Tempo de leitura: 2 minutos
Representantes das centrais sindicais organizam ato em Itabuna (Foto Luiz Carlos Jr.).
Representantes das centrais sindicais organizam ato em Itabuna (Foto Luiz Carlos Jr.).

Trabalhadores ligados às centrais sindicais CUT, CTB e Força em Itabuna vão participar do Dia Nacional de Luta com Greves e Mobilizações. Numa reunião ocorrida nesta semana, os representantes das sindicais definiram a realização de uma passeata em 11 de julho, com concentração no Jardim do Ó, a partir das 14h.

A intenção é pressionar governo e empresariado a aprovar reivindicações como redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, transporte público de qualidade, 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação e outros 10% para a saúde, veto ao projeto de lei que trata da terceirização e a democratização dos meios de comunicação. As centrais vão apoiar a ideia de plebiscito defendida pelo governo.

Jairo Araújo, dirigente regional da CTB, considera as manifestações justas e esclarece que não se trata de protesto contra o governo. “Se no governo Dilma temos dificuldades em pautar as demandas dos trabalhadores, num governo de direita não teremos chance alguma”. Movimentos estudantil, negro, LGBT e partidos políticos estão sendo convidados para o evento.

Diretor da CUT no sul da Bahia, João Evangelista Santos destacou o poder de mobilização popular, pautando as decisões dos três poderes. “Nós (trabalhadores) temos várias PECs paradas no Congresso, como as que se referem às 30 horas para os profissionais de enfermagem e à redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais”, disse, apontando como desafio a inclusão destes assuntos na pauta do Congresso Nacional.

7 respostas

  1. Olho aberto, pessoal! Esses caras estão querendo capitalizar e domar as revoltas populares.

    Não são esses caras que vivem dependurados no saco de quem tem o poder e que fecharam os canais de comunicação entre o povo e o poder?

    Não são eles, a exemplo da UNE, um pouco menos o MST, que foram cooptados pelos últimos governos e até dias atrás fingiam que estávamos no melhor dos mundos?

    Cuidado, pessoas! precisamos continuar dizendo aos poderosos que o poder pertence a nós, e que seus mandatos devem ser de representação política e não fonte de privilégios.

    E uma vez que são transitórios, como tudo na vida, não tentem continuar nos enganando, porque nós mudamos e nunca mais guardaremos em nossas bocas e consciência um silêncio cúmplice.

  2. Essa caminhada nao vai dar para encher uma komby,o poder ´´e do povo nao de sindicatos que vivem na inercia bandos de come e dorme…..eu nao quero plebiscito quero,saude e educaçao……

  3. Os mesmo que estão aí votaram a favor do aumento das passagens.
    São lobos vestidos de cordeiro, só querem ganhar e favorecer seus partidos e coligações. Não representa o social um sindicato que só recolhe a cada ano mais e não promove nenhum projeto de benefício para os trabalhadores.

  4. Sobre a realização do Dia Nacional de Luta com Greves e Mobilizações, promovidos pelas Centrais Sindicais no próximo dia 11 de junho, com concentração às 14 horas, no Jardim do “O”, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) esclarece que a atividade é um evento nacional, agendado há cerca de um mês, com objetivo específico, a saber: colocar na pauta do Congresso Nacional as demandas da classe trabalhadora. Pauta esta que já vem sendo reivindicada pelos trabalhadores há muitos anos, como a redução da jornada de trabalho para 40 horas, o fim do fator previdenciário, o rechaço a PL 4330 (que trata de terceirização), dentre tantas outras.

    Assim como em outras cidades do Brasil, as centrais sindicais que atuam em Itabuna e região unificaram posição sobre esta pauta e irão às ruas reivindicar seus direitos. Trata-se de um evento específico, com direção e pauta definida, nada a ver com as manifestações que aconteceram até o momento na cidade. Diante do exposto, não concordamos com a acusação de oportunismo menciona por algumas pessoas nas redes sociais.

    A CTB não está se apropriando ou se aproveitando de nenhum movimento. Apenas está defendendo os direitos da classe da trabalhadora, como sempre fez, pois nunca estivemos adormecidos.

    Esperamos que não haja nenhum tipo de rusga, já que foi agendada uma manifestação de outro movimento no mesmo local, horário e data da atividade promovida pelas centrais sindicais. Caso os manifestantes queiram se unir a nós e engrossar as fileiras em defesa dos direitos dos trabalhadores, serão bem vind@s!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *