Tempo de leitura: < 1 minuto

Renata Giraldi | Agência Brasil

Fumaça preta no primeiro dia de conclave.
Fumaça preta no primeiro dia de conclave.

O primeiro dia de votações hoje (12) do conclave, que elegerá o sucessor do papa Bento XVI, acabou sem consenso. A fumaça escura, indicando a ausência de decisão, foi vista pela chaminé da Capela Sistina por volta das 19h40h (15h40 de Brasília). O cálculo dos vaticanistas é que o conclave dure, no mínimo, três dias e, no máximo, 11.
A previsão é que amanhã (13) ocorram votações pela manhã e pela tarde. A expectativa é que por volta do meio-dia seja vista uma fumaça branca, no caso de eleito o papa, e escura, se as divergências se mantiverem. Uma segunda fumaça deverá ser emitida pela chaminé no começo da noite indicando a decisão do conclave.

3 respostas

  1. Fumaça preta indica que os caras fumaram umzinho, ficaram muito doido e decidiram deixar pra depois a eleição do próximo farsante.
    Com já diz o ditado: quem puxa fumo, perde o rumo.

  2. Zelão, diz: – Temo que o Papa seja brasileiro
    Por ser brasileiro e católico(embora não praticante), gostaria de que fosse leito um Papa brasileiro. No entanto, temo que se isso acontecer, o ex-presidente Lula que já se comparou a Cristo e mais recentemente a Abrão Lincon, ouse utilizar no palanque do PT na campanha de 2014, o argumento de que o “Papa Brasileiro” foi eleito graças ao seu prestígio mundial. E mais: – Na “santa” humildade, revele que o cargo era seu por méritos, mas que tenha preferido transferí-lo ao cardeal brasileiro, eleito.

  3. Em Sampa é Conclave todo dia.
    Quem puxa fumo as vezes perde o rumo e as vezes senta e escreve uns livrinhos:
    Raízes do Brasil- 1936, Cobra de Vidro- 1944, Monções- 1945.
    Expansão Paulista em Fins do Século XVI e Princípio do Século XVII- 1948, Caminhos e Fronteiras- 1957,Visão do Paraíso. Os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil-1959.
    Do Império à República-1972. (História Geral da Civilização Brasileira, Tomo II, vol. 5 entre outros muitos.
    Pode também virar presidente da maior potencial mundial, Governador de um famoso estado yankee ou Senador do partido da Little Star. Depende do maconheiro, não é o cachimbo que faz o homem. E tem muita boca torta que já nasceu assim mesmo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *