Tempo de leitura: < 1 minuto

O Conselho Municipal de Saúde realiza reunião extraordinária no antigo Sesp neste momento. Conselheiros tratam da tentativa do prefeito Claudevane Leite de destituir os membros que o próprio gestor deu posse há um mês.
Membro da Comissão Executiva do colegiado, Maria das Graças Santos define a ação do prefeito como tentativa de golpe. Vane tenta acionar o rolo compressor para assumir o controle do conselho, que é vital para que o município reassuma a Gestão Plena da Saúde (Comando Único do SUS).
O colegiado fiscaliza a aplicação de recursos. Com a plena, o município terá, pelo menos, R$ 110 milhões para média e alta complexidade. A reunião extraordinária conta com oito conselheiros neste momento. O dinheiro começa a chegar no dia 5, conforme anúncio do governo estadual.

30 respostas

  1. E o Pimenta faz cobertura ao vivo? Não tem o que fazer? Esse conselho não existe. A incompetência de Graça não o renovou e o mandato dela acabou em abril. Depois ela tentou dar o golpe em Vane, junto com Humberto. Agora tem uma nova lei e um novo conselho. Agora é só choro de derrotado. VIVA A DEMOCRACIA. VIVA A GESTÃO PLENA. VALEU VANE.
    Da Redação: Senhora “Marta Teixeira”, o blog reconhece a importância do controle social na vida dos cidadãos, principalmente em assuntos que dizem respeito à vida das pessoas. Quando à existência do Conselho, a legislação nacional o legitima. E é a própria legislação que define que uma nova composição do conselho tem que ser tocada pelos membros atuais. Se o prefeito consultar a sua assessoria jurídica, verá que comete equívoco quando busca destituir o conselho. Precisamos de conselhos fortes e autônomos para que a gestão – qualquer gestão – funcione. É o que pensamos. Quanto às duas pessoas citadas, elas tiveram força e firmeza necessárias num dos períodos mais críticos da saúde de Itabuna. Agiram com independência e técnica. É o entendimento deste blog.

  2. Muitos leitores do Pimenta já comentaram sobre a corrida atrás da verba que virá com a Plena da Saúde para Itabuna.
    Observa-se que o PCdoB foi o primeiro a tentar abocanhar essa verba. Agora, o próprio prefeito, na calada da noite, com as maquiavélicas intenções, procura subtrair a verba da saúde.
    Um governo municipal sério tem que constituir conselhos na saúde, educação, transporte, para que a transparência perdure e a administração seja realmente democrática.
    Caso esse prefeitozinho tupiniquim não aja dessa forma, cabe a população provocar o MP ou ir às ruas protestar, a exemplo do que está acontecendo no país.
    Hoje, já é fato, os políticos desonestos também vão para a cadeia.

  3. NÃO EXISTE PRESIDENTE DE COMISSÃO SÃO TODOS OS CONSELHEIROS QUE ESTÃO ENGAJADOS NESSE PROCESSO. OS 12 CONSELHEIROS ESTAVAM PRESENTES.
    Da Redação: Equívoco do blog. Correção feita.

  4. acredito ainda nesre conselho municipal de saude.ate aqui
    ainda nao tenho nada contra, e sim elogio maria das graças
    pelo brilhante trabalho anteriormente.nao basta ter a plena
    sem fiscalizaçao, espero que a rede basica venha a funcionar
    como se deve. abraços

  5. Esta pessoa que se identifica por Marta Teixeira nada mais é que algum dos “tupiniquins” usando de pseudônimos para escrever o que não tem coragem de fazer pessoalmente. Tratar pejorativamente a respeito do Dr. Humberto Barreto de Jesus e da Srª Maria das Graças é ser muito leviano ou leviana, pois não admitir que essas duas pessoas são verdadeiramente honestas, integras e capazes de fazer o melhor por Itabuna, é querer no minimo estar nos lugar de um dos dois, ou quiçá desejar que se mantenham afastados para se locupletaram de forma mais tranquila e “gulosa”.
    O golpe do prefeito Vane no conselho municipal de saúde se dá através do forasteiro Renan Araújo que autorizado ou não pelo prefeito usa e utiliza o nome do mesmo para inibir, intimidar e ameaçar pessoas como se aqui em nossa cidade não existissem homens e mulheres de caráter e personalidade suficiente para lhe enfrentar, mesmo estando respaldado pela corja do PC do B que é o partido mandatário das coisas erradas no governo de Itabuna.
    Ao prefeito Vane e ao forasteiro Renan, não acredito que vocês vão vencer essa batalha, não é justo uma cidade com tantos problemas, tão sofrida e vocês desejarem tirar o restinho que ainda resta, vá embora Renan, nos deixe em paz, leve consigo Vane e o resto do PC do B, faz esse favor prá nós itabuneses.

  6. AFINAL DE CONTAS CHEGA, AGORA TEM O DINHEIRO FALTA AGORA
    FAZER FUNCIONAR TODOS OS POSTOS DE SAUDE, CRIAR OUTROS MAIS
    E QUE TENHAM MEDICOS DIARIAMENTE. ACREDITO AINDA EM NOSSOS CONSELHEIROS ATE QUE PROVEM AO CONTRARIO. SUCESSO.

  7. TODAS NÓS TEMOS UM INIMIGO,QUE É ONISCIENTE NEM ONIPRESENTE – ELE NÃO TEM COMO CONHECER TODOS OS NOSSOS PENSAMENTOS E ESTAR EM TODO LUGAR, MAS SE NÃO NOS CONSCIENTIZARMOS POR COMPLETO DE QUE ELE É UM INIMIGO LIMITADO E DERROTADO,ENTÃO VAMOS SER PERSEGUIDAS POR ELE CONTINUAMENTE. UMA DA COISAS QUE JESUS REALIZOU QUANDO MORREU E RESSUSCITOU FOI ROMPER O PODER DO INIMIGO. QUANDO ELE DERROTOU O INIMIGO NA CRUZ, DEU-NOS AUTORIDADE SOBRE ELE. DISSE: “EIS AI VOS DEI AUTORIDADE SOBRE TODO O PODER DO INIMIGO,E NADA, ABSOLUTAMENTE, VOS CAUSARÁ DANO”

  8. AS APARENCIAS ENGANAM.LEMBREM-SE DO PROCESSO SELETIVO DA SAÚDE. A MARACUTAIA SE INSTALOU EXATAMENTE NUM GOVERNO QUE DIZIA PRIMAR PELA VERDADE, LISURA E IMPARCIALIDADE. DEU PREFERENCIA AOS SEUS PROTEGIDOS. TAMBÉM, VEJAM O NÍVEL DA EQUIPE QUE CERCA O PREFEITO VANE. É UMA ABERRAÇÃO.

  9. Acredito na índole deste CONSELHO e sei que este Governo tem medo do mesmo, porque o Governo não fez nada para melhorar Atenção Básica, que não depende da plena ao contrario piorou. Pois reduziu cotas de exames nos postos, falta medicamentos básicos, faltam médicos.
    Sendo assim sabemos que um CONSELHO integro não aprova a plena desta maneira. Por isso eles querem forma um CONSELHO com membros do PCdoB.

  10. ESTAO PEGANDO COTAS FICANDO NA MAO PARA FAZER SUAS POLITICAS
    EXAMES DE ALTA CONPLESIDADE E OUTROS

  11. Que vergonha, Vane! destituir o Conselho de Saúde é o pior que se pode esperar. Que o Prefeito pense que o Conselho pode ser destituído, ainda vai lá, mas e o Secretário de Saúde, que disse ser “técnico” da área, não conhecer as leis que norteiam os Conselhos de Saúde já é demais, pois, os conselhos de saúde são órgãos permanentes e não podem sofrer interrupção. Mesmo porque os membros atuais foram devidamente nomeados e empossados. Afinal, vivemos num Estado de Direito, somos regidos por leis e o período da DITADURA e autoritarismo já passou. Essa nova lei de quem fala a leitora acima, foi aprovada a toque de caixa pelo PC do B com a intenção de controlar o Conselho de Saúde e não ser fiscalizado corretamente, tudo isso, pelo que estamos vendo, com a anuência do Prefeito. O Conselho de saúde de Itabuna, até agora vem mostrando coerência e autonomia, nós da população e o Ministério Público não podemos permitir que manobras políticas e atos autoritários como este venha a calar um órgão que defende os interesses da comunidade. O conselho, nestes últimos anos, vem sofrendo vários golpes dos gestores locais, agora este desrespeito ultrapassou todos os outros. Ao Conselho Municipal de Saúde o meu respeito e apoio, que lutem pelo direito legal de se constituir e que continuem sendo livres, desatrelados de todo e qualquer partido político. Desta forma, com vocês, Itabuna só tem a ganhar. Por outro lado, com estas atitudes tomadas pelos gestores, a cidade só faz perder.

  12. É essa a tal “mudança”!!!!!???? que tanto o povo de itabuna queria!
    Prefeito, o senhor precisa ler mais sobre leis e direitos, não é possível que o senhor não saiba como funciona os conselhos, e para que serve ÉTICA. Tudo bem que Renan não tenha noção, mas o senhor como cidadão, responsável, dono de dois mandatos de vereador, já deveria saber que Leis é para serem cumpridas e não forjada na calada da noite. Mas em se tratando de tannnnnntttto de dinheiro, os gatunos tentaram de tudo, não é mesmo?
    Acorde prá vida, o ministério público tá de olho nessas manobras.
    O conselho tem legitimidade para atuar, e a comissão continua sendo os mesmos que zelam pela moralidade, fiscalização, e tem o respeito da população para atuarem. Respeitem os nossos direitos.

  13. acorda Itabuna , O conselho é o povo que participa colocando os seus representantes da sua comunidade. Sr. Gestor o povo vai a Rua. São 110 MILHÕES . O nosso DEUS está VIVO.

  14. A populaçao de Itabuna esta cansada de ver politicos so pensar em interesse proprio e se dar bem e nao pensa na dor e sofrimento da populaçao pois quando estamos doentes frageis precisando de atendimento especializado o gestor nao esta nem ai prova disso que acontece no hospital de base muitas pessoas que tem seu familiares ali hospitalizado sabem do que estou falando o meu deus quantas lagrimas derramei naqueles corredores; Pois apoio o conselho saude tem que fiscalizar e denunciar ao ministerio publico estes desmando na saude

  15. Vane está corretíssimo. Essa tal de Graça não passa de uma leva e trás de Geraldo Simões, ela tenta inviabilizar a saúde de Itabuna desde que Pinókio Perdeu as eleições. Se fosse geraldo mentiroso ele ficaria com pessoas fazendo oposição ao seu governo no conselho ?

  16. EU TENHO VERGONHA DE MINHA CIDADE ONDE AQUI NASCI ESTA VIVENDO UM DILEMA ATRASANDO O NOSSO PROGRESSO OS EX VEREADORES COMILÕES NÃO FISCALIZARAM E HOJE TODOS PERDIDOS, UM EX VEREADOR HOJE PREFEITO SENDO MANDATO SEM VOZ O DESTINO DE 04 ANOS NAS MÃOS NESTES CARAS CIDADE OS 03 FORASTEIROS: RENAN SALVADOR. CLAUDEVANE CIPÓ E O WENCESLAU DE IAÇÚ, TODOS FORASTEIROS SEM COMPROMISSO COM NOSSA CIDADE QUE CONTINUARÁ DESTRUIDA POIS ELES NÃO NASCERAM AQUI

  17. CHEGA DE DESCASO VAMOS A RUA, SOMOS ITABUNENSES E NOSSA CIDADE TEMOS QUE DA UM BASTA NESTE POVO SEM COMPROMISSO, EU ESTOU TORCENDO SEI QUE A QUEDA A CASSAÇÃO DE CLAUDEVANE VAI SER NA SAÚDE O QUE É UMA PENA ENTRE ELE E O VICE O CLAUDEVANE SE TIVESSE GRUPO FARIA UM BRILHANTE TRABALHO, MAS ESTA PREOCUPADO COM O DIMDIM QUE VAI INVESTIR EM CIPÓ, DEPUTADO FUTURAMENTE.

  18. O VICE NÃO QUER GENTE HONESTA E SIM QUEM TOP O ESQUEMA PARA CAMPANHA 2014 O PREFEITO NÃO MANDA NA VIUVA E SIM PESSOAS QUE FAÇAM MAS CONSIGNADOS PARA CAMPANHA DE DAVIDSON. ACORDE! A PESSOA DO ESQUEMA É O FORASTEIRO SECRET

  19. MARCIO MARINHO DEPUTADO FEDERAL SE VOCE NÃO ENSINAR AO PREFEITO AQUI VOCE NÃO LEVA NADA POIS O PREFEITO NÃO FAZ SUA POLITICA NÃO TEM FECHADO NADA PARA VOCE.ELE ESTA PREOCUPADO COM DAVIDSON

  20. EU TINHA O MAIOR ORGULHO DE DIZE QUE CAMINHEI COM VANE DURANTE O PROCESSO ELEITORAL.
    HOJE SINTO VERGONHA, CONSTRANGIMENTO E ARREPENDIMENTO FRENTE A POPULAÇÃO DE ITABUNA.
    PARABÉNS REDAÇÃO E USUÁRIO DOS SUS PELA RESPOSTA A MARTHA TEXEIRA.
    AINDA TENHO A ACRESCENTAR E QUESTIONAR. COMO O SENHOR PREFEITO CLAUDIVANE LEITE SANCIONA A LEI DO CONSELHO PASSANDO A VIGORAR EM 45 DIAS APÓS A PUBLICAÇÃO DA MESMA. NO MESMO DIA POR DECRETO NOMEIA DUAS ENTIDADES DE GRANDE REPRESENTATIVIDADE.
    NO DIA SEGUINTE O SECRETÁRIO DE SAÚDE RENAN ARAÚJO DESTITUÍ O CONSELHO DE SAÚDE PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES LOCAIS.
    QUESTIONA-SE QUEM TEM PODER LEGAL PARA NOMEAÇÃO DOS CONSELHEIROS INDICADOS PELAS ENTIDADES, O PREFEITO OU O SECRETÁRIO REINAM ARAÚJO ( PC do B)?
    AO CONSELHO DE SAÚDE ESPERO QUE NÃO PERMITA MAIS UMA VEZ USAR A MAQUINA DA SAÚDE PARA ELEIÇÃO DE POLÍTICOS QUE NÃO DEFENDER OS INTERESSE DA POPULAÇÃO.
    DAREMOS A RESPOSTA AO PC do B COM A DERROTA DE DAVIDSON MAGALHÃES NAS URNAS.

  21. Para “ex eleitora” a decisão foi muito rápida, hein! Deve ser igual ao pessoal do Pt que diz que Vane ganhou porque de última hora votaram nele. E o que vemos é uma perseguição e postagens denegrindo a imagem do mesmo em tão pouco tempo. O melhor prefeito de Itabuna, Ubaldo DaNTAS, NÃO EXECUTOU NADA NO PRIMEIRO ANO….

  22. A interpretação vai de cada um. O cidadao livre, itabunense, que não se deixa levar por “suposições” de quem quer que seja, sabe, perfeitamente, que VANE, não disso, do que fala a matéria!

  23. Se a Câmara, que votou a lei, e o prefeito, que foi eleito para governar a cidade, não valem nada, se o governador e o secretário de saúde do estado não valem nada, se o ministério da saúde não vale nada, todo poder à Sra, Maria da Graça e ao Dr. Humberto. Que eles dirijam os destinos da saúde de Itabuna. Que sacrifiquem a população com o subfinanciamento e o pensamento pequeno e mesquinho que acustumaram a ter.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *