O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) – Seccional Sul – repudiam qualquer tentativa de intimidação aos profissionais de Imprensa no exercício da sua profissão. Nesse sentido, protestamos contra o ocorrido nesta quinta-feira (16), durante manifestação de produtores rurais no município de Buerarema.

As entidades se solidarizam com os repórteres Roger Sarmento e Marcos Roberto, da TV Santa Cruz, impedidos de realizarem, com segurança, o trabalho de cobertura dos acontecimentos. A intimidação aos profissionais de imprensa em nada contribui para a solução dos conflitos de terra no sul da Bahia. No exercício da profissão, os repórteres são sempre orientados a ouvirem as partes envolvidas, sem curvar-se a interesses particulares.

Quaisquer tipos de agressões a jornalistas e radialistas, no exercício da profissão, sejam elas perpetradas pelo Estado ou por cidadãos comuns, constituem ofensa violenta à liberdade de expressão e o Estado democrático de Direito.

Bahia, 16 de Agosto de 2013.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba)
Associação Bahiana de Imprensa – Seccional Sul