Tempo de leitura: 3 minutos
Foto Pimenta
Foto Pimenta

ENTREVISTA

O deputado federal Valmir Assunção (PT) construiu sua trajetória política no seio do Movimento dos Sem-Terra e, como não poderia deixar de ser, faz uma defesa ferrenha das ocupações de áreas improdutivas, destinando-as aos assentamentos de reforma agrária. Para Assunção, embora tenha diminuído o apoio da sociedade ao MST, é necessário manter e intensificar as ações do movimento, para “mostrar à sociedade que a reforma agrária é viável”.
O PIMENTA conversou brevemente com o deputado sobre a agenda do MST em 2013 e a respeito da ofensiva da direita ao Partido dos Trabalhadores, que chegou a dez anos no comando do País.
 
PIMENTA – Qual é a agenda do MST para 2013?
Valmir Assunção – Nós estamos trabalhando para que em 2013 o MST possa se voltar internamente para a organização dos assentamentos e acampamentos, das atividades de produção, formação, por meio da realização de cursos, sem abrir mão da natureza e a razão da existência do movimento, que é a ocupação de terras.
PIMENTA – Haverá mais ocupações este ano?
VA – O Movimento dos Sem-Terra em 2013 tem que apertar o passo, do ponto de vista de ocupar terra, pois é isso que faz com que o movimento cumpra sua função, que é democratizar o acesso à terra. Só tem reforma agrária no Brasil porque o MST tem essa disposição e essa coragem de ocupar, resistir produzir e combater.
PIMENTA – Como a sociedade vê hoje o MST?
VA – O Movimento dos Sem-Terra já teve mais apoio da sociedade do que hoje, sem dúvida alguma. Nós já tivemos períodos na história do movimento em que havia até 80% de aceitação da sociedade. Hoje nós temos um pouco menos, mas não é porque diminuiu o apoio da sociedade à luta pela reforma agrária que nós deixamos de lutar por ela.
PIMENTA – Qual o caminho para recuperar o apoio da sociedade?
VA  – A nossa luta é justamente para poder mostrar para a sociedade que a reforma agrária é viável. Até porque 80% do alimento que chega na casa de qualquer pessoa vem da agricultura familiar e de assentamentos de reforma agrária. O agronegócio e as grandes empresas produzem simplesmente monocultura, enquanto o arroz, o feijão, a farinha, ou seja, o produto para consumo da população brasileira vem da agricultura familiar, daí a necessidade de democratizar o acesso à terra. Todas as terras improdutivas, que não cumpram sua função social, devem ser destinadas à reforma agrária. O Movimento dos Sem-Terra tem que enfrentar esse debate, fazer esse debate na sociedade e, ao mesmo tempo, promover as ocupações.
PIMENTA – Setores do PT apontam uma reação conservadora ao partido, manifestada por exemplo no julgamento do “mensalão”.
VA – É lógico que existe uma ofensiva por parte de segmentos da direita, que não engolem e não aceitam dez anos do governo do PT, mas a sociedade brasileira, por meio das pesquisas, está dizendo que o PT faz uma boa gestão. Eu tenho certeza que, em virtude dessa avaliação positiva, nós iremos governar por muitos e muitos anos. O segredo do governo está justamente nas políticas sociais. Quando o (ex) presidente Lula e a presidenta Dilma fazem Luz Para Todos , Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família, trabalham o Brasil Sem Miséria, quando há uma crise internacional e ainda assim, aqui no Brasil, preserva-se o emprego, o salário e a condição de vida das pessoas, lógico que a população reconhece isso.

0 resposta

  1. O Deputado poderia acrescentar na suas respostas, qual sua fonte de consulta que indica que 80% dos alimentos produzidos no Brasil tem origem na agricultura familiar.
    Uma pergunta que precisa também ser respondida, é qual a contribuição que a maioria dos assentamentos tem dado para a sociedade como um todo. As fontes das informações precisam serem citadas.
    Quanto as politicas sociais citadas, a maioria delas possuem apenas características de assistencialismo. Tiram-se recursos de quem produz e cria-se um exército de pessoas acomodadas e improdutivas.

  2. Vejam , o PT se possando de bom mocinho , tem vários dirigentes condenados por formação de quadrilha e corrupção do dinheiro publico, no governo fizeram os mais espúrios acordos para se manterem no poder , aliados de Sarney, Renan, Jader Barbalho, até Collor hoje é um aliado confiável.
    os deputados petistas deveriam vir a publico explicar porque apoiam Genoino no seu retorno ao congresso um bandido condenado pela mais lata corte brasileira.
    Há muito o PT perdeu o discurso da ética, eles agora tentam provar que o que fizeram é o modus operandi da politica brasileira, isto os tornaria menos culpados. No fundo não passam de grandes demagogos, o eleitor não cai mais nesta conversa fiada. 2014 está chegando, vamos mandar de volta o PT para a oposição

  3. Não é a sociedade que deixou de apoiar as lutas do (MST) mas sim, o (MST) se que se entregou ao governo na barganha de cargos deputado Walmir Assunção deixou os movimentos sociais sem história a partir do momento que recebeu financiamento de campanha da Veracél celulose isto nos deixou em uma situação difícil muito complicada com a sociedade faltou coerência por parte do deputado, ele perdeu o foco da luta por conta do ocorrido infelizmente, o (MST) só tem uma grande preocupação discuti projetos na verdade os governos de esquerda enfraqueceu as lutas sociais todo mundo ou quase todos fazem parte do governo ou defende o desmando por parte deles os falsos grandes projetos de desenvolvimento com o mono-cultivo do eucalipto a implantação da extração minérios degradando assim o meio ambiente dizimando inúmeras famílias do campo destruindo, assentamentos expulsando famílias tradicionais quilombolas das suas terras para subsidiar o capital estrangeiro por tanto não foi a sociedade que deixou de apoiar as lutas sociais foram os movimentos que se uniu ao governo infelizmente passou a rezar cartilha do governo!!

  4. Abestalhado! Será que pensa que a Sociedade Brasileira seja?
    Nós Somos a honestidade,nós somos de ótimo caráter,nós temos vergonha na cara,nós somos gente de bem. O que importa no homem
    é ser honesto. Assim é que queremos quem governe o Brasil e a Bahia.Histo passa a mil anos luz do seu partido. Que nada mais é do que o verme do coco do cavalo do bandido. A sociedade Brasil joga no lixo,o que nada mais é o seu partido que denomina partido dos trabalhadores. Você usou estes infelzes como massa de manobra,mas sempre ia nos gabinetes dos governadores nas escuras e nos escondidos buscar sacos cheios de dinheiro para sairem da cidade da velha salvador. desde então você nunca dormira debaixo de lona,dormira em hotel,hoje você tá rico,duvido que você cheique no acampamento dos sem terra,pois a miséria lá está 10 veezes pior do que na época que o governo da Bahia era o saudoso ACM.

  5. Políticos como Sarney, Otto Alencar, Jader Barbalho, Collor de Mello estão adorando o modo petista de governar, fazem o que querem, indicam seus apadrinhados para cargos no governo, Agencias Reguladoras eram usadas para vender pareceres técnicos na sala da presidência da republica em São Paulo.
    Este é o partido que quer dar lição de moral nos demais.
    A reforma Agraria no governo Dilma é um fiasco.
    no site do MST http://www.mst.org.br/node/13682 “Reforma agrária agoniza. Desempenho vergonhoso do governo Dilma ” Comparando os números relativos ao primeiro ano dos mandatos desde 2003, têm-se o seguinte quadro: FHC – 43 mil famílias em 1995; Lula – 36 mil famílias em 2003 e Dilma – 22 mil famílias em 2011. Os dados são do Incra em levantamento organizado por Paulo Kliass.

  6. Zelão, diz: – O óbvio ululante!
    “Quem teme oposição é porque não estava preparado para enfrentar os desfios do poder.”
    Por um longo período da vida democrática brasileira pós revolução de 64, o PT foi; freneticamente, oposição. E como tal chegou ao poder, empunhando a bandeira da “revolução social” contra o “neoliberalismo.”
    No poder e, para se manter nele, o PT adotou as mesmas práticas políticas, que antes na oposição discriminava e jurou banir da vida pública brasileira.
    Não aceitar a permanência do PT no poder – no projeto elaborado por José Dirceu de vinte anos no poder – é o papel que hoje cabe, democraticamente, à oposição, assim como pertenceu outrora ao PT.
    O “querer ou não querer” da oposição quanto a permanência do PT no poder, não acredito que seja o grande obstáculo, hoje vivivido pelo PT. Os sucessivos “malfeitos” praticados pelo partido através do “aparelhamento da máquina do estado” em benefício próprio, e, o fortalecimento dos partidos da base aliada do governo, dispostos, eles mesmos, a assumirem, integralmente o poder do qual; hoje são apenas apêndices, deve ser o maior enigma a ser decifrado pelo PT, afim de não perder o poder.

  7. Corrigindo o ilustríssimo deputado,a sociedade brasileira não aguenta mais o PT roubar,digo, governar o nosso país.O que Petista gosta mesmo é de vida boa!É nojento depois da posse do dedo-duro guerrilheiro-formador de quadrilha e corrupto J.Genuino na Camara ,o sr ,que se diz representante do povo ainda ter a cara de pau de falar em direita que persegue vcs ! Ai que saudade
    das FFAA comandando o Brasil e mandando essa corja pro xilindró……………..

  8. Valmir Assunção pelo menos não mente.
    Ele defende abertamente o esbulho possessório, crime que está tipificado em nosso Código Penal.
    Valmir Assunção é o supra sumo do baixo clero baiano na Câmara dos Deputados….

  9. Esses políticos do PT continuam com esse discusso que já não se justifica. Querem fazer as pessoas acreditarem que o PT de hoje é o mesmo de antes de assumir o poder.
    Não é! O Partido dos Trabalhadores não pode mais se autointitular como se de esquerda ainda fosse.
    Com todos os seus próceres condenados, ou sob suspeitas, o partido cooptou inclusive os movimentos sociais como a CUT e o próprio MST, de onde Walmir é oriundo. Os movimentos sociais estão inativos por conta das manobras do PT.
    O PT hoje é um saco de gato cheio de políticos desonestos, exatamente iguais ao resto dos nossos políticos, com as raríssimas excessões, como Marcelo Freixo, por exemplo.
    O PT é direita, senhores!

  10. Eu já esperava a reação à entrevista de Valmir Assunção. Acho que ele também esperava. O título da matéria causa reação.
    Como gosto da polêmica, gostaria de ver aqui comentários contrários a:
    a) Aprovação Recorde de Dilma
    b) Crítica do PT à Fundamentação do STF (domínio de fato)
    c) Crescimento do PT nas eleições

  11. “SIMPLESMENTE”
    Apontado pela Polícia Federal como o homem da mala de dinheiro que seria usado na compra de um dossiê contra tucanos, o empresário petista Hamilton Lacerda virou fazendeiro no sul da Bahia.
    De assessor parlamentar do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), com salário de cerca de R$ 5.000, Lacerda passou a tocar há dois anos uma fazenda com plantação de eucalipto e uma revenda de produtos agrícolas -negócios com capital social de R$ 1,5 milhão.
    Na propriedade, Lacerda tem como sócio Juscelino Dourado, ex-assessor de Antonio Palocci envolvido com um suposto negociador de propina para o PT. Foi Lacerda quem entregou a mala com R$ 1,7 milhão de origem ilícita para emissários petistas comprarem o dossiê que tentava ligar José Serra, então candidato a governador, a um esquema de venda fraudulenta de ambulâncias a prefeitos.
    (Por Hudson Corrêa e Leonardo Souza, na Folha:04/04/2010)

  12. TUDO NA VIDA PASSA, TUDO QUE SOBE DESSE, A GLÓRIA DO PT PASSOU, E A HONESTIDADE QUE ELES DIZIAM TER CAIU,MAS NEM TODO MUNDO QUE FAZ PARTE DO PT É DESONESTO, MAS ATUALMENTE ESSE PARTIDO TEM SIDO MOTIVO DE VERGONHA NA POLÍTICA,A PROPOSITO SER OPOSITOR NÃO SERIA SER CONTRA A TUDO QUE PREJUDIQUE E EMPOBREÇA A NAÇÃO? EM QUE O PT ESTA SE OPONDO ULTIMAMENTE? PORQUE SE ESSA TAL BOLÇA RENDA OU BOLÇA FAMÍLIA TA ENRIQUECENDO A ALGUÉM, EU DESCONHEÇO PELO O CONTRÁRIO ISSO TEM SIDO MOTIVO DE MUITOS JOVENS ENTRAR NO MAL CAMINHO, PORQUE QUANDO OS JOVENS TINHA QUE TRABALHAR PARA AJUDAREM SEUS CRIADORES AS MENTES DELES NÃO VIVIAM VAZIAS PARA O DIABO INJETAR DROGAS.O PT JÁ ERA, COM TANTAS DENUNCIAS DE CORRUPÇÃO DENTRO DESSE PARTIDO, ELES AINDA ACHAM QUE PODE SER A OPOSIÇÃO? AS PESSOAS SERIAS DESSE PARTIDO ESTÃO SENDO ATINGIDAS PELOS ESCÂNDALOS QUE EXPLODE TODOS OS DIAS DOS POLÍTICOS DO PT. AQUI NA BAHIA ELE NÃO GANHA. O POVO QUER ACM.NETO,SEGUNDO DIZEM ALGUMAS MASSAS.QUALQUER CANDIDATO A DEPUTADO QUER TENTAR SE ELEGER AQUI NA BAHIA PELO PT VAI SE QUEIMAR, PERDEU PT.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *