Tempo de leitura: < 1 minuto

A série de reportagens mostrando o quadro da rede básica de saúde em Itabuna, nas TVs Santa Cruz, Rede Bahia e Cabrália, hoje, acendeu a luz vermelha no governo.

Há quem conteste os rumos na saúde, como há quem acredite que o retorno da gestão plena (Comando Único do SUS) seja a panaceia para a rede – e, politicamente, para o prefeito Claudevane Leite.

12 respostas

  1. Estão assassinando a lógica. Qualquer pessoa bem intencionada consegue, de cara, derrubar as justificativas do Secretário de Saúde. Era condição, sine qua non, para o Governo Azevedo na gestão anterior que a Atenção Básica (baixa complexidade), que se trata: os Postos de Saúde, Controle de Endemias, Vacinação estarem funcionando adequadamente (quem avaliava e aprovaria seria o Conselho Municipal de Saúde0 para que se pudesse pleitar a Gestão Plena (Alta Complexidade). Agora a Atenção Básica encontra-se num caos, faltam médicos, o governo não se move para poder atraí-los, não há atendimento odontológico na maioria dos postos de saúde por falta de manutenção dos equipamentos ou de insumos básicos, tem posto faltando receituário médico, médico prescrevendo em papéis já escritos reaproveitados, houve caso de posto de saúde que não funcionou por falta d’água, outros os animais invadem e fazem de suas casas, há um descontrole geral, muito chefe para poucos comandados. Aí vem o secretário de Saúde dizendo que com o retorno da Plena resolverá estes problemas, me poupe, o dinheiro da Plena não tem nada haver com a Atenção Básica meu amigo, são coisas totalmente diversas, a verba da Plena é para a Alta Complexidade, que se o Senhor desviar ficará faltando em outro lugar… Vane, está chegando a hora.

  2. Eu quero que mostre dados onde foi que esse governo atingiu ponto positivo no que diz respeito a saúde para ter a plena de volta. Seria uma falta de por parte do conselho municipal representado por Graça.

  3. Há uma fartura de incompetência pairando sobre a administração VANE.
    Para todos os lados a gente vê problemas: Uma buraqueira só nas ruas (imagine nos bairros); os postos de saúde sem médicos nem material; a educação com suas deficiências centenárias; deficiência também na Emasa; e outras “farturas” que agora esqueci.
    Solução?
    É a gente ir prá rua e lutarmos por nossos direitos. Simples e fácil.
    Acorda Itabuna!!!

  4. Zelão diz: – Por outro lado!

    Pode ter sido acesso o sinal vermelho para o secretário da saúde doutor Renam e para o PCdoB que o indicou. O prefeito Vane tem agora os argumentos para colocar a pasta sob o seu inteiro e indiscutível, comando.

  5. Sem os ajustes mínimos necessários na atenção básica fica difícil qualquer avanço no sistema de saúde. A plena ao invés de ajudar, criará mais expectativa e ajudará a agravar o quadro letal que se encontra o setor. Não basta o trabalho operoso da equipe guerreira da atenção básica, a folga no índice de pessoal para Vane administrar, se falta insumos básicos, manutenção, a cobrança aumentará em função da mídia de que a plena seria “salvação” e o enterro do projeto do PCdoB sob o comando de Renan terá morte anunciada.

  6. Sem os ajustes mínimos necessários na atenção básica fica difícil qualquer avanço no sistema de saúde. A plena ao invés de ajudar, criará mais expectativa e ajudará a agravar o quadro letal que se encontra o setor. Não basta o trabalho operoso da equipe guerreira da atenção básica, a folga no índice de pessoal para Vane administrar, se falta insumos básicos, manutenção, a cobrança aumentará em função da mídia de que a plena seria “salvação” e o enterro do projeto do PCdoB sob o comando de Renan terá morte anunciada.

  7. huummm! não sei se isso é a solução não. Afinal como já disse o poeta popular “os caranguejos mudaram, mas o mangue é o mesmo”

  8. A respeito do comentário infeliz, neste site, do Secretário de Saúde Renan Araújo na matéria abaixo:

    http://157.230.186.12/2013/07/20/eleicao-suspensa-no-cmsi/

    “Secretário de Saúde” Renan Araújo,

    Sou um simples, mortal, filho e eleitor desta cidade.

    Quero lhe dizer que me sinto honrado por ter no Conselho Municipal de Saúde, alguns membros que se preocupam com a saúde da população de Itabuna que muito bem me representam.

    E você, Renan Araújo, um forasteiro, que nem sequer aqui vivia nos últimos anos, e que nada fez até agora para melhorar o atendimento de saúde em Itabuna vem para cá chamar essas pessoas de forças do atraso.

    Isso mostra que você é um despreparado para a função.

    Você, pelo cargo que ocupa, pode até pensar, mas, não tem o direito de expressar publicamente o seu desrespeito às Entidades as quais essas pessoas representam e os seus representados.

    O senhor é quem realmente não me representa e não disse até agora para que veio.

    Já se passaram 07 meses e o dever de casa que é a Atenção Básica, Postos médicos fechados, outros funcionando precariamente, cobras passeando, pia sustentada por vasos de lixo etc, falta de remédios para diabéticos, insulina, tiras para medir glicemia, falta de médicos, materiais básicos e falta de equipamentos como medidor de pressão. Um simples exame de glicemia negado por falta de cotas.

    Muito me admira, Renan Araújo, que você diz no seu infeliz comentário que “Meus mais de 30 anos de luta em defesa da saúde pública e de defesa do SUS me conferem a tranquilidade de refazer o processo e provar que não somos algozes do conselho e do controle social.

    É algoz sim, ou para melhor entendimento é um CARRASCO.

    Por que você está articulando para ter a hegemonia no Conselho Municipal de Saúde?

    Qual a sua preocupação?

    Faça o seu trabalho corretamente, que certamente o Conselho, em consonância com as vozes roucas do povo de Itabuna, vai aprovar as suas realizações.

    Por que o medo, Renan Araújo?

    Secretário Renan Araújo, você não pode resolver os problemas dos Postos Médicos, do Hospital de Base, trazendo de Helicóptero como respondeu a moradores do Bairro Nova Ferradas, mas deve, acima de tudo, respeitar a população de Itabuna.

    O Conselho Municipal de Itabuna, vai dar uma oportunidade a Itabuna de ter o Comando Único da Saúde, e nós, moradores e eleitores, ESTAREMOS DE OLHO nas ações da sua Secretaria e do Prefeito.

    Se cuida Renan.

    Em tempo: Secretário Renan Araújo,

    Por que até a presente data, você não apresentou para a população de Itabuna a Prestação de Contas de sua Secretaria referente ao período de 01 de janeiro a 30 de abril de 2013?

    Por que até a presente data, você não apresentou o Relatório de Gestão?

    Por que tanta demora em cumprir com as normas que regem o uso adequado do nosso dinheiro?

    Quando teremos a Audiência Pública para isso, Renan Araújo?

    Com a palavra o MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, DE ITABUNA.

    O povo de Itabuna, espera uma resposta, Renan Araújo.

    O povo de Itabuna espera uma resposta, Prefeito VANE.

    Você, VANE, não fiscalizou quando era Vereador e agora, vai querer fazer igual a Azevedo e Fernando Gomes?

    Prefeito VANE, o Conselho Municipal de Saúde é um órgão de Controle Social que representa o povo. Você VANE, junto com WENCESLAU, DAVIDSON MAGALHÃES podem armar o que quiser e puder, mas, não vão ficar impunes, porque o povo está acordado.

    VOTO, PRODUZO, GERO EMPREGO, PAGO IMPOSTOS E TAXAS. GOSTO DE ITABUNA,RESPEITO E DEFENDO O POVO DE MINHA CIDADE, INCLUINDO AQUELES QUE NÃO SE PREOCUPAM COM NADA.

    ESTOU DE OLHO.

  9. Fabrício,

    Exatamente Fabrício.
    Escrevi sobre isso outro dia.
    O Governo fica ganhando tempo colocando a culpa no caos que se encontra a Atenção Básica, na falta da Gestão Plena dos Recursos.
    São verbas diferentes.
    A volta de Gestão plena não resolverá o problema dos postos de saúde.
    Mas a mídia pode ajudar e muito a esclarecer isso ao povo.

  10. Rapaz…toda essa campanha contra o secretário Renan tem um mentor que fica na controladoria, que todo santo dia recebe um radialista da rádio Jornal que faz até enquete no ar pra derrubar o secretário. A lógica é simples: Os “homens” do governo (fazenda e controladoria)tem a responsabilidade de fazer a contrapropaganda política para enfraquecer publicamente (via rádio e internet)os celeiros do PCdoB (Educação, Saúde e Planejamento) para criar uma atmosfera propícia ao rompimento do prefeito com os Cururus sem precisar bater na mesa, apenas canetando e sorrindo. Se alguém puder me explicar o que Beto Capucho faz tanto na Fazenda e o que Val Cabral faz na controladoria todo dia…aí talvez eu me convença de que a briga VERDE X VERMELHA não existe…

  11. Quando não se tem competência para administrar a Atenção Básica e se está, tão somente, de olho nos recursos da Plena, manipulando inclusive a eleição do Conselho Municipal de Saúde, acatando proposta legislativa para mudança de sua composição, favorecendo o relaxamento do papel fiscalizador do referido órgão, é de se esperar também que não se tenha compromisso, responsabilidade e zelo para conduzir Média e Alta Complexidade.
    Ministério Público: INTERVENÇÃO JÁ!!!!!

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *