Tempo de leitura: < 1 minuto

Captação no Calixto Midlej beneficiou três pacientes.
Captação no Calixto Midlej beneficiou três pacientes.

O Hospital Calixto Midlej Filho realizou a primeira captação de múltiplos órgãos dos últimos dez anos, no último dia 1º de maio. A captação foi confirmada nesta quarta, 8, pela assessoria da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.
A família de D.J.S., 52 anos, autorizou a doação dos rins e fígado. Segundo a enfermeira coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott), Jaqueline Céo, os órgãos doados passaram por testes de compatibilidade e beneficiaram três pacientes que aguardavam na fila de transplantes.
Céo reforça que todo o trabalho envolveu vários profissionais e foi possível a partir da solidariedade da família do doador. Segundo ela, foram realizados dois exames clínicos com avaliações de médico intensivista e um neurologista, além de exame de imagem comprovando a morte cerebral.
A autorização da família ocorreu em entrevista após conclusão do Protocolo de Morte Encefálica. “Agradecemos muito a mais esta família que se sensibilizou com a importância da doação deórgãos como ato de solidariedade e uma chance de ajudar a salvar vidas”, disse a enfermeira.

5 respostas

  1. Aleluia !!! finalmente uma notícia importante para esta cidade, uma noticia do bem, sem violência e sem busca de votos.
    Deus seja louvado e o povo agraciado!

  2. Zelão, diz: – “Se mais tivesse…”
    A notícia é alvissareira, tanto por parte da família, que em um gesto cristão e de amor ao próximo; fez a doação, quanto por parte da Santa Casa e da competente equipe médica que realizou a “captação” dos órgãos e efetuou os transplantes.
    O que me causou espanto, foi a forma como a notícia foi elaborada: – “A família de D.J.S., 52 anos, autorizou a doação de dois rins e um fígado.” – Perplexo e preocupado, fiquei a imaginar: – “Alguém possui mais de dois rins? E seria possível alguém possuir mais de um fígado?”
    DA Redação: O Sr. está correto, Zelão.

  3. Parabéns à equipe do Calixto. Há cerca de uma semana foi realizado um Curso promovido pela Coordenação Estadual de Transplantes e discutíamos a situação de transplantes em Itabuna. Naquela oportunidade constatamos que o hospital já é campeão baiano em realização de transplantes renais.
    Agora realiza uma captação de múltiplos órgãos que foram servir a receptores de outros centros transplantadores.
    Assim Itabuna vai se consolidando como uma importante referência na Bahia.
    O transporte da equipe foi realizado em veiculo da Secretaria Municipal de Saude. Parceria que muito nos orgulha.
    Fatos como esse mostram a força do SUS.
    Renan Araújo
    Secretário Municipal de Saúde de Itabuna

  4. Boa iniciativa, sem falar que durará muito pouco tempo. A Santa Casa de Itabuna, embora pregue a filantropia, pensa 24h em dinheiro e o conflito de egos lá dentro é enorme; a administração é um fiasco, mais de 20 mandam. Só lamento… Por isso que Vitória da Conquista só vai pra frente e Itabuna para o poço. Triste realidade.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *