Tempo de leitura: 2 minutos

marcowenseMarco Wense

Quem faz política no governo Vane é o PCdoB. Faz política com pragmatismo, disciplina e perseverança. O próximo passo é a eleição de Davidson Magalhães para deputado federal. Outras metas virão.

O prefeito Claudevane Leite precisa formar um grupo político de sua inteira confiança, sob pena de ficar “amarrado” ao Partido Comunista do Brasil, o PCdoB.
Não vai também entrar no jogo da oposição, ávida por um rompimento entre o prefeito e o vice Wenceslau Júnior. A possibilidade de uma cisão é remota.
Como é remota – e não inexistente ou impossível –, o pega-pega pode acontecer. Quem sabe em 2015 ou no ano eleitoral de 2016. A torcida é para que o racha aconteça já, agora em 2013.
Quem são os oposicionistas ansiosos por um Vane versus PCdoB? A resposta é mais que óbvia: os petistas de Geraldo Simões, os demistas de Azevedo e alguns tucanos ligados ao prefeiturável Augusto Castro.
Todo chefe de Executivo tem o seu staff político, que funciona como uma capa protetora. Os ex-Fernando Gomes, Geraldo Simões e Azevedo tinham suas armaduras.
E mais: quem faz política no governo Vane é o PCdoB. Faz política com pragmatismo, disciplina e perseverança. O próximo passo é a eleição de Davidson Magalhães para deputado federal. Outras metas virão.
Hoje, o PCdoB é fiel a Vane. Amanhã, é uma grande incógnita. O apoio da legenda comunista vai depender da avaliação do governo pela opinião pública.
Não existe nenhum compromisso do PCdoB com o segundo mandato do prefeito Vane (reeleição). Outro caminho na sucessão municipal de 2016 não é descartado.
O casamento entre Claudevane Leite e o PCdoB pode até ser duradouro. Mesmo sem a promessa de fidelidade na alegria e na tristeza.
Marco Wense é articulista do Diário Bahia.

10 respostas

  1. A ALIANÇA DO PCdoB COM VANE É PAUTADA EM UMA RELAÇÃO DE CONFIANÇA MUTUA E NO COMPROMISSO DE FAZER UMA GESTÃO QUE RESGATE ITABUNA DO CAOS ADMINISTRATIVO A QUE FOI RELEGADA NA ÚLTIMA DÉCADA. PORTANTO, O EXITO DO GOVERNO VANE É O PRINCIPAL OBJETIVO POLITICO DO PCdoB.
    A CANDIDATURA DE DAVIDSON A DEPUTADO FEDERAL É CONSEQUENCIA DO SUCESSO DE SUA ATUAÇÃO COMO DIRIGENTE POLITICO DO PCdoB E COMO PRINCIPAL GESTOR DE UMA EMPRESA PÚBLICA DA IMPORTANCIA DA BAHIAGAS, BEM COMO POR FAZER PARTE DA ESTRATEGIA DE CRESCIMENTO DA DIREÇÃO NACIONAL E ESTADUAL DO PARTIDO. SUA ELEIÇÃO SERÁ UMA OPORTUNIDADE PARA QUE A REGIÃO RESGATE SUA REPRESENTAÇÃO NO CENÁRIO NACIONAL.
    CONSIDERAMOS VANE UM PARCEIRO ESTRATÉGICO E TEMOS COMPROMISSO COM SUA REELEIÇÃO.

  2. TITULO ORIGINAL: PARE O CASAMENTO
    MUSICA DE: WANDERLEIA
    CANTA: MARCIO MARINHO
    (O Construtor de Itabuna)
    “VANE POR FAVOR, PARE ESSE CASAMENTO”
    POR FAVOR PARE AGORA
    PASTOR “VANE” PARE AGORA
    PASTOR EU QUERO SABER,
    SEM O PRB EM ITABUNA
    O QUE EU VOU FAZER
    POIS SE O PASTOR E DAVIDSON
    SE JUNTAR
    POLITICAMENTE EM ITABUNA
    COMO VOU FICAR?
    POR FAVOR, PARE AGORA
    PASTOR “VANE” PARE AGORA
    PASTOR ESSE CASAMENTO SERÁ
    PRA MIM TODO O MEU TORMENTO
    NÃO FAÇA ISTO PEÇO POR FAVOR
    POIS MINHA REELEIÇÃO VIVE DESSE AMOR
    “VANE” PARE ESSE CASAMENTO
    POR FAVOR, PARE AGORA
    SENHOR PASTOR PARE AGORA
    SENHOR PASTOR,EU SEI QUE O SENHOR
    É BONZINHO, POR FAVOR
    MINHA REELEIÇÃO É TUDO QUE EU AMO
    É TUDO QUE EU QUERO
    E EU TAMBEM ESTOU CERTO
    QUE “EDIR MCÊDO” TAMBEM QUER
    POR FAVOR, PARE AGORA
    SENHOR PASTOR, PARE AGORA
    POR FAVOR NÃO ME DEIXE SOFRER
    ASSIM SENHOR PASTOR
    ESCUTE-ME ISTO NÃO SE FAZ, TODO MUNDO SABE
    QUE EU NÃO GOSTO DESSE RAPAZ.
    “VANE” PARE ESSE CASAMENTO
    POR FAVOR, PARE AGORA
    SENHOR PASTOR PARE AGORA
    SENHOR PASTOR,EU SEI QUE O SENHOR
    É BONZINHO, POR FAVOR
    MINHA REELEIÇÃO É TUDO QUE EU AMO

  3. Só Vane que não vê que o PCdoB trabalha por conta própria e risco, no seu governo; ou se tem acerto para isso?! Vane foi importante para o PCdoB, na eleição passada, foram vitoriosos e tudo deu certo. Agora, Vane não é mais prioridade para o partido, a não ser que venha se filiar nele. Depois da eleição de 2014, aí o bicho vai pegar. Sem um Staff político partidariamente seu,concordo. Vane vai deixar a política, como líder, muito cedo. Deixando todo lucro político com o aliado, hoje na vice.

  4. RAMON CARDOSO,
    ramon… bastante coerente seu comentário.. mesmo porque as representações nossas foram aquém do desejado…
    Claro que precisamos fazer alguns ajustes em termos de administração, mas, convenhamos, a turma do contra ITABUNA está prevalecendo. Precisamos (digo, na 3ª pessoa sempre), dá um balanço na assessoria de imprensa, divulgando o que está sendo feito (as vezes as pequenas coisas sao consideradas muitas para muitos. Estou acreditando…

  5. Zelão, diz: – “Tá difícil romper as amarras!”
    “Existe nó que se desmancha facilmente e há outros (nó cego) que nem com reza braba.”
    Antes de tudo é preciso que aquele que está “amarrado,” queira se livrar das amarras que o prende: – é preciso existir o desejo de liberdade!
    No caso específico de Vane, não creio na existência desse desejo: – Vane nunca foi político de iniciativa própria. Nunca se revelou um líder, nem ao menos demonstrou qualquer atitude que o levasse a tal condição. Sabe que a sua candidatura e posterior eleição a prefeito de Itabuna, deveu-se, principalmente, a articulação do PCdoB, notadamente da dupla Wenceslau e Davidson. Vane não possui “grupo próprio,” que gravite em torno da sua liderança. Como então desejar se livrar da incomoda e onipresente, presença do PCdoB no governo? Com quem então poderia governar?
    Se por um acaso Vane quer dar um grito de independência política em relação ao PCdoB, terá que buscar, politicamente, uma aproximação com o PT de Geraldo Simões – hoje arquinimigo do PCdoB e de Davidson Magalhães com quem irá disputar os votos em Itabuna, para a câmara de deputados – estabelecendo um equilíbrio de forças, em torno do seu governo. Buscar forças, fazendo alianças com o que restou do “azevedismo,” não seria uma estratégia ao menos aceitável; nem ao PCdoB; nem ao PT e muito menos ao governo do estado e muito menos perante os seus eleitores.

  6. AGORA QUE A PROFESSORA EFEITOU A BONECA TODO MUNDO QUER O PDT.
    TINHA EXATAMENTE 24 ANOS QUE O PDT DE MARCOS WENCE NÃO PARTICIPAVA DE UMA CHAPA MOJORITARIA.(prefeito e vice).
    MARCOS WENCE SEMPRE DEU O PDT A GERALDO A TROCA DE MIGÁLHAS COM A CHEFIA DE GABINETE E OU PROCON….TUDO PARA ABRIGAR ELE MESMO.

  7. Vane parece que não sabe fazer política. Num primeiro momento, ao invés de empregar os dele, deixou o pcd.b, deitando e rolando. Em nenhum momento ele traz para si e o PRB, os que ele empregou. Não se vê nenhuma movimentação nesse respeito.
    Ademais: pouco ele participa dos eventos ligados às lideranças e aos formadores de opinião… o vice comparece em TODOS.
    Acho que o prefeito só está pensando mesmo no seu mandato. O Demo e o PT agradecem – estão de fora, esperando o momento. Abra o olho, Vane!

  8. Esse Ramom é um peso morto que fica no gabinete de Wenceslau vigiando Vane. Quem ele pensa que engana com esse lero lero de parceiro estratégico??? A estratégia dele é alugar os 14 carros que ele comprou financiado para alugar a prefeitura de Itacaré e agora está querendo locar para a prefeitura de Itabuna já que a vaca leiteira de Itacaré secou. Esse pcdob só tem laranja e corrupto, não é atoa que a turma de azevedo está de volta. É o tal de VALE TUDO pela eleição de davidson. 2016 não demora a chegar.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *