Tempo de leitura: 2 minutos

Juarez ao lado do secretário Fernando Volpi (Foto Walmir Rosário).
Juarez ao lado do secretário Fernando Volpi.

Walmir Rosário

Do Chuí ao Oiapoque, desde 2005, o ciclista Juarez Costa Maciel, de 55 anos, pedala sua simpatia e sua invejável cultura pelo país, revezando asfalto e chão, chuva e sol. Milhares de municípios já foram visitados por ele e, em todos, recebe carinho e homenagens da população e dos governos municipais. Não pede dinheiro, apenas um prato de comida e algumas peças para a bike quando quebram.
Pelo caminho, Juarez tem colecionado amigos e fãs como se fossem diamantes. Até a sua atual bicicleta ele ganhou no Amapá e é com ela que pretende retornar ao Chuí. Há um ano transporta na cestinha sua comportada ‘Luana’, a simpática vira-lata da qual nunca se separa e é considerada uma grande companheira de viagem.
Segundo o secretário do Turismo de Canavieiras, Fernando Volpi, foi muito prazeroso recepcionar, em nome do prefeito e dos ciclistas da cidade, Juarez Maciel, que continua sua jornada ecoturística tendo como próxima etapa a bucólica Belmonte, que será mais uma cidade a conhecer e registrar nos seus documentos.
Juarez não quer saber de internet e muito menos de celular. O seu único objetivo é entrar para o Guinness Book como o ciclista que visitou o maior número de municípios e distritos em toda a América do Sul, inclusive o deserto de Atacama, no Chile. Tudo isso é facilmente comprovado no denso dossiê documentado que leva consigo com extremo cuidado.
Ao deixar Canavieiras, o solitário peregrino continua sua feliz viagem às terras gaúchas, de onde retornará ao Rio de Janeiro com o propósito de escrever um livro, já previamente intitulado: Costumes da América.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *