Tempo de leitura: 3 minutos

walmirWalmir Rosário | wallaw1111@gmail.com

A sala de aula não foi o seu principal sacerdócio, reservado ao jornalismo, um repórter dedicado, um editor que “não brigava com a notícia”

A única certeza que temos na vida é a da morte. Às vezes ela chega sem esperar e conclui sua empreitada, outras, nem tanto, encosta no indivíduo e fica ali apesar de todas as resistências, minando a saúde até concluir o seu intento. Com Juarez Vicente de Carvalho foi assim, não adiantou espernear, a morte venceu a vida.
Tristes, nós, que gostamos de Juju (apesar dele ter morrido), estamos de luto, embora sua morte não vá apagá-lo de nossas memórias. Cumpriu o ciclo da vida. Nasceu, cresceu, viveu e foi embora. Particularmente, considero a vida (o viver) uma das características mais importante de Juarez Vicente, dada a sua vontade de exercê-la em sua plenitude.
Professor de Química, Juarez deixou um legado de conhecimento repassado aos alunos, hoje homens feitos e que sentem orgulho quando falam do seu professor. Mas a sala de aula não foi o seu principal sacerdócio, reservado ao jornalismo, um repórter dedicado, um editor que “não brigava com a notícia”.
E foi assim que foi conhecido nos veículos de comunicação por que passou, notadamente nos rádios e jornais, onde tratava a notícia com seriedade, mas sem desprezar as especulações. O “Bokadefogo”, como era conhecido pelo título da coluna que sempre levou para os veículos em que trabalhava, cuspia marimbondos. Era implacável.
Com a mesma seriedade com que tratava a comunicação social nos veículos de comunicação, exercia os cargos de assessoria de imprensa de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo com responsabilidade. Transitava bem dos dois lados do balcão, como se diz comumente no jargão do jornalismo.
E Juarez não se limitava somente ao exercício da labuta das redações e assessorias. Era um sindicalista que participava de todas as lutas dos profissionais de comunicação, compartilhando com os companheiros de congressos, mesas redondas e workshops com a mesma desenvoltura de uma mesa de negociação salarial.
Juarez Vicente - P&BSua luta está registrada na direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba), particularmente na Delegacia Sindical do Sul da Bahia, da qual participou como candidato da eleição mais concorrida, no final da década de 1980. Perdeu a eleição, mas não a dignidade e o ímpeto para a luta.
O Juarez Vicente das redações, que por vezes não fazia concessões para escamotear a verdade, era o mesmo Juarez Vicente poeta, com livros publicados e participação ativa na vida cultural grapiúna. Fundador do Clube do poeta, exerceu também sua presidência, cuja contribuição é por demais conhecida.
Multifacetado, ou multimídia, tanto faz, ainda conhecemos o Juarez Vicente cantor, com passagens por diversos grupos musicais e bandas de Itabuna. Com um vasto repertório de sambas, boleros, jovem guarda, bossa nova e jazz, animava as madrugadas nos quatro cantos de nossa cidade.
A boemia era uma das facetas de Juarez Vicente, onde colecionava amigos tantos para um grande bate-papo nas mesas de bar da cidade. Aconchegado num desses ambientes debatia com maestria desde a atividade de um varredor de ruas até as científicas viagens à lua, com argumentos irrefutáveis.
Lá pras tantas, para evitar as distensões por conta da ingestão de cachaça e cerveja dos participantes da mesa, sabia como ninguém encerrar o bate-papo que descambava para o prenúncio de uma confusão:
– Deixa pra lá, isso é uma questão de hermenêutica, está entre a dialética e a metafísica – argumentava com altivez.
E não se fala mais nisso!
Adeus, Juju!
Walmir Rosário é jornalista, advogado e editor do blog Cia da Notícia www.ciadanoticia.com.br

0 resposta

  1. vai para outra esfera, com certeza encontra-se no Paraiso, amigo,fiel, companheiro solitario, só fez amigos, grande pofissional,e como os honesto e deireito, às vezes injustiçado, grande perda para a imprensa, aqui ficara a eterna saudade

  2. A ultima noite com o doce amigo Juarez Vicente! Só que desta vez o bate papo foi com o seu filho e o poeta Adeildo Marques.Eu chequei às 10:40hs, e sai ás 5:00hs,da manha, no velório Santa Fé,o mesmo fica ao lado do jardim da Saudade,Itabuna,Ba.
    A parti da meia noite,só restou nós três no bate papo,falamos de política,história de Itabuna, de poesia,do legado de Juarez
    Vicente,do cotidiano de Porto Seguro,contamos piadas e gargalhadas,falamos da CEPLAC,falamos da vassoura de bruxa,polo
    petroquímico de camacari,falamos da Revolta da Cemiterada,1836
    história de Itajuípe e Coaraci etc.só que neste bate papo estava faltando ele,o mesmo estava ali dormindo no seu leito.
    O filho do meu doce amigo Juarez Vicente,contou-me, que a córne
    ocular de seu pai foi tirada para doação. Eu disse,linda ação!
    só pode vim do próprio filho do grande pensador,Juarez Vicente!
    Juarez Vicente,estará eternizado em nossa memória! Tô indo para
    o sepultamento!

  3. Eu sou a filha mais velha de meu pai, sou Juju filha… nós realmente doamos as córneas do nosso pai, tenho curiosidade de saber quem as recebeu… agradeço a todos pelo carinho…sinto muitas saudades do meu pai, dos ciumes que ele sentia de mim, pois sou a única menina de dois irmãos… casarei agora em agosto, ele ficou feliz demais com a noticia! tenho certeza que ele está agradecido pela quantidade de amigos maravilhosos que ele teve e tem! obrigada a todos!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *