WagnerLembrando o legado de Rilza Valentim, o governador Jaques Wagner lamentou, há pouco, a morte da prefeita de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador. Ela sofria anemia falciforme e faleceu por volta das 17h30min, no Hospital Aliança, na capital baiana.

– Rilza cumpriu sua missão e será sempre um exemplo de luta em defesa das causas sociais e pelo desenvolvimento da nossa Bahia. Representava a força da mulher, negra e nordestina, que venceu por sua garra e determinação – disse.

Wagner destacou, dentre as lutas de Rilza, a implantação da Universidade Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Rilza foi eleita prefeita em 2008 e acabou sendo reeleita em 2012 com 75,89% dos votos.

RUI COSTA: “ERA UMA LÍDER AUTÊNTICA”

rui costa2O deputado federal, ex-secretário e candidato ao governo baiano, Rui Costa (PT), se disse triste e consternado com a morte de Rilza Valentim, “sobretudo porque Rilza Valentim partiu tão prematuramente, com tantos sonhos e projetos a realizar”.

– Rilza era uma líder autêntica e idealista, que combatia as injustiças e defendia a liberdade e a igualdade. Deixou um legado de grandes realizações e desenvolvimento para  cidade onde nasceu e construiu sua trajetória política disse.

Devido à morte da companheira de partido, Rui anunciou nesta noite que suspenderia todas as atividades de campanha previstas para esta sexta (25). O velório de Rilza está previsto para a tarde de amanhã.

Líder do PT na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Rosemberg Pinto disse que recebia a notícia com muita dor e tristeza. O parlamentar era amigo de Rilza Valentim. “Não só São Francisco do Conde, mas toda a Bahia perde hoje uma grande filha, mãe e mulher, que nunca mediu esforços para lutar por conquistas para seu município e condições dignas para seu povo”.

Rilza Valentim ao lado do deputado e amigo, Rosemberg Pinto.

Rilza Valentim ao lado do deputado e amigo, Rosemberg Pinto.