Tempo de leitura: 2 minutos

WENCESLAU1Wenceslau Júnior | wenceslauvereador@gmail.com

A Comissão está trabalhando incessantemente para encontrar a solução mais adequada para garantir a imediata instalação da universidade na cidade.

Na condição de membro da Comissão criada pelo prefeito para acompanhar o processo de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufsba), vale a pena esclarecer:
A) Que o município não dispõe de área própria que atenda às exigências elencadas pela Comissão de Implantação;
B) Que a área oferecida pela gestão anterior é particular, não existindo qualquer contrato que assegure ao município alguma garantia;
C) Que em conjunto com a comissão de implantação da UFSBA, estamos avaliando tecnicamente a melhor opção de área para em seguida efetuarmos a compra ou desapropriação;
D) essas medidas estão sendo mantidas em sigilo para evitar especulação imobiliária no entorno da área escolhida.
Na verdade, o que mais tem nos angustiado é a definição de um espaço adequado para abrigar imediatamente o funcionamento do Colégio Universitário de Itabuna e a Instalação do Instituto e da sede da Reitoria, pois esses espaços é que são fundamentais, juntamente com a celeridade na aprovação do Projeto de Lei que Cria a UFSBA assegurando o seu pleno funcionamento já em 2014.
Quanto às decisões de prédios para instalação do Colégio Universitário, do Instituto e da Sede da Reitoria, bem como em relação à definição da área para construção do Campus, a comissão de implantação, juntamente com o prefeito da nossa cidade, definiram o mês de março como prazo razoável para tal definição.
A Comissão está trabalhando incessantemente para encontrar a solução mais adequada para garantir a imediata instalação da universidade na cidade. Não poderia ser diferente tal empenho, até porque, eu e o prefeito Vane, na condição de vereadores, juntamente com nossos pares e outros atores, participamos intensamente da luta em defesa da Universidade Federal do Sul da Bahia.
Entendo que a decisão de instalar a Universidade aqui é a maior conquista do centenário de Itabuna, pois esse equipamento, juntamente com a Uesc, Ifba, Ceplac e outros órgãos aqui instalados, possibilitará a formação da massa crítica necessária para formular políticas de desenvolvimento econômico com inclusão social, respeito ao meio ambiente, focado no desenvolvimento tecnológico e na inovação necessários à consolidação de uma mudança de paradigma que supere de uma vez o modelo econômico de exportação de commodities, aproveitando a instalação dos equipamentos de infraestrutura e logística em curso na região dando um salto na diversificação econômica com foco em tecnologia.
Daí a determinação do prefeito Vane para que a equipe não poupe esforços e no prazo combinado com a comissão, nosso município possa cumprir com a parte que lhe cabe.
Wenceslau Júnior é vice-prefeito de Itabuna, advogado e professor da Uesb.

0 resposta

  1. É isso aí Wenceslau. Em um início de governo tumultuado, alguma notícia de trabalho sério faz bem para o itabunense ouvir. Parabéns pelo empenho.

  2. Quanto ao Colégio Universitário, o Itabunão dispõe de área não utilizada, e muito grande (na parte de trás, pois o muro avança muito, depois daquela área, onde fica um monte de tralha, de tranqueira, velha, …!!!
    Eu lembro que no estádio, lá em Ilhéus, funcionou, não sei se continua funcionando, um Colégio, …!!!
    Quando construírem o Fórum Novo (a previsão inicial era de 18 meses), sobrará o prédio do Fórum atual, que poderia abrigar um Colégio, uma Secretaria, ou coisa que o valha, …!!!
    De quem é o prédio onde hoje funciona a FTC, que já foi a Prefeitura, …?!?!?!
    E o galpão onde funcionou a Kildare, …?!?!?!
    E a área, abandonada, onde funcionou o Hospital Maria Goretti, …?!?!?!
    E a construção, abandonada, onde deveria ser o Teatro e o Centro de Convenções, …?!?!?!
    E a área onde funcionou o aeroporto, …?!?!?!

  3. parabéns vice prefeito, você que é um homem estudado sabe muito bem o valor do conhecimento, os eleitores agradece por essa obra em Itabuna. vamos pedir a Deus que dê tudo certo. o coração do homem faz planos mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor, Deus te ilumine.

  4. Parabéns ao vice-prefeito em vir a publico nos relatar a como andas a instalação da Ufesba.
    Espero que a área escolhida leve em conta a expansão urbana que a cidade virá a ter ao redor do campus e não acho que a região de Ferradas e saída para Buerarema sejam as melhores opções, tão pouco a Ceplac como muitos ( a maioria Ilheenses ) especulam.
    Seria muito bom que fosse na saída da cidade sentido Itajuípe, pois ali com certeza seria uma zona de crescimento da cidade tanto do lado esquerdo quanto do direito da rodovia Br 101, facilitando o surgimento de novos bairros e expansão urbana ordenada, diferente da Ceplac, que está em território ilhense, que travaria o crescimento de Itabuna, assim como em Ferradas que teria uma lado obstruído pelo Rio Cachoeira.
    Precisamos fazer desta Universidade um novo ponto de crescimento de nossa cidade e desta vez planejada.

  5. Precisamos acompanhar de perto o avançar do projeto de criação da UFESBA, assim como a escolha do local. Precisamos lembrar que o local deve atender os interesses não só de Itabuna, mais de toda comunidade regional. A acesso a universidade pública se dá também pela sua localização. O ideal seria se ela fosse instalada próxima a BR 101 e a 415.
    Acho importante os esclerecimentos de Wencelau, é obrigação de quem é agente público e não favor. Infelizmente a classe política ainda acha que criticar é “falar mal dele, da pessoa” e prestar contas “é se expor”.

  6. Estamos de olho. Vamos fiscalizar diuturnamente para que um grupinho não se beneficie. Pois, não acreditamos em sigilo. Pois vimos como estavam e estão sendo as nomeações, sob sigilo.

  7. Parabéns a Wenceslau por está enpenhado em instalar de vez por todas a Universidade Federal em Itabuna,pois foi a mesma que tanto lutou a décadas por essa conquista.

  8. Ponha outra foto desse rapaz. Digo do vice-prefeito. Que foto horrorosa. Parece que ele está ameaçando todo mundo de Itabuna. O Enver Hoxa, nunca postou uma foto tão esquisita! Que cara feia, a dele. Se liga! O mundo é a liberdade, a fraternidade e justiça. As enrolações política, nunca virão, não triunfarão!

  9. As últimas informações divulgadas na imprensa a respeito da implantação da UF, deixa claro que dentro do Munícipio de Itabuna não existe área apropiada para o empreendimento.
    Em seis meses não conseguiram encontrar ainda um local dentro de Itabuna, é uma demonstração clara de que essa área “ideal” não será encontrada.

  10. Pq Wenceslau não aproveita a oportunidade e explica tanta confusão no Governo atual. Inclusive nomeações de azevedistas para seu gabinete. Esse vice é uma farsa!!!

  11. Li sugestões de locais muito interessante, como o antigo aeroporto, o antigo hopital Maria Goretti, para instalação provisória sim, enquanto providência uma local definitivo…………..

  12. Parabéns para a comissão, que formada para ajudar no processo de instalação da Universidade do sul da Bahia, dá sinais de que estão trabalhando. espero que não sejam “tolos” como a grande maioria de itabunenses que por desejo e vaidade, só tem universidade se for em solo Itabunense, nem idiotas como os Ilheenses,que té hoje não foram capazes de sentarem juntos Ilhéus/Itabuna, para definirem de uma vez, o que é realmente interessante para o desenvolvimento regional estabelecendo então a região metroolitana. Por fim, espero que esse grupo seja realmente inteligente, deixando de lado as vaidades pessoais e politícas, e resova isso de uma vez. Alguémdo Palacio do Panalto está analisando uma imensa área existente próximo a itabuna, com infraestrutura pronta ociosa, que governo irá desembolsar poucos recursos para adapta-la ao modelo da Univeridade.

  13. Prefiro ficar com a proposta do superintendente da Ceplac, Juvenal Maynart – Estação Joaquim Bahiana que fica entre Itabuna/Itajuípe com 110 hectares pertence a União e estar subutilizada. Detalhe fácil acesso para quase todos municípios da região cacaueira. Desta forma, dispensava investimento de dinheiro público em uma área particular.

  14. Todos os políticos e pessoas da área da educação se pronunciam sobre este tema,só não vejo a Diretora da DIREC 7 Srª Rita Dantas se pronunciar. Gostariamos de saber a opinião dela sobre a UFSBA.
    A gestora não tem opinião?
    Essa região está carente com relação aos avanços na educação.
    Na minha opinião Geraldo fez uma péssima escoolha para a DIREC 7.

  15. “Quem não se lembra de um fato corriqueiro na nossa infância de menino, quando um garoto era ruim de bola, comprava uma e, a partir daí, a escalação do time começa sempre assim: – EU, fulano e…”
    Basta ler com atenção as declarações do “vice-prefeito” Wenceslau Júnior, para que se perceba, que nem mesmo nas entrelinhas ele cita o “governo do prefeito Vane” como mentor das ações pró instalação da UFESBA. Em contrário; tal e qual o “menino dono da bola” Wenceslau destaca a sua participação à frente da tal comissão.

  16. Desde que seja dentro de Itabuna..pode ate ser no Pau do Urubu!!!
    Itabuna tem área sim..o que não tem é área publica ou seja área que a detentora seja a Prefeitura.. Deixem os ilheenses sonharem com a Ceplac.
    A Ceplac ja vai receber o Aeroporto internacional..
    Se a proposta do Cor. Santana passasse na ALBA certamente este impasse ja estaria resolvido..

  17. A Ufsba virá, sim! Depois da duplicação da rodovia da morte Itabuna/Ilhéus; depois da nova ponte Ilhéus/Pontal; depois do novo porto sul; depois da nova ferroria oeste/leste; depois do novo aeroporto.
    O problema é que todas as obras citadas foram (e continuam sendo) apenas ANUNCIADAS. Todas elas serão INICIADAS no ano 2050. Depois delas, virá a nova Universidade…
    Triste Brasil e triste Bahia, sob o comando da incompetência e da mentira!!!

  18. Tem uma excelente área que não está sendo útil para nada.Essa área é a do DNIT, antigo DNER,que está cheia de mato,bicho,mosquito da dengue, muros condenados, não serve para nada.Fica a dica!E bem próximo da prefeitura.

  19. Leio todos os jornais e blogs de nossa cidade e região, diariamente……
    Eu fico triste e até lamentando por esse povo de Itabuna: jornaleiro, blogueiro, radialistas, interesseiro … que não enxergaram ainda que VANE/WENCESLAU foi e é, uma grande necessidade para a nossa cidade! Parece um povo sem “um pingo” de noção da realidade e sem noção “dos valores”! Vocês, nós todos deviam(mos) era estar torcendo e auxiliando esses dois cidadãos a tirar a cidade do buraco, independente dos eleitores, partidos ou coligações que os elegeram .
    Vejam senhores! O PT não tinha (não teve) um candidato à altura na competividade com o governo que aí estava; (alcançou só 17% do eleitorado), portanto, ficou “de fora” do páreo na disputa pelo pódium. Por outro lado, o governo de Azevedo, nãopodia continuar, mesmo; seria o fim! Basta analisar os primeiros relatórios de desvios que estava deixando a cidade, no marasmo!
    Vocês sabem, em um mês, quanto era gasto só de gasolina e quanto foi usado no novo governo? A diferença é alarmante! 280 mil Azevedo x 67 mil Vane. 213.000 só de diferença num só produto!!! Gente, quem era que lucrava com essa diferença? Fala sério, vocês queriam isso mesmo, para a sua cidade? Estão com saudade?
    Vocês sabem quanto foi a economia, NO PAPEL? Mais de 70%!!! E na Água, a mesma coisa! Algumas dezenas de “magnatas”, espertalhões de nossa cidade levava essa diferença, “de mão beijada” (por mês!!!! e nalguns produtos) e a cidade, se afundando, a cada dia!!!
    Vocês sabem quantos milhões foram gastos na Cinquentenário? Quantos Milhões no Canal Lava Pés (digo: “lava mãos”, ou “lava bolso”). Quantos Milhões, da “Minha Casa, Minha Tulha”? Quantos Milhões da Saúde? E vocês já estão com saudade de Azevedo, só pelo fato do governo Vane não estar “fazendo o que era feito”?
    Gente, ponha a mão na consciência! Ao menos que vocês estejam querendo Pedro Eliodório (1,5%), como prefeito!
    ESSE GOVERNO denominado de “VANE” (que podia ter outro nome – agora é este ! ), é uma grande necessidade para Itabuna. Saibam todos, isso! Precisamos deixar “as questões pequenas” e interesses pessoais de lado e pensemos NO TODO, NA CIDADE. (Um pequeno grupo levava grande vantagem nas finanças do erário!)
    Se a justiça não pode e nem vai fazer nada com quem lesou os cofres públicos, quão nada, nós, eleitores, pessoas de CONSCIÊNCIA, esqueçamos esse passado nebuloso que sujou a nossa cidade e vamos pensar num novo jeito de governar, sem querer lavar vantagem de ninguém. Aí o radialista vai ganhar do proprietário da emissora; o blogueiro vai ter que arranjar outro meio de ganhar o seu dinheiro (sem extorquir dos cofres públicos: “se não me pagar, (arrumar um dinheirim prá mim, eu malho”); o religioso vai ganhar da sua “paróquia”, o vereador tem que se contentar com o salário que ganha, (que não é tão baixo), entre outros….; e assim, vai sobar recursos para asfaltar as ruas, para cuidar dos hospitais e da saúde das pessoas, etc… VANE PRECISA E VAI ACERTAR. Vamos ajudar e não confundir, atrapalhar, jogá-lo contra a opinião pública, como fazem alguns órgãos de comunicação.
    Vê se a gente faz, uma política diferente: sem propina! Pode ser difícil, mas, quão nada, comecemos e amanhã a cidade será outra para os seus filhos e nossos netos. Que tal?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *