Tempo de leitura: 2 minutos

Marco Wense

 

O PCdoB e o PPS já estão se bicando. O que é mais um motivo para o prefeito eleito deixar sua influência longe da disputa pela presidência do Parlamento municipal.

 

O prefeito eleito Claudevane Leite acerta quando adota uma posição de neutralidade diante da escolha do próximo presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna.

O problema não é nem de ordem constitucional, já que a Carta Magna, no artigo 2°, preceitua que os poderes da União são independentes e harmônicos entre si.

A questão é outra. Envolve o lado obscuro, imoral e obsceno do processo político. O vergonhoso toma-lá-dá-cá. O vale-tudo inerente aos políticos inescrupulosos.

Mantendo distância do bafafá para compor a mesa diretora, Vane fica imune a qualquer tentativa de colocá-lo como partícipe do jogo, quase sempre sujo e rasteiro.

O PCdoB e o PPS já estão se bicando. O que é mais um motivo para o prefeito eleito deixar sua influência longe da disputa pela presidência do Parlamento municipal.

O pega-pega no Legislativo é a primeira oportunidade para conhecer alguns edis que, de bons carneiros quando então candidatos, agora são lobos. As exceções existem. Mas a regra é inquestionável.

Claudevane Leite, o Vane do Renascer, está certíssimo. Que os senhores vereadores resolvam as suas obrigações sem chamuscar o chefe do Executivo.

Concluindo, diria que o prefeito eleito só vai colocar o dedo na eleição se o processo descambar para uma situação que possa comprometer o início do governo.

Boa sorte, Vane. Que Deus ilumine seu caminho!

 

Marco Wense é articulista do Diário Bahia

 

5 respostas

  1. Zelão, diz: – Vane começa bem!

    “Vice é vice. Foi eleito para substituir o prefeito, só em casos de empedimento do mesmo, e, não para repartir o poder concedido ao titular.”

    “A Constituição Federal ao preconizar que os poderes da república executivo, legislativo e judiciário) são independentes e harmônicos, estabelece a competência de cada um deles, afim de coibir a ingerência de um poder em outro.”

    Em comentários anteriores, aqui mesmo neste blog, apelamos ao bom censo do prefeito eleito, Vane, para que se mantivesse estrategicamente, equidistante da disputa pela eleição da mesa diretora da câmara de vereadores. O mesmo deveria ser feito também pelo PCdoB, que tem na vice de Vane o ex-vereador Wenceslau Júnior.

    Ao que parece, só Vane está tendo o bom censo de não se “omiscuir” com as lutas políticas da câmara, o que pode, através do seu vice Wenceslau, contaminar os indicativos dados por Vane, de manter o executivo, respeitosamente, em um novo rumo da política em Itabuna.

    O PCdoB não pode querer tudo. Na sua gula de controlar o poder, pode acabar viabilizando a eleição de um nome da oposição ou bem pior; de um nome que não merece confiança, pelo seu passado político dúbio, Ruy “Porquinho,” a quem já “coube indicar” o nome do titular da Secretária de Agricultura do Município.
    (Ontem mesmo Ruy estava “reunido” com o indicado para a secretária de agricultura em um apartamento do Maria Leandra, junto com Itazil Benício.)

    Tá na hora de Vane ter uma conversa franca e independente com Wenceslau e colocar os “pontos nos is,” sob pena de repetir o caos de poder que se estabeleceu no “desgoverno” Azevedo, onde o prefeito de “direito” deixou que o seu poder, originário da vontade do povo, fosse “usurpado” e exercido, por muitos.

  2. Fazendo uma análise apurada desta situação: acho que Vane está caindo em uma armadilha. Li, dias atrás, que um grupo do PCdoB foi se queixar para ele (Vane) da influência do Silas nas negociações da nova mesa diretora e que ele solicitou que o mesmo (Silas) não interferisse mais nas negociações. Enquanto Vane se mantem a parte das negociações, Wenceslau age livre e solto interferindo diretamente a favor do Aldenes… é esperar pra ver onde esta “imparcialidade” toda de Vane o levará! Cá para nós…não vejo sinal de bons ventos o levando!!!

  3. Os dois Partidos foram fundamentais na eleição de Vane. As lideranças dos dois Partidos são maduras, amigas e se respeitam.
    Contudo ambos tem direitos políticos no nosso Estado Liberal-Burguês, Estado de Direito Constitucional, em pleitear a direção da Mesa da Câmara. Isso é saudável, enriquece a democracia.
    Não são inimigos, são pleiteantes de um espaço de poder. Podem até chegar a um consenso.
    Viva e democracia!

  4. DEVERIA TER UMA LEI QUE O POVO PUDESSE ESCOLHER QUEM DEVERIA SER O PRESIDENTE DA CÂMARA, PORQUE SÓ ASSIM PODERIA DEFINIR ESSA ELEIÇÃO DE DEMOCRACIA. PORQUE VOTO COMPRADO NÃO É DEMOCRACIA, E TODO MUNDO ESTA CANSADO DE SABER QUE NA HORA DE SE ESCOLHER UM PRESIDENTE DA CÂMARA GANHA QUEM PAGA MAIS,SE O POVO PUDESSE ESCOLHER UM DESSES VEREADORES PARA SER O PRESIDENTE DA CÂMARA CERTAMENTE SERIA CHICO REIS OU VALTER SOCORRINHO, PELA HUMILDADE E TRANSPARÊNCIA É O QUE MUITOS COMENTAM, EU NÃO O CONHEÇO INTIMAMENTE MAS ELES DEMONSTRAM SER PESSOAS BOAS, PELO MENOS É O QUE MUITOS AFIRMAM.NOS ELEITORES TEMOS O DIREITO DE VIGIARMOS E COBRARMOS O QUE OS POLÍTICOS FAZ NA CÂMARA NO SENADO E MUITO MAIS, ISSO FAZ PARTE DO VOTO COCIENTE. SEJA QUEM FOR O PRESIDENTE DA CÂMARA O QUE A SOCIEDADE ESPERA É QUE SEJA HONESTO, RESPONSÁVEL E APOIE OS PROJETOS QUE FOR BOM PARA ITABUNA E AJUDE O PREFEITO NA SUA ADMINISTRAÇÃO.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *