Tempo de leitura: < 1 minuto

Vane fala do retorno da Plena (Foto Gabriel Oliveira).
Vane fala do retorno da Plena (Foto Gabriel Oliveira).

O prefeito Claudevane Leite comemorou a retomada do comando único da Saúde. Para ele, a gestão plena dos recursos por parte do município vai permitir a Itabuna “aumento da capacidade de financiamento” no setor, além de “melhoria do Hospital de Base”.
Itabuna havia perdido, em outubro de 2008, a gestão dos recursos da média e alta complexidade (cerca de R$ 80 milhões/ano). “Agora, me sinto muito feliz de poder dar essa notícia”, disse Vane por meio de sua assessoria.
O prefeito também ressaltou o trabalho (“incansável”) do secretário municipal de Saúde, Renan Araujo, e o “apoio e a confiança” do secretário estadual, Jorge Solla.
Ao perder a gestão plena no final de 2008, o município passou a gerir apenas os recursos da atenção básica (postos de saúde e programas como Saúde da Família e de Agentes Comunitários de Saúde).

22 respostas

  1. A partir de hoje a saúde de Itabuna é digna de primeiro mundo.
    Adeus filas intermináveis nos postos de saúde, adeus falta de médicos, o Hospital de Base será o melhor do país.
    Agora que o dinheiro chegou vamos cobrar do novo governo porque ele vai fazer a saúde funcionar. Afinal, o dinheiro chegou!!!

  2. A Plena para Itabuna significa mais dinheiro da Saúde nas mãos do governante municipal.
    Acredito que já foi demonstrado a existência de uma continuidade administrativa por parte desse “novo” governo.
    As filas nos postos de saúde continuam humilhantes, a falta de material e médicos, a demora para se realizar um exame simples é demorado, e o Hospital de Base sofre com o cabide de emprego que, também nas outras gestões, foi constantemente criticado, mas continua servindo da mesma forma como cabide para o atual mandatário.
    É difícil acreditar que com a plena as coisas na saúde vão melhorar.
    Com uma gestão séria, realmente de mudança como o eleitorado acreditava, poderíamos botar fé.
    Quer saber? Acho que vai ser mais didim escorregando no ralo.

  3. sto é o exemplo de como o PT faz política no nosso Estado e no Brasil. Assim que Azevedo ganhou as eleições o Governo do Estado retirou a plena e submeteu a população de Itabuna e região a dezenas de mortes no Hospital de Base por pura perseguição politica do ilustre deputado Geraldo Simões.Mesmo assim o Prefeito manteve o Hospital funcionando com todas as dificuldades. Agora que o Prefeito é da base aliada o Estado devolve a gestão injetando uma bolada de recursos nos cofres da Saude Municipal pra ver se enfim esta gestão engrena. Existe um ditado que diz “pra quem muito lhe é dado muito lhe será cobrado “. Pago para ver se teremos melhora na nossa saúde. O que veremos será uma farra com recursos da Saúde e uma enxurrada de contratações sem nenhum critério. Espero que a Controladoria do Município esteja atenta. Quem viver verá!!

  4. Isso se chama PT,vc itabunense que votou no 13 de wagareza precisa saber que o tal desgovernador persegiu 8 anos sem liberar a plena para itabuna, massacrando o povo itabunense que sofreu com a súde precaria e perdeu muito seus enti queridos em prol do jogo sujo do desgovernador, persegidor e tudo que não presta. Um bom governador governa para sociedade e não por cores partidarias por que o dinheiro é do povo que paga seus impostos; o que a constituição lhe deve de direito que é uma boa saúde mais ACM neto vem ai a pesquisa que sai recetimente da a vitoria a ACM NETO ou GEDEL no primeiro turno disparado com quase 40% de aprovação seu demonio carioca…

  5. Bem viúvas, da gestão passada não se cansa de fazer criticas sem preceito e sem provas, e uma conquista grande do novo gestor recuperar o que as gestões passadas fizeram deixando Itabuna, digna de abandono foi o que aconteceu de fato só podemos parabenizar o prefeito pela sua atuação o resto, resto vão catar coquinho…

  6. Zelão, diz: – Parecer, não é ser; exatamente igual!
    “Nem sempre mais dinheiro é a solução definitiva dos problemas.”
    A retomada do sistema pleno da administração da saúde, pelo município de Itabuna, também implica do município assumir maiores responsabilidades.
    Durante o período em que o município perdeu a gestão plena dos recursos, por má gestão, não justificou, em si mesmo, a deteorização do atendimento à saúde em todos os seus aspectos: – Os recursos para o atendimento de média e alta complexidade continuaram a ser repassados, através do governo do estado. Não se justificando, portanto, o caos existente no atendimento básico, que é dever do município, mediante a aplicação dos 25% do orçamento municipal que se destina à saúde.
    Se não houver planejamento e boa administração – sem a ingerência da politicagem – a retomada do controle pleno dos recursos destinados à saúde pública em Itabuna, pode, ao contrário, aumentar o caos existente, agora, sem ter mais a quem apelar e culpar.

  7. EU NÃO VEJO NEM UMA SOLUÇÃO DO PROBLEMA,O MEU OLHAR É DE DESCONFIANÇA,JÁ QUE COM OS RECURSOS DA SAÚDE VAI SER GERIDO PELA PREFEITURA,O SÃO LUCAS VEM SENDO A SALVAÇÃO DOS ITABUNENSE,QUE RECEBE VERBAS DO GOV.DO ESTADO,VANE VAI PRESERVAR ESSES RECURSOS PARA ESSE HOSPITAL?A PREFEITURA DE ILHÉUS TEM A PLENA DA SAÚDE,E A CIDADE TEM UM MAL ATENDIMENTO NA SAÚDE,A PLENA É APENAS DAR MAIS PODER A UM PREFEITO QUE AINDA NÃO TOMOU POSSE.

  8. Gostaria que alguém me respondesse a uma única pergunta:
    – O que foi feito de melhoria na atenção básica, na regulação municipal, nos serviços ofertados, que justificaram a aprovação do Conselho Municipal de Saúde para a volta da Plena?
    EU TENHO UMA RESPOSTA: Presidente do Conselho “trabalhando” na secretaria de Saúde e membro do conselho (forte e influente lá dentro) sendo diretor de planejamento da Secretaria….Espero que façam agora o dever de casa, até então não feito….

  9. Sr Cidadão,
    EM NENHUM MOMENTO O CONSELHO DE SAÚDE FOI CONSULTADO ATUALMENTE SOBRE ESTA SITUAÇÃO. SE O COMANDO ÚNICO RETORNOU FOI NO TAPETÃO.
    DEIXE O CONSELHO FORA DISSO!

  10. Itabuna em novo rumo…. os AZEDISTAS entraram na justiça e não conseguiram, porque os recursos eram desviados.
    Lembrar que Azevedo fez parte do executivo em 08 anos consecutivos, sem contar quando era do DETRAN e fazia as falcatruas para beneficiar os …..
    Alguém acreditaria que …..
    Abraços e, parabéns a VANE e equipe que, em pouco tempo vem fazendo MUDANÇAS, como prometido. Sem querer dizer que não precisa de reparos, etc……estou acreditando….

  11. O governo de Azevedo teve sim seus erros, isso ninguém pode falar, mas qual é o prefeito que passa por uma administração que faz tudo? O que deu para perceber foi uma perseguição política por parte do então Secretário de Saúde Jorge Solla, representante do Governador Jaques Wagner. O que a saúde de Itabuna melhorou para ter a gestão plena de volta? As reformas dos postos de saúde quase foi concluída na gestão de Azevedo, com certeza aconteceu porque Vane é da base do PT.

  12. Quem disse que o Conselho m. de saúde aprovou? o conselho nem estava sabendo de nada, assim como muita gente, foi tudo feito na surdina e de cima pra baixo. Isso é uma vergonha! pq até agora a gestão não disse ao que veio, a saúde continua podre!

  13. Me prove quem quiser que essa gestão plena se Vane não fosse da base de Wagner ele iria devolver. Onde foi que a atual gestão melhorou a saúde pra ter ela de volta? E que isso não aconteceu antes por causa da perseguição partidária? É vergonhoso o que os prepostos de Wagner fez com a polpulação de Itabuna. Morreram algumas pessoas em conseqüência da não liberação da plena.

  14. Essa plena só vai ser mais uma fonte de dinheiro para esses governantes roubarem. Vane, seus secretários e acessores não estão fugindo a régra dos que já passaram por aqui. A seleção da saúde foi uma fraude e falta de respeito com as pessoas que perderam seu tempo naquela palhaçada.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *