Tempo de leitura: 2 minutos

Docentes pressionam por aumento de 28% e param na segunda, dia 15 (Foto Adusc).
Docentes pressionam por aumento de 28% e param na segunda, dia 15 (Foto Adusc).

Os docentes das quatro universidades estaduais baianas vão fazer paralisação de 24h na próxima segunda-feira, 15, para pressionar o governo a negociar aumento salarial. Os professores exigem reajuste de 28%. Há possibilidade de greve na rede, o que vai depender das negociações em Salvador e das decisões tomadas em assembleias previstas para a próxima semana.
De acordo com os dirigentes da Associação de Docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Adusc), Carlos Vitória e Marcelo Lins, o percentual exigido fará com que os salários pagos na Bahia se equiparem aos recebidos pelos docentes do Ceará, considerado os de melhor remuneração no Nordeste. Os da Bahia, segundo as associações docentes, estão entre os piores.
– É preciso que esse governo, que alardeia o crescimento da arrecadação do estado, encare as universidades como investimento – afirma o primeiro secretário da Adusc, professor Marcelo Lins.
A campanha salarial dos docentes também tem como ítem de pauta a incorporação da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET). A gratificação foi prometida na greve de dois meses, em 2011. Os profissionais exigem o pagamento da CET ainda em 2013.
No dia de paralisação dos educadores, na segunda, representantes das Associações Docentes das quatro universidades baianas participam de nova rodada de negociações com secretários estaduais da Educação, das Relações Institucionais e da Administração. A reunião será às 10h, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), em Salvador.

8 respostas

  1. É triste q profs tenham q paralizar suas aulas/pesquisas p q o gov do Estado fale com a categoria (lembra o tempo da ditadura militar). N seria nec se as prioridade do gov fossem outras, prevalecesse a democracia nas relações e assegurada tivesse a predisposição em mudar.

  2. É muito simples: No próximo ano, ninguém vota nos candidatos dele, nem nele mesmo para Deputado, ao contrário do que fizram nas eleições para Prefeito, pelo menos em Itabuna e Ilhéus, …!!!
    Quanto a greve, não creio que seja solução, pois terá oemesmo final das outras, ou seja: Eles cortam os salários, e os Professores, como necessitam da renda, voltam ao trabalho sem ganhar coisa alguma, …!!!
    Este Governador é muito cínico, pois coloca os quebra-facas dele para dizer que estão negociando, depois não cumpre do que prometeu, do que assinou, …!!!
    Os Professores têm que pensar, que quebrar a cabeça, e descobrir uma forma de incomodar esse pessoal, pois greve para eles não intimida mais, não tem ferito responsivo algum. Eles já aprenderam a lidar com isso, …!!!
    Só irá nos dar dor de cabeça, nada mais, …!!!
    Apenas algo novo, que eles ainda não experimentaram, será capaz de fazer com que eles mudem de estratégia e negociem, e cedam, …, mas o que seria isso, ainda não conseguimos descobrir, mas se tentarmos terminaremos descobrindo, …!!!

  3. ONU/GENEBRA – Com um dos piores ensinos de matemática e ciências do mundo, o Brasil reduz sua capacidade de adaptação ao mundo digital. Um informe apresentado nesta quarta-feira, 10, pelo Fórum Econômico Mundial aponta que o País subiu apenas da 65.ª para a 60.ª posição entre as nações mais preparadas para aproveitar as novas tecnologias em seu crescimento. Além do ranking sobre capacidade de adaptação ao mundo digital, o Fórum divulgou outros dois, referentes ao ensino de matemática e de ciências.
    . Entre os 144 países avaliados, o Brasil aparece no 116.º lugar em educação, atrás, por exemplo, de Chade, Suazilândia e Azerbaijão. Em ciências, Venezuela, Lesoto, Uruguai e Tanzânia estão melhores posicionados no ranking que o Brasil, que ocupa a 132.ª posição.
    (Jamil Chade, correspondente de O Estado de S. Paulo)
    ————————————————————–
    POIS É, O GOVERNO FAZENDO DE CONTA QUE REMUNERA BEM OS PROFESSORES E ESSES TAMBÉM FAZENDO DE CONTA QUE CUMPEM SUAS FUNÇÕES, AS CONSTANTES PARALIZAÇÕES SÃO APENAS PELOS SALÁRIOS, IMAGINEM SÓ SE HOUVESSEM PARALIZAÇÕES POR CONTA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, DEPOIS A CULPA DE TUDO É DA “Veja” E “Duzamericano”.

  4. Lamentável que a profissão que mais forma profissionais e cidadãos seja tão mal remunerada. Pelo seu papel social e educacional, deveria ser a categoria mais bem paga do país.

  5. Gostaria de esclarecer que não haverá paralisação no dia 15 de abril. O Fórum das Associações Docentes não definiu paralisação, apesar de ter discutido a possibilidade. Acredito que estamos diante de um problema de comunicação. Sou membro da diretoria da ADUFS/BA. Em um momento delicado de negociação, informações desencontradas como a disposta no blog somente prejudicam o andamento da discussão.

  6. A greve só funcionará de verdade qdo os professores não mais repuserem as aulas perdidas. Pq qdo há reposição o prejuízo social é pequeno e a urgência da volta às aulas é menor.

  7. Greve é café pequeno para Jaques Wagner. Ele já foi sindicalista, sabe como as coisas funcionam e consegue desmanchar qualquer movimento do tipo sem problemas. Os professores precisam urgentemente repensar sua estratégia de pressionar o governador a atender suas reivindicações.

  8. Sr. Pimenta,
    Estamos caminhando dentro de uma falta de respeito pelo governador e seus assessores porque professor tem usar a greve para garantir seus direitos,sem segurança pública,prestadores de serviços contratdos não recebem pagamento desde janeiro,estamos em final de abril e não foi pago o mês de fevereiro.
    Cade o ministério público federal? associação de prestadores?cade o seretário de saúde que não dá satisfação ao prestador de serviços para o SUS de Itabuna.
    Depois falam dos municípios.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *