Tempo de leitura: < 1 minuto

Contrariando a lei, anúncio convoca "negro bonito"
Contrariando a lei, anúncio convoca “negro bonito” para o carnaval (Reprodução Bahia Todo Dia)

Engana-se quem pensa que o apartheid começa no aperto entre bloco e camarote. A política de exclusão do carnaval de Salvador vai além das declarações de Ricardo Chaves e Sarajane que reclamam por não estarem mais tão presentes na festa.
Na tarde desta quinta (31), a exatamente seis dias da Folia de Momo, as redes sociais serviram de palco para uma prévia do que acontece no circuito: a exclusão do negro. Vagas de trabalho são oferecidas para “Menino: Loiro/Moreno/ Negro BONITO/”.
A postagem já roda o facebook, onde se procura o “menino”, dentro dos perfis citados, para trabalhar 4h por dia, dois dias no circuito. No texto é dito que os interessados devem mandar e-mail para castnorrau@gmail.com.
Na esteira da Constituição Federal de 1988, que consagrou inúmeros preceitos destinados a assegurar o direito ao tratamento igualitário e a reprimir qualquer forma de discriminação, a Lei nº 9.799, de 26 de maio de 1999, estabelece ser vedado publicar ou fazer publicar anúncio de emprego, no qual haja referência ao sexo, à idade, à cor ou situação familiar, salvo quando a natureza da atividade a ser exercida, pública e notoriamente, assim o exigir
Leia mais no Bahia Todo Dia

0 resposta

  1. Será que o que o anúncio (mal escrito) não quer dizer é: Loiro BONITO OU Moreno BONITO OU Negro BONITO? Que sentido faz pra ele querer contratar um negro bonito e um loiro feio?
    Para o que ele deve querer, provavelmente o que quer é ALGUÉM bonito.

  2. È por isso que o prefeito de Aracaju disse que bahiano e CEGO, um estado onde a maioria e negro e colocarem um anuncio desses.
    Loiro BONITO OU Moreno BONITO OU Negro BONITO?
    A vaga e para goratos de Programa?

  3. Acredito firmemente que não existem diferenças entre seres humanos baseados na sua cor, ou raça… existe sim, diferença de caráter, personalidade, características outras, que não as estéticas, que definem uma pessoa. Sou contra o preconceito, mas estou cansada dessas notícias que tentam criar factóides!! Está claro na minha opinião, a solicitação do anúncio… Vamos alterar o texto para o “politicamente correto”? É só colocar Loiro/Moreno/Negro no final da frase… PRONTO!
    Procura-se menino: BONITO, perfil malhado manequim 40,Loiro/Moreno/Negro, com experiência. A falta da bendita “vírgula” que transforma o “Não, espere!” em “Não espere!”
    Da Redação: Lu, houve, de fato, erro em dar maior destaque ao “negro bonito”. Mas o essencial não é isto. É o flagrante desrespeito constitucional, como cita o texto do Bahia Toda Hora, reproduzido pelo Pimenta.

  4. Uma das centenas música do rei Roberto Carlos,uma fala que: “Um
    cara feio,que calça 45 é o numero do seu sapato e mil garotas quer namorar com o cara,o cara é careca,o nariz parece um pimentão e o cara é comprido parece um toco em pé”.Olhe da pra
    perceber que até o rei têm ciume do cara. Eu pensei que ficava bem com o Luciano Hulk,o marido da Angelica,ambos globais.
    Vinícios de Moraes disse que: “Que me perdoem as feias,mas beleza é fundamental”.
    Gilberto Freire,trata do assunto no seu clássico, Casa Grande e Senzala,todavia não é por beleza do negro,mas pelo tamanho do dote do negro,muitas senhora do engenho escolhia o negro para luxuria,agora os senhores de engenho,escolhia a negra para luxuria pela beleza.
    Aqui em Salvador,muitas gringas prefere o negro para luxuria,bem como os gringos prefere a negra.
    Olhe questão de gosto não devemos discuti,se alguém quer Louiro
    bonito,branco bonito,sarará bonito,galego bonito,negro bonito,amarelo bonito.escuro ou pardo bonito.Minha vó sempre dizia que existira sempre um sapato para um pé.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *