Tempo de leitura: 2 minutos

Manu BerbertManuela Berbert | manuelaberbert@yahoo.com.br
 

Observador, escritor, se tivesse vivido no Rio de Janeiro na época da Bossa Nova, teria sido amigo de Tom e de Vinícius. Teria cantado todas as mulheres famosas, tomado inúmeras cervejas nos calçadões da Cidade Maravilhosa e deixado seu nome na história nacional.

 
Eduardo Anunciação, soldado raso do jornalismo, mestre das artes da política regional, respeitado nesta cidade-cacau, era minha primeira leitura do dia, com muito respeito e admiração. Nos próximos parágrafos, com binóculos, sem binóculos, com óculos, sem óculos, com o coração apertado, o meu adeus.
Eduardo Anunciação foi, com toda a certeza, a coluna diária mais lida do sul da Bahia, representante inigualável da real figura do profissional de jornalismo do seu tempo e dos meus sonhos. Deixou um legado de uma rotina de estudos invejada, biblioteca invejável, diários interessantíssimos, livros, revistas e periódicos de todos os tempos, relíquias. Amigo, amável, pai dedicado, apaixonado. O meu primeiro ídolo e a minha primeira decepção na área. A saber.
Eduardo Anunciação traçava no Jornal Diário Bahia, diariamente, o perfil pessoal e profissional de personalidades regionais, políticos, poderosos. Escreveu a biografia de gente que faz a história daqui, opinou com certezas e achismos, relatou fatos, citou meu nome e estampou minha foto num jornal pela primeira vez. Acompanhava e colecionava suas anunciações, mas não concordava sempre. Ele sabia disso.
Eduardo Anunciação, em julho de 2009, escreveu que Nero foi um jovem imperador que tocou fogo em Roma, que Fernando Collor de Mello, Fernando José (Salvador), Celso Pita (São Paulo) e Valderico Reis (Ilhéus) haviam se elegido com o discurso da renovação e se transformado, em pouco tempo, em arrependimento da população. Desfez do jovem, esquecendo que na década de 60 havia sido o vereador mais novo da história do Brasil. Questionei e ele me ligou: “Escreva sua opinião mesmo, tio! A maioria não tem essa coragem!”
Eduardo Anunciação, pai da minha amiga Eduarda, apaixonado por Tia Selma e encantado por fêmeas, sabia escrever com maestria, citar com conhecimento, impressionar com as palavras. Observador, escritor, se tivesse vivido no Rio de Janeiro na época da Bossa Nova, teria sido amigo de Tom e de Vinícius. Teria cantado todas as mulheres famosas, tomado inúmeras cervejas nos calçadões da Cidade Maravilhosa e deixado seu nome na história nacional. Embora fosse apaixonado por política, repetia uma das frases mais verdadeiras e poéticas que já escutei, mas que não tenho certeza se era de sua autoria: “um homem apaixonado é um homem doente!”.
Eduardo Anunciação, estudioso, habitué de máquinas Olivetti, lembrai-vos. Quando o tambor do Bloco Casados I…Responsáveis ecoou o último adeus no Cemitério Campo Santo, abafou a poesia, articulação e escrita de um jornalista que deixa uma lacuna irreparável e insubstituível para todos nós. Porque é final de semana, classificado por ele como dias de cervejinha gelada, amor e saudades.
Manuela Berbert é jornalista e colunista do Diário Bahia.

0 resposta

  1. Caros Pimenta e Manuela Berbet
    Recebo surpreso a notícia, eis que não sabia que êle estava enfêrmo.
    Éramos amigos de infância com Jaldo e Orlando, jogando bola na rua rui barbosa, dona Olimpia vigiando.
    O Duda era um ser irreverente ! inteligente, perspicaz, farejador e…ireverente.
    não importa qual seria a sua melhor performance. Sabemos que ele auscultava vampiros e sacava uma verdade do nada, apenas pelo seu faro.
    Sim, Manuela Berbet, certa vez, entre meia duzia de cervejas êle me disse : Carlito ( meu apelido ) há 3 coisas que nunca mais voltam… a seta disparada, a palavra proferida e o tempo perdido ! ( coisa de YANG SEN um imperador chines mais de 1000 anos antes de Cristo. Disse isso com referencia a estarmos entrando aos 40 anos…
    O amigo Eduardo Anunciação era polêmico, mas sempre teve consigo uma verdade : era leal com os amigos.
    Duda…lembro da última vez que conversamos, quando voce dizia que a solidão é dor sem resposta. Não imagino de onde ele tirou isso, mas é verdade sim.
    Meu caro amigo…onde estás agora, não sabemos se nos ouve ou se nos lê…ma saiba amigo sempre deixa saudade !
    Abraço para o Pimenta, Manuela e Eduarda !

  2. Já disse , em algum lugar aonde o Fabinho informou sobre o local aonde estaria o corpo e repito da minha admiração por Eduardo a quem não via ha bastante tempo , pelo fato de eu morar em Salvador . Disse também , que foi uma perda HISTÓRICA e concordei com êle ao dizer que ” merece as homenagens de todos os Itabunenses ” e completei dizendo que as minhas , também , porque embora não seja filho da terra , ha muito tempo me considerei adotado , pelas amizades feitas aí , inclusive a do ( com letras maiúsculas ) CIDADÃO EDUARDO ANUNCIAÇÃO .O artigo , diz muito bem quem êle era , faltou apenas comentar sobre a sua simplicidade , o que completa , o seu valor ! Deocleciano Barretto

  3. Até a chuva veio contemplar o espírito de Eduardo da Anunciação no Campo Santo! Não foi um sepultamento,foi uma celebração e faltou o Clube dos Poetas,uma pena que Eduardo é um Jornalista.
    À noite de sexta feira,recebi um telefonema de Vanusa,do Jornal
    Bahia,a mesma me informa do falecimento de Eduardo da Anunciação,Eu disse que acabei de ler no pimenta na muqueca,mas agradeço pelo telefonema, o que me deixou lisonjeado.
    Eduardo Anunciação,sua forma linguística é única e seu lado boêmio,uma vez que se trata de final de semana,cerveja,amor e saudades e,Vinícius de Moraes,cuja forma linguística e boêmia,em parte se encaixa muito bem de Eduardo da Anunciação,certamente que se ambos fossem de uma época seriam parceiros. Tônia Carreiro se arrepende até hoje de não ter namorado Vinícius de Moraes.
    Eu tenho o abito de iniciar a leitura do jornal,do final para o
    inicio,todavia,devido a ansiedade de saber o que se passava no
    mundo da coluna de Eduardo da Anunciação,politica,gente e poder
    do Jornal Bahia,iniciava a leitura pelo o inicio do Jornal.
    Mesmo a chuva caindo entre as 11:00 e 12:00 Hs,não impediu as celebrações,entre as quais,Eduardinha,filha do Mago do Jornalismo,Eduardo da Anunciação. A mesma não prestou um depoimento e nem foi uma oratória,foi uma declaração de amor!
    Que sirva como exemplo universal.
    O Blog,do Gusmão,fez um depoimento muito sincero,emocionou.
    O leitor não precisa conhecer o autor para se apaixonar,foi o que aconteceu comigo e com centenas e milhares de leitores que
    aprenderam a amar o criador dos textos e artigos da coluna:Política,Gente e Poder, de priscas eras do Jornal Diário
    do Sul.
    O SGT-PM,Viturino,policial aposentado,que exerceu seu ofício de
    Patrulheiro Rodoviário,um ser humano extraordinário muito querido pela nossa sociedade de Itabuna,não discusou,mas estava
    com sua coroa de flores na cabeça e com o tambor nas mãos prestando honra a um dos fundadores do Bloco Casados I…Responsáveis de Itabuna,bloco este de muito valor e tradição da nossa sociedade,fundado em 1969.
    O Historiador não morre,contudo, quem faz a história é muito mais importante do que quem escreve a história e você contribuíra deixando um valioso legado histórico para outras gerações. Outrossim, você vive!

  4. Parabens por essa inspiração Manuela,muito linda e justa homenagem ao nosso GENERAL do jurnalismo do PLANETA CACAU.
    Vida que segue e o jornalismo grapiuna continua de dar gosto com essa renovação que mantem a chama acesa.
    Você Manuela é uma dessas centelhas que deixa quem é dai orgulhoso.
    Parabens !!!!!

  5. Belo texto, belas homenagens.
    Pena que a partir de agora, EDUARDO ANUNCIAÇÃO fará parte do rol dos ESQUECIDOS. Itabuna infelizmente é assim: Cidade sem memória!
    DE BINÓCULO, SEM BINÓCULO, essa cidade não costuma olhar pelo RETROVISOR.

  6. SÁBIO LEITOR MARIO TITO DISSE QUASE TUDO. ESQUECEU-SE APENAS DE COMENTAR A INIGUALÁVEL DOÇURA E BELEZA DESSA JORNALISTA QUE DESPONTA COMO FINA FLOR DOS QUE SE ORGULHAM DE SER GRAPIÚNA;

  7. À Família Itabunense !!
    É com muito pesar que acompanho daqui de São Paulo, (onde Trabalho e Estudo), a perda irreparável da lenda do Jornalista sul baiano.Nosso querido Eduardo Anunciação.
    Descanse em paz meu irmão.
    José Roque Santos
    Ex-Diretor do Funasc-Ba

  8. Que os anjos do céu anunciem com cornetas numa bela melodia, a sua majestosa entrada no mundo de Deus.
    Abraço eterno.
    Dorcas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *