Tempo de leitura: < 1 minuto

Reunião na segunda, 20: Cacau volta à pauta nas esferas estadual e regional.
Reunião na segunda, 20: Cacau volta à pauta nas esferas estadual e regional.

De repente, o cacau voltou à pauta dos governos estadual e federal. Há duas semanas, o governo anunciou a inclusão do produto na Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM), faltando apenas o “ok” da presidente Dilma Rousseff.
Nesta semana, o governo baiano sinalizou avanços que contemplam a visão de conservação produtiva, defendida pela Ceplac, e que fomenta a cultura do cacau-cabruca, sistema agroflorestal imprescindível para a preservação da Mata Atlântica. O secretário Eugênio Spengler (Meio Ambiente) antecipou que o governo publicará decreto que visa disciplinar a retirada de árvores exóticas e madeira caída em áreas de cabruca, o manejo sustentável.
Aliado a essas discussões – seja no preço mínimo ou na conservação produtiva -, a Ceplac voltou a mostrar a sua importância para a lavoura cacaueira. Quando assumiu a superintendência baiana do órgão federal, Juvenal Maynart dizia que o primeiro passo era colocar as discussões relacionadas ao cacau em outro patamar.
Aos poucos, o cenario vai mudando de forma positiva e – mais importante – com a participação dos produtores e da própria Ceplac.

5 respostas

  1. Isso é com certeza um grande blá-blá-blá que não resolve quase nada.Primeiro porque o grapiúna vai perder a sua identidade de papa-jaca já que com a fome que tá passando e a permisão de vender árvores exóticas, rapidamente a jaqueira vai entrar em extinção.O preço mínimo é um pequeno alento para o cacauicultor mas, o preço da farinha “de cara” já quebra a esmolinha do preço mínimo para o cacau.O que eu quero saber mesmo, é quando o governo vai começar a ressarcir o cacauicultor, por esse ser vítima de crime de terrorismo biológico cometido por funcioários públicos federais. ISSO SIM É IMPORTANTE!

  2. O Mauro tá muito certo. Certíssimo.E quando a jaca acabar, aí é que o bicho vai pegar, mesmo porque, a jaca mata a fome de muita gente nessa região.O que deveria sim estar em pauta e em primeiro lugar, é mesmo os pagamentos por danos materiais e morais que o governo deve ao cacauicultor e à sociedade da região, por ser responsável pela entrada dessa doença no cacau.

  3. O assunto “CACAU” só entra em pauta em época de eleição, no mais, é esquecido ….deixado de lado.
    A CEPLAC não mais atende ás necessidades e expectativas, a muito tempo a bem dizer, virou um cabide de emprego, palanque político e vitrine de alguns usurpadores (salvo alguns fiéis e esforçados funcionários).
    Se os leitores mais atentos verificarem com atenção a foto acima, irão perceber apenas burocratas engravatados, tratando de um assunto da máxima importância para a nossa região, faz lembrar o CNPC. Nessa mesa deveria ter a presença de quem planta e negocia o produto,devido ao fato de estarem mais perto da triste realidade.

  4. …..”O secretário Eugênio Spengler (Meio Ambiente) antecipou que o governo publicará decreto que visa disciplinar a retirada de árvores exóticas e madeira caída em áreas de cabruca, o manejo sustentável”. Publicará….quando? neste semestre No próximo? Este ano? 2104 ou 2015?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *