Tempo de leitura: 3 minutos
Renan diz que gestão é transparente.
Renan diz que gestão é transparente.

O secretário da Saúde de Itabuna, Renan Araújo, creditou à presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria das Graças Santos, “falhas” no processo de indicação de membros e renovação do colegiado responsável por fiscalizar as ações no setor. A renovação, afirma, deveria ter ocorrido até 7 de abril.

Segundo ele, quando do anúncio de retorno da Plena, o conselho estava desarticulado. “Tivemos um prejuízo de 60 dias sem a plena”. Renan afirma que o retorno da gestão plena “é fundamental para” reestruturar a saúde de Itabuna. O secretário discorda de insinuações de golpe na composição do novo conselho.

“O dinheiro que virá a mais será para pagar os prestadores e para garantir a prestação dos serviços”, ressalta, questionando de onde teriam partido os números que constam de nota aqui publicada.

Os números são projeções feitas pelo próprio governo. Podem ser de R$ 110 milhões os recursos novos como até R$ 150 milhões, a partir da implantação de novos serviços e da instalação, em Itabuna, de uma central de leitos.

A possibilidade de ampliação dos valores recebidos foi dita pelo secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, quando esteve em Itabuna para anunciar o retorno da plena, junto com Renan Araújo e o prefeito Claudevane Leite, no auditório da Santa Casa de Misericórdia.

O secretário municipal ressalta o fato de a lei ter sido aprovada por unanimidade pela Câmara. Para ele, as ações para redefinição do Conselho Municipal de Saúde estão ocorrendo de forma “transparente”.

– Tão transparente que seu blog detém informações detalhadas sobre datas e locais das reuniões e todos os passos – diz. Renan afirma ser favorável ao fortalecimento da saúde e faz alguns questionamentos. “A quem interessa o caos? A quem interessa desrespeitar a lei votada na Câmara e sancionada pelo Prefeito?”.

DA REDAÇÃO: Este blog (gosta) e estimula o bom debate – e a verdade! Os questionamentos que o PIMENTA fez e faz agora são para que haja transparência e o processo ocorra de forma honesta, duas palavrinhas caras e que foram bastante usadas pelo prefeito Claudevane Leite na campanha. Quem lembra?

O secretário tenta ser irônico ao afirmar que o fato de o blog ter acesso às ações de bastidores seria uma prova de “transparência do processo”. Não é. Transparência seria a publicação do chamamento público com antecedência e não às pressas, após denúncia aqui feita, ontem.

Tanto o governo como o conselho foram orientados pelo Ministério Público a recompor o colegiado a partir da aprovação da nova lei na Câmara. O projeto foi aprovado e a lei acabou sancionada pelo prefeito Claudevane Leite no último dia 21. A partir deste momento poderia se discutir a eleição-escolha dos novos membros. Até onde se sabe, a comissão executiva não pôde fazer a transição.

É o prefeito quem dá posse aos conselheiros, mesmo aqueles com assento permanente. Isso ocorreu somente em 10 de junho (relembre aqui). Se o governo não o fez antes, deve ter tido lá suas razões, dentre elas ter ouvido e seguido recomendação do MP.

Quanto às acusações feitas pelo secretário à presidente do Conselho, Maria das Graças Souza, pelo secretário, o espaço está aberto para que ela se defenda.

Por fim, reconhecemos que o governo tem ouvido e entendido as críticas deste blog. Não foi por outra razão que, logo após a denúncia de ontem, tratou-se de publicar o chamamento público. É verdade que o edital está com data anterior à lei sancionada pelo prefeito Claudevane Leite. Também é verdade que em cima do prazo, mas já é um avanço.

14 respostas

  1. Parabéns a equipe do Pimenta pelo excelente serviço prestado a comunidade.
    Vane acorda !!!
    Vamos trabalhar sério. Os itabunenses depositaram confiança em seu governo.

  2. Seu RENAN ARAÚJO mais uma vez vc mente quando responsabiliza a Srª MARIA DAS GRAÇAS pelas falhas que na sua mente ocorreram no processo de indicação de membros para renovação do Conselho. Na realidade tudo começou pela desonestidade do vereador do seu partido o PC do B Sr. JAIRO ARAÚJO, quando este recebeu um documento incompleto dos arquivos do Conselho, sendo que este documento ainda estava em fase de discussão no plenário do Conselho e alguém muito intimo ao vereador retirou copia do referido documento e em conluio com o edil tranformaram em projeto de lei a manda da direção do pc do b justamente para tumultuar o processo que tramitava de forma ordeiraa.
    Não se deve esquecer que o vereador CESAR BRANDÃO foi outro parceiro do JAIRO ARAÚJO nesse processo desonesto, vez que tinha interesses particulares ligados diretamente a sua instituição o albergue no que diz respeito a dinheiro.
    Então é melhor Seu RENAN ARAÚJO baixar a bola, sua, do seu vereador, do seu prefeito, e de outros envolvidos diretamente no processo, pois muito ainda tem para ser dito mas que será guardado a depender da sua postura indecente.
    TOME ATITUDE VANE, QUE VERGONHA PARA O POVO DE ITABUNA E DA SUA IGREJA ACOMPANHAR ESSA FALTA DE DIGNIDADE, DE AÇÃO, FALTA DE CARÁTER E PERSONALIDADE, TOME JEITO HOMEM,.

  3. ta bom mesmo de mudar esse conselho, Maria das Graças agora e Assistente Social da Saude, isso vai da certo ser presidente de novo que panela e essa Vane Acorda com esse Dr. E Maria das Graças Juntos,,,,,,,,,

  4. Maria das Graças Santos pode ser o que for, mas por enquanto ela não está sendo conivente com o descaso que há do prefeito em administrar a saúde em Itabuna.

  5. Eu até torcia por esse Renan, achava ele bem intencionado, agora diante dos fatos tenho certeza de que ele apenas veio para Itabuna para cumprir a cartilha do PCdoB e usar o caixa da Saúde para eleger o almofadinha do Davidson. Vane acho que você tem gente na própria Secretaria que conseguiria levar a saúde pública com maior respeito e compromisso. Manda Renan voltar para o seio da família dele em Salvador e Davidson trabalhar com humildade, assim, ele ganharia mais do que tentar armar em cima da saúde de um povo pobre e sofrido.

  6. Parabéns a equipe do pimenta pela transparência com as informções.
    O povo precisa acordar e acompanhar como funciona um conselho.Despertem para uma ferramenta muito importante, para o funcionamento das aplicações corretas que um conselho dentro da ética, consegue implementar, fiscalizar e acompanhar o desenvolvimento das verbas destinada para a população.
    Graça e equipe do conselho foram e são pessoas éticas e comprometidas com o bem público, e nós temos muito o que agradecer pelos trabalhos prestados por todos vocês. Espero que contiuem fazendo parte do conselho, combatendo qualquer irregularidade que esse e outros desgoverno, vnham praticar.
    Todos nós sabemos que essas criticas mesquinas, são dos que não querem e nem gostam das coisas corretras.

  7. Acordem, pessoas!!!

    As forças ocultas são implacáveis…

    O prefeito não manda em nada, quem manda são elas.

    Elas não querem o desenvolvimento de Itabuna.

    “Punto e basta”!!!

  8. Seu Pimenta,
    Nessa briga, ninguém tem razão e o povo continua sofrendo, veja os motivos:
    Tá errado o PcdoB quando tentou cooptar M das Graças ( e ela aceitou ficnado um certo tempo junto com a turma dos cururus, isso ela não pode negar) mas esqueceram de combinar com o seu amo (que vocês sabem quem é) e depois ela achou pouco o cachê e voltou para os braços dele;
    Tá errada essa M. das Graças porque está e sempre esteve a serviço de um partido político e não dos interesses da população, vide a posição dela na última reunião do Conselho;
    Tá errado o pimenta, quando tenta fazer do seu blog um front contra o governo de Vane simplismente porque a turma está chateado com algumas pessoas que fazem parte da administração. (Não façam política com o estômago e sim com a cabeça, pois isso vocês tem de sobra).
    Digo que estão fazendo política com o estômago porque parece que vocês já digeriram a sacanagem que ele fez com um conhecido blogueiro (na época, GS era tratado de coroné e agora aparece nos seus post como santinho. Fizeram as pazes???).

  9. Eu acho que essa Maria das Graças gosta mesmo é de se aparecer. Isso acontece desde a gestão passada. Ela está sempre a serviço de Geraldo Simões. Ela estava junto na campanha de Jussara.

  10. ELE TIROU DR.HUMBERTO BARRETO AGORA QUER TIRAR MARIA DAS GRAÇAS!!QUE GOVERNO DEZGOVERNADO ESSE,O PREFEITO NINGUÉM VÊ,QUE HORROR BEM FEITO PROS CRENTES QUE VOTARAM E ENDEUZARAM VANE.CHEGA CHORO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *