WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


alba

unesul bahia

uniftc






janeiro 2013
D S T Q Q S S
« dez   fev »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

editorias

itao




ASSOCIAÇÃO PRESTA REVERÊNCIA AO “CABOCO”

Daniel e Ari batem ponto no ABC e discutem sobre a Acacal, obervados atentamente pelo Caboco

Daniel e Ari batem ponto no ABC e discutem sobre a Acacal, obervados atentamente pelo Caboco

Só mesmo o emblemático “Caboco” Alencar, verdadeiro patrimônio histórico-cultural de Itabuna, seria capaz de fazer surgir nesta terra de tantas siglas, mais uma: a Acacal (Associação Cultural dos Amigos do Caboco Alencar). A nova entidade terá sua criação oficializada na manhã deste sábado, 2 de fevereiro, dia de festa no mar e de gandaia no ABC da Noite por ser aniversário de seu ilustre proprietário há 51 anos.

A ideia de criar a associação partiu da Associação Cultural Amigos do Teatro de Itabuna (Acate), presidida pelo produtor Ari Rodrigues; Associação de Letras, Artes, Música, Birita, Inutilidades, Quimeras, Utopias Etc. (Alambique), dirigida pelo jornalista Daniel Thame (que nesse caso, bebe e dirige); e do Fórum de Cultura Itabunense, sob o comando do também jornalista Ederivaldo Benedito.

A inauguração da Acacal e o aniversário do Caboco começam às 10 horas e serão animados por velhas marchinhas carnavalescas. Haverá também uma lavagem simbólica do ABC da Noite, numa prévia da Lavagem do Beco do Fuxico, endereço do estabelecimento, que acontece no dia 9 de março.

Durante a festa, Thame lançará campanha pelo tombamento do ABC da Noite, boteco de íntimas ligações com a cultura grapiúna.

8 respostas para “ASSOCIAÇÃO PRESTA REVERÊNCIA AO “CABOCO””

  • walney Magno says:

    Hora seu Pimenta,
    Caboco é Caboco!!
    Parabéns Ari e Daniel, tô nessa.

  • Ricardo Seixas says:

    Sua bênção, Caboco. Também sou pelo tombamento. Que alguma coisa a gente consiga preservar nessa cidade, cuja memória já foi tão desrespeitada.

  • luiz nicacio says:

    é o que pode acontecer de mais justo uma associação como esta
    Parabens aos seus idealizadores

  • Felipe Camarão says:

    Apoiado. Caboco é Brasil Profundo e Oculto. É bastião lúdico e intelectual da boa cultura itabunense.

  • Ari Rodrigues says:

    Obrigado aos amigos do Pimenta pela divulgação desse evento que promete ser mais uma data efetivada no calendário cultural de Itabuna.
    Aproveitando a visibilidade deste site, gostaria de comunicar aos amigos que o aniversário do Cabôco Alencar, não é a Lavagem oficial do Beco do Fuxico (que acontecerá no dia 9 de março). Tenho recebido diversos e-mails e telefonemas com essa dúvida, mas como não conseguimos atingir aos desavisados, aproveitamos esse espaço para esclarecer e aguardar a todos no dia 2 de fevereiro a partir das 10 h no Beco do Fuxico para a grande festa de aniversário do filósofo do Beco, Cabôco Alencar.
    Abraços culturais,
    Ari Rodrigues
    Presidente da ACATE

  • Em Itabuna o que não falta é lugar de ser resgatado e fazer um verdadeiro Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade. O Cine Ideal,1918,o Cine Teatro 1940,o Bar Folha de Parreira,que já foi Elite Bar,Bar Pirangí,Ponto Chic. O mesmo têm o verso:
    Um leitor,embasbacado,perguntou-me na carreira,qual o significado do Bar folha de Parreira? Sem ser poeta ou letrado respondi de pecado,vendo Adão na perdeira cobriu o ponto afiado com a folha de parreira,o leitor ciente fiquei com a folha de parreira foi coberto o ponto chique.Poeta,jerônimo Tourinho.
    Por último nem precisa de resgate,o mesmo esta presente entre nós,é a Sociedade Montepio dos Artistas,fundado em 1919.
    Para não dizer que não falei das Flores! A Sociedade carica no
    no início do século,XX, Os Botecos eram frequentado pela elite
    intelectual,entre os quais,Olavo Bilac,Aloísio de Azevedo,José
    do Patrocínio,Lima Barreto,medeiros e Albuquerque,Coelho Neto.
    Somente Machado de Assis não frequentava.
    João do Rio,descreve os Botecos do Rio antigo como: Sujo e nojento,situados nas vielas espremidas que os imbecis divinizaram de Boêmia. Geração Boêmia de 1889.
    Autora,LEE ANNA.O Sorriso da Sociedade.Intriga e Crime no Mundo
    literário da belle époque.
    O Jequitibá da Taboca,do Profº.Oscar R.Gonçalves.
    Documentário Histórico Ilustrado de Itabuna.José Dantas de Andrade.
    Itabuna Minha Terra.Adelindo Kfoury Silveira.

  • lucia says:

    à quem enteressar para completar a história. tenho a 23 anos uma carteira entitulada.. SINDICATO DOS BIRITEIROS DO BRASIL. com tres classes A B e C. a minha é A kkkkkkkkkkkkkk…. com validade até feixar o paletor ah! vale lembrar que fui cliente assìdua do ABC DA NOITE se precisarem de mim deixe o recado aqui… OBG PARABÉNS CABOCO ALENCAR

  • Ari Rodrigues says:

    Lúcia, por favor compareça no Beco do Fuxico no dia 2 para preencher a sua ficha de filiação da ACACAL. Com um currículo desses, você não pode ficar de fora da nossa associação(rs).
    Ari Rodrigues

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia