Tempo de leitura: < 1 minuto

Obra na saída da cidade é criticada por leitor (foto Wilson Oliveira).
Obra na saída da cidade é criticada por leitor (foto Wilson Oliveira).

Leitor deste blog lembra que, há quatro anos, o então presidente Lula esteve em Itabuna e Ilhéus e criticou os acessos às duas cidades – feios. E se prontificou, caso houvesse projeto, a urbanizar as entradas dos dois municípios. Este mesmo leitor recorre a este fato para criticar a obra, considerada mambembe, executada na Avenida Juracy Magalhães, onde o governo municipal constrói contenção de encosta.
Este mesmo leitor sugere que o município poderia indenizar as famílias, retirando-as daquela faixa e, recorrendo ao governo federal, executar obra que dê a Itabuna um acesso mais digno, até aproveitando que ali é uma porta para outros municípios da Costa do Cacau.
– Fiz questão de descer do carro e contar quantas casas existem naquele morro, numa largura de 15 metros para  fora da pista (espaço suficiente para alargar, duplicar a pista até a curva do loteamento Jardim das Acácias).
O leitor diz que, “em vez de “sacramentar” aquela viela digna de entrada de fazenda, a nossa “administração progressista” poderia aproveitar o “estado de emergência”, demolir o morro, indenizar as famílias e dá-las moradias dignas, claro, contando com recurso da União. “Preferiram atuar como prefeitura de cidade pequena, pensaram pequeno. Depois não entendem por que não conseguem se reeleger”, provoca.

37 respostas

  1. O comentário do leitor me parece oportuno, racional e embasado naquilo que seria melhor para Itabuna e plenamente exequível.
    Incompreensível para todos nós imaginar uma rodovia duplicada, onde o tráfego de veículo culmine num “beco ou viela”, como está hoje. Isso beira ao ridículo, ao descaso ou mesmo a pequenez dos nossos governantes.

  2. Grande e espetacular observação do leitor. Queria dizer que, não somente este obra, como também o restante de cidade, como avenidas principais a exemplo: JS pinheiro, Kennedy, Manoel Chaves, Princesa Isabel, Amélia Amado, deveria ter uma infra-estrutura de capital moderna. O que vemos, são obras mediocres com reaproveitamento de estrutura. A cidade cresce a ritmo acelerado, mas não está preparada para esse crescimento. A exemplo, são as obras precárias no centro da cidade, sem projetos fundamentados, sem início, meio e fim. Ou seja, a obra começa e nunca termina, e quando termina, tem que recomeçar. (rs) Com o volume de recursos, e com projetos sérios de infra-estrutura que o Governo Estadual e Federal disponibilizam, é imenso. Cabe o governante local, instruir melhor seus secretários, e ir em busca dos mesmos. Itabuna, nesta altura de campeonato, deveria ser, a mais bela estruturante, progressista cidade do estado da BA. O que vemos é um grande retrocesso, um grande atraso. >> Uma coisa simples, CADÊ AS PASSARELAS PARA OS PEDESTRES?

  3. O Povo de Itabuna já não suporta mais o descaso que esse Prefeito vem tendo com a cidade. Todas as ruas que passamos estão esburacadas, não existe uma rua …É um fato lamentável e repugnante que Jabes Ribeiro está deixando acontecer com Ilhéus, alguma providência tem que ser tomada com esse homem [jabes]”, …

  4. De fato as entradas tanto de Itabuna como de Ilhéus são uma vergonha e só provam que ambas carecem urgentemente de um planejamento urbano sério e criterioso que beneficiem os seus moradores e seja um fator da atração para os visitantes (turistas).

  5. CRUZ CREDO! O PIOR É QUE MUITA GENTE AINDA ACREDITA NAS BABOSEIRAS DE Lula.
    Minha gente, o caso é o seguinte, no que se refere a nossa infraestrutura, principalmente no que cabe ao DNIT, do Oiapoque ao Chuí a situação é simplesmente calamitosa, essa conversa mole do Lula já é conhecida faz tempo. Antes das eleições de 2006 o genial Lula também prometeu a modernização do porto de Salvador e um novo e grande em Ilheus, tudo bem, tudo bem, em Ilheus temos o problemão do MEIO AMBIENTE, e o de Salvador, porque continua acontecendo acidentes com os equipamentos sucateados e não modernizou? na última sexta feira um container despencou sobre uma carreta esmagando o motorista, e aí nobre defensor das desculpas esfarrapadas de Lula, também faltou ousadia e planejamento na entrada de Salvador ou acesso ao cais do porto?????????

  6. Caro “leitor”, suba no morro e conte quantas casas tem realmente. Verá que as 15 enxergadas da pista terão que ser multiplicadas. A realidade dos morros de qualquer cidade só se enxerga entrando nos morros e vendo de perto, não só à distância, da pista. E, outro detalhe, independente da origem, moram centenas de pessoas.
    A cidade tem muitas necessidades críticas, que foram acumuladas após ficar nas mãos de dois políticos por quase três décadas.
    O atual prefeito não é perfeito. Mas foi um rompimento maravilhoso que Itabuna deu à sua dependência dos dois grandes coronéis da política grapiúna.

  7. O blog agora colocou uma manchete REALISTA: PLANEJAMENTO E CORAGEM! verdade, não dá para admitir como “grande obra”, essas “coisitas, “pequenitas”, de um governo. Precisa de UM CHOQUE!
    Wenceslau, Marcos,cadê vcs.?
    Quer uma sugestão?
    Restaure os canteiros centrais das Avenidas: Ilhéus e Princesa Isabel, e evite ficar gastando dinheiro, cortando grama de mês em mês! Gasta muito mais.
    Outra: Visite, corra toda a cidade, nos dias de chuva, e pontue os lugares que mais alagam. É ali, o “entupimento”,! Alargue as manilhas que seu A-z-v-d e seu FG, não resolveram.

  8. o leitor tem razão e o apoio no comentáio dele..
    Fora que agora com o Aeroporto sendo construido na CEPLAC..Itabuna terá maior visibilidade, então uma entrada digna e DUPLICADA seria interessante..
    Aquelas casas, de ambos os lados, estão irregulares e põe em risco a segurança deles e dos motoristas..
    o prefeito verde visionário, poderia amadurecer rápido na administração..
    como o proprio Lula falou, ele encontrou o governo sem projeto.. e estaria montando um banco de projetos..
    Se a prefeitura não possui corpo técnico ou se possui um corpo técnico antiquado, poderia contratar uma consultoria em urbanismo para pensar por ele o que fazer com aquela área..

  9. Um presidente do Brasil que joga o Brasil num chiqueiro e lama da corrupção.
    Deixa o Brasil em entreposto de entrada de drogas para Europa.
    Um presidente que deixa o crack acabar com as crianças e adolescentes.
    Um presidente que abre as fronteiras do Brasil para a cocaína entrar.
    Um presidente que não cuida da imagem do BRASIL no exterior.
    Qual a moral e caráter de um presidente falar em que tal entrada de uma detrminada cidade é feia, se o mesmo não cuida da entrada do Brasil.
    Qual a moral que um presidente do Brasil tem em falar da entrada de uma cidade do BRASIL.

  10. Concordo plenamente com a opinião do leitor. Falta arrojo e ousadia a administração publica de Itabuna. Bastava elaborar um projeto racional para se conseguir as verbas federais necessárias, não só para “embelezar” as entradas da cidade, como também para diversas outras obras tão necessárias para a ela como esgotamento sanitário, asfalto para os bairros, novas praças, novas avenidas, casas populares para substituir áreas de risco, despoluição do rio cachoeira, etc, etc…
    Itabuna merece e deve ser tratada como capital e não como uma vila de interior isolado.

  11. Isto é exigir demais deste governo, ruas esburacadas, chega-se ao absurdo de pintar faixa dentro de buraco, um ano se passou e nenhum movimento para resolver os graves problemas de mobilidade urbano.
    Vane quando você vai tomar posse ?

  12. Prezados Senhores:
    Boa noite!
    Sou a profesora Maria Aldenora, atual Diretora do Sindicato dos Professores de Itabuna API/APLB-Sindicato e gostaria de pedir para vocês publicarem um AVISO para os Professores da Rede Estadual de Ensino sobre a MUDANÇA da data da Jornada Pedagógica. Desculpe-me estar enviando por este espaço.
    Att,
    Maria Aldenora
    Segue a Matéria na íntegra:
    ATENÇÃO PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE ITABUNA E REGIÃO!
    A data oficial da Secretaria da Educação do Estado da Bahia para realização da Jornada Pedagógica da Rede de Ensino para o Ano de 2014 é 30 e 31 de Janeiro. A API/APLB-Sindicato esclarece a todos os Professores que a mudança desta data é de responsabilidade da DIREC 07 juntamente com os Diretores da Escolas Estaduais de Itabuna e Municípios dos quais a DIREC O7 Atua e que a data da Jornada Pedagógica foi transferida para os dias 06.07.08 e 22 de março NA sede E NOS Municípios 30 e 31/01 e 03 e 04/02.Esta decisão foi tomada em uma reunião realizada na DIREC 07 no dia 27/01.
    A API/APLB-Sindicato se isenta de quaisquer danos que possa ocorrer em função da mudança do Calendário Oficial por entender que estamos com um Calendário Específico e um ano atípico em função da Copa do Mundo, Eleições Gerais e que realizar uma Jornada Pedagógica em uma semana após a realização do Carnaval, poderá não contar com a presença de muitos Professores, pois estarão viajando e poderá não ser tão produtiva, sabendo que começaremos o Ano Letivo no dia 10 de março.
    Segue abaixo alguns informes da APLB-Sindicato:
    Att,
    Maria Aldenora de Souza e Silva
    Diretora Geral
    API/APLBAplb Sindicato
    SOBRE A SEMANA PEDAGÓGICA E OUTROS INFORMES
    22 DE JANEIRO DE 2014 31
    união
    Juntos, somos mais fortes! Confira abaixo, informes e novas conquistas da APLB-Sindicato:
    Semana Pedagógica
    Em reunião realizada na quarta-feira (22), entre o coordenador-geral da APLB-Sindicato, Rui Oliveira, e o secretário da Educação, Osvaldo Barreto Filho, ficou decidido que a Semana Pedagógica será realizada em apenas um período, nos dias 30 e 31 de janeiro (quinta e sexta-feira).
    Campanha Salarial
    No dia 26/10/2013 foi realizada uma assembleia geral, logo após o encerramento do 11º Congresso da APLB, quando ficou decidido que a APLB deveria lutar para garantir reajuste salarial linear acima da inflação mais ganho real ou reajuste linear mais promoção.
    No próximo dia 28/01 (terça-feira) deve ocorrer uma rodada de negociação entre a APLB-Sindicato e quatro secretários de governo: Educação, Administração, Comunicação e Relações Institucionais, para dar início às tratativas sobre o reajuste salarial da categoria.
    Projeto de Lei
    Ainda durante a reunião de quarta-feira (22), com o secretário da Educação, o coordenador-geral da entidade, Rui Oliveira, avançou nas negociações e obteve mais uma conquista para a categoria. Durante o encontro ficou definido que o governo irá enviar para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que oferece a todos os professores que estão em projetos, a exemplo do “Mais Educação” e oProjeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica na Rede Estadual de Ensino do Estado da Bahia (Paip); a garantia da regência de classe e incorporação na aposentadoria.
    Não interrupção do noturno
    A APLB está reunindo as escolas do Centro de Salvador, no sentido de assegurar a não interrupção no turno noturno. Para tanto, foi formada uma comissão com representantes das escolas Central, Teixeira da Freitas, Severino Vieira, Úrsula Catharino, Rui Barbosa e Senhor do Bonfim e da direção da APLB. Já foi agendada reunião com a SEC.

  13. Ao invés da crítica pura, poderiam se informar antes de falar bobagem. Primeiro trata-se de uma rodovia, cabe à união alargar a pista e até mesmo desapropriar terrenos de suas margens para tanto. Por isto é comum ver-se placas avisando: antes de construir às margens da rodovia consulte o DNIT. A obra executada pela prefeitura, único governo a ter esta iniciativa, é para acabar com um problema secular, a falta de drenagem da água das chuvas, bem como a ligação do esgoto de várias daquelas casas à rede municipal. Casas que antes despejavam seus esgotos ao ar livre. Se a obra é imponente ou não, quem sabe? Mas que é uma iniciativa, isso é.

  14. Concordo em número, gênero e grau com tudo que o leitor do blog disse, só acrescento mais uma coisa: não podemos esquecer que aquela via em questão é uma rodovia e a mesma é de jurisdição do Derba, portanto do governo da Bahia, que por acaso é aliado do prefeito e também do governo federal. Ou seja, não fazem porque não querem, ainda mais tendo como diretor do órgão um Itabunense, o Dr. Saulo Souza.
    Mas aposto que o máximo que farão é dar uma capinha de asfalto e dizer que melhorou a entrada da cidade.
    Se for duplicar, que seja pelo menos até o atacadão, incluindo um viaduto, ou melhor, at’e a Ceplac.
    Com a palavra Dr. Saulo …

  15. Poderia ter sido feita de concreto armado, a estrutura seria mais esbelta, moderna e bonita. ficando uma faixa maior para passeio ( se é que vai ter) e não este mostrengo, uma estrura defasada digna deste secretario da SEDUR que só sabe caminhar com vereador e trabalhar nada. O secretario da SEDUR deveria era se atualizar para ficar mais competente e não fazer este tipo de obra.Mais um prejuizo para o municipio.

  16. Na verdade, faltam representantes políticos à altura à nossa região, faz tempo, …!!!
    No dia em que as pessoas votarem nos candidatos daqui,por pior que eles sejam, nós teremos maior representatividade na hora de dividir o bolo, na hora do orçamento, …!!!
    Ou alguém acha que Deputados de Salvador, de outras regiões vão brigar por verbas para o sul da Bahia, …?!?!?!
    A culpa é do próprio povo daqui, …!!!
    PENSEM, …!!!
    Este ano é ano de eleição, basta fazer uma distribuição de frequências e verificar quanta gente desconhecida terá votos por aqui, …!!!

  17. Quando faz é porque fez; quando não faz é porque não fez. Acho que Vane merece um julgamento mais equilibrado, menos politicamente apaixonado.

  18. O leitor que fez essa análise está coberto de razão, pagamos impostos e deveríamos ter retornos bem mais do que recebemos. Compreendo também que o leitor não deve entender de planejamento e construção senão saberia que vai muito além do que as 15 casas naquele morro, existem bem mais que isso. Além do mais, o leitor esqueceu que existem as casas do lado oposto que ficam na beira do rio e tem o mesmo problema e muitas outras coisas que deveriam serem feitas para que realmente sanasse o problema da entrada de Itabuna e das pessoas que moram naquela região. Até então, concordo com o leitor. Só não concordo com a falta de responsabilidade do meio de comunicação em colocar essa notícia sensacionalista e de cunho político. Com certeza quem fez essa “matéria” sabe que são muito mais do que 15 casas, mesmo assim utiliza o comentário para fazer esse texto ridículo. Me desculpe mas não concordo com essa matéria pois acho que é estritamente política. Se fosse honesta estaria discutindo a situação de maneira equilibrada. Tenho certeza que se as chuvas que estão ocorrendo nesse período derrubasse uma casa daquelas este blog iria cobrar uma obra de contenção de encosta, mas como a obra está sendo feita antes de uma tragédia, mesmo não sendo a ideal, procuraram algo para atacar politicamente e irresponsável os governantes. Não sou ligado a política mas acredito que aquela obra esta beneficiando quem precisa realmente, pois passaram-se anos e nenhum grupo político fez nada naquela região e no momento que algo está sendo feito e ao invés de discutir de forma honesta, atacam.

  19. Concordo com J. Reis, em tudo que ele diz sucintamente. Discordo com o comentarista que insiste em incriminar as últimas presidências do Brasil. Sejam elas a qual partido pertençam, tenham os nomes que tiverem, seus representantes tiveram a coragem de abrir à sociedade as chagas da corrupção que submeteu o Brasil à miséria durante séculos. Erros, equívocos e maus políticos existem por toda parte, até porque os políticos são mantidos por corporativistas inescrupulosos, tais e quais eles. Esses que tem tanta raiva da administração dos representantes contemporâneos, nada sentem com o desprezo que os anteriores tiveram pela educação.
    Não precisa ser petista – eu não sou – para sentir felicidade por ver quantas portas se abriram na educação, para acesso democrático do proletariado e quantas pessoas saíram da linha da pobreza de 2002 para cá.
    Os que tanto enaltecem os atrasados do passado esquecem que eles são corruptos que jogaram fortunas em suas propriedades particulares fazendo crescer a miséria no Brasil em todos os aspectos, de tal forma que temos um povo que se julga “feliz” em viver num país cujas leis só massacram as pessoas de bem, há muito tempo, principalmente em Itabuna filial de tudo que não presta. E os políticos que se acham nada fazem, porque quanto pior, melhor para eles.
    Esqueçam o progresso em Itabuna, já que querem discuti-lo por vias da politicagem. O governo federal libera verbas para obras, quando apresentam estudos compatíveis. Tem liberado para Itabuna. Onde está 50 milhões que liberou em 2012 para o saneamento do rio cachoeira e periferias da cidade? Nas pinguelas e palcos construídos para o prefeito da época reforçar suas promessas de engodo. A questão agora é que se não vier por certos partidos, nada feito, quando deveriam reforçar a qualidade da cidade.
    Entendo que LULA ter chegado à Presidência da república foi um tapa com luva de pelúcia na cara de muito pseudointelectual preconceituoso e tacanha representante do Sul que sempre tratou o Nordeste sob o chicote, com o consentimento dos coronéis regionais que sempre depreciaram o seu povo. Esses mesmos que ainda contam com inúmeros puxa-sacos.

  20. Eu só acho Joana D’Arc que Lula se animou demais com o tapa de Pelicula e não soube aproveitar. O que o governo de Lula faz? Trabalhar os milhões de votos que tem com o bolsa família para se perpetua no governo, enquanto isso a saúde, a educação, a segurança só piora no nosso país. eu sou contra todos os políticos que nada fazem. O que o governo do estado fez por nossa região? NADA ABSOLUTAMENTE NADA! ESTAMOS VIVENDO DE PROMESSA. O mau de Vane é que ele prometeu demais, tinha a solução para tudo, e mais uma vez o povo acreditou. Fora Vane na próxima eleição e que venha um que nunca foi prefeito, quem sabe a cada 4 anos nós ganhamos pequenos recapeamentos de asfalto. E a nossa Câmara de Vereadores? 90% renovada e não fazem nada. Vereador só presta para negociar cargos com o prefeito. Cade a oposição? Quer ver ouvir piadas assistam a uma sessão da câmara. Tudo jogo de interreses.

  21. Essas casas aí fazem tempo!
    Se houvesse planejamento urbano constante, os projetos viriam, os prefeitos sabem disso, sou itabunense, mas como filha de pernambucanos minha mãe já dizia: as cidades da Bahia são feias!
    e a culpa é de todo mundo.

  22. Temos que mudar nossas Leis. Porque para sr Médico, Advogado, Arquiteto, Psicologo, agente tem que estudar e para ser politico não? Bastar ter lábia e dinheiro. Prefeito, presidente, governador, vereador, deveriam ser avaliados como os estudantes antes de assumirem cargos.

  23. Ate parece que esse murinho vai segurar esse barranco!!!! só mesmo na cabeça desse pessoal. E oque é pior ate agora eles não terminaram esse trambolho, talvez seja a preguiça!!! ou a sonolência!!!

  24. É um crime este muro de pedras,qualquer rabiada ou perda de controle do carro,leva o sujeito de encontro a pedreira.
    A realidade que este muro de pedras,ficou mil vezes pior do que estava.
    Se a prefeitura contratasse Genário de Mutuns o trabalho seria melhor.´
    Vinha os 20 trabalhadores do campo,ao invéz deste muro de pedras,iria reimplantar uma graminha verde e uma nova estética iria trazer e muitas vidas serão salvas.

  25. Dona Iansa, a senhora agora bateu todos os recordes de bobageiras.
    “SOU ITABUNENSE, MAS COMO FILHA DE PERNAMBUCANOS MINHA MÃE JÁ DIZIA: AS CIDADES DA BAHIA SÃO FEIAS E A CULPA É DE TODO MUNDO!”
    Longe de mim qualquer tipo de bairrismo, mesmo porque isso não leva a nada vezes nada, agora querer debater um assunto desse tipo com esses argumentos é uma tremenda bobagem, em qualquer cidade do mundo, até mesmo nos países mais desenvolvido existem locais feios nas cidades, basta que o aeroporto ou entrada rodoviária da cidade pegue a parte mais pobre da periferia, tanto faz ser no estado do Rio, Amazonas ou Brasília, a distinta já visitou outras cidades de outros estados? acredito que não, senão não diria tamanha tolice.

  26. Bem Sr. Pimenta, independentemente das opiniões contrárias e a favor, com certeza o leitor que levantou essa “problemática” deve estar satisfeito. O importante é o debate, a irresignação. É Assim que se constrói uma sociedade plural!

  27. Ousadia e Planejamentou houve nos governos de Geraldo Pedinha, fernendo Cuma e Azedo né? ( que passaram 4 anos cada um, e nada fizeram com relação a esse muro na entrada da cidade )
    Me poupem viu!
    O que precisa mudar, e essa mentalidade arcaíca e atrazada desse povinho leigo e mal-educados daquí. Pois, não tem consciência de como Vane recebeu a prefeitura falida e com salários de servidores a meses atrazados.
    Agora, vem vocês, os precipitados da vida, querer atirar pedras em alguém que tem boa vontade e busca resolver os históricos e herdados problemas que tem essa cidade.
    Senta lá na poltrona dele, pra ver se é fácil!
    Realmente, é fácil atirar pedras.
    Se o cara faz, vocês criticam…..Se não faz, criticam do mesmo jeito…
    Resumindo….Creio que nem Deus, agradaria a vocês!

  28. Só vejo neguinho meter a porrada em Vane,esquecendo que Itabuna está atrasada desde desde o último governo de Fernando Gomes para cá.O que falta em Vane é ousadia.Uns secretários sem inteligência e imaginação…entrada da cidade é horrível,sem cinema,PRAÇAS HORROROSAS,avenidas sem fiscalizações eletrônicas.Planejamento houve no governo de Geraldo Simões,essa é a realidade e olhem que ele estava sozinho,pois o governo era da turma de acm,e o presidente o incompetente do FHC.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *