Tempo de leitura: < 1 minuto

médicoDa Agência Brasil
O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulga nesta segunda-feira, 18, novos dados sobre o perfil e a distribuição de médicos no Brasil. De acordo com a instituição, a pesquisa demonstra que o país é marcado pela desigualdade no que se refere ao acesso à assistência médica.
Segundo o estudo, fatores como a ausência de políticas públicas nas áreas de ensino e trabalho e os baixos investimentos têm contribuído para que profissionais de saúde permaneçam mal distribuídos pelo território nacional e com baixa adesão ao Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo em áreas de difícil provimento.
A pesquisa Demografia Médica no Brasil: Cenários e Indicadores de Distribuição foi desenvolvida em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e traz dados sobre a migração de médicos pelo país, a presença de profissionais no SUS e a distribuição de médicos formados no exterior.
Leia mais

0 resposta

  1. O país precisa de infesitmento na área de ensino e tecnologia!
    Pela mídia a sociedade Brasileira ver nos quatro canto do Brasil que muito instrumento que deveria esta sendo usado para salvar vidas,estão parado e enferrujando nos deposito dos hospitais públicos devido a falta de conhecimento tecnológico para serem usados,bem como assistimos pela mídia que temos profissionais qualificado,porem,não temos instrumentos tecnológico pra tal procedimento. Exemplo: Luiz Augusto Silva,um bebe de 1 aninho e 7 messes,engoliu um zíper e foi obrigado a viajar para Salvador pra fazer o procedimento,fato
    este,alardeado pela mídia no dia 7 de fevereiro de 2013.
    A sociedade sabe que aqui em Itabuna têm profissionais da área
    de saúde tope de linha,o que nos falta é a tecnologia de ponta
    na área de saúde pública para tal procedimento específico deste
    lindo bebe.
    Um profissional de medicina formado no Brasil,o saber é universal,portanto,cabe o gestor público e,principalmente,o gestor da união em investi nos conhecimentos do domínio tecnológico e científico nesta área que é essencial a vida e
    preservação da humanidade.
    Há mais ou menos duas décadas,uma amigo meu se formou em medicina na Bahia,sua família toda muito querida,este médico
    exercera o ofício na nossa região,o mesmo observara que as pessoas mas abastardas em nossa sociedade preferiam os médicos
    de Salvador,são paulo em detrimento aos profissionais da região.
    Entretanto,este amigo meu se mudou para São Paulo e foi exercer
    seu oficio no Hospital das Clinicas de São Paulo e outros hospitais tope de linha de S.Paulo e atendia muitos pacientes
    abastados da nossa região.
    Entretanto,o que falta não é profissionais tope de linha,o que falta é investimento na ciência nos domínio da tecnologia de pota, isto com raríssima exceções em alguns Hospitais Público no Brasil.

  2. Hoje os medicos querem os grandes centros apenas por dinheiro.
    a saude pulblica não é boa, mais já foi pior. classe média brasileira hoje, boa parte tem plano de saude e muitos já pagam consulta particular, e medico que só gosta de dinheiro (com raras exceção)vai fazer de tudo para inviabilizar sus a bem das suas clinicas.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *