Tempo de leitura: 2 minutos

A queda de Renan Araújo do cargo de secretário da Saúde de Itabuna não representará perda de poder do PCdoB na Pasta. O prefeito Claudevane Leite garantiu que caberá ao partido a indicação de um nome para a vaga.

Vane comandará a pasta, pessoalmente, enquanto o partido escolhe um nome. Ontem foi um dia de intensas reuniões entre PCdoB e o prefeito, mas os dois lados não decidiram pela queda de Renan. Para os comunistas, o secretário hoje exonerado continuaria à frente da Saúde. Ledo engano.

Razões para a queda de Renan Araújo vão desde a falta de ações pela melhoria na atenção básica ao rompimento do diálogo com setores importantes da sociedade, além do enfrentamento direto com o Conselho Municipal de Saúde. Este enfrentamento, aliás, tem menos de Renan e mais do PCdoB.

PC DO B DEU EMPURRÃOZINHO
Foi o partido quem comandou a operação para aprovar, a toque de caixa, lei que modifica a composição dos membros do Conselho Municipal de Saúde de Itabuna (CMSI). Um rascunho de projeto foi apresentado pelo vereador Jairo Araújo (PCdoB) na Câmara. Por fim, o presidente do Legislativo, Aldenes Meira, também do PCdoB, operou para que o projeto de lei fosse aprovado sem a participação do conselho, o que era uma exigência legal.

Ainda à frente da pasta, Renan Araújo bateu de frente com o médico Humberto Barreto, exonerado do cargo do Planejamento no início de junho. O sanitarista deixou o cargo após forte ataque do PCdoB. A exoneração de Humberto acelerou a queda de Renan.

O médico sanitarista havia trabalhado na formação da equipe de saúde e tinha completo diagnóstico da rede, mas os trabalhos não avançavam, em tese, por causa de disputas internas.

BOICOTE

Do lado do PCdoB, há desconfiança de que Renan foi boicotado por setores importantes do Governo. Uma das justificativas seria o atraso na reforma das unidades de saúde que deveriam ser entregues neste final de semana. O secretário também perdeu poderes quando o próprio Claudevane Leite indicou o responsável pelo financeiro da Pasta, há dois meses.

9 respostas

  1. Se apenas com 7 meses de governo, já começaram a aparecer algumas rugas entre o grupo do Vane (Oton, Marcos Cerqueira,etc) x Pc do B. Imaginem até o resto do governo?

    Seu pimenta, não sei, mas está exoneração de Renan pode abalar a relação entre VANE e o PC do B daqui pra frente… A primeira derrota sofrida pelo PC do B dentro do governo. E VANE para a população vai mostrando aos poucos que tem “pulso” e que é ele quem manda no governo.

  2. FALTA MAS GENTE CAIR!!!!!!!! PARABÉNS PREFEITO!!!!! ACORDA TEM MAIS GENTE AI QUE PRECISA SAIR NÃO DEIXE O SEU GOVERNO ACONTECER O MESMO DA GESTÃO PASSADA VC É O PREFEITO MAS QUEM GOVERNA SÃO OS FORASTEIRO. RENATO COORDENADOR DA DENGUE , TÁ FAZENDO COISA QUE LÁ NA FRENTE O SENHOR PREFEITO QUE VAI SENTIR, PÓS MUITA GENTE A QUEM LHE CONFIOU O VOTO ESTÁ P DA VIDA COM ELE. FICA DIGA!!!!!!!! CABE AO SENHOR PREFEITO CLAUDEVANE LEITE, INVESTIGAR OU FAZER UMA REUNIÃO COM O PESSOAL QUE ELE TÁ A FRENTE SUPERVISOR GERAL E DE ARÉA NÃO MAIS SIM COM OS AGENTE QUE ESTÁ NA RUA NO DIA A DIA.

  3. Ailson,

    Sim, uma Marciano, mais ele ta com problemas pra chegar aqui, pq o disco voador apresentou uma pane e o avião da FAB nao pôde ir busca-lo, pois ta a serviço dos deputados q querem ver o Papa kkkk.

  4. A chefe da vigilancia epidemiologica,ausentissima
    nao deu seu ton, de mudanças o setor inerte simples-
    mente fazendo as anotaçoes diarias sem prespectivas
    de enovaçao e observaçoes ética,profissionais.
    Os subordinados ficam so esperando as determinaçoes
    diante das sugestoes apresentadas e nada acontece.
    a mesma é igual a cabeça de bacalhau, com isso os apro-
    veitadores fogem dos seus setores ficando o setor sem
    comando. maior imundice sem pessoal.

  5. Lamentável essa Gestão!!! Aí quando chega perto de algum evento da cidade quer ficar mostrando inaugurações de obras ali, aqui, acula… Brincadeira essas pessoas que se dizem experientes e naõ passam nem ao menos 1 ano com o cargo, mais inexperiente é quem as colocas… Mais é isso mesmo, chegou a vez deles, ai depois vem os outros e outros… E os palhaços viram os expectadores !!! Vamos estudar Gente, prefeitura e politica só faz sujar sua imagem!!!

  6. Prefeito Claudevane Leite, por que não coloca Dr. Paulo Bicalho, como Secretário da Saúde do nosso Município? É um médico bem conceituado, profissional competente e está começando a fazer um bom trabalho no HBLEM. A sua gestão dentro do Base já começou a engrenar, apesar do caos em que se encontrava o nosso hospital quando ele assumiu. Paulo Bicalho é um dos muitos nomes indicados que podem fazer a grande diferença que queremos ver para que a saúde chegue um dia a ser 10. Obrigada pela atenção

  7. Ana Tereza… você tem relação com relação a Bicalho, mas, como vem desenvolvendo um ótimo trabalho no HBLEM seria bom a indicação de outro nome para Secretaria que viesse a somar. A Saúde é fundamental e, portanto, em seu quadro só tem que ter gente competente.
    Bicalho já tem o status de Secretario e vai continuar desempenhando bem as suas funções.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *