Tempo de leitura: < 1 minuto

Após uma espera de mais de 20 anos pelo julgamento e dois adiamentos só este ano, o Tribunal do Júri condenou na madrugada deste domingo (21) 23 dos 26 policiais militares acusados pela morte de 13 detentos que estavam no segundo pavimento do pavilhão 9, na extinta Casa de Detenção, no episódio que ficou conhecido como massacre do Carandiru.

No total, em todo o pavilhão, a ação da polícia no dia 2 de outubro de 1992 deixou 111 presos mortos. O julgamento começou na segunda-feira (15), no Fórum Criminal da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo. As penas aos condenados são de 156 anos de prisão em regime fechado. Eles podem recorrer em liberdade.

A sentença começou a ser lida em plenário pelo juiz José Augusto Nardy Marzagão à 1h10, quase 16 horas após o início da sessão de sábado (20), voltada aos debates entre acusação e defesa.

Inicialmente, os réus eram julgados pela morte de 15 presos. No entanto, a Promotoria pediu a retirada de dois homicídios do processo porque os presos tinham ferimentos por arma branca, não por tiros. A pena para cada um dos PMs foi estabelecida com base no mínimo previsto no Código Penal para homicídios, que é de 12 anos –número multiplicado pelo total de mortes.

Leia mais no Uol

14 respostas

  1. Enfim, a justiça se fez. É a velha história protagonizada por pretos, pobres e periféricos matando seus iguais.
    Um triste espetáculo genocida que continuamos a assistir diariamente, especialmente nas periferias das grandes cidades.
    Só é prestar atenção nas estatísticas que pejam de números assustadores de jovens pretos e pobres assassinados pelas polícias.
    Aos que acham que as polícias devem agir como justiceiros, é bom que usem o cérebro em lugar da raiva introjetada contra os pobres, diariamente criminalizados pela mídia conservadora. Enfim, fez-se justiça.

  2. 156 anos de prisão em Regime fechado, está foi a pena que os policiais pegaram, gostariam que os senhores leitores fizessem seus comentários partindo de alguns pontos.
    1. A sociedade acha certo ou errado a polícia matar bandido?
    2. Aquele grupo de presos que morreram eram santinhos na sociedade ou viviam cometendo crimes, razão pelo qual estavam presos?
    3. Os Direitos Humanos é assistido a todos, mas funciona melhor neste caso ou quando bandidos tiram a vida de pais de família e fica tudo por iso mesmo?
    4. Será que diante da situação de caos que vivemos no país pregado pelas drogas e a violência não chegou a hora de darmos um basta nisso tudo?
    5. Do jeito que as coisas estão indo onde vamos chegar, que mundo os seus filhos e netos irão encontrar?

  3. Só não concordo com a “palhaçada” do nº de anos divulgado, pois sabemos que no máximo o cumprimento será de 6 a 10 anos em regime fechado.
    Claro que alguns irão dizer (principalmente os advogados/juízes) que estão dentro da lei. Então, que se mude a lei.

  4. Achavam que era necessário defender a sociedade… Lêdo engano !!!
    E só agora descobriram que bom mesmo é meter uma gravata no pescoço e ficar mentindo para a população.
    Lugar de polícia é na delegacia e no quartel e não controlando rebeliões e combatendo a criminalidade… ÊTA POVO QUE NÃO APRENDE NUNCA !!!

  5. “As penas aos condenados são de 156 anos de prisão em regime fechado. Eles podem recorrer em liberdade.”
    Só porque morreram marginais “irrecuperáveis”???
    156 anos???RIDÍCULO um juiz abrir a boca e dar essa sentença.Se fosse em um país sério!
    Tanta gente de bem foram assassinadas e pegaram só 12,15 17 anos.Isso é brasil.Que jurados FDPS!!!!!!!!!!!!!!!!
    Tem que recorrer mesmo e em liberdade.Pois ninguém sabe quem atirou em quem…só Brasil mesmo!!!Que vergonha condenar uns pais de familia que estavam em serviço da sociedade.E os direitos desHumanos do brasil, que vá para PQ o P.

  6. Que justiça? isto que o brasil acompanhou não passou de uma farsa para tentar fazer a sociedade de boba primeiro o engodo? como se condena alguém a mais de 150 anos se a pena máxima é de 30 anos por ai já começa a farsa depois recorrerão em liberdade que levará anos pra sair a sentença,por tano quem foram? condenado os réus ou as vitimas?se forem presos responderão a um terço da pena sairá do regime fechado para o semi aberto receberá induto por bom comportamento responderá o resto da pena em liberdade e ai que justiça foi feita responda-me???

  7. Quanta babaquice escitas por ricardo freire!na sua infantil concepçap o bom é que os policiais swejam mortos ( como estao sendo diariamnet pelos bandidos) e os seus amigos soltos e protegidos pela justiça como estao sedo hoje!continue nessa ! mas vá só!

  8. Bandido irrecuperável tem que ser morto na hora, sem julgamento sem nada, na bala. Que direito tem de fazer rebelião? quem deve fazer rebelião somos nós, contra esse estado de insegurança. Cadeia devia ser como escola, por classe.
    Classe de assaltantes, assassinos, etc e daí exterminar os que não “passasem”.

  9. A única certeza que tenho, é que estes policias salvaram muitas vidas de país de família, pessoas de bem etc. Caso aqueles presos estivessem vivos, quantas vidas eles já tinham tirado??. Portanto, esses policiais fizeram um grande favor para a sociedade.

  10. Eta ziriguidum danado! Gostei da sua réplica, foi curto e direto, o RICARDO FREIRE, pega os 3 Ps, para justificar o injustifícável e é justamente por isso que estamos onde estamos.
    Na cabeça de RICARDO FREIRE, inocentemente ou se fazendo de inocente, funciona, mais ou menos assim:
    Todos os presos inocentes, não fizeram baderna, nem desordem, nada, nada para chamar a atenção da polícia e muito menos a invasão. E ainda estavam presos injustamente. Acorda Brasil que país é este? Que saudade de alguns estados americanos, se assim aqui o fosse, estaríamos a anos luz, talvez sem crime organizado, sem drogas, sem tanta violência, sem corrupção, sem assassinatos todos os dias.
    Bandido bom é bandido …..! E não sendo sustentado por nossos impostos, gerando um gasto enorme, fora o tal de auxílio reclusão que é outra despesa paga também por nós.

  11. O q a gente encontra neste país é muita hipocrisia por parte da mídia da justiça dos políticos e de muitos no meio do povo.Cadê o governador da época,pois toda operação desse porte passa pelo crivo do governador,cadê o secretário de segurança,o comandante geral,o comandante da operação,esses deveriam ser julgados e punidos,pois eles poderiam optar entre invadir ou não aquele ninho de “bondades” ,agora pega alguns praças(q não tinham escolha,se negar a deixar familia pra cunprir aquele serviço com certeza daria cadeia e até demissão)e joga na fogueira pra dar satisfação á midia,e aos direitos humanos.E fica um monte de Zé arruelas aplaudindo esse teatro maldito.Enquanto isso o nosso país depois q caiu nas mãos desses q se dizem heróis e conquistadores da democracia tornou-se um antro da corrupção onde hoje o país com muito mais dinheiro não consegue construir nem a metade do q foi construído qdo era governado pelos generais,q diga-se de passagem qdo deixavam o poder não estavam milionários como ocorre hj em todo Brasil de vereador,acessor,laranja,empreiteiro,Presidente e escambau.Não peço militarismo de volta,mas tbém não quero corruptos no poder.

  12. A POLICIA MATA BANDIDOS,ASSASSINOS,ESTUPRADORES,TRAFICANTES,OMICIDAS,ASSALTANTES,SEQUESTRADORES,MARGINAIS DE ALTA PERICULOSIDADE,QUE NADA,EXATAMENTE NADA,FAZ DE BOM PRA HUMANIDADE.POLICIAIS QUE SÃO PAIS DE FAMILIA,QUE DEIXAM SUAS DEVIDAS FAMILIAS PARA PROTEJER A NOSSA,SEM SABER SE VOLTAM PRA CASA COM VIDA.E SIMPLISMENTE PEGAM 156 ANOS DE CADEIA,TUDO ISSO SÓ FORTALECE O MARGINAL,OS RICOS QUEM DITAN AS LEIS TEM SEGURANÇA,E O POBRE QUE SAI CEDO E VOLTA TARDE;PARABENS BRASIL,PARABENS BRASIL,PARABENS BRASIL,PARABENS Á TODOS OS POLITICOS QUE ESTAM NO PODER,UMA BOA NOITE A TODOS………..

  13. Bem feito ? Filha da puta os PMS simplismente mataram pessoas que tinham algum tipo de passagem na justiça Bando de vagabundo tem que morrer mesmo ! as pessoas criticam a PM mas qnd estão em perigo a primeira coisa que faz é ligar para 190 pelo amor de Deus, eu queria ver se alguém da sua familia fosse morto por algum desgraçado de um noia queria ver vc ligar para policia e implorar ajuda pelo amor de Deus Victor morreu por causa de uma merda de um celular e o filho da puta que tirou a vida dele vai pegar apenas 3 anos naquela merda de casa ! Que população é esse que defende esses vagabundos

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *