Tempo de leitura: 2 minutos

Um governo que se elege com a marca da mudança precisa ter posturas claras que façam jus ao slogan. Ainda que não mude concretamente nada de imediato, é necessário dar os passos, fazer as indicações de que o cenário é definitivamente outro, mostrar que a política passa a ter outra condução.
Sem adotar nenhuma medida de impacto que contribua para defini-lo como algo de fato novo, o governo Vane, depositário das mais caras esperanças da maior parte da população itabunense, começa a causar certa frustração em alguns setores. Um deles é o funcionalismo, que clama pelo recebimento dos salários de dezembro, os quais a desastrada gestão do Capitão Azevedo deixou em aberto. Os novos gestores responsabilizam os velhos por não ter reservado em caixa os recursos para pagar os servidores, um débito que estaria em R$ 11 milhões.
O calote nos trabalhadores não foi a única falta grave cometida pelo governo Azevedo. Coloquem-se na mesma lista a obra mal feita, inacabada e ainda assim inaugurada da Avenida Amélia Amado, o abandono dos bairros que ajudaram a eleger o ex-prefeito em 2008, os rumores e indícios de desvios de recursos em determinados setores e a absoluta falta de planejamento de uma administração que merecidamente se tornou conhecida como “o governo do armengue”.
Não se trata de apelar para revanchismos, mas o novo prefeito tem todos os motivos para distanciar sua imagem do triste quadro que pintaram em Itabuna até dezembro de 2012. No entanto, não é isso que se vê quando várias figuras do governo anterior são escaladas para cargos comissionados da nova gestão, inclusive em postos estratégicos, a exemplo de uma diretoria de planejamento.
Também não se trata de apoiar os que fizeram campanha para o governo eleito pensando exclusivamente em conseguir cargos na depauperada, mas atraente administração pública. Os que pelejam nesse sentido não se importam com os problemas da cidade, não pensam em formas de resolvê-los para tornar Itabuna um lugar melhor de se viver.
Que pareça ingenuidade, mas Itabuna precisa respirar novos ares e sentir a mudança acontecer de verdade, ainda que nos pequenos gestos da administração, pois são estes que permitirão as grandes ações mais tarde. Foi com esse espírito que o povo escolheu Vane, um político que inspirou e ainda inspira confiança, mas agora já misturada com certo receio.

0 resposta

  1. Gostei desta Matéria, Itabunense que visita os sites e blogs estava percebendo uma certa omissão por parte deste blog, suavemente sem bater muito o que voces deixaram um recadinho para nosso PREFEITO, realmente há um desconforto e não sabemos mais em que POLITICO apelar ate o EVANGELICO pela primeira vez na Historia de Itabuna repetindo os mesmos erros com uma campanha com SLOUGAM O GOVERNO DA MUDANÇA e hoje o Cenario totalmente contrario, cometendo os mesmos erros dos anteriores, onde esta a mudança? Prefeito, respeite seus Eleitores e observamos que o vice Wenceslau esta sempre a frente apoiando os movimento do funcionalismo Publico Trifil, dos Militares e hoje estamos surpresos tambem, o valor que o funcionalismo ganha é uma merreca e voce sabe que hoje na mesa deles faltam pao e talves agua por não pagar a EMASA o quanto voces estão cheios de dinheiro, reflita!

  2. Senhor Pimenta,
    É preciso dar tempo e confiança ao novo Prefeito. No mínimo, os primeiros 100 dias!
    A bandeira da “mudança” é de triste lembrança para os baianos. Lembra dos des-governos de Waldir Pires e Jacques Wagner. Esta foi a bandeira que derrotou Pelegrino em Salvador.
    O povo elegeu Vane e é ele, e não membros de sua equipe, o responsável pela nova gestão. Se sair mal, não conseguirá o 2o mandato. A equipe é o espírito do líder!
    O novo prefeito tem a caneta, e deve nomear sempre os mais competentes, independente de ideologias baratas. A mesma caneta que nomeia, deve fazer a exoneração, expulsando os que não se adequarem ao novo estilo. Ponto.
    Senhor Pimenta, com este texto o senhor está fazendo o jogo dos que querem apenas uma “boquinha”. Por favor, não censure este meu comentário!
    Nota da Redação: Discordamos de seu comentário em diversos pontos. Com relação a fazer jogo dos que querem uma boquinha, nota-se claramente seu equívoco, já que fomos claros em criticar também os que assim se colocam. Quanto a esperar os primeiros 100 dias, isto vale para a cobrança de resultados, mas o caminhar do governo e o rumo para o qual ele está seguindo é possível aferir em cada medida ou decisão.

  3. Concordo em gênero, número e grau com o editorial acima. Votei em Vane na esperança de Itabuna entrasse num círculo virtuoso de desenvolvimento, ética na forma de fazer política e respeito no trato com o erário público e agora o que vejo? Desrespeito para com a principal camada responsável pela sua eleição que é a dos servidores concursados.
    Custo a acreditar quando vejo nos noticiários que pessoas que ocuparam postos-chaves nos desgoverno anterior já foram nomeadas para cargo de segundo escalão pelo prefeito Claudevane Leite, atendendo a interesses escusos e acertos nada republicanos acordados no processo de formação da mesa da Câmara de Vereadores.(aturar o pior secretário da administração anterior – responsável pela buraqueira, pelo matagal, pelos desvios na reforma da Avenida Cinquentenário, na obra inacabada do canal –, é para quem tem estômago de avestruz)
    Claudevane Leite precisa entender urgentemente que o prefeito é ele e foi nele que o povo depositou todas a sua esperança. Portanto urge que ele saia imediatamente desse estado de letargia em que se encontra e tome para si as rédeas da administração, ele não pode de maneira nenhuma deixar que em nome no projeto eleitoral do Partido de A ou de Partido do B, o povo de Itabuna tenha que conviver com mais 04 anos com as mesmas pessoas que foram responsáveis por isso que está aí.

  4. MEUS PARABÉNS SEU PIMENTA POR SEU COMENTÁRIO. EU TAMBÉM FUI UM ELEITOR DE VANE E JÁ ESTOU MEIO DECEPCIONADO. O QUE O SENHOR ESTÁ DIZENDO NO SEU TEXTO É A PURA VERDADE. O MESMO ACONTECEU NO HOSPITAL DE BASE. FALARAM QUE DEMITIRAM 1OO PESSOAS, MAS QUE NA VERDADE A MAIORIA FOI TÉCNICOS DE ENFERMAGEM. E DEIXARAM NA ADMINISTRAÇÃO A MESMA PANELA. SÓ FALTA CONVOCAR O SR. GEOVANNI DE VOLTA!!!
    EU QUERIA VER O GOVERNO VANE ENTREGAR O HOSPITAL AO ESTADO!!
    “É RUIM” SEU PIMENTA!!!!!

  5. Palavras sábias, justas e sem resquícios de hipocrisia ou oportunismos. Parabéns ao autor do texto. E lástimas ao Sr. Robson Almeida com seu discurso no mínimo egoísta. Será que o senhor gostaria que seu salário de dezembro de 2012 e seu décimo terceiro salário fossem pagos com 100 dias de atraso??? Acho que não, né! O que tenho observado pela cidade é que as pessoas que não estão vivendo diretamente esse conflito que os servidores estão passando, acham que o prefeito está totalmente em seu direito de não pagar uma dívida que “não é sua”. E se fosse o contrário, se essas tais pessoas estivessem na pele dos lesados servidores, será que teriam a mesma atitude egoísta? Não trabalhamos para Azevedo e não trabalharemos para Vane, mas sim para a Prefeitura de Itabuna, que é nossa empregadora, portanto deve cumprir com seu papel social e legal, independente de quem a administre!

  6. Cuidado, Vane! Quando o povo fala exige no mínimo uma REFLEXÃO. CUIDADO com algumas peças que se dizem saber de tudo, pois você mesmo sabe que apenas Um sabe todas as coisas. Boa sorte!

  7. O “trem das cores” mal saiu da estação e já descarrilou. Houve quem acreditou ingenuamente, houve quem apostou mesmo desconfiando.
    Confesso que também verdejei,apesar do ceticismo,como no último ato do desesperado. Drama? Ironia? Não!
    Vivo nesta cidade, tenho filhos, família, amigos, sentimento de solidariedade. A situação em Itabuna estava insustentável.
    A responsabilidade do eleitor era grande, toneladas nas costas.
    Eu sabia das relações promíscuas entre o Xin Ling e o executivo. Acho que todo mundo sabia né?! Como ignorar o entra e sai dos marmiteiros na prefeitura?! Sabia da morosidade colaborativa do Dalai Vane. Mas nunca imaginei que a fatura viria tão alta e que o continuísmo se instalaria dessa maneira escandalosa. A claque vermelha, que é a mais treinada e eficiente, endossa a todo momento que o calote dado nos servidores públicos municipais é de autoria do Capitão. Sim, sim, sabemos. E sabemos mais: os então vereadores Vane e Wenceslau Júnior foram omissos na fiscalização das ações do excecutivo.Deu no que deu. O funcionário público não quer mais ouvir essa cantilena.
    Acompanhando as redes sociais percebo dois grupos distintos do Movimento Empregalha: Os que se felicitam emocionados pela boquinha garantida e os “traídos” choramingando como maridos abandonados ao som de um tango. Será possível que viveremos eternamente nessa mentalidade tacanha e atrofiada? Como se Itabuna fosse uma pobre cidadezinha de mil e poucos gatos pingados que necessita do setor público para sobreviver? É claro que a maioria da população tem a consciência de que somos uma cidade de médio porte, com 200 mil habitantes e grande potencial econômico, mesmo que mal explorado.
    Essas pessoas trabalham montam seus negócios, empregam-se no comércio, prestam serviços, catam latinha na rua, estudam, fazem concursos públicos, vão à luta. Para essa gente, a vitória do prefeito Vane significava a esperança de uma vida mais digna através de reais mudanças.
    O zunzunzum das mosquinhas não empregadas incomodam, mas as dentadas dos “Vampiros”, realocados no primeiro escalão(onde estão as principais e suculentas artérias), serão fatais. Continuarão sugando uma Itabuna anêmica até a morte da vergonha, da dignidade e da esperança.

  8. A culpa não é de quem promete, mas dos trouxas que acreditam em tudo que lhes é dito, …, literalmente emprenham pelos ouvidos, …!!!
    Aqui no Brasil é assim em tudo, não apenas na política, …!!!
    Para início de conversa, todos os torcedores acham que os seus times serão campeões todos os anos, mas cada campeonato só tem vaga para um único campeão, …!!!
    Há uma grande diferença – uma grande distância – entre ser otimista e ser besta, …!!!

  9. Discordo do amigo ROBSON ALMEIDA,em relação ao tempo de governo do novo gestor, por que a mudança do quadro de comissionados, deve ser feita no primeiro dia de gestão, pois os que ali estão do Gestor anterior, são pessoas que já mamaram na teta desde a Gestão de Fernando Gomes portanto há oito anos usando e abusando do erário publico, são pessoas viciosas e já conhecem todas as maracutaias,e o novo GESTOR,por mais que queira ser correto e governar com clareza e ética não terá condições de gerenciar todas as secretarias e autarquias do municipio,por tanto se as pessoas que estão no primeiro e segundo escalão do governo não forem pessoas capacitadas e honradas, com certeza as maracutaias continuaram a ser feitas e sem controle.Portanto peço a quem for de direito que transmita ao SR.CLAUDEVANE que ele, busque imediatamente, rever esses comissionados de hoje que foram das gestões anteriores, para não sofrer as consequencias depois. Pois o povo de Itabuna esta atento e fiscalizando, e que quatro anos passam rápido, e que assim como ele foi eleito pelo povo o povo tambem pode destitui-lo do cargo.Quanto ao sr Wenceslau Vice-Prefeito, procure ser mais correto na sua postura de partido de esquerda, pois ele como vereador participou ativamente, contra a gestão anterior, com relação à salários, greves, concursos caducados e etc.. do funcionalismo, e que agora esta se opondo as reivindicações do funcionalismo em geral,estamos de olho…..

  10. A Sociedade de Itabuna votou em em Vane,muitas pessoas nem sabiaque o mesmo era homem! Simplismente dizia vou votar nesta Vane!Portanto,o mesmo caiu nas graças da sociedade de Itabuna! Posso afirmar que centenas de eleitores resistira de votar em Vane por causa do vice que é do Partido Comunista e o partido que é da Igreja Universal do Reino de Deus! Ressentimentos estes manifestados pela sociedade Itabunenses nos quatros contos de Itabuna,esta rejeição era manifestada diante de mim. Outrossim,quero salientar que o jeito simples e sincero de Vane interagir com cada família de Itabuna e um Staff,via propaganda
    e mesmo a cobertura neste jornal ON-LINE, foi determinante da vitória de Vane,cujo Sloga: Governo da Mudança!
    Finalizo dizendo que; Assino em baixo com este documento.

  11. Concordo com o artigo muito bem escrito. Só discordo do ponto em que se fala em ingenuidade, Wenceslau, Davidson, Vane entre outros…são políticos profissionais, já estão na estrada tem bastante tempo.

  12. Na minha opinião, ainda é cedo pra dizer se o novo prefeito está ou não trabalhando. Até porque não tem nem um mês fechado que ele assumiu. Mas não podemos deixar passar em branco que muitos comissionados na prefeitura, no hospital de base dentre outros ainda permanecem em seus cargos. Pessoas que outrora fizeram parte de falcatruas e ainda permanecem lá. Como eleitor de Vane, eu não vejo mudanças e sim continuação do continuísmo. Espero que mude. Como dizem “o mangue é o mesmo mudaram os caranguejos”,

  13. Gente, a situação é muito simples: PARA SER ELEITO O ATUAL PREFEITO NECESSITOU DE APOIO FINANCEIRO PARA SUA CAMPANHA, sem falar na quantidade de partidos envolvidos. Agora ele tem que devolver o apoio oferecendo cargos. Isso chama-se POLITICA! Ou vocês acreditaram nas palavras dele quando afirmou “que IRIA VALORIZAR O SERVIDOR TÉCNICO, ou seja, O CONCURSADO?”

  14. Ao tempo em que parabenizo Seu Pimenta e o Comunista da Sibéria pelas belas análises do atual momento, manifesto minha indignação com os que agora estão indignados, porque esta era mais uma tragédia previsível. É só recordar o período pré-eleitorial. Uma Câmara omissa, conivente, corrupta, de longe a pior da história, indica dois representantes para a prefeitura com um discurso de mudança. Mudança de quê? Só se for do endereço da omissão, conivência e corrupção.
    Elegemos um prefeito que gosta de viajar e um vice que gosta de governar. Sendo assim, o primeiro assina o que o segundo decide – esta é mais uma tagédia previsível.
    O grande problema não está nos que estão sendo nomeados, mas na intenção de quem de fato decide as nomeações.
    O time está sendo montado, o resultado veremos em breve!

  15. Esse é o meu sentimento…voto no PT, votei em Juçara, mas acreditava na mudança, infelizmente, mesmo com apenas 29 dias de governo, minha ESPERANÇA de renovação não existe mais!!
    O que me deixa chateado diante dessa situação, são pessoas que tentaram me convecer da honestidade, da luta pela MORAL e ÉTICA do atual gestor, mas hoje calam-se diante dos FATOS!!
    Não vou citar nomes, mas três pessoas que hoje trabalham DIRETAMENTE na prefeitura, que me procuravam antes das eleições, HOJE se escondem e APOIAM esse absurdo!!
    EU tenho convicção que o PCdoB queria o poder e tenho convicção maior ainda que o prefeito não vai governar essa cidade!!
    Continua difícil acreditar na índole das pessoas…

  16. VANE lembre-se de Jaques Wagner que traiu os professores, a polícia e etc. Lembrem-se que ano que vem é ano de eleições e provavelmente você vai pedir apoio para seus candidatos. Foram os servidores que fizeram o diferencial para que você ganhasse essa eleição derrotando aquela praga do capitão Azedo. Agora é isso que eles recebem de vocês (você, Wenceslau,etc) ? E sua promessa de valorização dos servidores ?
    Onde está a “mudança” ?
    Marcelo Andrade Ex-Azevedo-Fernando e ex-diretor do HBLEM(foi diretor do hospital de Base, saiu reportagem sobre ele no aregião sobre licitações)
    José Alencar Ex-Azevedo(secretário de Azevedo)
    Sóstenes Vilas Boas Ex-Azevedo (foi nomeado ontem para DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE PROJETOS E ENGENHARIA, Símbolo CC-1)

  17. Quanta agonia.
    A gestão tem menos de 30 dias e já vemos reclamações estapafúrdias. Todos nós já sabiamos do estrago feito na prefeitura municipal de Itabuna pelo governo Azevedo. O que esperar em menos de um mês? Um milagre? Creio que Vane deve fazer um bom trabalho e devemos cobrar isso. Porém, as críticas exarcebadas e a incompreensão com um momento de transição beiram ao ridículo. Itabuna vem sendo maltratada há mais de 30 anos por gestões terríveis. Não há como mudar isso da noite para o dia. A todos que apostam na mudança, assim como eu, creiam que nada virá num piscar de olhos. É preciso muito trabalho antes dos resultados.

  18. Para os que acreditam em tudo:
    Besta é tu,
    Besta é tu,
    Besta é tu,
    Besta é tu, …!!!
    KKKKKKK, …!!!
    Nada como o tempo, …!!!
    Novamente, aí vai o tal do ditado popular, que é implacável: “Tem gente que só sabe das coisas depois que elas acontecem”, …!!!
    Hello capicongos, …!!!

  19. Parabenizo o autor da matéria e o comentário lúcido do “Comunista da Sibéria”. Eu tambema “verdejei” no dia da eleição(minha candidata era Juçara), pois temia a vitória de Azevedo. E mesmo achando que o PC do B governaria a cidade, cheguei a vibrar com a escolha para o primeiro escalão de Clodovil, Marcos Monteiro, Marcos Cerqueira, Bicalho.. Mas, que decepção!

  20. gostaria primeiro de parabenizar o auto do pimenta pela brilhante matéria.e lembra ao prefeito que nós estamos começando a nos decepcionar com o seu governo, pois nós votamos na mudança.eu sou servidor municipal já andei em alguns bairros dessa cidade esse ano, e posso afirmar que as pessoas estão muito triste com tanta bondade do senhor prefeito abri o olho prefeito o mesmo eleitor que te colocou ai,pode te tirar.

  21. PARABÉNS ao “Comunista da Sibéria” e ao editorial do PIMENTA NA MUQUECA, Continuem escrevendo INFORMANDO – DENUNCIANDO – INCOMODANDO,não deêm tréguas; nossos POLÍTICOS DE PLANTÃO (PROFISSIONAIS) sabem o quão é IMENSO O ANALFABETISMO POLÍTICO DA NOSSA SOCIEDADE .. ELES contam com isso, ELES possuem dados precisos, em números estatisticos,então, as ações/atitudes /decisões (NEBULOSAS/ESTRANHAS) e seus respectivos efeitos SÃO ESTUDADOS MILIMÉTRICAMENTE, DENTRO DE UMA ESPÉCIE DE “ORGANOGRAMA(mazelas) da POLITICA”, tudo que fazem sabem e esperam, sempre, que nada vá em direção ao “ventilador”.

  22. Esse pefeito nunca me enganou. Vai acabar em um governo desgastado e sem relevancia para Itabuna.O prefeito não tem grupo. é comandado pelo Pcdo B..A saida dele é se aliar ao PT, se qiser se salvar.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *