Tempo de leitura: 2 minutos

marco-lessa-festival-do-chocolateMarco Lessa | marcolessa@m21.com.br
 

É preciso compreender que um aniversário infantil é um evento. Um culto é um evento. Uma reunião num restaurante é um evento. E cada local ou evento deve requerer o suporte profissional e autorização dos órgãos competentes para acontecer ou funcionar.
 

O que tirar de lições em meio a tanta dor? Que a vida é o que realmente importa. Que a economia mais irresponsável e burra que um empresário pode ter é com segurança e planejamento.
Antes de mais nada, é importante tirar os holofotes dos eventos culturais ou musicais e repensar qualquer local que reúna um número maior de pessoas, como igrejas, restaurantes, bares, clubes, postos de gasolina, etc.
A boate onde ocorreu a tragédia poderia ter segurança e extintores. Mas fogo, material inflamável e excesso de pessoas formam uma uma bomba relógio. E desta vez estourou.
É preciso planejar e considerar todas as probabilidades, todos os riscos e, se houver algum relevante, considerar seriamente até o cancelamento do evento – reunião de pessoas em torno de um objetivo comum.
Como organizador de eventos há mais de 20 anos, sei da complexidade deste setor, que envolve, num simples show, mais de 30 fornecedores diferentes, com responsabilidades diferentes, que vão desde o local a montagem de uma enfermaria, da empresa de bebidas a montadora de estrutura como palco, etc. Quando o evento é um congresso, um festival, torna-se mais complexo ainda.
Há cerca de cinco anos, quando presidente do Convention Bureau, criei, em parceria com o Centro de Convenções de Ilhéus, uma série de reuniões entre produtores, organizadores de eventos, entidades, órgãos públicos, autoridades e sociedade civil, visando regulamentar a realização de eventos no Centro de Convenções e que gerasse um documento para a cidade. Nasceu uma cartilha inédita na Bahia, elogiada inclusive pela Secretaria de Turismo do Estado.
Precisamos retomar e ampliar essa proposta, em caráter imediato. É preciso compreender que um aniversário infantil é um evento. Um culto é um evento. Uma reunião num restaurante é um evento. E cada local ou evento deve requerer o suporte profissional e autorização dos órgãos competentes para acontecer ou funcionar.
O Festival de Verão, por exemplo, reuniu em Salvador, recentemente, mais de 100 mil pessoas e nada de grave aconteceu. Em Santa Maria, eram menos de 2 mil e 240 desapareceram precocemente.
A vida é o que realmente importa.
Marco Lessa é publicitário e presidente da Atil (Associação do Turismo de Ilhéus).

11 respostas

  1. As pessoas saem pra se divertir, mas são tratadas como gado.
    Muitas vezes com suas próprias permissões.
    É isso que chamamos de capitalismo selvagem. A boate era um curral preparado apenas para arrecadar, pensada apenas para evitar que o “gado humano” saia sem pagar suas comandas.
    Reparem nos lugares em que vocês frequentam, a estrutura é a mesma. Lamentável.
    Mas o certo é que nós estamos fudidos!!!, literalmente!
    Os canalhas só legislam em causa própria e os poderes públicos só estão preocupados em arrecadar.

  2. Marco,
    li seu texto e parabenizo-o. O foco de atenção é a vida! Quando se coloca a vida como maior bem, tudo é pensado em vista dela, portanto, também os valores humanos e cristãos passam a iluminar nossos atos, quaisquer sejam eles…
    Sucesso em seu trabalho e que Deus o ajude a multiplicar atividades semelhantes pelo bem da VIDA!
    ir. Melania Lessa, apaixonada pela vida das pessoas e do planeta todo!

  3. Uma dos grandes gargalos de segurança em nossa cidade é a ausência de escada Magirus, para uso dos soldados bombeiros no combate a sinistros em alturas. É extremamente preocupante que vários prédios altos e condomínios fiquem a mercê de eventos catastróficos como o da boate Kiss em Santa Maria/RS. Precisamos nos mobilizar para obtê-la e também para que sejam instalados e devidamente mantidos hidrantes próximos a grandes equipamentos urbanos ou que possam comportar grandes aglomerações humanas,como estádios e escolas.

  4. MARCO
    APLAUDO SUA MANIFESTAÇÃO SENSÍVEL E COERENTE. TEMOS QUE EXIGIR DAS AUTORIDADES QUE FISCALIZAM E DÃO ALVARÁS, QUE ELAS TEM QUE PENSAR PRIMEIRO NA VIDA DAS PESSOAS. ESSA TRAGÉDIA, APARENTEMENTE TÃO DISTANTE, PARECE TER OCORRIDO EM NOSSO QUINTAL.
    RAMIRO AQUINO – JORNALISTA E PRESIDENTE DA ABI REGIONAL

  5. Parabéns, Marco Lessa.
    Na verdade a coisa não é complicada.
    Basta atender às Normas Reguladoras (NRs) do Ministério do Trabalho. Mapeamento de riscos, proteção e combate à incêndios, etc.

  6. Show… Ricardo Seixas parabéns por suas palavras… tudo o que vc falou expressa nossa indignação desse país capitalista que só pensa em dinheiro enquanto a vida é o bem mais precioso… Abrço tdo de bom…. Melancia Lessa suas palavras concordo plenamente…

  7. NÓS AQUI EM ITABUNA DEVEMOS ATENTAR PARA O RESULTADO DAS IRRESPONSABILIDADES QUE TEVE COMO RESULTADO MAIS 200 MORTES E MUITOS FERIDOS. LEMBRO POR EX QUE O AUDITORIO DA FTC TEM 2 PORTAS MAS SÓ FUNCIONA UMA … NUNCA VI A SEGUNDA PORTA ABERTA; OUTRO PERIGO IMINENTE SÃOS OS POSTOS DE GAZOLINA QUE VIRARAM BARZINHOS…….. AS CASAS NOTURNAS DE EVENTOS PREFEITURA TEM AGIR COM URGENCIAAAAAAAAAA INTENSIFICAR E AGIR COM AS FISCALIZAÇÕES….. A PREFEITURA É 10 E NÃO É 25 TEM QUE AGIR COM RESPONSABILIDADE E DE FATO SER 10 100 1000 EM TUDO QUE PROMETEU A POPULAÇÃO …..ESTAMOS CHEIOS DE PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS…… OLHA AÍ PREFEITO CUIDADO COM AS TRAGEDIAS BOTE SEU BIGODÃO DE MOLHO. TEM MUITA COISA ERRADA EM ITABUNA…. MUITO CUIDADO COM A COISA PUBLICA DURMA POUCO E AJA COM PRESTEZA … TEMOS EM VARIAS AREAS O CAOS NA CIDADE……LUCCA

  8. QUE BONITO TODO MUNDO AGORA SE PREOCUPANDO COM A VIDA, DEPOIS DESSA TRAGÉDIA LAMENTAVEL QUE ASSOMBROU O MUNDO!!!
    NO ENTANTO, OS GOVERNANTES E POLÍTICOS NUNCA ESTIVERAM PREOCUPADOS COM A VIDA DOS CIDADÃOS DESTE PAIS. VOCÊS SE LEMBRAM DO ACIDENTE COM O AVIÃO DA GOL, QUE FOI DERRUBADO PELO UM JATINHO DE UMA EMPRESA AMERICANA, NO GOVERNO LULA! CONSIDERADO PELA IMPRESSA COMO UM ATO TERRORISTA. UMA SEMANA DEPOIS OS PILOTOS FORAM LIBERADOS E RECEBIDOS NO PAÍS DELES COMO HERÓIS.
    FORAM-SE MAIS DE 100 VIDAS. E CAIU NO ESQUECIMENTO!!!
    INFELIZMENTE, ACONTECIMENTOS TERRÍVEIS COMO ESTES, PROVOCADOS POR NEGLIGÊNCIA, FALTA DE FISCALIZAÇÃO RIGOROSO DAS AUTORIDADES. E NÃO ADIANTE COLOCAR A CULPA SÓ NO DONO DA BOITE, PORQUE TODOS TÊM CULPA. SÓ ACONTECE NO BRASIL.
    NEM NOS PAÍSES DA ÁFRICA SE TEM NOTÍCIA DE UM ACIDENTE DESTA PROPORÇÃO. ISTO É A CARA DE UM BRASIL LARGADO À MERCÊ DA SORTE.
    SÓ NOS RESTA REZAR…E MUITO.

  9. O QUE ACONTECEU EM SANTA MARIA-RS PODE ACONTECER PIOR EM QUALQUER CIDADE DA BAHIA,PRINCIPALMENTE EM SALVADOR QUE TEM QUASE 4 MILHÕES DE HABITANTES E O BOMBEIRO SÓ TE 2 OU 3 VIATURAS IMAGINE NO INTERIOR DO ESTADO.

  10. O carnaval Hernani Sá Folia foi cancelado por falta de segurança e preservação do nosso bairro. Prudência!
    Infelizmente a tragédia fortaleceu nossa atitude.
    Marcos Lessa, parabéns!

  11. Concordo com a maior parte do que foi dito. Só gostaria de lembrar algo que me parece de suma importância. É preciso que os organizadores de eventos, que como diz Marco, pode ser um aniversário de criança, tenham cuidado com o número de pessoas que vão ao evento. Se só cabiam 700 pessoas no local não poderiam ser vendidos mais do que 700 ingressos.
    Ainda não esqueci do ocorrido no deck do Iate Clube – tinha excesso de pessoas. A vida é algo muito sério e deve ser o mais importante.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *