WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


alba










março 2013
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

editorias





itao






DILMA ROUSSEFF PROMULGA LEI DOS ROYALTIES

amorim charge royaltiesA presidente Dilma Rousseff promulgou na noite de ontem, 14, a nova lei que trata da distribuição dos royalties do petróleo, após o Congresso Nacional ter derrubado os vetos da presidente à parte do texto original. A íntegra da nova lei foi publicada na edição de hoje, 15, do Diário Oficial da União (confira aqui).

Pela lei, a União tem sua fatia nos royalties reduzida de 30% para 20%. Os estados produtores terão redução de 26,25% para 20%. Os municípios confrontantes (que fazem divisa com os produtores) sofrerão a seguinte redução: de 26,25% passam para 17% e chegam a 4% em 2020.

Os municípios afetados pela exploração de petróleo também sofrerão cortes: de 8,75% para 2%. Em contrapartida, o percentual a ser recebido pelos estados e municípios não produtores saltará de 8,75% para 40%.

A proposta recebeu então 142 vetos da presidenta Dilma Rousseff. Os vetos desagradaram os parlamentares dos estados não produtores de petróleo. Os parlamentares do Rio de Janeiro e do Espírito Santo entraram com mandados de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF), na semana passada, para reverter a derrubada dos vetos. Os estados produtores também reagiram e anunciaram entrar com ações diretas de inconstitucionalidade (Adin) no STF assim que a lei fosse promulgada. Informações da Agência do Brasil.

2 respostas para “DILMA ROUSSEFF PROMULGA LEI DOS ROYALTIES”

  • kiko99 says:

    Tenho que reconhecer que a ilegalidade desta lei é flagrante. O STF deverá dar razão a RJ/SP/ES.
    Fico impressionado como a maioria valeu-se de um “rolo compressor” para esmagar o direito inalienável existente nos contratos já assinados.
    Poderia ter sido feita ampla negociação, evitando-se demandas judiciais e ilegalidades. Seria bom para todos os lados. Mas agora quem queria 40% do “queijo”, pode ficar semente com migalhas… “melhor um pombo na mão que dois voando”, diz os mais antigos.
    Mas o congresso brasileiro não tem a cultura de negociação, mas do “rolo compressor” , favorecimentos, trocas espúrias etc.

  • Leandro Barros says:

    Essa foi a pior medida do PT juntamente com as Cotas em todo o seu governo desde 2003…

    Eles precisam estudar para que servem os Royalties…

    Mas esperar que Petista estude é o mesmo que esperar que um evangélico tenha uma imagem de Nossa Senhora em casa!!!!

Deixe seu comentário








WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia