Tempo de leitura: 2 minutos
Naomar discursa durante cerimônia de instalação da Ufesba (Foto Pimenta).
Naomar discursa durante cerimônia de instalação da Ufesba (Foto Pimenta).

O Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) começa as atividades em outubro. Ontem, o reitor pro tempore Naomar Almeida deu posse à vice-reitora Joana Guimarães, pró-reitores e decanos (diretores acadêmicos) em cerimônia com o governador Jaques Wagner, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, secretários estaduais e políticos regionais. “O conselho começa a trabalhar no próximo mês”.

Naomar disse ao PIMENTA de que não há previsão de concurso público. A realização de certame depende de previsão no orçamento da União. Professores estão sendo contratados por meio de chamada pública, expediente destinado a profissionais que já atuam na rede federal de ensino. A previsão é de que até 2020 a Ufesba tenha corpo de 1,2 mil funcionários para atender até 18 mil alunos.

O Consu terá a missão de “fazer andar” o projeto para que as aulas comecem na data anunciada, ontem, pelo governador Jaques Wagner (9 de setembro de 2014). “Precisaremos do envolvimento da comunidade para isso”, afirmou o reitor da instituição. Na sede provisória da reitoria da Ufesba, localizada às margens da BR-415, em Ferradas, funcionarão em torno de 16 ou 18 salas, segundo Naomar. O campus leva o nome do escritor Jorge Amado, que nasceu na vila itabunense.

A universidade terá 29 colégios universitários (CUNIs) e o ingresso nos 71 cursos da instituição se dará por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Além de Itabuna, a Ufesba contará com campi em Porto Seguro e Teixeira de Freitas, ambos no Extremo-Sul da Bahia.

A instituição contará com 12 bacharelados interdisciplinares nas seguintes áreas de conhecimento: artes, humanidades, saúde além de ciência e tecnologia. O desenho dos cursos de graduação também prevê cinco licenciaturas nas áreas de ciências da natureza, humanas e sociais, computação e tecnologias, linguagens e códigos e artes e matemática, além de 30 cursos de graduação profissionalizante, 15 superiores tecnológicos, 10 residências e 19 mestrados e nove doutorados.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *