Tempo de leitura: < 1 minuto
Plenário vota hoje fim do voto secreto no Congresso Nacional.
Plenário vota hoje fim do voto secreto no Congresso Nacional.

A Câmara votará nesta terça (3) a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que acaba com o voto secreto em todas as votações do Congresso Nacional. A PEC 349/2001 foi aprovada em primeiro turno em 2006, segundo a Agência Brasil, mas enfrenta resistências. A votação secreta ajudou a manter o mandato do deputado-presidiário Natan Donadon.

O parlamentar cumpre pena no presídio da Papuda, no Distrito Federal, por ter embolsado R$ 8,4 milhões no período em que foi diretor financeiro da Assembleia Legislativa de Rondônia. Aprovada pelos deputados em primeiro turno, em 2006, a proposta está parada desde então por falta de acordo entre os partidos.

– A Câmara tem de dar, sim, uma resposta à questão do voto aberto. Não vi nos meus 40 anos de vida pública nesta Casa um dano maior quanto foi a decisão da última quarta-feira. Tenho consciência disso. Peço desculpas ao povo brasileiro por aquela decisão que surpreendeu negativamente o país – disse o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves. A votação foi decidida para hoje por meio de acordo de líderes partidários.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *