEM VAI RECEBER MILHÕES DE REAIS?

  7. Será um vergonha se não conseguirmos implantar a universidade e território Itabunense, será melhar rasgar a cartão de emancipação e voltar a ser distrito de ilhéus, quem sabe receberiamos o título de maior distrito ou povoado do mundo.

  8. Senhores, deputados, prefeito, vereadores, presidente de partidos que representam Itabuna queremos saber de todos voces porque depois de tanto tempo criado o Bairro São Pedro ainda se encontra em situação de irregularidades quanto sua emancipação. Mesmo existindo uma lei MUnicipal que proibe a combrança de aforamento em nossa cidade, essa prática é comuns em alguns bairros como Maria Pinheiro, Pedro Jeronimo, São Pedro. Pedimos a cooperação dos senhores para nossa emancipação efetiva. Pedimos a colaboração dos proximos gestores e legisladores de Itabuna. Aguardamos vosso pronuciamento quanto a questão tão seria.

  9. contra fatos não há argumento,se não existissem o deputado Geraldo Simões,não teríamos a barragem e a universidade Federal em Itabuna,tentar tirá a UFESBA de Itabuna por que é o deputado que estar trazendo, é uma politica rasteira,mediocridade.

  10. Geraldo é o dono da bola sim. É o deputado que representa não só Itabuna mas a região como um todo. Todos sabem que ele vem lutando por esta universidade não é de hoje. É impossível mentir quando as coisas são verdades. Acho que Vane ainda tomará posse e a partir de janeiro o peso cai sobre os ombros. Aí sim, é hora de agir.

  11. Boa oportunidade para Vane mostrar que é diferente de Azevedo, que perdeu o Atacadão e o Macro para Ilhéus por pura incompetência dele e do secretário de ind e com, basta agilizar a doação do terreno.
    Muitos acham que ferradas é a melhor opção, mas talvez devêssemos olhar com carinho para a saida para Salvador logo após a polícia rodoviária federal. É uma região plana e que serviria para a criação de novos empreendimentos residenciais e comerciais e uma futura zona de crescimento de nossa cidade.

  12. Zelão, diz: – Ode dos insensatos!

    “Filhos, mesmo a mãe seja assumidamente, p… tem pai! Mesmo que sejam muitos a buscarem a paternidade.”

    Não importa quem seja o pai. O que mais importa é que a frágil criança precisa de apoio para crescer.

    A mesquinhez dos interesses pessoais pode nos levar a perder a tão sonhada Universidade Federal do Sul da Bahia. A luta insana em busca do poder político, pode nos levar a um impasse que postergue ou mate definitivamente a realização desse sonho, tão sonhado, por gerações de itabunenses.

  13. Eu só sou faorável à Universidde na CEPLAC numa condição: Se os limites de Itabuna forem revistos e extendidos até imediatamente antes do Cemitério do Salobrinho, …!!!

  14. Acho bom Vane e Geraldo se unirem nessa campanha e trazer essa univerdidade para fFerradas.Porque senão vou ficar fula com os dois!E realmente querendo ou não, essa universidade é um sonho de Geraldo antigo…A verdade tem que ser dita!Se UNAM para o bem de Itabuna!

  15. E as viúvas ainda choram!

    Não faltarão pessoas para criticar e fazer a campanha do ‘quanto pior, melhor’!

    Quebrarão a cara! O governo não será perfeito, mas certamente será um dos melhores que Itabuna já viu!
    Quem viver, verá!

  16. Não importa quem seja o pai da criança, contanto que o projeto saia do papel e vire realidade já está valendo. o que não pode acontecer é brigas por conta de posicionamento político e ter atitudes que acabem por retirar crescimento da região. O minimo que espero é que haja a união de forças para o crescimento da região que tanto sofre com essas brigas por poder.

  17. É do jargão político o mote: “não se chuta cachorro morto”!
    O “Pimenta” quando se refere ao nobre deputado Geraldo Simôes utiliza-se de insinuações, “fonte ligada a”, indunções, que parece-nos sua vontade em denegrir a imagem de um dos nossos representantes legais.Tinha deixado de ler e comentar aqui no pimenta, primeiro, porque não publicavam e segundo, pelo nivel dos comentários dá prá se perceber porque Itabuna está há oito anos no buraco.Cheguei a chamar a “década perdida” ante a iminência da vitória do DEM.
    Bom, destes que falam da CEPLAC, NENHUM DELES CONHECE A CEPLAC.
    TODOS ELES RECEBERAM ALGUM BENEFÍCIO ADVINDO DA CEPLAC.
    Não preciso explicitar, revejam a História!
    Quanto a Universidade, é Política do Governo do PT-Partido dos Trabalhadores, interiorizar, descentralizar e popularizar o conhecimento científico. Paulo Freire fez isso bem, e o PT segue as pegadas. FHC passou oito anos no governo e não teve interesse que o povo evoluísse, crecesse,assumisse a condição de protagonista na História. LUÍS INÁCIO DA SILVA, o estadista,implantou 14 (quatorze)Universidade Federais nos moldes ditos acima, inclusive uma FOZ do IGUAÇU de cunho latino americana. Assim, o Deputado Federal Geraldo Simões, que tem trabalhado pela nossa Bahia(como Sec.Agricultura/Portos)e tem enviado recursos para região cacaueira via emendas parlamentares (Santa Casa/Ceplac/Prefeituras Itororó/Ibicaraí/Itabuna…etc)enviou emenda para Barragem de Itapé (24 milhões), 200 mil esporte amador Itabuna… etc
    Bom, este deputado tem feito sua parte, cadê aqueles que em época de eleição vem buscar votos em Itabuna e depois desaparecem?
    Eu digo sempre que há pessoas ingratas, que há até filhos ingratos que não reconhecem a mãe, o pai.
    Itabuna, não pode se tornar uma terra de ingratos, de traíras, de malfeitos.
    Se alguem tem problemas pessoais administrem no voto, na negação do apoio; jamais na virulência, na baixaria, no jogo sujo.
    A Universidade é nossa, deve vir para Itabuna, e abracemos com amor todos os que apoiam esta idéia sem precisar destruir CEPLAC, Estação Experimentar ou outro patrimônio nosso.
    Em tempo: quando o PT deixou a Prefeitura de Itabuna, estava tudo funcionando: Saúde Plena com alta complexidade;
    Construção de 08 Posto de Saude nos Bairros, Brasil Sorrindente com uns 20 dentistas, Zona Azul funcionando, Sítio do Menor (Fundação Marimbeta), Reforma em TODOS os colégios municipais, pagamento em dia,etc.
    Então, PT é diferente do DEM.

    Nota da Redação: Prezado Antônio, não é de nosso feitio chutar cachorro, morto ou vivo. Acredite: não nos move qualquer animosidade contra o deputado em questão, apesar de reservarmo-nos o direito de discordar de alguns de seus posicionamentos e atitudes. Não aludimos especificamente à questão posta.

    A informação atribuída a fonte que solicita anonimato não é uma inovação nossa, mas um recurso legítimo e corriqueiro na imprensa, justificado pelo receio que alguns têm de possíveis perseguições, algumas vezes materializada no gesto coronelista de pedir a cabeça de alguém.

    Esperamos que este espaço possa continuar servindo ao debate, cujo nível às vezes oscila realmente, mas quem participa dele é primordialmente a nossa sociedade, com suas diferenças e matizes, que aqui sempre terão boa acolhida e respeito.

  18. Estou de saco cheio de tanto falatório. Seja na duplicação da BR-415, na implantação da Federal, etc. Enquanto isto, outras regiões e Estados crescem, mesmo com as suas divergências locais. É muita promessa e pouca realização.

  19. Houve uma luta de todas as forças políticas progressistas de Itabuna para que a presidenta Dilma assinasse a autorização da construção da Universidade Federal em nossa cidade, essas mesmas forças terão que está envolvida no processo de escolha do local.

    O que é bom para Itabuna deve nos unir, as diferenças se tratam no momento certo.

  20. Acredito que as vaidades tenham que ser postas de lado e procurar enxergar um caminho de plausibilidade neste momento. Os recursos destinados a uma nova ifes são insuficientes para a montagem de um campus digno para o sul da Bahia (sem levar em conta a velocidade de elaboração de projetos, licitações e possíveis problemas em decorrência das construtoras, etc).
    Pensando nesse aspecto, a melhor solução seria tentar parceria com a CEPLAC, pois já contaria com uma instalação predial e com novos recursos formaria um lindo, moderno campus universitário. Desse modo, a universidade já sairia na frente com uma imagem positiva perante a sociedade, ao contrário teremos cursos funcionando em locais improvisados, constantes manifestações de estudantes e professores, dinheiro gasto em aluguel de espaços e pouca eficiência na instalação predial.
    Quanto a vaidade, Ilhéus-Itabuna, acho que isso é indiferente, até porque a maior parte de funcionários e alunos da UESC residem em Itabuna, mas creio que seja possível construir uma parceria entre Ilhéus-Itabuna, talvez até mesmo com a concessão do terreno para Itabuna (ficaria algo cerca de 4,5Km do centro de Itabuna).
    O receio que a vaidade e os interesses imobiliários falem mais alto e a universidade possa ficar prejudicada. Depois de instalada não adianta chorar, terá que conviver com uma instituição com recursos insuficientes e mal vista perante a sociedade.

  21. Também concordo com o Sr. Abrel, acho que o aproveitamento do setor da CEPLAC seria um ganho extraordinário para a ufesba e a instituição já sairia na frente sendo um polo importante na área agrária. A população de Itabuna e Ilhéus teria que parar com esse jogo de vaidade para que a ufesba possa ganhar, assim brigariam pela duplicação da via entre as duas cidades, concessão do espaço da Ceplac para Itabuna, criação de um campus em Ilhéus (próximo ao novo porto) para cursos ligados a área (ex: engenharia de pesca, oceanografia, engenharia naval); cursos na área de tecnologia (ex: tecnologia de informação, ciência da computação, desenvolvido de software); cursos ligados a área de lazer (ex: bacharelado em Educação Física (Esportes), Bacharelado em lazer e hotelaria) (lembrando que não existe cursos de bacharelado em Ed. Física no estado da Bahia em IES públicas).
    Como morador de Itabuna e amante das praias de Ilhéus peço por favor, políticos e gestores das duas cidades…entrem em acordo e briguem pelo progresso das duas cidades e da ufesba. Caso o local da futura cidade seja por interesses próprios (imobiliário) mascarados por uma falsa rivalidade entre as duas cidades, a ufesba será uma universidade deficiente e fadada ao fracasso, sem expressão perante as demais instituições do país.

  22. Também concordo! Vamos parar com essa briga entre duas cidades irmãs e instalar logo a ufesba no campus da ceplac. Mas seria interessante negociar o território com Ilhéus…em troca a proposição de um curso em Ilhéus ligado ao mar (oceanografia, engenharia de pesca, etc)…
    Vamos lutar também para uma via duplicada entre as duas cidades e também uma linha ferrea turística ligando Itabuna/Ilhéus!

  23. Vamos lutar pela UFESBA juntos (Itabuna/Ilhéus) somente assim teremos chances de instalação e crescimento! Veja o que as universidades mineiras estão realizando (criaram a super universidades com a união de 7 instituições). Vamos parar com a vaidade e com essa briga idiota entre duas cidades, a sede da nova ifes será em Itabuna, mas teremos que compartilhar com Ilhéus! A Ceplac é a melhor opção!
    Peço que o cidadão de Itabuna não caia na conversa dos políticos, quando exaltam a rivalidade entre as duas cidades. Pois na verdade o que querem é a instalação da ufesba em local que possa valorizar os seus terrenos …etc …não estão pensando no melhor para essa nova ifes!
    Caso seja dessa forma, a ufesba funcionará em prédios sucateados doados ou alugados por escolas…e os novos prédios serão construídos após alguns anos e sempre em ritmo inferior ao desejado! Já tendo como estrutura a ceplac, a universidade já nasce com cara de universidade, sendo respeitado pela sociedade e órgão de fomento….e com os novos recursos ela conseguirá a expansão com inovação o que trará enormes benefícios tanto para Ilhéus como para Itabuna. Agora…é a vez do povo proclamar a ufesba e lutar para um local decente e longe de vaidade!!!! não entre no jogo político! Itabuna e Ilhéus unidas pelo desenvolvimento da região (melhor aeroporto, porto, indústrias,rodovias, turismo, lazer, hospitais…)

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *