WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


alba










julho 2013
D S T Q Q S S
« jun   ago »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

editorias





itao




“MAIS IMPORTANTE É ONDE PODEMOS CHEGAR”, AFIRMA IDEALIZADOR DO FESTIVAL DO CHOCOLATE

Aberto ontem à noite, Festival do Chocolate e Cacau vai até domingo (Foto Pimenta).

Aberto ontem à noite, Festival do Chocolate e Cacau vai até domingo (Foto Pimenta).

Wagner e Marco Lessa na abertura do festival (Foto Pimenta).

Wagner e Lessa na abertura do festival (Foto Pimenta).

A verticalização da cadeia produtiva do cacau é um dos desafios do Sul da Bahia e foi a mensagem presente na abertura da quinta edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Bahia, em Ilhéus, ontem. “Mais importante do que onde estamos é onde podemos chegar”, afirma o diretor da MVU Eventos e idealizar do evento, o publicitário Marco Lessa.

O governador Jaques Wagner foi na mesma linha e ressaltou a evolução do festival em cinco anos, quando saiu de três para 14 o número de produtores de chocolate no sul da Bahia em exposição no Centro de Convenções de Ilhéus. “Temos o cacau e não podemos abrir mão de transformá-lo em chocolate para agregar valor. Por isso temos lutado pelo bom preço do cacau e realizado uma série de ações para apoiar os produtores baianos”, disse Wagner.

As condições para fabricar chocolate com alto teor de cacau são ressaltadas por Lessa como fatores que podem qualificar ainda mais o destino turístico Costa do Cacau. “Temos condições de ser o mais qualificado destino de chocolate do mundo”, disse. Num discurso pontuado pelo combate à ideia de “esperar por milagres”, o publicitário e idealizador do festival apresenta outro desafio. “Vamos cobrir essa região de mais esperança”.

Wagner degusta chocolate com 70% de cacau fabricado em Ibicaraí (Foto Pimenta).

Wagner degusta chocolate com 70% de cacau (Foto Pimenta).

Nessa linha, o publicitário aponta avanços também na intenção de transformar esse apelo em produto turístico, a exemplo da da Rota do Cacau, Rodovia Ilhéus-Uruçuca (BA-262), que tem no seu trajeto belas e conservadas fazendas de cacau e áreas de produção de chocolate. “Não se deve esperar por milagres, mas fazer [acontecer”. A Rota do Cacau é roteiro que está sendo formatado pela Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) com a Secretaria Estadual de Turismo.

O FESTIVAL

O Festival do Chocolate e Cacau da Bahia foi aberto ontem (3) e será encerrado no próximo domingo (7). No Centro de Convenções de Ilhéus, haverá palestras com nomes renomados da cadeia do cacau – dentre eles, chocolatiers, oficinas, Feira do Cacau, ChocoCine e espaço para o público infantil (Fábrica de Chocolate), além de concurso de amêndoas.  A entrada é gratuita.

A área de exposição reúne estandes de produtores de chocolates finos com concentração de cacau que chega a 70%, a exemplo da Cacau Bahia, de Ibicaraí, e a Modaka Cacau Gourmet, de Barro Preto. O evento reúne 50 expositores e espera atrair cerca de 30 mil pessoas nos cinco dias.

 

Saulo Fernandes é uma das atrações do festival deste ano.

Saulo Fernandes é uma das atrações do festival deste ano.

SAMBÔ E SAULO FERNANDES

O evento também reúne expressões da música nacional com shows pagos. Neste ano, as atrações confirmadas são o conjunto Sambô e Saulo, ex-Banda Eva, na Arena Chocolate (Concha Acústica). Sambô se apresenta nesta quinta, às 22h, e o show de Saulo será no sábado (6). Ingressos podem ser adquiridos no Stand do Carioca e Encantur (Ilhéus) ou no Shopping Jequitibá (Itabuna). Na área livre, no Centro de Convenções, todas as noites haverá shows gratuitos de artistas regionais.

SERVIÇO

Festival do Chocolate e Cacau
Quando: 3 a 7 de Julho
Onde: Centro de Convenções de Ilhéus
Entrada franca (exceto shows de Sambô e Saulo, na Concha).

Confira programação completa no site www.festivaldochocolate.com/2013/

5 respostas para ““MAIS IMPORTANTE É ONDE PODEMOS CHEGAR”, AFIRMA IDEALIZADOR DO FESTIVAL DO CHOCOLATE”

  • wilton carvalho de menezes says:

    Será que os bahianos têm memória curta? Jaques wagner é um dos mentores do terrorismo na lavoura cacaueira, que causou a derrocada da região e ainda tem a cara de pau em comparecer a um evento de empresários do cacau. ele deveria ser recebido com chuva de óvos podres.

  • antonio filho says:

    03/07 – 13:21hs
    WAGNER SANCIONA LEI QUE REESTRUTURA CARREIRA DE MÉDICOS E PROFESSORES

    O governador Jaques Wagner sancionou, na manhã desta quarta-feira (3), dois projetos de lei que beneficiam médicos e professores do serviço público estadual. Ele assinou a criação do Plano de Cargo, Carreira e Vencimentos (PCCV) dos médicos durante encontro com representantes de entidades médicas na Governadoria, em Salvador.

    Aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia na última semana, o projeto de lei entra em vigor já neste mês de julho. Também nesta quarta-feira, Wagner sancionou o projeto de lei que estabelece a incorporação da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) dos professores das universidades estaduais.

    O projeto de lei 20.366/2013 reestrutura as carreiras de Médico e Regulador da Assistência em Saúde, dos Serviços Públicos de Saúde, e institui o PCCV. Assim, além de ganhos reais, a categoria terá progressão de carreira, qualificação profissional e recuperação dos valores das aposentadorias com reajuste de até 200%.

    “É um marco histórico após 30 anos de luta e a Bahia passa, segundo as entidades médicas, a ter um dos melhores planos de cargos do Brasil, incluindo todos os médicos, pensionistas e aposentados”, disse Wagner.

    Já o projeto de lei 20.353/2013, a Acordado com as Associações dos Docentes das Universidades Estaduais da Bahia, estabelece que a gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) dos professores do ensino superior será incorporada completamente ao vencimento básico até dezembro de 2013.

  • antonio filho says:

    10/Mai/2013
    Planserv recebe pela terceira vez o Prêmio Benchmarking Saúde
    O Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais – foi premiado pelo terceiro ano consecutivo com Benchmarking Saúde 2012, por ser a melhor operadora de autogestão da Bahia, à frente de Petrobras e Camed. Pioneira no país, a iniciativa é da revista Diagnóstico, uma publicação do setor de saúde do Nordeste.

    Na solenidade realizada na quinta-feira (9), no Unique Eventos, em Salvador, o funcionário mais antigo da Assistência, Alfredo Grosso, coordenador de Contas Médicas, recebeu a premiação em nome dos quase 300 servidores. O evento contou com a presença do secretário da Administração, Manoel Vitório, da coordenadora geral do Planserv, Sônia Carvalho, e de servidores do órgão.

    À frente da coordenação do Planserv há seis anos, a auditora fiscal Sônia Carvalho comemorou a conquista de mais um prêmio. “Tornamos o plano sólido, equilibrado financeiramente. Esse é o resultado de um trabalho de equipe”.

    Com longa experiência em planejamento e administração financeira, Sônia já ocupou diversos cargos de comando no Estado e é elogiada pelo bom desempenho da gestão do Planserv, que passou por um processo de reestruturação e hoje é considerado, no segmento de saúde, um dos melhores planos da Bahia. Ela foi vencedora, inclusive, por dois anos consecutivos, na categoria gestor público do Benchmarking Saúde, nas edições 2011 e 2010. Nesta terceira edição, o secretário de saúde do Estado, Jorge Solla, foi eleito o gestor público do ano.

    Ações

    Entre os fatores que contribuíram para a conquista do prêmio pela assistência, destacam-se ações de gestão como o credenciamento de clínicas e hospitais em todo o estado, que gerou a ampliação da rede em mais de 50%, a regularidade e a pontualidade no pagamento de todos os prestadores, a criação de valores referenciais para diversos procedimentos, a implantação do sistema de auditoria, que vem permitindo identificar e combater fraudes na prestação dos serviços.

    Além disso, a adoção da identificação biométrica e o investimento intenso e constante em tecnologia para aperfeiçoar os mecanismos de controle e oferecer serviços cada vez mais ágeis e de qualidade aos beneficiários, a exemplo da autorização 100% via web, que reduziu o tempo de espera por uma autorização para exame ou cirurgia.

    Secom – Secretaria de Comunicação Social
    3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 1º andar, CAB. CEP: 41.745-005 Salvador – Bahia

  • antonio filho says:

    21/Mar/2013
    Investimento de R$ 18 milhões na Fiocruz garante mais saúde para baianos
    A Bahia tem se destacado nacionalmente no desenvolvimento de pesquisa e ciência para a saúde humana. Neste cenário, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realiza diversos trabalhos com o apoio do Governo do Estado, que já investiu R$ 18 milhões, contribuindo para salvar inúmeras vidas.

    Para conhecer de perto as atividades da Fiocruz, o governador Jaques Wagner, acompanhado dos secretários estaduais Paulo Câmera (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Jorge Solla (Saúde), visitou, nesta quinta-feira (21), as instalações da instituição, no bairro de Brotas, em Salvador.

    Entre as atividades de destaque estão testes para diagnóstico de leishmaniose e leptospirose, desenvolvido na Bahia em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesb). Segundo o secretário Jorge Solla, “o Brasil inteiro utilizará o teste rápido da leptospirose, que vai acelerar o diagnóstico da doença, que pode levar a óbito se não for adequadamente tratada”.

    De acordo com o diretor da Fiocruz Bahia, Mitermayer Galvão, esses testes puderam ser desenvolvidos a partir de projetos que contaram com o apoio do governo estadual. “Aqui, nós fazemos pesquisa, formamos recursos humanos e temos parceira forte com o Estado. Muitos dos nossos trabalhos são desenvolvidos com diversos órgãos ligados à Secretaria da Saúde”.

    Esta dedicação para o desenvolvimento da ciência e saúde humana foi comentada pelo secretário Paulo Câmera, durante a visita. “Colocamos aqui, desde 2007, R$ 18 milhões, um valor significativo. Além disso, temos uma preocupação com relação à capacitação. Foram 466 bolsas específicas para a Fiocruz para diversos projetos de pesquisa. Temos uma massa crítica de pesquisadores na Bahia voltada para produtos e benefícios para a sociedade”.

    Laboratórios possuem equipamentos de última geração

    Os investimentos estaduais na sede da instituição estão disseminados também em 11 laboratórios com equipamento de última geração disponíveis para pesquisadores em saúde pública, técnicos, além dos estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado, que usufruem também de uma rica biblioteca.

    Em um dos setores da unidade de pesquisa visitada pelo governador, está um microscópio eletrônico capaz de ampliar em até 300 mil vezes o material analisado, enquanto o tradicional microscópio óptico tem sua capacidade limitada em aumento de até mil vezes.

    Oportunidade

    Muitos dos pesquisadores que se debruçam nestes trabalhos foram formados por intermédio de bolsas disponibilizadas pelo Estado. Sem recursos financeiros suficientes, alguns deles são exemplos de que o desenvolvimento da ciência com inclusão social realmente funciona.

    É caso da bióloga Andreia Carvalho, 28 anos, que hoje faz doutorado em patologia experimental. “Eu saí da Colégio Estadual Luiz Viana com 16 anos, entrei na Fiocruz, e, com apoio da instituição, cursei faculdade. Fiz o mestrado e, agora, o doutorado. As fontes de financiamento, como a bolsa da Fapesb, que me ajudou na iniciação científica, são muito importantes”.

    Secom – Secretaria de Comunicação Social
    3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 1º andar, CAB. CEP: 41.745-005 Salvador – Bahia

  • wilton carvalho de menezes says:

    esse antonio filho deve ser algum pucha saco de jw.

Deixe seu comentário






WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia