Tempo de leitura: 2 minutos

Do Brasil 247

Dilma: reeleição em 1º turno.
Dilma: reeleição em 1º turno.

A presidente Dilma Rousseff tem tudo para se reeleger em primeiro turno, mas o ex-presidente Lula continua em condições de ser o candidato se a temperatura e a pressão da  economia se deteriorarem muito. Essa dupla leitura está sendo feita, neste momento, pelo marqueteiro oficial de ambos, o jornalista e publicitário João Santana.
Ao jornalista Ilimar Franco, de O Globo, ele afirmou ter acabado de realizar uma pesquisa qualitativa na qual o entrevistado era questionado sobre a situação de vida de dez amigos. Apurou-se que oito, em média, tinham crescido economicamente desde a administração de Lula.
O cuidado de Santana em manter atualizados os radares sobre a imagem do ex-presidente demonstra que Lula está preparado para, em caso de emergência, estar disponível ao PT para um candidatura a presidente em 2014. “Só não sou candidato a síndico do meu prédio”, disse Lula a um amigo, segundo apurou 247.
Em conversas políticas, o ex-presidente encontrou uma maneira de abordar, sutilmente, sua situação política neste momento. Ele vai avisando que se arrependeu de antecipar o debate eleitoral, de acordo com a apuração de Franco.“Eu só queria parar o volta Lula”, cochicha o ex-presidente.
Como se sabe, desse movimento surgiu, após a eclosão do caso Rosemary Noronha, a amiga íntima de Lula pivô de um escândalo de tráfico de influência no gabinete da Presidência da República em São Paulo, a consolidação da candidatura Dilma à reeleição. Em Paris, a presidente aproveitou o momento de fragilidade de Lula para perguntar se ele queria ser candidato em 2014 – e ele disse que não.
Mesmo assim, Santana continua fazendo raios-x sobre a imagem do ex-presidente na população. E tudo o que encontra é o prestígio dele inalterado. Entre os petistas de cúpula, o comentário generalizado é de saudades do estilo carinhoso de Lula com eles, em lugar da distância e da, muitas vezes, frieza da presidente Dilma. “O carinho faz falta”, comentam.
Mas Santana está seguro de uma verdade ainda maior. A presidente Dilma irá se reeleger em primeiro turno. O marqueteiro nem considera a possibilidade de, com a economia patinando ou andando para trás, o prestígio de Dilma diminuir. Ele desdenha do debate desenrolado neste momento, a um ano e cinco meses da data da eleição.
– É tudo perda de tempo, diz Santana. Para ele, Dilma já tem uma imagem forte o suficiente como presidente popular, e isso irá continuar. É o que deve bastar. Diante da chance de vencer em primeiro turno, as vontades de Lula e do PT irão refluir naturalmente. Será?

10 respostas

  1. não sou ligado a nenhum politico, tenho meu voto livre e observo que no Brasil nada funciona, a saúde é precaria, segurança não existe e a justiça é cega muda e surda, porém mais uma vez o bolsa familia irá eleger essa corja.

  2. O Brasil é um país de livre expressão.Nós brasileiros devemos agradecer ao Governo Militar,que impediu deste país se tornar um
    CUBÃO ou mesmo,uma COREIA DO NORTE.
    Portanto, Sr. Marreteiro,digo Sr. Mutreteiro,o senhor pode falar
    que a sociedade brasileira,garante sua expressão.
    O senhor poderia até dizer que: DIEGO LEON MONTOYA SANCHER,
    ganha a eleição no primeiro turno,de presidente do Brasil.
    Se houver alguma turbulência na economia, entrava para ganhar a
    eleição de presidente do Brasil.Victor Manuel Guerra.
    O livre pensamento e expressão,estes dois países não as têm!

  3. Zelão, diz: – Imagine se o “Brazil” perder a copa?
    “Também se baseado nas pesquisas recentes (que são uma fotografia do momento atual) fica fácil para o “marketeiro” João Santana vaticinar a reeleição da presidenta Dilma no primeiro turno da eleição de 2014. Mesmo assim, não tão convicto do vaticínio, o João trabalha com a hipótese B; a candidatura do ex-presidente Lula.”
    Nesse exercício de “vaticinação” ou de previsão elencamos outras variantes:
    a) Se o crescimento da economia continuar patinando, fazendo com o PIB aponte para uma recessão econômica?
    b) Se a inflação continuar crescendo, solapando os ganhos reais do salário do trabalhador?
    c) Se por conta do controle da inflação os juros continuarem subindo, impedindo os trabalhadores de realizar o sonho da casa própria e do carro?
    d) Se a falta de infraestrutura continuar impedindo a competitividade do comércio brasileiro no mercado externo, fazendo crescer o déficit da balança comercial e, consequentemente, a perda de postos de trabalho na indústria nacional?
    e) Se a CPI da Petrobrás for instalada e forem descobertos erros graves que estão levando a ex-terceira companhia petrolífera do mundo a uma condição de descapitalização e descrédito, c ausando prejuízos ainda maiores aos acionistas minoritários e aos trabalhadores que foram levados a investir parte do FGTS em ações da empresa?
    f) Se o Brasil perder a copa do mundo de futebol e a realização do evento se mostrar um fracasso?
    O brasileiro pode até conviver com todos os índices relacionados de A a E, mas se o item “F” se concretizar negativamente, a frustração será tanta na “Pátria de Chuteiras” que Lula e Dilma – mais que o técnico Filipão – serão, inevitavelmente, apontados como culpados: – “Dois novos Barbosas surgirão na memória do povo brasileiro.”

  4. Por mim tudo bem, que venha o Lula por mais 8 anos ou a Dilma continue por mais 4, tanto faz, não acredito que o PT possa causar mais danos ao país do que já causou. Após o MENSALÃO, LULINHA/TELEMAR e a ROSE DE LULA o que vier será fichinha.
    Em todos os jornais, a principal notícia é a fenomenal colocação do Brasil em 51º lugar em competividade mundial, num cenário de 60 paíse, só esperava por melhores dias, mas se não pode ser paciencia, no 2º mandato de FHC o Lula quase me convenceu de que algum dia êle seria útil ao país, êle recebeu tudo mastigado, com a moeda estabilizada, e a lei de responsabilidade fiscal são os carros chefes para qualquer gestor responsável levar uma nação as melhores condições para seu povo.
    Desde que conheço Lula, êle só falava em produtividade e
    em infraestrutura, pois bem, porque então esse energumeno em janeiro de 2003 não deu início ao seu grande projeto desenvolvimentista? se passaram 10 anos e as ferrovias, portos, rodovias e aeroportos se tornaram obsoletos e antiquados para alavancar o país a um patamar mnelhor.

  5. O PT tinha como certo a eleição de Pelegrino em Salvador, para isto Dilma e Lula foram lá diversas vezes, no Recife e em Belo horizonte Lula tinha como certo a eleição do PT e indicou seu candidatos que perderam feio ainda no primeiro turno.
    A ideia que o PT é imbatível é ficção, eleição se ganha com resultado, o PT tem que passar pelo constrangimento de ver seus deputados presos por crime de corrupção e os indicadores econômicos que se deterioram a cada trimestre com a teimosia do governo em adotar medidas que deram certo no passado mas agora não tem dado resultado pelo esgotamento da capacidade de endividamento das famílias. Se o desemprego voltar a fazer parte do drama das famílias ai o descredito do governo vai ser acelerado. Tem muito tempo para a eleição, agora é exercício de futurologia.

  6. ANALISANDO UM DOS COMENTÁRIOS ACIMA, DISCORDO EM PARTE, QUANDO DIZ QUE PIOR DO QUE ESTÁ NÃO FICA, O PIOR É QUE, O ESTÁ RUIM PODE FICAR PIOR.
    NÃO ACREDITO EM PAÍS QUE UTILIZA DO ASSISTENCIALISMO, ACREDITO EM PAÍS QUE GERA EMPREGO E RENDA, SÓ ASSIM A NAÇÃO SE DESENVOLVE, COM ORGULHO DE TER O SEU SUSTENTO DO PRÓPRIO SUOR E NÃO A SENSAÇÃO DE RECEBER UMA ESMOLA MENSAL.

  7. Graças a Deus não preciso do Bolsa Família,mas sei o quanto esse dinheiro mata a fome de MUITOS.Fico imaginando antes o que os governos passados. fhc,collor,sarney,os militares…faziam com esse dinheiro todo…já que não eram distribuídos para o povo e o Brasil só vivia no buraco,devendo ao mundo,povo passando fome.Para onde ia esse dinheiro???Garanto que não vinha para o meu bolso.
    Pois é!!!Chegou Lula e vez o que tinha que ser feito,tão simples.Como é bom ter um carro…como é bom viajar de avião..
    Lula e Dilma,Dilma e Lula… voto certo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *