Tempo de leitura: 2 minutos

Imagem da década de 90 traz vários remadores e caiaques à beira do Cachoeira (Foto Grito da Água).
Imagem da década de 90 traz vários remadores e caiaques à beira do Cachoeira (Foto Grito da Água).

Um grupo de itabunenses planeja para o dia 22 de março, às 10 horas, uma grande manifestação pública em defesa do Rio Cachoeira. O “Grito da Água” defende mais investimentos em saneamento básico e traz imagens antigas e atuais de um dos principais rios da Bahia, responsável por abastecer cerca de 25% da população de Itabuna. A concentração para o Grito começará às 10h, no Jardim do Ó, no centro.
Uma das imagens usadas pelo coletivo “Grito da Água” em sua página no Facebook é da década de 90. Ela mostra vários caiaques de atletas que participaram de competição no leito do rio exatamente na área urbana central de Itabuna. Hoje, a cena é outro. Até mesmo a velha Ilha do Jegue está sumindo.
O Grito da Água em Itabuna será promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água Esgoto e Meio Ambiente na Bahia (Sindae) e o coletivo Fiscal Grapiúna. Erick Félix Maia, do Sindae, diz que o “Grito” é realizado em Salvador há 12 anos e será a primeira vez em Itabuna.
O ato defende mais investimentos em saneamento básico, mas também levanta outras bandeiras, como liberdade religiosa, melhoria nos serviços públicos e combate à corrupção. “Não é apenas saneamento básico”, diz Erick Maia ao PIMENTA.
O dirigente regional do Sindae lembra que Itabuna é o quinto maior município em contingente populacional, mas está entre os últimos em saneamento básico. Cerca de 14% do esgoto produzido em Itabuna é tratado, o que acelera ainda mais o processo de degradação do Cachoeira.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *