Tempo de leitura: < 1 minuto

O acadêmico e babalorixá Póvoas foi homenageado pelos seus 70 anos de vida.
O acadêmico e babalorixá Póvoas foi homenageado pelos seus 70 anos de vida.

Lideranças empresariais e políticas, como os prefeitos Vane do Renascer (Itabuna) e Jabes Ribeiro (Ilhéus), participaram, ontem, das comemorações dos 70 anos do professor e babalorixá Ruy Póvoas, no terreiro Ilê Axé Ijexá Orixá Olufon, em Itabuna, além de professores e a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro.
O evento reuniu, ainda, membros das academias de letras de Itabuna e Ilhéus. O “Canto à Ancestralidade” também foi marcado pelo lançamento do livro Mejigã e o contexto da escravidão, de autoria de Ruy Póvoas, e análises das professoras Margarida Fahel e Marialda Silveira, que analisaram Ruy acadêmico e babalorixá.
O professor ainda recebeu homenagem da Academia de Letras de Itabuna (Alita). A programação também teve exposição fotográfica Mosaico de Existências, que incluiu recital, música e performance teatral.
Autoridades como o prefeito Vane e a secretário Dinalva Melo participaram das homenagens.
Prefeito Vane e secretária Dinalva Melo conversam com Ruy Póvoas

59 respostas

  1. Amigos de Itabuna , graças a Deus temos um prefeito que apesar de ser criticado por sua religião , abraça as outras , sou católico e pude ver o nosso prefeito homenageando Santa Rita de Cássia no bairro São Caetano , hoje Vane está em um Terreiro , viver com as diferenças é o que nos torna melhores , como seres humanos e como filhos de Deus ! afinal de contas abracemos nossas originalidades , seja Católico , Evangélico , Candomblezeiro , Espírita , Budista e por aí vai … nosso prefeito foi eleito para todos , isso é todas as religioes estão com ele , afinal de contas Vane tbm é cultura , um abraço !

  2. Isso foi ontem a tarde? Ontem a noite ele visitou a Igreja Assembléia Manancial, a qual congrego e estava em festa de aniversário, o líder da Igreja é Pastor Elias Fernandes.
    O que está acontecendo irmão Vane? Não é porque você é o prefeito que tem que frequentar todo tipo de religião. Temos que respeitar todas as religiões, mas você tem a sua.

  3. A vida é um aprendizado!
    Itabuna nesta última eleição,a sociedade fez um divisor de água:de um lado um prefeito que buscava a reeleição e comportamento do mesmo,deixava a desejar. Do outro lado, um então candidato a prefeito de Itabuna, o mesmo de comportamento exemplar,eu quero dizer,família.
    Quaisquer cidadão que preserva os valores familiares,não sentiria a vontade em receber em sua residência ou eventos sociais um prefeito que não é família.
    Entretanto,se salve a minha memoria,o último prefeito de Itabuna que a sociedade Itabunense elegeu com este perfil de família,foi o Dr.Ubaldo Dantas.
    Todavia,nesta última eleição,Itabuna resgatou a tradição em preservar os princípios e valores familiares com a eleição de Vane do renascer.
    O nosso prefeito,mim parece que estar se redimindo do seu erro,
    em não ter comparecido na lavagem do beco do fujico e no dia da
    celebração do nosso padroeiro e querido São José.
    Nesta semana vi neste informativo diário online,o nosso prefeito na Igreja,Nossa Senhora de Fátima,agora vejo nesta celebração em homenagem aos 70 anos de vida e que o mesmo, chegue aos 100 anos com este vigor o nosso maior patrimônio intelectual e cultural,que é o professor e escritor,Dr.Ruy Póvoas.
    A mesma alegria que este segmento da sociedade,está sentindo com a presença do prefeito Vane,esta alegria seria a mesma,que os segmentos da sociedade sentiria no Beco do fujico,bem como na Catedral e na procissão do nosso Padroeiro e o querido S.José!
    ” Viver é não ter vergonha de ser feliz! A beleza da vida é ser
    um eterno aprendiz!” Gonzaguinha. 1945-1991.

  4. Muito bem Vane.Valorizar a cultura e a crença do outro é o mesmo que respeitar.Fico feliz.Mantenha a sua crença naquilo em que você acredita,mas respeitando a crença do outro isto é que fará de você um verdadeiro cristão.O Senhor Jesus quando recebeu o pedido para autorização de apedrejar a adúltera ,ele perguntou:quem não tiver nenhum pecado seja o primeiro a apedrejar.Assim aos demais cristãs,é bom que não julgueis.Cabe ao Senhor o julgamento.
    Parabéns por governar para TODOS.Agora acredito que a cidade toma rumo.

  5. Vane comendo comida oferecida aos santos, o que a política não faz! Nada contra as religiões afro, mas para qualquer pessoa que tenha o mínimo se conhecimento, sabe que essa é uma prática que a igreja evangélica condena. É seu Vane, vamos trabalhar.

  6. VERGONHA, VERGONHA , VERGONHA.
    O SENHOR PREFEITO VANE QUE SE DIZ EVANGELICO NAO FOI PARA PROCISSAO DE SÃO JOSE, APÓS RECEBE CRITICAS DA IMPRENSA E VARIAS PRESSÕES DO PARTIDO COMUNISTA, DÁ UM TAPA NA CARA DE JESUS CRISTO, ENVERGONHA O ENVANGELHO E VAI PARA O ALMOÇO NO CANDOMBLE. DIZ A BIBLIA MALDITO HOMEM QUE CONFIA NO HOMEM.

  7. No candomblé, irmão?
    Na semana passada estavas na novena de Santa Rita…
    O que é mais importante: o ser ou o estar?

  8. Vane heim? O que é que uma queda de popularidade não faz…próximo evento com o prefeito presente: invocação de Alan Kardec em algum Centro Espírita de Itabuna. Quem te viu e quem te vê…

  9. E verdade o prefeito é prefeito de toda a cidade. Contudo, ele não pode esquecer que a igreja evangélica votou nele maciçamente e este foi o diferencial. Que ele visite as diferentes religiões mas deve ter o cuidado para não perder a base. Ele pode estar satisfazendo aos ” gregos” e deixando descontentes os “troianos”. O tempo dirá se ele fez as escolhas certas.

  10. Parabéns ao nosso Prefeito! Ruy Povoas tem mais prestigio do que São José o padroeiro da cidade da qual ele é prefeito. E olhe que ele foi eleito com os votos dos católicos por somos maioria.

  11. Vane o que diz sua bíblia a respeito dos terreiros e da igreja católica?
    Sua religião não permite ter acompanhado a procissão de São José, mas permite ir aos terreiros com Carurú e tudo que tem direito, nos explica isso melhor.

  12. Como prefeito minha nota é zero uma decepção. E como evangélico que vc se diz ser outra decepção,vai prestar contas a Deus, pois esta usando o nome dele em vão. Brinque com o povo, mas não brinque com Deus. ue vergonha

  13. Vane como prefeito pode ir a qualquer lugar, mas em função do mesmo ter adotado uma prática barrista não indo a procissão do padroeiro da cidade por uma questão religiosa, fica difícil, hoje, justificar a sua ida ao terreiro de pai Ruy Póvoas. A única justificativa plausível é se ele foi por uma questão de compromisso político com o vice prefeito Wenceslau, que todos sabemos fazer parte da religião de origem afro. Outra gravidade imperdoável aos olhos dos cristãos (protestantes)é o fato dele te se servido do banquete oferecido aos orixás.

  14. Lindo lugar, o trabalho realizado ai merece o respeito de todos nós. Faço apenas uma observação: o Prefeito Vane do Renascer não compareceu a festa do Padroeiro São José, e ai encontramos juntamente com a secretária de Educação, frequentando um terreiro, uma casa de Candomblé, arte cultura que se mistura aos princípios religiosos do PREFEITO.

  15. Apoio a atitude do prefeito Vane. Até porque a própria Bíblia diz: Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças.
    Porque pela palavra de Deus e pela oração é santificada.
    1 Timóteo 4:4-5
    Assim, pela oração qualquer comida é santificada pelo poder do nome de Jesus!
    Vane, com sua atitude, está demonstrando que é cristão de verdade e não meramente religioso!
    Siga em frente prefeito, que Deus lhe abençoe e dê discernimento em tudo!!

  16. Isso mesmo senhor vane! ta na linha certa fazendo jus a a música do rappa com bezerra da silva( http://letras.mus.br/o-rappa/70181/)
    candidato caô caô kkkkkkkkk . wenscelu ta te ensinando direitinho
    é certo prefeito de um mandato só kkkkk , até os próprios funcionários da prefeitura já estão fazendo política contra .Aproveita mesmo

  17. O prefeito Vane dá um banho de civilidade e exemplifica o que de fato é uma democracia. O fato de ter ele participado de uma festa em comemoração ao aniversário de um dos mais qualificados acadêmicos da nossa região, não o faz traidor de suas crenças. Aliás ser cristão é antes de mais nada saber conviver e respeitar as diferenças.Parabéns Vane, não ligue para os alienados religiosos que enxergam como burros de carroça, apenas em uma direção. Eles não sabem o que dizem, perdoa-os!

  18. Veja só como somos cruéis com o nosso próximo,a quem cabe o direito de julgamento irmãos? Ainda bem que o nosso Deus não vê e não age como nós por que senão o irmão Vane já estava condenado ao inferno. Gastamos muito tempo em olhar a vida dos outros mas não paramos para olhar a nossa e vê que erros muito mais graves cometemos todos os dias. Sabedoria meus amigos, poucos têem.
    Façamos melhor oremos para que Deus cuide de todos.

  19. Muita gente falando bobagem negativas, o nosso prefeito pertence todas as comunidades independente de crenças ou religiões todos nos somos filhos de DEUS.
    Vane parabens cotinue em frente, vamos mostrar a todos que você é capaz e vai fazer a melhor adiministração que esta cidade já teve, os envejosos é minoria, o povo é maioria e quer o seu sucesso!!

  20. Professor, escritor e líder religioso. Que o sr. Ruy Póvoas tenha muitos anos de vida, paz e felicidade.
    Infelizmente, a ignorância não me espanta. Tantos comentários preconceituosos, diminutos e medievais, sugereM que seus autores deveriam OLHAR as situações com um OLHAR salvo da ignorância bestial religiosa. A religião não nos faz diferentes uns dos outros; a intolerância e a violência sim.
    O prefeito mostra que está cumprindo seus deveres de PREFEITO, de administrador de uma cidade. Não de um religioso.
    Por se misturar política e religião, desde a idade média a humanidade vem sofrendo.
    Não queiramos, portanto, fazer com que Itabuna retorne à Idade das Trevas, do terror e absolutismo religioso.
    A natureza é diversa, a sociedade é diversa. O poder público deve assegurar essa diversidade.
    Salve buda! Salve Jesus Cristo! Salve Javé! Salve Jeová! Salve Oxalá! Salve Olorum! Salve Krishna! Salve Maomé! SALVE A HUMANIDADE!

  21. E isso ai prefeito. Voce é o prefeito de Itabuna e teve votos de todas as crenças!Nao sei se bebeu aquela bebidinha de pinga cdom sangue de bode, masa se bebeu nao faz mal nenhum pois é umaq simples oferenda a seu santo!Esperro que nao tenha batido um tamborzinho e nem tenha dito: atôtÔ meu Pai. para o Babalorixa Dr Ruy Polvoas! mas se falou , vc vai ver se essa prefeitura vai ou nao vai paqra frente! o Santo dele é forte e guerreiro Atotõ, irmao Vane, Que sao Jorge lhe proteja!no mais lembre oas Evangélicos que so com eles votando, vc nao iria e naem vai a lugar nenhum!

  22. Ser prefeito não obrigado que o gestor coma e repita pratos de comidas e bebidas oferecidas a cosme e damião, esse conceito contraria a biblia sagrada senhor prefeito, ou não sabe disso?

  23. Decepcionado,
    Quanto envangélico aqui “cheios de Deus”!! Tenho pena de vcs que se julgam superiores porque frequentam uma Igreja Evangélica… Lembremos e vivemos o que Jesus Cristo pregou e não apenas falemos o que está na biblia. Ler a bíblia e Viver o que Cristo ensinou são coisas completamente diferentes… Arrotam santidade, mas só sabem apontar os “erros” dos outros! Lembrem-se que quando apontamos um dedo para alguém, tem três dedos apontados em nossa direção! SOU DO CANDOMBLÉ e isso não me faz melhor e nem pior que ninguém! Mas, posso afirmar que sou muuuuuito feliz com minha religião e que por causa dos ensinamentos a cada dia posso dizer que tento me tornar uma pessoa melhor!

  24. Ele ta é certo GALERA QUEM SÃO VCS PARA JULGALO ELE AGORA É O PREFEITO E COMO TAL TEM QUE FASER SE CUMPRE TODOS OS EXECIOS DO MESMO É O QUE ACHO E TEM MAIS SOU LIVRE PARA OPINAR… E ESSA É A MINHA OPINIÃO.

  25. Os seus sacerdotes violentam a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o profano, nem discernem o impuro do puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles.
    Ezequiel 22:26
    Não é porque Vane prefeito que ele tem que comparecer a tudo, uma coisa é tolerância e respeito as religiões alheias, outra coisa é participar de cultos em homenagem a “santos”.

  26. Vane, mete a mão na garganta e vomita tudo que vç comeu…..vç esta sendo ludibriado pelo Wenceslau,dá um chute na traseira desse cara e vá governar….

  27. Ir a um evento do candomblé como prefeito sim, ele como pessoa pública está livre para isso, mais ele como evangélico, servo do Deus vivo q condena essas práticas deveria no mínimo, não ter ido se vestido a caráter e nem comido as iguarias oferecidas a santos, ai sim ele estaria presente somente como ato político, afinal de conta em Hebreus12:1 diz:” Portanto nós tambem que estamos rodeados de testemunhos deixemos todo embaraço e o pecado q tão de perto nos rodeia e corramos com paciência a carreira q nos está proposta”, como se respeita todas as religiões, respeite a nossa tbm, a começar por vc Vane q se diz evangélico.

  28. r a um evento do candomblé como prefeito sim, ele como pessoa pública está livre para isso, mais ele como evangélico, servo do Deus vivo q condena essas práticas deveria no mínimo, não ter ido se vestido a caráter e nem comido as iguarias oferecidas a santos, ai sim ele estaria presente somente como ato político, afinal de conta em Hebreus12:1 diz:” Portanto nós tambem que estamos rodeados de testemunhos deixemos todo embaraço e o pecado q tão de perto nos rodeia e corramos com paciência a carreira q nos está proposta”, como se respeita todas as religiões, respeite a nossa tbm, a começar por vc Vane q se diz evangélico.

  29. Cristã,
    Minha cara…cristã de não sei qual cristo…TODAS AS COISAS ME SÃO LÍCITAS MAS NEM TODAS ME CONVÉM!
    Minha palavra para este elemento chamado Vane é vagabundo.

  30. Vane fiquei muito triste com a sua postura! Você não precisava fazer isso… Não é porque é prefeito de tdos que tem que frequentar TODOS os lugares ! Se for assim terá também que ir nas favelas porque eles não são melhores que você, frequentar locais onde viciados ficam localizados porque vc não é melhor do que nenhum deles, participar de rituais satânicos, pq vc não é melhor que nenhum deles.. e por ai vai !

  31. Parabéns prefeito Vane, mostrou sua postura enquanto instituição que representa. Não ligue para os comentários das viuvas de azevedo, das viúvas de Nando de Tabuna, dos cururinhos e de Juça. Siga trabalhando… vc esta no caminho dos homens de bem

  32. Não vos ponhais com um jugo desigual com os incrédulos; porquanto q sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? ou que comunhão há entre luz e trevas? Que harmonia há entre Cristo e o maligno? ou que união há entre o crente e o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: habitarei e andarei entre eles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras, e eu vos receberei; serei vosso Pai, e vos serei para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.2º Cor.6.14a18.Que digo,pois? Que o sacrifícado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o pópri ídolo tem algum valor? Antes, digo que as coisas que ele sacrificam é a demõnio que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demõnios. Nãp podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios.;não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.1Cor.10.19a21.Nenhum governo é conquistado se do céu não for concedido. Se tu andares com Deus e fizer à sua vontade vitórias maiores ele tem pra ti,mas se fizer o contrário o que tem será tirado e dado a outro. Sejas luz e sal.faça a difernça e resplandeça neste mundo de trevas.

  33. Não vejo nada demais porque se o prefeito conhece a Lei dos homens sabe que tem que respeitar o credo alheio, e se conhece a Lei de Deus sabe que o amor está acima de qualquer diferença, portanto o que eu espero mesmo é que esse ato não seja puramento político e sim humano. Se for pela primeira hipótese lamentável e se for a segunda, parabéns prefeito Vane. O amor sempre deve falar mais alto.
    E fica aqui uma observação: Conheço O Ilê e quem vai lá uma vez fica totalmente enfeitiçado com o amor dos filhos da casa.
    AXE VANE!

  34. Para o irmão eu tenho uma palavra do Grandioso e unico juíz,estar escrito em Isaias 54; TODA ARMA FORJADA CONTA TE NÃO PROSPERARÁ E TODA LINGUA QUE SE LEVANTAR CONTRA TE CAIRÁ. Por tanto aos personagéns que se posicionaram como juízes do irmão Vane e já deu a causa como veredito de culpado e condenado por conta da ida dele ao terreiro de ubanda, eu vos afirmos que condenado estão todos aqueles que apredejam seu próximo, porque não conhecem ao criador em nada, pois todos aqueles que diz amar a Deus e odeia o seu próximo é um tremendo de um mentiroso, e quem tá possuído pelo o diabo não é Vane e ném todos aqueles que foram a esse evento e se quém ta jogando pedra em Vane, vocês que postou comentários esculhambando o irmão são homicidas e hipocritas, porque a palavra do eterno diz; que todo aquele que aborrece o seu irmão é homicida e o amor de Deus não estar nele, vão se converter, porque todas coisas o fiel servo do Adonai pode no Senhor que o fortalece, e estar escrito; como ouvirão se não há quem pregue? o verdadeiro semeador adentra em qualquer lugar sem nem uma cisma de nada, porque bém maior é aquele que estar na vida do irmão Vane do que as trevas que estar no terreiro de ubanda, por tanto ele deve e pode adentrar na macumba e em qualquer outro lugar que tenha almas que precise ouvir o que o Espirito Santo por nos lábios dele para falar, agora crente frouxo e covarde não tem corage de adentrar em lugar algum, a sua unica corage é de ficar por tráz de um computador metendo o pau no seu próximo seu fariseu hipocrita, coa um musquito e engole um camelo, saíba que na unbanda tem lá os escolhidos para ouvir a palavra de vida eterna e se converter e se tornarão vasos purificados pelo o grande oleiro e arquiteto do universo, o eterno me tiro da macumba me purificou e me deu o perdão me dando a certeza de que meu nome estar escrito no livro da vida para herdar a salvação no Emanuel o Messias yahushua o nazareno, e aproposito todas religiões afro, catolicismo romano e cristianismo protestantes não é da mesma ramificação? voçês não adora o mesmo nome falso que Roma adulterou profanado o nome do salvador? o ídolo de todos vocês não é o jesus de roma e porque condenam uns aos outros, vocês estão ramificados em uma unica vide, a vide de roma e o seu lider é o papa,procure conhecerem a verdade, agora salvação mesmo so ha na verdade que que o judeu da onde vem a salvação em yahushua o verdadeiro Messias.

  35. E quanto aos alimentos? demonios não se alimentam porque são espiritos caídos e não tem paladar, tudo não passa de enganação para iludir pobres almas que não conhecem o mundo espiritual, os alimentos são para o ventre e não para o espirito, por isso que o salvador disse que os alimentos não contaminam os homéns o que adentra pela boca, porque vira fezes e vão para o esgoto, mas o que contamina os homéns é o que sai da boca, porque saiu do coração, é por isso que o Messias metia o chicote nos hipocritas, porque eles condenavam o mestre e os apóstolos por causa da comida,e falava coisas arrogantes contra o salvador, isso sim contaminava as almas deles, o que saia da boca, todos que estão condenando ao irmão Vana pela comida são hipocritas e raças de víboras, porque as suas línguas estão cheias do veneno da cerpente, e contaminados estão seus corações, porque as suas palavras sairam do seu coração. e todo alimento é puro, apresentou ao criador ta abênçoado já quebrou a maldição. Se a igreja se calar as pedras clamarão, e os adeptos das praticas erroneas são pedras que estão clamando por salvação. Deus ta dando a oportunidade pra Vane adentrar em todos os lugares e poder falar do amor de Deus para com essas vidas, porque não foi a igreja evângelica e ném catolica e ném religião ném uma quem coloco Vane no pôder não, foi o terrivél e invencivel Adonai ywdiher vaviher dos Éxercito, o pai da eternidade, aquele que detém todo o poder no céu e na terra. Vane não depende de religião ném huma pra ta no poder, ele só depende de DEUS.

  36. Neide Oliveira,
    Sim, respeito é uma coisa minha querida … ir lá e compartilhar da mesma coisa é estupidez … tenha certeza que esse ato foi político e humano … pq espiritualmente ele foi um fajuto, um lixo e uma vergonha.

  37. O que o poder faz! Tomara que, quando Vane entregar o cargo ele não tenha contaminado toda sua alma e corrompido seus valores!

  38. Que decepção hein Sr.Claudevane leite o que o dinheiro não faz na vida do homem comendo comida oferecida aos santos que vergonha …ai daqueles de quem vem os escandalos e o sr está escandalizando o evangelho de cristo tenha muito medo de um ai de Deus tá aí meu recado

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *