Tempo de leitura: 2 minutos

Jovens e idosos dormiram na fila na quarta, 3, para marcar exame ou consulta (Foto Oziel Aragão).
Usuários do SUS dormem em fila para marcar exame ou consulta (Foto Oziel Aragão).

A Secretaria de Saúde de Itabuna anunciou mudanças para “minimizar a demanda [por exames e consultas] na central de marcação, na Barão do Rio Branco, no Alto Mirante. Segundo a nota, a partir da próxima segunda, 8, “as solicitações de exames e procedimentos serão recolhidos nas unidades de saúde”. Porém, boa parte das unidades está fechada por falta de condições de reabertura. R$ 2,5 milhões para informatização e reforma dos postos foram desviados pelo governo passado.
Segundo a nota, apenas os exames e procedimentos de alta complexidade – são citados ressonância, tomografia, cintilografia, litotripsia e densitometria – continuam sendo liberados apenas na central de regulação, na Secretaria de Saúde.
Os moradores do centro da cidade e do Pontalzinho continuarão agendado exames e consultas na central de marcação. A nota não explica para onde serão dirigidos os usuários do SUS que residem no Alto Mirante e Alto Maron, além do Castália.
A nota informa, ainda, que as consultas para especialistas continuarão sendo agendadas na Policlínica 2 de Julho, próximo à FTC. Por fim, a nota assinada pelas enfermeiras Rosângela Lessa e Luciana Pinheiro, respectivamente, diretoras de Regulação e Atenção básica, informa que se de uma “medida provisória, emergencial”.
A previsão das duas diretoras é de que os serviços sejam normalizados com “a informatização e o acesso à internet nas unidades de saúde”, quando os usuários sairão já com os procedimentos autorizados”.
Nesta semana, ganhou repercussão nacional as grandes filas na central de marcação. Pessoas esperavam até 17 horas na fila para conseguir marcar exames e procedimentos de alta complexidade (relembre aqui). Confira a íntegra da nota clicando no “leia mais”, abaixo.

 
NOTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITABUNA
MUDANÇAS NA MARCAÇÃO DE CONSULTAS E EXAMES
Visando minimizar a demanda na Central de Marcação, o que tem gerado desconforto e transtorno para a população, fica determinado;
– Que a partir do dia 08/04/2013 (segunda-feira), as solicitações de exames e procedimentos, exceto os de alta complexidade (Ressonância, tomografia, cintilografia, litotripsia e densitometria) e consultas com oftalmologistas, serão recolhidos nas unidades de saúde, para posterior autorização na Central, pelo digitador da unidade.
– Serão agendados na Central de Marcação apenas moradores do Centro e do Bairro Pontalzinho.
– As consultas para especialidades continuam sendo agendadas na Policlínica.
Informamos que trata-se de uma medida provisória, emergencial e que tão logo seja restabelecida a informatização e o acesso à internet nas unidades a autorização será descentralizada para toda a rede municipal, quando os usuários sairão já com os procedimentos autorizados.
Atenciosamente,
Rosângela Vieira Lessa Bezerra
Departamento de Regulação
Luciana da Silva Rodrigues Pinheiro
Diretoria de Atenção Básica

17 respostas

  1. Não adianta em nada abrir os postos e continuar com as mesmas quantidades de cotas, o que deve ser feito é uma complementação das cotas por parte do município. Itabuna não pode ficar limitado só com as cotas oferecido pelo estado, a prefeitura tem que fazer um complemento, ampliando assim os números de cotas que venham suprir a demanda. Este novo modelo só vai tirar a população da porta da regulação, jogando-as para os postos, ou seja, vai jogar a poeira para de baixo do tapete.
    Enquanto a regulação ficará vazia os postos ficarão abarrotados, e como os mesmos estão localizados distante do centro e às lentes das Tv’s e dos Blogs a população terá a impressão de que o problema está resolvido quando apenas ele mudou de local.

  2. Enganadores! Criam o caos e vão fazer que consertam e nós iremos acreditar que está tudo bem.Quando Vane fizer uma festa tudo será carnaval e tudo será esquecido.Até as próximas eleições, vivas à Lenin, vivas a Rússia e claro Fidel (Cuba).

  3. Só agora que essas senhoras, antes inertes, resolveram “inventar” alguma “solução”.
    É por isso que a saúde de Itabuna não melhora. A secretaria de saúde é quase toda composta de pessoas que possuem titulações e “capacitações”. Entretanto, essas pessoas não conseguem inovar, enxergar um palmo além do seu nariz e raciocinar. Repetem os mesmos erros de outrora.
    Quase sem exceção é isso que acontece. Pensamento provinciano em uma cidade com potencial e que merece muito mais e melhor.
    O cidadão itabunense tem que rezar para não ficar doente e cair nas mãos dessa maioria amadora.

  4. Como sempre, andam tentando enganar o povo. O prefeito de Itabuna, Vane RECLAMADOR GERAL, não sabe o que está acontecendo. Ai pergunto a vocês, sabe em local Vane trabalha, vocês viram ele por ai…

  5. TITULO ORIGINAL: MENTIRA
    MUSICA DO SAUDOSO: EVALDO BRAGA
    CANTA: RONALDÃO E CARLITO
    ( A Dupla 1000 )
    ” MENTIRA DE ZOIO DE KOMBI”
    VIERAM ME CONTAR E ATÉ JURAR
    QUE A SAUDE EM ITABUNA VAI MELHORAR
    FINGI QUE NÃO LIGUEI
    MAS MEUS ELEITORES
    QUASE CAI DE COSTAS
    JÁ SOUBE QUE É MENTIRA
    TUDO ISSO QUE EU OUVI
    NA FRENTE DA REGULAÇÃO
    SÓ DEUS SABE
    QUANTO EU SOFRI.
    MENTIRA, MENTIRA, MENTIRA
    EU SEI QUE É MENTIRA
    DE “ZOIO DE KOMBI” É MENTIRA
    AMO MEUS ELEITORES COM LOUCURA
    SEI QUE TAMBEM GOSTAS DE MIM
    MEU POVO SOFREDOR
    MENTIRA, MENTIRA, MENTIRA
    MENTIRA,MENTIRA, MENTIRA
    EU SEI QUE É MENTIRA, MENTIRA
    TE AMO COM TERNURA
    COM OS ITABUNENSES EU QUERO SER FELIZ
    MENTIRA, MENTIRA, MENTIRA
    MENTIRA, MENTIRA, MENTIRA…
    E OS OUTROS (19) CADÊ???.
    ATÉ TÚ ” NADSON MONTEIRO ” ESTA JOGANDO NO TIME
    DOS ( V I R I L H A D O R E S ). QUASE QUE EU VOTEI EM VOCÊ

  6. Fico ainda mais triste quando somos usados como chacota. Tô cansado de falar que não tem partido e sim cidadões implorando um pouco de dignidade por esse povo sofrido por tantos mandados. Quando eu assisto o JN (jornal nacional) e fala só mizeria de nossa cidade eu me pergunto ” Foi pra misso que eu me levantei pra votar?”

  7. O nepotismo está olando solto a Prefeitura de Itabuna.
    Luciana Pinheiro é a esposa de Rosivaldo Pinheiro o PCdoB, ele também tem cargo de confiança nessa DEZgestão.
    Pelo visto o governo Vane não será diferente dos outros, é o famoso cabide de emprego.

  8. Não disseram que iria melhorar,já são 4 meses e NADAAAAAAAAAAAAAA!!!Vane ainda não disse pra que veio,muito menos seu secretariado!!ITABUNA ESTÁ 10GOVERNADA

  9. Lucio… as noticias do JN é comprada por alguns opositores. Lembram que quando houve o tal crime do tal filho do tal prefeito… ele simplesmente comprou a NÃO VINDA DO JORNAL. e ponto final….. era como fazia ACM dizendo que a Bahia ia bem.
    Agora, vamos e convenhamos, a maioria dos comentários são de políticos derrotados e não querem dar o mínimo de chanche para defesa.
    Quando aparece alguns argumentos todos tendem a olhar somente o lado mau (não vai dar certo, vai esconder isso e aquilo… etc).
    Com relação ao PCdoB mandar desde antes da eleição (para desviar o foco e seus candidatos ganharem), era dito a mesma coisa.. WENCESLAU IRÁ MANDAR..mentira muitas vezes dita….
    Acreditem. Itabuna vai melhorar e ficar para a história.

  10. TUDO PARA ENGANAR O POVO PREFEITO OLHA MAIS PARA A SAUDE VISITE OS POSTOS DE SAUDE VA VER DE PERTO OS DESCASOS COLOQUE PESSOAS DA SUA CONFIANÇA SE TIVER VISITE OS HOSPITAIS ANALISE O QUE VOCE ACHA QUE PODE MUDAR VA VER DE PERTO MESMO E PARA NÃO SER RECONHECIDO USE SE POSSIVEL USE MASCARA SE TRANSFORME E VEJA SE É O QUE VC QUERIA PARA SUA FAMILIA PASSE SO UNS MINUTOS NOS HOSPITAIS E POSTOS DE SAUDE E PROCURE UM ATENDIMENTO. ASSIM SENTIRA NA PELE A DOR DOS OUTROS SEUS ELEITORES QUE LUTARAM POR UMA MUDANÇA. BOA SORTE

  11. O mais absurdo é que os funcionários, no caso os digitadores ficam sabendo disso pela internet! sem aviso, ofício, nada! acabam com o abacaxi nas mãos. abacaxi q deveria ser descascado pelo secretário q nem mora em Itabuna! tá tudo 10 GOVERNADO!

  12. Para a oposição, algumas músicas servem para zoar quem hoje está no poder, pois eles ficaram surpresos com a cacetada que levaram no dia das eleições, …!!!
    Então, …
    Seguindo a apuração, agora as notas do Quesito Saúde Pública, em Itabuna:
    “10, nota 10”, …!!!
    Portanto, …
    Canta Canta, minha gente.
    Deixa a tristeza pra lá.
    Canta forte, canta alto,
    Que a vida vai melhorar.
    Que a vida vai melhorar.
    Que a vida vai melhorar.
    Mas eu disse: Que vai melhorar.
    Que a vida vai melhorar.
    Ora se vai melhorar.
    Que a vida vai melhorar.
    Mas será que vai melhorar?
    Que a vida vai melhorar.
    Eu já vou é me mandar.
    Que a vida vai melhorar.
    Que a vida vai melhorar.
    Mas quando será, e de que forma, …?!?!?!
    É devagar!
    É devagar!
    É devagar é devagar
    Devagarinho…
    Devagarinho
    É que a gente chega lá
    Se você não acredita
    Você pode tropeçar…
    E tropeçando
    O seu dedo se arrebenta
    Com certeza não se agüenta
    E vai me xingar…
    É devagar!
    É devagar!
    É devagar é devagar
    Devagarinho…
    Mas eu não aguento mais, …!!!
    Calma Betty, calma
    -Hey Betty, vamos tomar um grapette?
    -Sim Vani!
    Calma Betty, calma
    -Hey Vani, você viu o que aquele boçal escreveu no jornal?
    -Oh! Eles não sabem de nada
    E os urubus continuam passeando o dia inteiro entre os sacos de lixo, …!!!
    E aí, fazer o quê, …?!!?! O que dizem os Vereadores, …?!?!?!
    Tô nem aí, Tô nem aí…
    Pode ficar com seu mundinho, eu não tô nem aí
    Tô nem aí, Tô nem aí…
    Não vem falar dos seus problemas que eu não vou ouvir
    E o eleitor, como é que fica, no ue irá se transformar, …?!?!?!
    Ele vai se transformar
    Num babacão (bocó, bocó)
    Num babacão (bocó, bocó)
    Um babacão (bocó, bocó)
    Um babacão (bocó, bocó)
    Um babacão (bocó, bocó)
    Ele é um babacão, …!!!
    E quem é o “eleitor”, o capicongo, …?!?!?!
    É o João de Santo Cristo
    que não conseguiu o que queria
    Quando veio pra Itabuna, com o diabo ter
    Ele queria era falar pro Prefeito
    Pra ajudar toda essa gente que só faz…
    Sofrer…

  13. Faz uma troca ai coloca o novo coordenador da dengue queremos ver as coisas no mudarem!!!! Afinal ele é o dono da verdade, só ele está certo e a palavra dele é a ultima.Mas só pede que ele venha morar aqui em itabuna, afinal pra cobrarmos temos que da exemplo, como se pode cobrar se não conhece a realidade do nosso povo.

  14. A maioria dos comentários são das denominadas “viúvas do Azedo”! Politicalhos que perderam a mamata que engordavam seus bolsos e afundavam a prefeitura no caos que hoje se encontra.
    Por que ninguém falou do dinheiro desviado? Porque não vejo nenhuma campanha dos “caras pintadas” da política itabunense, realizarem uma campanha para pressionar o indiciamento e até mesmo a prisão desses verdadeiros malfeitores da saúde?
    Das duas uma: Aqueles que criticam exacerbadamente e/ou inconsequentemente o Governo Vane no seu início, ou são pessoas despolitizadas ou incautas.
    Acredito sim num futuro promissor para nossa cidade, pois, Vane tem o que deveria ser requisito imprescindível para um político, HONESTIDADE.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *