Tempo de leitura: < 1 minuto

Daniel e Ari batem ponto no ABC e discutem sobre a Acacal, obervados atentamente pelo Caboco
Daniel e Ari batem ponto no ABC e discutem sobre a Acacal, obervados atentamente pelo Caboco

Só mesmo o emblemático “Caboco” Alencar, verdadeiro patrimônio histórico-cultural de Itabuna, seria capaz de fazer surgir nesta terra de tantas siglas, mais uma: a Acacal (Associação Cultural dos Amigos do Caboco Alencar). A nova entidade terá sua criação oficializada na manhã deste sábado, 2 de fevereiro, dia de festa no mar e de gandaia no ABC da Noite por ser aniversário de seu ilustre proprietário há 51 anos.
A ideia de criar a associação partiu da Associação Cultural Amigos do Teatro de Itabuna (Acate), presidida pelo produtor Ari Rodrigues; Associação de Letras, Artes, Música, Birita, Inutilidades, Quimeras, Utopias Etc. (Alambique), dirigida pelo jornalista Daniel Thame (que nesse caso, bebe e dirige); e do Fórum de Cultura Itabunense, sob o comando do também jornalista Ederivaldo Benedito.
A inauguração da Acacal e o aniversário do Caboco começam às 10 horas e serão animados por velhas marchinhas carnavalescas. Haverá também uma lavagem simbólica do ABC da Noite, numa prévia da Lavagem do Beco do Fuxico, endereço do estabelecimento, que acontece no dia 9 de março.
Durante a festa, Thame lançará campanha pelo tombamento do ABC da Noite, boteco de íntimas ligações com a cultura grapiúna.

0 resposta

  1. Sua bênção, Caboco. Também sou pelo tombamento. Que alguma coisa a gente consiga preservar nessa cidade, cuja memória já foi tão desrespeitada.

  2. Obrigado aos amigos do Pimenta pela divulgação desse evento que promete ser mais uma data efetivada no calendário cultural de Itabuna.
    Aproveitando a visibilidade deste site, gostaria de comunicar aos amigos que o aniversário do Cabôco Alencar, não é a Lavagem oficial do Beco do Fuxico (que acontecerá no dia 9 de março). Tenho recebido diversos e-mails e telefonemas com essa dúvida, mas como não conseguimos atingir aos desavisados, aproveitamos esse espaço para esclarecer e aguardar a todos no dia 2 de fevereiro a partir das 10 h no Beco do Fuxico para a grande festa de aniversário do filósofo do Beco, Cabôco Alencar.
    Abraços culturais,
    Ari Rodrigues
    Presidente da ACATE

  3. Em Itabuna o que não falta é lugar de ser resgatado e fazer um verdadeiro Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade. O Cine Ideal,1918,o Cine Teatro 1940,o Bar Folha de Parreira,que já foi Elite Bar,Bar Pirangí,Ponto Chic. O mesmo têm o verso:
    Um leitor,embasbacado,perguntou-me na carreira,qual o significado do Bar folha de Parreira? Sem ser poeta ou letrado respondi de pecado,vendo Adão na perdeira cobriu o ponto afiado com a folha de parreira,o leitor ciente fiquei com a folha de parreira foi coberto o ponto chique.Poeta,jerônimo Tourinho.
    Por último nem precisa de resgate,o mesmo esta presente entre nós,é a Sociedade Montepio dos Artistas,fundado em 1919.
    Para não dizer que não falei das Flores! A Sociedade carica no
    no início do século,XX, Os Botecos eram frequentado pela elite
    intelectual,entre os quais,Olavo Bilac,Aloísio de Azevedo,José
    do Patrocínio,Lima Barreto,medeiros e Albuquerque,Coelho Neto.
    Somente Machado de Assis não frequentava.
    João do Rio,descreve os Botecos do Rio antigo como: Sujo e nojento,situados nas vielas espremidas que os imbecis divinizaram de Boêmia. Geração Boêmia de 1889.
    Autora,LEE ANNA.O Sorriso da Sociedade.Intriga e Crime no Mundo
    literário da belle époque.
    O Jequitibá da Taboca,do Profº.Oscar R.Gonçalves.
    Documentário Histórico Ilustrado de Itabuna.José Dantas de Andrade.
    Itabuna Minha Terra.Adelindo Kfoury Silveira.

  4. à quem enteressar para completar a história. tenho a 23 anos uma carteira entitulada.. SINDICATO DOS BIRITEIROS DO BRASIL. com tres classes A B e C. a minha é A kkkkkkkkkkkkkk…. com validade até feixar o paletor ah! vale lembrar que fui cliente assìdua do ABC DA NOITE se precisarem de mim deixe o recado aqui… OBG PARABÉNS CABOCO ALENCAR

  5. Lúcia, por favor compareça no Beco do Fuxico no dia 2 para preencher a sua ficha de filiação da ACACAL. Com um currículo desses, você não pode ficar de fora da nossa associação(rs).
    Ari Rodrigues

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *