Tempo de leitura: 2 minutos

Em audiência, servidores da Saúde e administrativo fecharam acordo, o que não ocorreu na educação (Foto Jeremias Barreto).
Saúde e administrativo fecham acordo. Educação terá nova audiência (Jeremias Barreto).

Os representantes do funcionalismo municipal de Itabuna decidiram há pouco encerrar a greve iniciada nesta terça-feira, 29. A deliberação pelo retorno às atividades ocorreu em assembleia, após reunião com membros do governo intermediada pelo Ministério Público do Trabalho. O salário de dezembro será quitado em seis parcelas. A primeira deverá ser paga em 13 de fevereiro.
A greve foi deflagrada em protesto contra o atraso no pagamento dos salários de dezembro de 2012. A nova gestão alegava que a administração anterior não deixou recursos em caixa para quitar a dívida com o funcionalismo, que atinge um montante de R$ 11,3 milhões.
Inicialmente, o governo propôs aos funcionários o pagamento dos salários em 16 vezes, o que foi recusado pelos servidores. Na tarde desta quarta-feira, 30, a Prefeitura melhorou a proposta, que passou a ser de parcelamento do débito em seis vezes, a partir de fevereiro.
Segundo a dirigente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindserv), Wilmaci Oliveira, os cerca de 300 funcionários da equipe de apoio da educação receberão os atrasados de uma só vez, no dia 13 de fevereiro. Já os professores, vinculados a outro sindicato, negociam à parte com o governo e não estão incluídos no acordo fechado hoje.
A dirigente ressaltou que a proposta não foi a ideal, mas a possível de ser alcançada, pois a outra opção era o caminho judicial, que implicaria em demora para se chegar a uma solução.
PROFESSORES
Os professores rejeitaram nova proposta de parcelamento apresentada pelo governo e que resultaria em pagamento do salário de dezembro em 12 vezes. Os representantes do município não aceitaram proposta de parcelamento em quatro vezes. Alegaram falta de condições financeiras. Uma nova audiência foi marcada para o dia 19 de fevereiro, seis dias antes do ano letivo, programado para 25 de fevereiro.
Atualizado às 22h56min

0 resposta

  1. Como o sindicato aceita uma coisa dessa?
    Ele irão colocar juros nestas parcelas?
    Juros que o banco irão cobrar nosso pelas contas negativas?
    Governo de Mudança nada
    Governo de M….

  2. Foi uma vergonha esta votação, os servidores foram praticamente induzidos a aceitar a proposta do município, estou a me perguntar de que lado este sindicato está:
    Está do lado dos servidores ou do lado de seu chefe Wenceslau?
    Mais uma vez os servidores foram ludibriados por falsas promessas, pessoas que criticaram Azevedo por parcelar os salários em três vezes, agora aceita uma proposta vergonhosa desta, o próximo prefeito que entrar vai parcelar em doze vezes.
    Este governo realmente é da mudança.
    Para pior!!!

  3. Com o Sindserv do PcdoB no meio da articulação só poderia dar nisso . Vergonha ! Espero que surja nova chapa e que no final do ano esse sindicato comprado suma do poder junto com o PcdoB ( Partido dos Corruptos do Brasil!

  4. Greve Haicai(aquele poeminha japonês, piquininho e sem fôlego):
    “Meu salario em dezesseis
    Floresce agora, oh!
    Em apenas seis”

  5. Quando recebi tal notícia, me indignei; nesse momento estou sem reação. É triste, muito triste! Parcelar um salário e um décimo em 6 parcelas. Que Jesus Cristo tenha misericórdia de nós, servidores. Que vençamos essa má fase.

  6. PARABÉNS,
    Sr prefeito vossa excelência fez certinho, puxou sardinha para seu lado e para o lado dos seus pares. Mas vivemos em um país onde eleição é de 2 em 2 anos, então aguarde 2014 que o seu candidato a deputado que provavelmente deverá ser seu atual vice prefeito terá uma surpresa.E você será candidato novamente 2016 vai tomar uma traulitada inesquecível.
    Agora recuso a falar de sindicato, pq lá dentro só tem picaretas.
    Isso que vc fez SRº sindicato foi uma piada de péssimo gosto.

  7. Mais uma vez o funcionalismo é punido pela irresponsabilidade de governantes.Quem deixou o rombo está em férias, curtindo, enquanto o funcionalismo está trabalhando sem dinheiro.Será que não tem uma maneira de punir os responsaveis? Com a palavra o MP.

  8. Dizem que essas quantidade de Azevedistas para cargos importantes na gestão de VANE é por conta que Wenceslau recebeu apoio de Azevedo em 2008 em sua campanha para deputado estadual.
    Matheus você esqueceu de citar que ontem foi nomeado também Sóstenes Vilas Boas Sousa para DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE PROJETOS E ENGENHARIA (Símbolo CC-1). Sóstenes vai ficar na mesma função que ela era durantes os 4 anos do governo Azevedo. Ainda tem a cara de PAU de dizerem que representam a “mudança”

  9. Até que enfim ufa!bom para os funcionários e bom para a gestão de Vane. Eu acredito em você meu irmão Vane Deus te dê muita inspiração para gerir este povo

  10. Enquanto isso nossas contas de dezembro estão sem pagar. E, como diz Vane o “poblema” está longe de se resolver. Será que os salários dos comissionados que estão em seu governo vão ficar sem pagar? A Igreja Universal vai ficar sem receber o dízimo?

  11. Conheço pais de famílias que desde dezembro vem pedindo dinheiro emprestado, para não passarem fome, ter luz, água etc, cortados… Que acordo mais esdrúxulo esse? Vão aceitar que os pais de famílias parcelem suas divídas no cartão, nos credores, nos agiotas desta maneira?
    Acordo típico de povo sem vontade de transformação, visto que, como já foi dito em várias redes sociais, e aqui neste blog, que a prefeitura e não os funcionários, pedisse dinheiro emprestado e parcelássem junto aos bancos, quitando integralmente os salários dos pobres trabalhadores.
    Enfim, sei que já tem gente dizendo você apiou Vane, apoiei sim em busca de mudança, e não na carecterizada apenas dos caranguejos e o resto, o mangue continua infelizmente do mesmo jeito!!!

  12. É UM DESRESPEITO O SINDICATO ACEITAR UMA PROPOSTA DESTA, NEM COMEÇOU A GREVE OS AGENTES E OS PROFESSORES DE UMA VEZ E O SINDICATO QUE SEMPRE TEVE O APOIO DO PCdoB FINGE QUE NEGOCIA. DA PARA RELEMBRAR DO VELHO TOTE

  13. Isso é um absurdo. Não existe divisão de salário dos trabalhadores! Repúdio ao novo governo, repúdio a esse sindicato que provavelmente recebeu verba. Infelizmente a ultima coisa que os sindicatos procuram é a vontade dos seus representantes. Bando de ladrões! Aceitar isso é mais que absurdo! As dividas só crescem, quando esse salário tiver entrado, não vai dar pra pagar nem metade das contas!
    FORA VANE!

  14. Os servidores ficaram esses três dias na porta da Prefeitura e no final, receber o salário de dezembro em 6x, isso é uma vergonha. Infelizmente, o PCdoB está dominando todos os sindicatos e a Prefeitura também. Cuidado Vane!!!

  15. Ué ! ninguém toca em Azevedo aqui, o verdadeiro problemático do não pagamento de salário e 13º de 2012 ?
    Estão com medo dele ou gostam muito pois quase o reelegeram.

  16. O decimo é sim competência do “AZEDO”, mas o salario vence no ultimo dia do mês com pagamento até 5 dias posteriores, na gestão do VERDE….KD a mudança???? vamos buscar EMASA, COELBA, MERCADO, PADARIA, FARMACIA…tudo em Itabuna agora vai ter que dividir em 6 vezes para o funcionalismo público….deveria criar uma lei para isso…..kkkkk
    KD O BIGODINHO?????KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK….EU QUERO É MAIS !!!!! JUSSSARA ERA MELHOR QUE ESSE M….

  17. A ESPERANÇA é 10:
    Primeiro enviaram a proposta de parcelar o salário em atraso em 16 PARCELAS.
    Mas, como a MUDANÇA É 10… tiraram 10 pacelas, aí só ficou 06.
    Agora são 06 parcelas. Gostou.
    A mudança é 10, simples assim:
    16 – 10 = 06 parcelas.
    kkkkkk… (seis vezes)

  18. O MP tinha que tomar uma providência em relação ao antigo gestor. Pôxa, será que nenhum órgão fiscalizador ou o Judiciário percebe o estrago que o antigo Prefeito fez nas contas do município? Para onde foi o dinheiro??? Sobre nossos salários, especificamente dos professores, o governo Vane corre um sério risco de entrar para história como o primeiro governo em que o ano letivo se iniciará COM GREVE. Ele pode esperar! Não brinque com os professores não!!! Por fim, gostaria de registrar que esse secretariado de Vane é “franquinho” viu, misericórdia!!!

  19. OS SERVIDORES NUNCA TIVERAM UM SINDICATO TÃO RESPONSÁVEL COMO ESTE, DURANTE O MANDATO DO PREFEITO ANTERIOR SEMPRE ESTEVE EM DEFESA DOS TRABALHADORES E AGORA NÃO É DIFERENTE, MUITOS PENSAVAM QUE NÃO CHEGARIAM A UMA GREVE NO GOVERNO VANE, PENSAVEM QUE O SINDICATO ESTAVA NA MÃO DO PREFEITO, ENGANO CERTO; O SINDICATO AGIU CORRETAMENTE JUNTO COM OS SERVIDORES EM ASSEMBLÉIA REJEITARAM O PROPOSTA DE PARCELAR O SALÁRIO DE DEZEMBRO EM 16X E APROVARAM O INDICATIVO DE GREVE E DENTRO DA LEGALIDADE FOI DECRETADA A GREVE, COM A NEGOCIAÇÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO CHEGOU AO CONSENSO DE QUE SERIA MAIS SENSATO PARCELAR A DÍVIDA DEIXADA PELO EX PREFEITO EM 6X, CASO CONTRARIO A SAÍDA SERIA ENTRAR COM PROCESSO NA JUSTIÇA QUE TODOS NÓS SABEMOS DE SUA MOROSIDADE PROVAVELMENTE OS SERVIDORES PASSARIAM UM ANO OU MAIS PARA RECEBER ESTA VERBA. O SINDICATO AGIL CORRETAMENTE POIS SABE DA NESCESSIDADE DOS TRABALHADORES DE RECEBER ESTE DINHEIRO O MAIS RÁPIDO POSSIVEL, QUANTO AO GOVERNO QUE SE DEFENDA, MAS O SINDICATO AGIL CERTO POIS SEUS DIRIGENTES SÃO TAMBÉM TRABALHADORES DO MUNICÍPIO E TAMBÉM PASSAM A MESMA DIFICULDADE SEM SALÁRIOS.

  20. TOTAL IMORALIDADE DO ATUAL GOVERNO
    Meu repúdio, minha vergonha e minha total desconfiança de um governo que em menos de 30 dias assume uma postura tão nefasta aos funcionários da prefeitura de Itabuna. Ao justificar que não pode penalizar a população honrando o pagamento integral do mês de dezembro, está mentindo vergonhosamente, pois a população de Itabuna em grande parte (comércio, escolas, farmácias, cursinhos, clínicas de fisioterapia, etc) tem entre seus clientes os funcionários que por não receber até o presente momento também não pagaram suas contas.
    Receber o salário integral de dezembro junto com janeiro sem dúvida restauraria uma parte do rombo que muitos servidores terão, porque prezado prefeito, senhores secretários, digníssimos juízes do trabalho e representantes sindicais, quando o salário do mês de janeiro entrar os bancos automaticamente debitarão as parcelas de empréstimos consignados atrasados, limites estourados e tudo com as devidas correções de juros e multas.
    Receber parcelado em que nos beneficiará?
    O Prefeito Vane a quem agora nós funcionários estaremos submissos, SUBMISSOS porque não é uma relação de respeito e sim de submissão porque temos que aceitar que ele passe o mês de janeiro fazendo poses em fotos em Brasilia, Salvador com a frieza de quem está “buscando apoio e verbas” e deixando a nós aguardando suas propostas imorais. Suas diárias estão sendo pagos com dinheiro público, os servidores comissionados e nomeados em janeiro provavelmente receberão integral. Senhores juízes do Trabalho, Ministério Público, por que não solicitaram a folha de pagamento de janeiro, poderiam ter determinado que não fosse nomeado nem contratado servidor comissionado neste mês como choque de gestão de forma que estes salários seriam poupados para honrar a folha de dezembro. Esqueça o desonrado Azevedo que não pagou a folha, o débito é da prefeitura.
    Porque temos que ser penalizados pelos erros dos gestores e os gestores nunca são punidos e jogam para os funcionários o ônus dos seus erros?
    Sou professora e não me identifico neste desabafo porque perdi toda fé neste prefeito que foi eleito, não confio que não seria perseguida haja vista que quem teve seus salários bloqueados por fraude não estaria agora se achando no direito de fazer sofrer os tabaunenses numa vingança mesquinha e também para impor sua vontade. Perdi também a fé no Ministério Público e na Justiça do Trabalho, pois aceitando e sugerindo também parcela de parcelamento está abrindo o precedente para sempre que um gestor declarar que não tem dinheiro na prefeitura parcele salários. A minha única alegria neste momento é que não depositei na urna meu voto para este indivíduo, no dia da eleição perdi minha bolsa com todos os documentos, o que me faz crer que Deus me impediu de ser conivente em eleger um ditador.
    Prefeito Vane se este foram seus primeiros 30 dias…q ue será de nós nos 1.430 restantes? Quando o avião em que estavas balançou no ar, será que não foi um aviso para que você pensasse nos filhos de Deus, seus irmãos que estavam sem salário em sua cidade? A justiça dos homens pode ser falha, a de Deus nunca será… “Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados”(Romanos 2:12)

  21. OK VANE. Lembraremos de você e Wenceslau pedindo votos ano que vem para seus candidatos a deputados…
    Esse SINICATO comprado pelo PC do Bosta ainda aceita uma proposta dessas. Rapaz, que arrependimento em não ter votado em JUÇARA FEITOSA. Mudei meu voto no dia pra não deixar o infeliz do Azedo ganhar e agora parece que foi pior. Pois esse 10governo só tem 30 dias e fazendo um monte de merdas. Seus 10preparados.

  22. Caro Consciente, o Sindicato AGIL ou AGIU? Parece-me que quem AGIU foi o PCdoB, pois o Sindicato apenas AGIL. Com tanta “AJILIDADE” os servidores estão completamente vendidos, à prazo, é claro.

  23. Sinceramente, o único Sindicato que teve postura decente foi o dos professores, pois não aceitou esse desrespeito de parcelamento. Os outros estsão todos amedrontados ou vendidos. Nós servidores ganhamos muito pouco e teremos que receber parcelado em 6 vezes? Absurdo!

  24. Grande promoção salarial na Prefeitura Municipal de Itabuna pagamos em 16 vezes sem juros e sem entrada.
    Promoção valida somente para os funcionários.Prefeito e vice o pagamento é a vista kkkkkkkkkk.
    Vane 10.

  25. sim estou indignado com essa situação como foi dito anteriormente ,coelba,emasa e outras contas vão aceitar isso? palhaçada,e o salário do professor como fica?????? uma vergonha tudo issoooo.

  26. SERÁ QUE EU ENTENDI ERRADO? NÓS ASSALARIADOS RECEBEREMOS INTEGRAL EM FEVEREIRO, OQ SERÁ DIVIDIDO EM SEIS? POIS OS PROFESSORES NÃO ACEITARAM A PROPOSTA! OBRIGADO SINDISERV

  27. Esse cidadão consciente não sabe que o salário pode ser pago até o 5 dia útil, mas não entra nas contas públicas no 5 dia útil? O salário ficou para a data legal, mas a verba para pagar saiu ilegalmente dos cofres públicos junto com o ex gestor corrupto, que deve estar de férias e os apaixonados e ignorantes pedindo para que ele seja esquecido. Não dá para esquecer que estamos sem salário graças a Azevedo. Todos nós e Vane estamos ferrados graças a ele e ainda há quem defenda o cara!!!

  28. O sindicato é pé de chinelo, não sabe negociar e não sabe manter uma greve…aliás as greves deflagradas sempre terminam diante da primeira esmola oferecida pelo governo…sindicato de quinta categoria! (eu estava presente no movimento, votei contra o parcelamento em seis vezes, mas fazer o quê a maioria venceu, induzida pelo sindicato [que é pé de chinelo, e TENHO DITO!])

  29. Absurdo! absurdo! Trabalhadores honestos pagando o preço da MUDANÇA ! Que mudança é essa?? eu tô estarrecido ,me sinto na” casa dos horrores”!
    Paga logo os trabalhadores, Sr. Prefeito,Vossa Excelência não tem piedade? estamos sofrendo muito,dá para entender? Quem tem família está desesperado…contas em atraso,cartões vencidos,sem falar na vergonha de credores à porta de casa…Meus Deus,o que está havendo?Chega de tanto sofrimento!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *