Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma clínica oftalmológica de Itabuna optou por desativar a loja de óculos que mantinha no mesmo prédio onde os pacientes eram examinados, na Avenida Mário Padre, bairro Góes Calmon. O fechamento da ótica atendeu recomendação do Cremeb (Conselho Regional de Medicina da Bahia), que apontou conflito de natureza ética na venda de óculos casada com as consultas oftalmológicas.
Ocorre que a poucos metros dessa clínica, no mesmo bairro, outra unidade de oftalmologia funciona acoplada à venda de óculos, sem preocupação com a divergência entre a ética e a ótica. Aliás, o serviço médico não apenas opera junto ao comércio, como o paciente é fortemente induzido a comprar na lojinha ali ao lado.

0 resposta

  1. Ainda falta outra na lista, uma que obriga o cliente a comprar, exclusivamente ,as lentes de contato na loja deles. O cliente poderia comprar as lentes de mesma marca e prescricao do medico de la em outro fornecedor, pela metade do preco. Tai a malandragem, venda casada: consulta + obriga comprar as lentes deles, dolarizadas. O oftalmologista filho do dono nao aceita , aplica uma desculpa pra leigos que nao justifica sua atitude ilegal e ainda omite o acesso ao prontuario, que e direito do paciente/cliente, ta no codigo de etica medica. So apos ameacar denunciar so cremeb, soltou copia do prontuario.

  2. essas duas oticas sao a clinica oftalmologica do dr gerson e a outra e o hobr, hospital de olhos beira rio, onde a consulta custa 200 conto, e brincadeira…, isto se o oculos for comprado na venda casada.

  3. “Não me torre a paciência” como já enfatiza o jargão popular, se vc comentasse a casadinha – um voto por uma consulta- tudo bem,isto seria inadimissível se não estivessemos neste páis ou neste estado ondeo velho jurista dizia ” pense em um absurdo,na Bahia existe precedente. Quanto a falta de ética não concordo,pois pouco são os que não tentam economizar fazendo um orçamento em muitas outras óticas da cidade.

  4. Sem contar que óticas acopladas com clínicas tende a seguir os horários da própria clínica, em horário de abertura como de fechamento, “sem hora para sair”, somente quando o último paciente terminar a consulta…

  5. É por essa miopia ética que acho um absurdo o Mec ter tirado do currículo Educação Moral e Cívica . É preciso ensinar novamente o que é certo, correto e reto.

  6. Estou com paciencia, as reformas do SR. MEC vem deixando desde a decada de 1980 a educação desprovida de matéria para educar melhor o brasieiro neste sentido. E os que já trazem nas “veias” a falta de moralidade e civismo,que é um dos casos citados e que não foi punido, tendem a ingressar na política partidária para desmaralizar ainda mais esta classe sofrida.

  7. Falar é fácil. Alguém tem uma denuncia concreta de ter sido obrigado a comprar o oculos em determinada otica?? Se não denunciar é conivente. Não existe venda casada. Não existe retenção da receita. Compra quem quer e no lugar que quer.
    Lentes de contato é outra coisa completamente diferente. Para o Conselho Federal de Medicina a adaptação de lentes de Contato é um ato médico do inicio ao fim. Comprar lentes de contato na mão de leigos é uma temeridade burra. Não existe receita para lentes de contato, existe a adaptação. Quem tiver dúvidas que consulte à SOBLEC (Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Cornea)

  8. Em relaçao a obrigatoriedade nao existe… Entra na clinica quem quer assim como na Otica também pois é de livre e espôntanea vontade do cliente, e as lentes de contato esteticas e de grau podem ser vendidas em Otica desde quando tenha um técnico/contatologo responsavel.

  9. – A Óptica para ser habilitada a vender e adaptar lentes de contato deve ter Técnico Óptico Responsável com habilitação para lentes de contato (Contatólogo) com diploma expedido por instituição de ensino regular com autorização da Secretaria de Ensino.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *