Tempo de leitura: < 1 minuto

Nelson Barros Neto | Folha de São Paulo

Integrante de um consórcio denunciado em 2009 por fraude à licitação e formação de cartel na construção do metrô de Salvador, a Siemens voltou a ser alvo do Ministério Público Federal na Bahia.

No último dia 16, dois dias após reportagem da Folha sobre suspeitas de cartel no metrô paulistano, a Procuradoria oficiou a multinacional para saber se houve conluio em Salvador, a exemplo do que a empresa delatou a autoridades brasileiras sobre licitações em SP e no DF.

A Siemens ainda não respondeu, mas está no prazo de dez dias úteis. Se não houver resposta, a Procuradoria irá reiterar o pedido.

Procurada, a Siemens não comentou o assunto.

O procurador da República Vladimir Aras também notificou o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para saber se a autarquia teve conhecimento de irregularidades na licitação baiana, além de requisitar cópia do acordo com a Siemens.

Segundo o procurador, a empresa japonesa Mitsui, citada no suposto cartel de SP, foi responsável por vender os trens do metrô soteropolitano –obra iniciada em 2000 e que já consumiu mais de R$ 1 bilhão, ainda sem operar.

Além da Siemens, o chamado consórcio Metrosal é formado pelas construtoras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez.

A licitação da obra, na gestão Antonio Imbassahy (ex-PFL, hoje PSDB), foi vencida em 1999 por um consórcio formado pela italiana Impregilo e a brasileira Soares da Costa. Mas esse consórcio desistiu e o Metrosal foi declarado vencedor.

Confira a íntegra aqui

3 respostas

  1. LEMBRAM-SE DO “DOSSIÊ CAYMAN” DE 1998?

    A Justiça Eleitoral condenou por calúnia o ex-pastor Caio Fábio D’Araújo Filho 56 anos, a quatro anos de prisão por ter ajudado a elaborar e distribuir documentos falsos para incriminar a cúpula do PSDB na disputa eleitoral de 1998 contra o PT. Caio, que estava muito próximo de Lula na época, esperava ajudar o PT.
    (fonte – TODOS OS GRANDES E PEQUENOS JORNAIS DO PAÍS)

    ————————————————————————–

    APÓS 6 ANOS ALOPRADOS VIRAM FAZENDEIROS NO SUL DA BAHIA

    Apontado em 2006 pela Polícia Federal como o homem da mala de dinheiro que seria usada na compra de um dossiê contra tucanos, no “escândalo dos aloprados”, Hamilton Lacerda ex-assessor e coordenador da campanha do candidato petista ao governo paulista, Aloizio Mercadante. Se tornou um rico e próspero fazendeiro com plantações de eucalipto, no município de Encruzilhada-Ba.

    http://politica-livre.jusbrasil.com.br/politica/4682353/pivo-dos-aloprados-vira-fazendeiro-no-sul-da-bahia

  2. Até que enfim a sujeira sairá debaixo do tapete, foram anos de espera e indo pelo ralo bilhões de dinheiro público, foram anos esperando, e os pseudo inocentes, achando que o partido que governou o o Brasil antes do PT, é direito todo, antigamente roubava e ninguém ficava sabendo, hoje as instituições, Justiça Federal e Estadual, Ministerio Público Federal e estadual, Policia Federal e Estadual, são formados por bravos Brasileiros que vão passar o Brasil a limpo, independente do congresso nacional que estão alheio aos anseio da população e querendo mostrar ao Governo federal, que é ees que manda

  3. Meu maior temor é preço que pagaremos a Siemens por essa denuncia, sim, nós já pagamos muitos milhões por outras denuncias tão menores, elaboradas por pastores picaretas e aloprados que compraram fazendas, imaginem só quanto não será o preço da Siemens, ainda mais com a continuação do PT na presidência e caso vença também no governo de São Paulo, aí serão muitos R$ bilhões que deixarão de serem investidos em infraestrutura, saúde. educação, segurança etc. etc. E que que “DEUS” nos ajude.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *