Tempo de leitura: 2 minutos

Milhares foram ao enterro do menino morto ontem (Foto Pimenta).
Milhares foram ao enterro do menino morto ontem (Foto Pimenta).

Protesto e enterro foto PimentaO enterro do jovem Nadson Pereira Almeida reuniu cerca de quatro mil pessoas, há pouco, em Itabuna. A multidão acompanhou o corpo do adolescente desde a Igreja Menino Jesus, no Lomanto, até o cemitério Campo Santo.
A multidão passou em frente à Câmara de Itabuna e seguiu com o corpo pela Avenida Cinquentenário, onde comerciantes decidiram baixar as portas devido ao temor de saques e depredações, mas a manifestação foi pacífica.
O corpo foi sepultado no Cemitério Campo Santo às 16h50min. O pai do menor, Nailton Almeida, desmaiou e foi socorrido por familiares. Nailton a todo instante pedia para “buscar meu menino”.
Durante o protesto pelas ruas centrais de Itabuna, manifestantes exibiam cartazes, cobravam justiça e criticavam a polícia. Uma faixa grande mostrava as costas de Nadson após a tragédia. “É marca de pneu, como a polícia diz que ele não foi atropelado”, gritava um dos tios do menor morto.
Testemunhas afirmam que a viatura do Ceto passou por cima do corpo de Nadson logo após ele perder o controle da moto e cair na Rua Jorge Amado, no Lomanto. Os policiais que estavam na viatura disseram ao comando regional da PM que não houve atropelo.
Enterro Nadson Almeida Foto Pimenta

24 respostas

  1. Nota do PSTU de Itabuna sobre a morte do adolescente Nadson pela PM
    Somos todos Nadson! Nenhum Amarildo a mais! Não iremos nos calar!
    O PSTU de Itabuna vem a público manifestar seu repúdio e indignação à ação da PM que resultou na morte do adolescente de 13 anos, Nadson Almeida, no Bairro Lomanto em Itabuna neste domingo, dia 16/02. A PM de Jaques Wagner assassinou o jovem estudante e trabalhador covardemente. Segundo relatos dos moradores, a viatura da guarnição que fazia abordagens no bairro Lomanto teria perseguido Nadson que estava em uma moto e passado duas vezes por cima do corpo do menor, na Rua Jorge Amado. O assassinato do jovem causou comoção no bairro, desatando uma revolta popular contra a violência policial. Foi a gota d’água para um cotidiano de opressão, humilhação e violência da polícia contra a população negra da periferia. Moradores dos bairros Lomanto e Odilon fizeram barricadas, incendiaram ônibus e carros e fecharam por horas a Avenida J.S. Pinheiro. Não bastasse ser alvo da violência policial, a população pobre da periferia não tem sequer o direito de expressar sua insatisfação. A revolta que sucedeu o assassinato foi brutalmente reprimida pela Tropa de Choque da mesma Polícia Militar, até mesmo a Polícia Rodoviária Federal e homens do exército foram usados a fim de controlar os protestos.
    Esse bárbaro assassinato perpetrado pela Polícia militar é mais um crime do Estado que criminaliza a pobreza e mata nossa juventude como ocorre cotidianamente Brasil afora, vitimando sempre a juventude negra e pobre da periferia. Isso aconteceu com Amarildo no RJ, o garoto Joel em Amaralina- Salvador e com o Douglas na Zona Leste de São Paulo e tantos outros milhares. Nós do PSTU nos solidarizamos e prestamos nosso apoio aos familiares e amigos de Nadson.
    Fim da PM já!
    A barbárie policial que fez explodir a revolta popular na periferia de Itabuna traz à tona, mais uma vez, a necessidade mais do que urgente de pôr fim à Polícia Militar, esse entulho autoritário da época da Ditadura e que, cada vez mais, expõe seu caráter racista e elitista. A própria ONU já recomendou o fim da Polícia Militar.
    É preciso acabar com a PM e construir em seu lugar uma polícia civil, unificada, com direito de greve e sindicalização, e totalmente controlada pela população.
    Somos todos Nadson ! Nenhum Amarildo a mais! Não iremos nos calar!
    -Contra o genocídio da população negra e pobre!
    -Por uma outra política de segurança pública. Fim da PM, já!
    -Dilma e Wagner! Exigimos aplicação e ampliação dos recursos do programa “Juventude Viva” (Programa de Redução da Vulnerabilidade à Juventude Negra da Periferia). Pelo fim da operação delegada!
    Itabuna-Ba, 16 de fevereiro de 2014
    Direção Municipal do PSTU

  2. Agora a tarde saiu o laudo do DPT, o garoto Nadson foi atropelado. É mentirosa a versão dos policiais que perseguiram o menino. A julgar pelos depoimentos dos moradores, inclusive mostrados pela Tv Santa Cruz/ Rede Bahia, os PMs jogaram a viatura sobre o garoto de forma covarde. Não foi acidente. A CETO é uma companhia extremamente violenta. Pude presenciar em 2009 no final do campeonato interbairros, policiais desta companhia espancaram um jovem de Nova Ferradas de forma brutal a ponto de causar um grande sangramento no crânio do rapaz. Na época, inclusive levei a vítima ao Hospital de Base. Esses policiais agiram desta maneira irresponsável, por que estava num bairro pobre e imaginavam que não ia dar em nada. A resposta dos moradores com a revolta foi totalmente legítima. Não podemos aceitar assassinatos de nossa juventude pela Polícia. Esses policiais tem que ser punidos de forma exemplar e ao mesmo tempo ser extinta imediatamente a CETO. Extinção já da PM!

  3. Os 189 anos de sua criação, a Polícia Militar da Bahia realiza uma intensa agenda comemorativa nesta segunda-feira (17) no 9º Batalhão da Polícia Militar e reúne tropas de Vitória da Conquista e cidades do Centro Sul Baiano. A solenidade de abertura aconteceu logo pela manhã e contou com a participação de militares, políticos, empresários e representantes sociais.
    DSC_0997
    “Um significado importantíssimo para a comunidade baiana. A gente diz que a Polícia Militar tem 189 anos de criação, 189 anos de bons serviços prestada à comunidade baiana e aos brasileiros. A gente fica muito feliz com a participação da comunidade nesta festa tão bonita que é comemorar mais um ano de vida”, disse o tenente coronel Ivanildo Silva, comandante do 9º Batalhão.
    DSC_0999-002
    “Hoje nós temos aí o torneio comemorativo [de futebol], à tarde temos uma ação social junto ao Hospital Geral de Vitória da Conquista, que é a doação de sangue. À noite teremos um culto de agradecimento e logo após o culto teremos uma apresentação da Banda de Música da Polícia Militar”, completou.

  4. PM/BA festeja 189 anos com lançamento do livro “Guarda Pelé”Solenidade de comemoração acontece na Assembleia LegislativaPublicada por Maristela de Lima às 10:11, 17/02/2014
    Na manhã desta segunda-feira (17), às 10h, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, uma sessão especial comemorará os 189 anos da Polícia Militar da Bahia, e em seguida no saguão do plenário será lançado o livro “Guarda Pelé”, que relata a trajetória do policial militar mais conhecido da Bahia que ganhou fama nacional e internacional ao adotar um método criativo para o controle do trânsito.O livro é resultado de uma pesquisa realizada pelo capitão da PMBA e historiador Raimundo Marins após debruçar-se sobre a carreira do soldado Armando Marques da Silva, mais conhecido como “Guarda Pelé”. A solenidade contará com as presenças do policial militar homenageado, que está na reserva, do comandante-geral da PMBA, coronel Alfredo Castro, do secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, entre outras autoridades.As comemorações de aniversário da PMBA têm seguimento com uma cerimônia cívico militar às 19h, na Vila Policial Militar do Bonfim, onde serão condecorados militares e civis que contribuíram para o desenvolvimento da Corporação.

  5. Minha opinião sobre a é a PM se tá ruim com ela pior sem. Antes de criticarmos temos que ver que isso só aconteceu pq esse menor estava ferindo a lei ao pilotar uma moto sem CNH. A família estava aonde que não viu um menor circular com a moto? Quem ensinou esse jovem a pilotar? Não sou advogado de PM mais é muito fácil os oportunista apareceram agora com seus discursos cansados da velha esquerda. Se os pais educassem seus filhos para respeitar as leis estaríamos em um país melhor

  6. Fica uma breve reflexão: Se esse menor que cometia um crime ao pilotar uma moto sem habilitação tivesse atropelado e matado alguém seria que haveria esse clamor por justiça? Será que o PSTU estaria escrevendo essa carta aberta? Agora o professor Zé Roberto escrever isso: “A resposta dos moradores com a revolta foi totalmente legítima”. Mostra o quanto essa esquerda é cega, pois vejo essa sua frase de apoio a violência como apologia ao crime.

  7. “A PM de Jaques Wagner assassinou o jovem estudante e trabalhador covardemente.”
    Esse safado, do PSTU, quer transformar a dor de uma família em palco eleitoreiro. Vai procurar ajudar, seu abestalhado!!

  8. Já vi que certos “partidnhos” ou “patiditos” que adoram financiar a baderna no país e a marginalização,merecidamente só leva pau nas eleições nessa cidade.

  9. Esta foto ilustra muito bem a falta de educação do povo brasileiro. Sobem nos túmulos do cemitério ao invés de se manterem nos caminhos pavimentados, os quais estão praticamente vazios… ôô terra arrasada pelo caos este tal de Brasil!!

  10. Lamentável essa ação da polícia.
    Isso me faz lembrar daquele caso dos PMs do Rio de Janeiro, entre eles o RAMBO, quando faziam blitz, torturaram e até mataram pessoas até então inocentes, que apenas passavam pelo local.
    Era apenas um garoto, traquino como muitos, coisa da idade, pouco juízo. Mas nada que justifique uma atrocidade dessa.
    Eu sempre me perguntei o porque dessa PM especial fazer blitz em vários locais comuns como por exemplo de frente ao Colégio AFI. Oras, se são tão especiais assim porque não adentram os bairros da periferia? Os piores bairros onde entram e saem os piores marginais? É lá que deveriam estar, e deixava os locais mais brandos com a PM comum. É o mesmo caso do Exército, este ficando para situações extremas e não em abordagens corriqueiras.

  11. 1)Mr. Anderson, só fazendo uma pequena correção no seu comentário, o caso Rambo aconteceu em Diadema-SP.
    2)O PSTU na figura do seu presidente Zé Roberto, deveria se envergonhar em mais uma vez,diante de um acontecimento terrível desses, tentar colher dividendos politicos, fazer média social e destilar seu ódio as instituições através de uma ”nota oficial” ridícula, oportunista e desprovida de qualquer sensibilidade a dor de uma familia, sendo que o propósito da referida nota é apenas soltar as baboseiras que estamos já cansados de saber. Que estão todos os partidos em campanha eleitoral antecipada, isso é notório, mas ao menos vocês tenham um pouco de sensibilidade cristã (os que de vocês acreditam) ou humanística e não usem o menino Nadson como ”cabo eleitoral” da linha programática do PSTU.

  12. A marginalidade não só está na favela, seria bom se ni centro não tuvesse ação dos bandidos. Hoje os traficantes de drogas agem nas portas dos colégios, quanto mais fora.

  13. O Rochedo e o Mar.
    O traficante de drogas do Brasil e as polícias do Brasil vive um fenômeno da igualdade social.
    Por um lado vive ao lado da lei,uma polícia opressora,assassina e nociva mil vezes a sociedade,raízes de um passado não bem distante no Brasil que agregavam jagunços e capitão do mato para serem polícia.
    Pele outro lado estão as polícias fora da lei,que impera no Brasil,estes são menos nocivos à sociedade,os mesmos ocupam espaços da ausência do estado.
    O noticiário da Bahia nos mostrou que bandidos não oficial assassinou uma criança nuns dos Bairros de Salvador,pelo qual quem dita a lei são os bandidos não oficial.
    Aqui em nosso quintal um adolescente de 13 anos,acaba de saí da infância,trabalhando na oficia do seu papai e estudando para ganhar o sustento familiar.
    Nadson Pereira, fora assassinado pelos os bandidos não oficial,da polícia militar da Bahia,convenhamos que de um lado um rochedo e de o outro as pedreiras e no meio as ostras que são a sociedade.
    Nestes últimos 12 anos os rochedos e os mares do Brasil se fortificaram extremamente que as ostras estão sendo engolida e exterminada pela bandidagem que iniciou no centro do poder em Brasilia.
    Se as ostras que representa a sociedade de bem deste país não dê um basta
    nesta corja que governa o Brasil,vamos ser exterminado.
    O que vai restar é somente o rochedo e o mar.
    “Capitão do Mato” é do brilhante comentarista,Ricardo Seixas.
    Aliais está fazendo falta.

  14. gostaria de lembrar ao Sr zé roberto que ele pense nos comentário ridículos que ele coloca neste portal ao mencionar o nome do governador nesta história pífia. os militares estavam em uma operação rotineira e o menor fugiu de ser abordado. tudo foi um acidente. não fique culpando pessoas,apenas porque você não gosta.

  15. Os bandidos estão afrontando as famílias a qualquer hora, entram nas lares e cometem todo tipo crime, desde os mais brandos até assassinato. A sociedade aprendeu que a Família alheia é para ser respeitada, pois ela é a célula mater e o controle social natural. Hoje vemos crianças serem brutalmente assassinadas na frente do seu genitor, aquele que ela esperava seu defensor e protetor. Fora outros crimes que estão inscritos nas leis.
    Atentem SENHORES! O Estatuto da Criança e do Adolescente não serve para nada! Só vingou para os pais de Bem se acovardarem em mostrar caminhos seguros aos filhos, porque os PAIS MAUS continuam aterrorizando em seus lares, estuprando filhas, filhos seus e alheios, matando, obrigando a explorações hediondas, assassinando suas companheiras, à revelia da Maria da Penha.
    Inclusive muitos quarentões orientados pelo ECA – que já tem 25 anos – ameaçam as mães, batem, impõem silêncio, exploram, tomam seus benefícios e fica por isso mesmo. Se a ECA servisse para educar, a sociedade não contaria com tantos monstros. Só “as ostras” encasteladas não enxergam.
    É POSSÍVEL QUE AINDA CAIAM EM CIMA DO PAI DA CRIANÇA VITIMADA ALEGANDO EXPLORAÇÃO, PORQUE O MENINO TRABALHAVA DESDE PEQUENO NA OFICINA, ATÉ MONTAVA E DESMONTAVA CARRO E PILOTAVA EM CAPACETE.
    Do jeito que está, a Polícia não conserta, o que conserta são autoridades que façam jus às suas funções – bem remuneradas, diga-se de passagem.

  16. Todas as vezes que vimos a público expressar nossa opinião sobre algum fato de importância em nossa cidade, estado ou país sempre aparecem os ditos “ilustrados” e antipartidários que destilam seu ódio contra nós do PSTU, nos acusando de oportunistas, eleitoreiros, insensíveis e agora desta vez até de safado. A essas pessoas eu digo que fiquem a vontade para falar o que quiserem e gritarem contra nós, por que nós jamais vamos deixar de emitir nossa opinião por causa de vocês. Abraços

  17. Caro asmigo José Roberto
    Quero concordar com você quanto à extinção da PM e à aprovação de políticas públicas. Aproveitou o espaço para criticar o governo baiano e foi refutado por outros comentaristas.
    Discordo quando diz que os manifestantes agiram corretamente. Houve depredação do patrimônio público e privado. Não considero isso certo.
    Não acredito que os PMs estavam no Lomanto para para matar pessoas. Ponto.
    Por que tudo isso aconteceu?
    Na carta percebe-se que o culpado é apenas o poder público. Em se tratando desse episódio, será mesmo?
    Entendo que a análise política deve ter respaldo na realidade concreta e total, sob pena de aumentar o descrédito na esquerda e em consequência, dar força à direita.

  18. Quem comete erros tem que ser penalizados… tanto os bandidos ou os policiais que por acaso queiram ser também bandidos!
    Cada vez mais que a Polícia demonstra seu despreparo, incapacidade e abuso de poder… se deslegitima perante a população que começa a achar que o pouco que se paga a policial (que não é tão pouco para a realidade brasileira) acaba sendo até muito!!!
    Enquanto a polícia não limpar seus quadros dos maus policiais, continuará sendo percebida como uma instituição desqualificada.

  19. Caso pedagógico de culpa exclusiva da vítima, que colocou-se, voluntariamente, NUMA SITUAÇÃO DE RISCO PROIBIDO, já que estava em flagrante de ato infracional análogo ao crime de direção de veículo automotor sem possuir habilitação.
    Ao desobedecer a ordem de parada dada por servidor público competente, praticou um segundo ato infracional, análogo ao crime de desobediência.
    Os policiais militares agiam nauele momento em ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL, logo, nenhuma irregularidade cometeram.
    O fato ébque, sendo Itabuna “terra de ninguém”, com um povo maleducado e sem noção das normas que regem a vida em sociedade, O CERTO TORNOU-SE ERRADO, e, O ERRADO TORNOU-SE CERTO.
    Convicto sou, a esta altura, de que a ” vassoura de bruxa” destrói também neurônios humanos.

  20. Acho um exagero. Não me parece 4.000 pessoas. Teve umas 1.500. A informação é para impressionar ( pressionar). Reflitam. O erro começou com pais irresponsáveis que deixam filho de 14 anos, andar de moto, sem habilitação, sem capacete e ainda por cima pela imaturidade, correu da Polícia. Teria sido melhor deixar prender a moto e os seus responsáveis responderem pela inconsequência. Que sirva de exemplo para outros pais.

  21. Toda vez, que ocorre alguma eventualidade com os policiais, vem logo alguém propagar, que a mesma é despreparada. Pois bem, já que é a Polícia, que faz o papel de garantir a segurança da sociedade, porquê eu nunca vi, essas mesmas pessoas, reivindicarem um melhor treinamento junto as autoridades competentes? A PM forma um policial militar em 09 meses, a Polícia Civil, forma um delegado, investigador e escrivão em dois meses. Quero ver reivindicar.

  22. É fácil falar que a PM errou, é fácil culpar os policiais, mas estão esquecendo que a policia perseguia um suspeito que fugia de uma blitz, um sujeito que estava de capacete e não podia ser identificado se era homem ou mulher, se era criança ou adulto, era uma pessoa fugindo da policia e quem foge da policia é bandido. O menor estava em uma moto transitando pelas ruas da cidade, na irresponsabilidade dos pais que não conseguiram ensiná-lo a respeitar a lei, os pais deveriam estar sendo responsabilizados também, mesmo sendo solidário com a sua dor, não sou solidário com a sua irresponsabilidade de facilitar o transito do menor na moto. Mas é fácil esse partidinho sem expressão falar que vai acabar com a policia, ele faz apologia a baderna, é um dos que formentam o quebra, quebra no país. Se pensarmos sem passionalidade veremos que a policia estava cumprindo o seu dever. As motos, hoje, são usadas como instrumentos da marginalidade para assaltos, assassinatos, roubos e tráfico de drogas, como a policia ia saber que era um menor, estudante e filho de uma pessoa (amiga da própria policia)? Só se ela tivesse uma bola de cristal ou um aparelho que detectasse quem é bandido e quem é mocinho. Mas, repito, uma pessoa de bem não foge da policia, uma pessoa que não deve nada a ninguém, não corre da policia, e a policia não vai atrás de quem não fura bloqueio, quantos motoqueiros pararam e foram liberados pelo fato de estarem em dia com todos os documentos. Vários, muitos. Só o menor fugiu e a policia fez o certo. Quem foge da policia é marginal e a policia entendeu que a pessoa que estava na moto era um marginal. Só depois do lamentável acidente é que se descobre que é um menor, e que não era marginal. Ainda digo que o dono da Moto tem que ser responsabilizado pela morte do garoto, pois se não tivesse facilitado, o garoto estaria vivo e não estaria existindo toda essa polemica. É o que eu entendo. Não sou policial, nem tenho nada a ver com a policia, mas sou um cidadão de bem que entende que a policia é a unica organização que ainda nos ajuda a não ficar refém dos marginais.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *