Tempo de leitura: < 1 minuto

geraldo15O deputado federal Geraldo Simões disse ao Política Livre ser contra a proposta do colega Félix Júnior, que vê na transformação da Ceplac em Embrapa-Cacau uma solução para parte dos problemas da lavoura.
Repetindo argumentos aqui expostos pelo PIMENTA nas primeiras horas desta sexta, Geraldo disse que a Embrapa não possui experiência com culturas permanentes, a exemplo do cacau, e poderia, no máximo, oferecer pesquisa.
– Ao contrário da Ceplac, que trabalha com culturas permanentes relacionadas ao cacau, pesquisa e expansão rural. Temos expertise no assunto. A Embrapa trabalha com cultura temporária e não conseguiu ir além de Cruz das Alma – disse.
Geraldo diz reconhecer em Félix autoridade para discutir o assunto cacau, mas a fusão Ceplac-Embrapa é um equívoco. Para ele, deve-se pensar em mais orçamento e concurso público para fortalecer a Ceplac.

17 respostas

  1. O deputado (com minúsculas mesmo) geraldo vassourento simões tem, realmente, “expertise” com a Ceplac e, especialmente, com a vassoura-de-bruxa!
    Interessante é este pedido de mais “orçamento” para a Instituição…Ora, a Ceplac já consome cerca de 1 BILHÃO de Reais por ano. E esta é exatamente o total da dívida dos cacauicultores (dinheiro tomado não para investimento, mas para o fracassado combate a doença implantada pelos terroristas biológicos). Enfim, desde 1988 quando a quadrilha de bandidos trouxe a doença, a União já gastou (via Ceplac) 25 dívidas. Ou melhor, com o dinheiro colocado na Ceplac daria para pagar resolver o problema da lavoura 25 (vinte e cinco) vezes!!!
    Ele querem mais dinheiro…E a lavoura (leia-se a economia regional) que se exploda!!!

  2. Ah Geraldo… A CEPLAC já foi seu curral político! Vc já usou a mesma pra destruir a lavoura cacaueira! Ou vc pensa que a população da região esqueceu sua história com a vassoura de bruxa? A CEPLAC é um órgão inútil! Muita gente sem conhecimento técnico lá dentro! Basta ver a história do “tratamento” sugerido pelos mesmos à vassoura de bruxa! Ridículo! Eles não sabiam o que faziam! (Aliás, nunca souberam!) Tem gente endividada até hoje na região, por causa dos acordos “Banco do Brasil – CEPLAC”! Seria excelente se a EMBRAPA assumisse essa bagunça instaurada desde a criação! A EMBRAPA é uma instituição séria! Reconhecida mundialmente por suas pesquisas em diversas áreas! Instituição com excelentes pesquisadores, em sua maioria com doutorado e altamente produtivos! E A CEPLAC? Um engodo! Se procurarmos nos sites de pesquisas reconhecidos nacionalmente, estudos desenvolvidos por pesquisadores da CEPLAC veremos quão vergonhosa é essa instituição! Outro fator é a inexistência de estudos sobre a “cura” da vassoura de bruxa, ainda hoje, mais de 20 anos depois de sua chegada na região! Incompetentes! FORA CEPLAC!

  3. Vindo de Geraldo… Todo mundo sabe que ele só pensa em proveito próprio. Nada, absolutamente nada que esse político podre faz é pensando em benefício para região. Antes de tudo ela pensa em como tal coisa vai beneficiar-lo.

  4. Geraldo não tem comportamneto coerente com a ética.
    Nos bastidores ele diz para todo mundo que a CEPLAC já deveria ter acabado,pois ninguem faz nada lá.
    E agora sai em defesa da CEPLAC.
    isso é atitude de moleque.

  5. Por fala em Geraldo,ele deveria pagar os 18 MESES de aluguel do restaurante de propriedade dele e da esposa,o dono até na justiça já botou.
    campanha;
    Cala a boca Geraldo!!!!!!!!!!!!!!!.

  6. É deputado parabéns, o Sr. está trabalhando bem por nossa região.
    Mas acho que o sr. deve ter uma atenção melhor com relação a DIREC 7, porque lá a diretora está fazendo de cabide de emprego familiar. Isso é nepotismo, o PT não defende isso.
    Enquanto ela trata a gente do PST e os contratados pela empresa mal, lá no gabinete da DIREC 7 está a irmça dela Jacira, muito mal educada, não trata seus eleitores bem, pior ainda é a diretora. A gente recebe um salariozinho pequeno do PST sem garantias, vai ter o concurso da polícia civil domingo, onde terão fiscais, e esses fiscais são designados pela DIREC 7, cada fiscal receberá R$ 90,00, ao invés de colocar a gente do PST ela providenciou colocar os parentes dela: Anselmo Oliveira Dantas e a sobrinha Lorena Melo Dantas. É deputado será que tá se criando outra Miralva dentro da DIREC?

  7. Mudem o nome mas será a mesma empresa incompetente e cabide de empregos.
    Por mim a Ceplac acaba e entra gente nova e competente.
    Temos que apagar a mancha de uma geração que trouxe aderrocada de uma região. Todos esses funcionários devem ser aposentados como fazem com juízes e acaba essa situação.
    E mudem o nome, CEPLAC é nome de maquinações.

  8. Esse homem perdeu o bonde da história. N o vejo competente p encetar discussão sobre a região, muito menos do papel/destino da CEPLAC. Há anos a instituição vem esmaecendo; n lembro de empenho de pessoas como ele se ocupando disto.É bom procurar outro “serviço” pq este… já era. Reafirmo: n somos massa, somos cidadãos/cidadãs vigilantes/conscientes.N nos deixamos enganar!

  9. CEPLAC hj nada mais é do que cabide de emprego, dinheiro do CONTRIBUINTE jogado no LIXO ! Tem MOTORISTA na CEPLAC (com nível fundamental) ganhando quase 5 mil !
    CEPLAC não se tornar EMBRAPA é uma questão POLÍTICA ! Apenas isso !
    Ninguém quer largar o OSSO !
    CEPLAC trabalha com uma “cultura” permanente…. …a Única permanência em nossa cultura é a IGNORÂNCIA !

  10. O que vejo acima é uma camada de pessoas rancorosas que só pensam no próprio umbigo. Infelizmente sr. Geraldo os que ai opinam só defendem os seus próprios interesses. Ao invés de correr atrás ,trabalhar fica querendo perdão dos débitos para tomar mais dinheiro e calotear. Veja a diferença evolutiva do cacau no Espirito Santo e Amazônia onde não tem preguiçosos! A verdadeira Vassoura de bruxa não está no cacau e sim na alma destes sangue sugas que viviam em berço esplendidos, achando que o cacau seria eterno…vai trabalhar cambada de vagal…

  11. -DE UMA coisa eu tenho covicção, se a Embrapa aqui estivesse com certeza esta região não mais estaria vivendo este marasmo e atraso no qual se encontra há decadas. A agricultura já teria outras alternativas que teria alavancado a economia regional.

  12. A EMBRAPA trabalha em diversas áreas, sendo exelente em todas elas seja pecuária ou agricultura, ela trabalha com Citrus (laranja, limão) que são culturas permanentes também. O Deputado além de descompromissado com a região deveria se informar melhor antes de dizer um absurdo desse. A EMBRAPA é formada por pessoas técnicas e competentes, que com certeza, fariam um trabalho muito melhor do que tem feito essa empresa caótica, cabide de empregos que se tornou a CEPLAC. O funcionário mais novo e concursado de lá deve ter uns 130 anos. A EMBRAPA traria soluções não somente para cacauicultura, assim como, diversificar a agricultura em nossa região e sairmos de uma vez por todas da dependência do cacau!!

  13. O povo tem ganhar bem mesmo seja ele motorista ou engenheiro, porém a CEPLAC de nada serve . Geraldo só faz atrasar a região .

  14. Geraldo “et caterva” deveriam ser esquartejados em praça pública.Eles não acabaram com uma cidade.Acabaram com uma região.
    Fernando
    Ilheus\Ba

  15. Gente, a CEPLAC deveria aposentar os mais velhos, e isso ja tá acontecendo, no caso da EMBRAPA, nem todo indivíduo que tem doutorado é competente, e vcs sabem disso.
    A CEPLAC precisa se renovar enquanto filosofia de trabalho e pessoas. Precisamos de mais técnicos agrícolas e disseminar mais e mais estudos sobre outras culturas agrícolas.

  16. Esse deputado meia-boca é o mesmo do envolvimento com a vinda vassoura-de-bruxa pra lavoura cacaueira do sul da Bahia?
    Sujeito cara de pau! Nem uma carreta de óleo de peroba o limpa!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *