Tempo de leitura: < 1 minuto

Entre ontem e hoje, Itabuna voltou ao noticiário nacional de forma negativa. Desta vez, porque cidadãos que dependem do SUS estão dormindo na fila à espera de senha para autorizações de exames e cirurgias na rede pública e conveniada. A fila da humilhação e da vergonha na Saúde se repete depois de quatro anos (confira recortes abaixo).

E se há alguma diferença entre as duas imagens – além da temporal, é que o ex-prefeito Capitão Azevedo (DEM) quando assumiu em 2009 era governo de continuidade. Claudevane Leite (PRB) assumiu sendo a descontinuidade, a “mudança”, e diz ter encontrado “terra arrasada” no município.

Apesar de toda a repercussão negativa de agora (a imagem estampou portais e sites nacionais como Estadão e Uol), Vane age à semelhança do ex-prefeito Capitão Azevedo. Emudece. Nada diz. Não se cobra muito, mas apenas informar, pelo menos, qual o prazo para que essas filas (as visíveis) acabem e os usuários do SUS possam marcar seus exames e cirurgias sem precisar se expor como agora — e como em 2009.

Vergonha na Saúde Itabuna 4 anos www.pimenta.blog.br

35 respostas

  1. E lamentavel,estarmos vivendo o mesmo Drama.KD o Governo Vane? kd os cururus, com a amizade de Wagner? nossa pobre Itabuna, sofre ha anos de deu em deu.Vergonha meu povo vote em uma Mulher e vamos ver o que vai dar…

  2. DEPOIS SE DIZEM PERSEGUIDOS PELA IMPRENSA, PELOS OPOSITORES…NÃO RESOLVEM QUESTÕES BÁSICAS COMO ESSA. QUE TANTA DIFICULDADE É ESSA PRA FAZER O SISTEMA, A REDE FUNCIONAR?
    ISSO POR QUE NEM ESTAMOS FALANDO DE AUSÊNCIA DE MATERIAIS E PROFISSIONAIS NOS POSTOS…
    LAMENTÁVEL ESSA SITUAÇÃO DA SAÚDE EM ITABUNA.

  3. Vergonha-essa palavra define bem essa repetição de erros.
    Vane peca pela ausência, pela omissão. A sensação é que as pessoas estão a todo tempo esperando uma aitude, uma resposta, uma fala que conforte, que faça algo para resolver os problemas.
    Me lembrei aquele texto tambem postado nesse blog sobre as velhas práticas politicas…essa situação da saúde, anos depois e a mesma história…gestores diferentes? em que?

  4. itabunense pensando…
    Parece que essa gestão vai ser das filas…
    FILA PARA SELEÇÃO PÚBLICA
    FILA DA HUMILHAÇÃO DO PEIXE NA SEMANA SANTA
    FILA DA SAÚDE
    E NEM VEM DEFENDER!
    NAS GESTÕES ANTERIORES TIVERAM O MESMO PROBLEMA, EU SEI. MAS, VANE DISSE QUE ERA A MUDANÇA,O NOVO.
    ESTAMOS VENDO O “NOVO” SE APRESENTANDO.
    CIRCO,QUEM SÃO OS PALHAÇOS?

  5. É UMA PENA QUE VANE NÃO TEM CONTROLE NA SAUDE,SECRETARIO QUE NAO MORA EM NOSSA CIDADE E NÃO TEM COMPROMISSO COM NOSSA CIDADE RUIM POR RUIM SERIA MELHOR EDSON DANTAS É CONHECEDOR DOS PROBLEMAS DE ITABUNA. E SE NÃO FEZ UM BOM TRABALHO FOI POR CULPA DE GERALDO NA EPOCA QUE COLOCOU MARCAO PARA PERSEGUI-LO.

  6. Prefeito você tem um aviso que foi enviado por email que não deu credito e vai se arrepender por não ter lido. Boa Sorte Prefeito!

  7. É MUITA INGENUIDADE OU SERÁ QUE ESTE PREFEITO ANDA SEDADO? GENTE ATÉ QUEM NÃO É POLITICO OBSERVA AS BARBARIDADES DE GESTORES QUE JA FORAM VEREADORES POR 2 E 3 MANDATOS, ISSO É TERRIVEL! PREFEITO COLOCA FORA ESTE SECRETARIO DE NADA E BRUTO, NOMEIA UMA PESSOA DA TERRA FOI ESTE POVO QUE O ELEGEU VEJA OS OUTROS GESTORES FERNANDO AZEVEDO FOI O POVO DA TERRA QUE ELES NOMEARAM PREFEITO ACORDA DEIXA DE SER PAU MANDADO TENHA ATITUDE ESTA SUA POSTURA ESTA FEIO. OU RENUNCIA A POR COISA FOI VOCE FAZER UM ACORDO DESTE COM O PCdoB SE EU TIVESSE CERTEZA ANTES NÃO TERIA VOTADO EM VC. ESTE SECRETARIO SO PRESTA PRA BRIGAR NOS LUGARES QUE PASSA. CRIADOR DE CASO

  8. Que arrependimento e vergonha de ter acreditado em dois vereadores achando que faria um bom trabalho fica dificil para nós evangélicos o nosso nome envolvidos se nós temos que ser exemplo ter compaixão dos menos favorecidos e um homem que elegemos se dizendo homem de DEUS fechando os olhos para os problemas que mais atinge nosso povo a saúde esta um descaso é Lamentável!

  9. Quando a atual gestão lançou candidatura já tinham a noção do que poderiam encontrar, entendo que seja dificil governar com uma herança maldita deixada pelos antecessores, porém isso não pode servir de pretexto para se manter inerte. Quando mais de quarenta mil pessoal resolveram votar no 10 acreditavam (mesmo sendo difícil acreditar em políticos) que Vane e sua equipe poderiam ao menos amenizar certas mazelas de nossa cidade. No entanto passados mais de 100 dias de governos o que vemos na atual gestão é um conformismo de que a coisa ta ruim e é complicado contornar.Por fim, o que digo é que são nas adversidades que os grandes homens se revelam bons. Nesse caso Vane! O que a sua equipe tem demonstrado é a mesma fraqueza de Avezedo, o que para aqueles que acreditavam em mudança isso representa desilusão.

  10. NOMEIA OS FUNCIONARIOS QUE SABEM E ENTENDE DESTA JOSSA E SAI DESTA CONFUSÃO ESTE POVINHO NOVO COMILÃO NAO SABE E NEM ENTENDE DE NADA VALORIZA O SERVIDOR VOCE GANHA MAIS COM ISSO CRIATURA.

  11. É, …!!! Começou cedo, …!!!
    Antigagmente o pessoal deixava para bater em quem estava no poder após uns dois anos de governo, …!!!
    Pelo jeito, o Vane não terá sossego, …!!!
    E parte do pessoal era quem, durante a campanha, não adimitia que ninguém criticasse o então candidato, …!!!
    O que é o tempo, …, e pouco tempo, …!!!

  12. Pedro Silva esqueceu da fila da humilhação e dos descasos com nossas contas que se acumularam em juros: a fila pra receber o salário e 13º de dezembro. A verba já foi liberada. Tão nos fazendo de otário. A próxima eleição vem aí!

  13. Quando o capitão Azevedo era prefeito ouvi muita gente dizer que era culpa do prefeito, incluise a imprensa criticava muito, concordo, tem mesmo que fazer esse papel. Hoje é Vane do 10, da base aliada do governado Wagner, também tem o deputado federa Bispo Marinho. E agora vai dizer que o culpado quem é?

  14. Zelão, diz: – Só Deus pode nos livrar desse mal!
    “A pedido do “pastor” chefe do cerimonial do governo, foi respeitado o prazo dos “100 dias” de trégua, para que o governo mostrasse resultados.”
    Agora é hora de assumir definitivamente o governo, para o qual foram eleitos. Deus já fez a sua parte: – Deu a vocês o “poder” de; em seu santo nome ajudarem ao povo.
    Chega de enganação! Parem de utilizar o “Santo Nome de Deus, em vão!”

  15. “DEZ ANOS DEPOIS, O MESMO CAOS”
    Ucho.Info/a Marca da Notícia
    Saúde pública do Rio está caótica, mas Planalto só intervém no setor quando o prefeito é da oposição
    Dois pesos e duas medidas – Com incontestável vocação para fiscal de praia, pois sua irresponsabilidade não lhe garante qualquer cargo melhor, Eduardo Paes/PMDB ousou ser prefeito do Rio de Janeiro e conseguiu a proeza de ser reeleito. Diz a sabedoria popular que cada povo tem o governante que merece, mas é difícil acreditar que os cariocas encarem com naturalidade o caos que reina na segunda mais importante cidade brasileira.
    O caos que domina a saúde pública do Rio voltou a ser alvo de mais um escândalo. Tatiane de Souza de Araújo, com quarenta semanas de gravidez, acusou a equipe do hospital municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte, de se negar a interná-la e realizar o seu parto. Para ser internada na última sexta-feira (4), Tatiane precisou recorrer à Justiça, que lhe concedeu uma liminar.
    A vergonha em que se transformou a saúde pública no Brasil ultrapassa com largueza os limites do acinte, mas as autoridades competentes não tomam qualquer medida para reverter o quadro que tem levado milhares de brasileiros à morte, enquanto esperam por atendimento médico nas filas dos hospitais.
    Quando o mágico Lula estava presidente, ousando afirmar que a saúde pública no Brasil estava a um passo da perfeição, o governo federal não pensou duas vezes para intervir no sistema de saúde do Rio. Uma operação que só aconteceu porque o prefeito à época era César Maia/DEM, integrante da oposição. O mesmo não se repetirá agora, pois Eduardo Paes lambe as botas de Lula e Dilma.
    http://ucho.info/
    VIRAM SÓ COMO ANDA A SAÚDE NO BRASIL? E OLHEM QUE A RENDA PER CAPTA DOS CARIOCAS É DE R$ 36.000,00 E DOS ITABUNENSES É DE APENAS 14.000,00 JUNTE-SE A ISSO, A INVASÃO DE PACIENTES DE: Ibicaraí, Itapetinga, Buerarema E MUITOS OUTROS MUNICÍPIOS.

  16. No próximo dia 10.04.13 completa 100 dias do governo da mudança. mas pelo visto a prestaçao de contas do gestor Vane vai ser apontar erros e fraudes da gestão anterior, porque o maior feito até agora foi a truculenta proibição de se estacionar motos na Av. Cinqüentenário. Gestãozinha ridícula .

  17. Após meses de mandato…a população de Itabuna enfrenta DIETA ZERO…Baseada em atrasos salarias, para servidores e doses pontuais de ALCOOLISMO por parte da gestão,(SÓ PODE SER!!!)porque não posso acreditar que essas filas, HUMILHANTES ainda possam acontecer em pleno seculo XXI. Isso me envergonha!!!!!!!!!

  18. A BOMBA DA MUDANÇA E DA ESPERANÇA DEU CHABU, EU JÁ PREVIA QUE O 10 VANE IRIA PASSAR O TEMPO TODO CHORANDO EM CIMA DO LEITE DERRAMADO DE AZEVEDO,GOSTARIA DE SABER QUANTAS VEZES O 10GOVERNO VANE E O PREFEITO WENCESLAU PEDIU APURAÇÃO NO DESGOVERNO AZEVEDO, RESPONDO NENHUMA VEZ. 100 DIAS E NADA FOI FEITO A NAO SER CUMPRIR COMPROMISSOS COM SEUS ALIADOS DA CAMPANHA HELENILSO GANHOU O LIXO SEM LICITAÇÃO, A EMPRESA DE CONSTRUÇÃO DE SABE DEUS ONDE GANHOU LICITAÇÃO E ETC.
    100 DIAS NEM O PREFEITO DIZ NADA. E A CÂMARA ESTA CALADA, MUDA PELO ANDAR DA CARRUAGEM SERÁ MAIS UMA OM ISA E CONIVENTE ,VEREADORES AGRACIADOS COM EMPREGOS , MARACUTAIAS PARA FICAREM CALADOS.ISTO É UMA VERGONHA.AINDA BEM QUE 4 ANOS PASSA RÁPIDO
    PREFEITO WENCESLAU ITABUNA PRECISA RENASCER. URGENTE

  19. Eu acredito que o jogo pode virar se ele deixar de ouvir seu asssessor que esta de conversinha e negociando com minha colega Joelma a pedido do nosso amigo ze nilton, e o silas esta ajeitando a vida de todos da ex de azevedo,do companheiro de joelma o guarda municipal e do sargento amiguinho do capitão e tem muito mais, clodovil devolveu ao prefeito dizendo que lá nao é segurança publica e nem é guarda municipal, Prefeito pare de ser orientado por este Homem. O que é do seu interesse ele persegue e nao resolve o que é dele dos conchavos ele resolve analise vc tem varias pendencias a resolver de quem te ajudou e ele nao deu ouvido ésta na espera porque resolver os problemas primeiro desta turma do mal? Estranho né?Abre o olho, o que te prejudica ele fica mensagem pra lá mensagem pra cá prefeito quem traiu Jesus foi quem sentava a mesa com ele para ceiar.

  20. ESTAVA NO SETRAN E LÁ O ASSESSOR SILAS LIGAVA ENCAMINHANDO COM OFICIO A TROPA PARA CLODOVIL O MESMO SE ASSUSTOU E DISSE: AQUI NÃO É SEGURANÇA PUBLICA E NEM GUARDA MUNICIPAL. PORQUE ESTE INTERESSE SILAS COM TANTOS PROBLEMAS QUE O PREFEITO TEM QUE RESOLVER? CUIDADO PREFEITO O TEU POVO TA RETADO E VOCE ENCHENDO A VIUVA DE TRAIRAS

  21. Os dois eram vereadores em Itabuna durante as gestões de Fernando Gomes e Azevedo, não podem desconhecer esses terríveis fatos que acontecem na nossa cidade, nem tampouco falarem que encontraram a prefeitura arrasada. Isso é a mais pura incompetência de um governo que ainda não assumiu a responsabilidade de ser gestor de uma cidade como Itabuna para organizá-la. Vane se não consegue resolver, pede prá sair!!!
    A sociedade Itabunense tem muita culpa, quem vai puxar a fila na avenida para protestar?

  22. Seu Pimenta,
    No dia 10/04/2013 O governo VANE completará 100 DIAS. Segundo especialistas políticos, qualquer governo já pode ter uma avaliação inicial nesse período.
    Quais as ações desse governo da “mudança” ? Chega de lamentações dos erros passado, pois todo mundo sabe que Azevedo foi um vagabundo ladrão.
    Uma cidade do porte de Itabuna tem que ter um prefeito com voz ativa, que comande seus secretários e que cobre dos seus secretários ações. Até o ignorante do Fernando Cuma sabia mandar. Esse governo VANE é da base aliada ESTADUAL E FEDERAL, sem contar o apoio de deputado federal (Marcio Marinho) e esses problemas ainda continuam ?? Então quando será essa “mudança” ?
    2016 ?? Se eles não conseguem resolver um simples problema de internet nos postos de saúde para marcar exames, imagine o resto…
    VEREADORES, ONDE ESTÃO VOCÊS QUE NÃO ESTÃO VENDO TUDO ISSO ????? TEM VEREADOR DE OPOSIÇÃO NESSA JOÇA ???

  23. O povo criticava que quando ia na prefeitura procurar o capitão tinha dificuldade de falar, olha que esse povo era atendido quase na sala do prefeito, e muitas vezes pelo próprio, hoje o comentário geral é que não entra nem na segunda sala, ficar ali na recepção. O prefeito Vane, sumiu!

  24. E o pior de tudo é que ainda existem os incautos, os que acreditam em tudo, defendendo esse 10 governo que está implantado em nossa cidade, o qual alardeou em sua campanha eleitoral, que seria o governo da mudança. E que mudança hein? O Vane e seus secretários quase todos os dias estão nas emissoras de rádio e televisão, dando entrevistas, alardeando que tudo está bem, que a cidade está a mil maravilhas. Também pudera, todos com suas contas bancárias recheadas de dinheiro, como é que não estão bem. O ZÉ POVÃO os ZÉS NINGUÉM PÉ NO CHÃO Grapiúnas, pagadores de impostos escorchantes, que perderam seu dia de domingo ensolarado para ficarem nas filas e votarem nesse prefeito da mudança, que estão sem água em suas torneiras, mas a conta chega religiosamente em dias, que convivem no lixão em que se transformou nossa cidade, que se lixem futebol clube. Lamentável tal situação.

  25. A situação da sáude está dificil para várias cidades do pais, sobretudo por que ela não é prioridade, assim como a educação é deixada de lado em função de obras para a copa do mundo.
    E isso não pode servir de justificativa para a omissão do prefeito Vane. Se o secretário não fez o que devia, tem que procurar saber os motivos? verba para saúde existe, programas do governo federal na area da saúde também existe,é preciso buscar, construir caminhos.
    Claro que é dificil, Itabuna tem um histórico de politicos que só se preocuparam com seus proprios interesses, mas ficar remoendo isso não faz da atual gestão vitima.
    Vitima é o povo que tá sempre tomando porrada.
    Quem defende a omissão do prefeito em relação a saúde, com certeza não precisa do SUS.

  26. Os verdadeiros culpados o povo não sabe quem é, chama-se Geraldo Simões e o Gov jaques wagner, que não liberam a PLENA pra Itabuna que são a alta complexidade quem entende sabe a culpa não é de Azevedo e nem tam’pouco o Vane . Mas vocês ficam dando ibope ao povo ruin do PT é isso que dá .

  27. Fiquem voces sabendo que na educação também vamos de mal à pior com a Dinalva Melo, que ACABOU com a formação continuada dos professores, agora só o coordenador pedagógico tem direito a formação; Pergunto: Quem está em sala de aula? Professor ou Coordenador?? Direitos adquiridos estão sendo retirados dos profissionais da educação. Dinalva, aqui não é Ilhéus, nós sabemos lutar por nossos direitos, bem como, cumprir com nossas obrigações, porém, saiba muito bem o que faz, pois uma greve municipal da educação agora, só pioraria a situação dessa gestão, já tão desgastada em tão pouco tempo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *