Tempo de leitura: < 1 minuto

Professores foram às ruas em protesto contra o governo (Foto Jeremias Barreto).
Professores foram às ruas em protesto contra o governo (Foto Jeremias Barreto).

A greve dos professores de Itabuna foi parar na Justiça do Trabalho e chega ao 15º dia nesta segunda (10) ainda sem perspectiva de um fim. A paralisação afeta quase 120 escolas e mais de 20 mil alunos.
Os professores rejeitam os 7,97% oferecidos aos níveis II e III (que possuem graduação superior) e querem aumento linear de 15%. O governo insiste que não há como negociar reajuste maior.
A greve recrudesceu, na semana passada, com a decisão do prefeito Claudevane Leite de judicializar a paralisação.
O governo entrou com ação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT5), em Salvador, onde buscava que a justiça decretasse a ilegalidade do movimento. Perdeu. E haverá audiência de conciliação na quarta (12), às 14h.
Numa entrevista ao PIMENTA, na última sexta, a presidente do Sindicato Municipal dos Professores Públicos de Itabuna (Simpi), Normagnolândia Guimarães, afirmou que o governo tenta fazer o educador “de bobo”, pois entrou com ação judicial contra o movimento, enquanto falava em retomar as negociações (reveja aqui).

8 respostas

  1. Mais se o prefeito nunca teve uma formação,ele vai estar ligando com formação dos outros, não foi pra isto que vc foi eleito sr prefeito,o Sr sabe que vai ser um mandato só.

  2. É professores, são as duas faces da moeda. Antes de ser eleito, o Vane defendia melhores salários para a categoria. Agora Prefeito, a opinião é outra. É um tal de , culpar gestões passadas, que não tem dinheiro, que pegou uma herança maldita, enfim, governar que é bom e fazer a tal mudança de que tanto falou em sua campanha nada. E o pior de tudo é que ainda faltam tres anos e meio de 10governo. Lamentável tal situação. E ainda tem os incautos que acreditam na tal mudança, e alegam para consolo próprio, que a administração está apenas começando.

  3. Se os professores estão insatisfeitos com o salário deles, que façam outra coisa. A maioria do população brasileira vi na penúrio e esses mesmos professores não estão nem ai. O nível do professorado do município é muito baixo, é só observar os nossos alunos boa parte não tem capacidade para interpretar uma linha. Ao invés de greve deveriam era acreditar no que fazem e produzir resultados.

  4. Professores,
    olhem a lista das empresas que a prefeitura está contratando para os diversos serviços e suas real necessidades.
    Ai vocês verão porque não existe dinheiro para educação.
    Pede emprestado ao seu governador Vane.

  5. Marcelo,
    sr. Marcelo o sr. trabalha em quê? o sr. não tem aumento anual não? ou o sr. é patrão ? seu comentário é ridículo, deveria falar isso ao prefeito, vereadores, deputados, governadores e quem “mama” das finanças públicas, sem efetividade nenhuma no serviço público. Se não houver aumento todo ano não poderemos comprar o básico para vivermos, afinal tudo aumenta de preço todos os anos , ou até mesmo antes de 1 ano, e só a título de informação ( pois deve ser desinformado), o governo federal todo ano aumenta o repasse para que seja reajustado os salários dos professores, e o município só faz uma complementação.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *