Tempo de leitura: 2 minutos

jurema cintra oabJurema Cintra | juremacintra@hotmail.com
Às vezes, eu mesma me perguntava se valia a pena, todo ano, repetidamente, organizarmos a Parada Gay ou Parada da Diversidade LGBT em Itabuna. Ano passado completaram-se longos 10 anos de intensas atividades.
A parada, o desfile, sempre é o final de um ciclo de muitas ações: seminários, feira de saúde, miss gay, troféu Humanus, “café com bolacha”, palestras, Cine Diversidade… Ufa!!!
Chega domingo e o tão esperado dia: o Desfile, a irreverência, as ações de prevenção em DST/Aids, as mensagens de Direitos humanos e igualdade. Mas dez anos, precisávamos mesmo disso tudo? Não seria hora de usar de outras estratégias de persuasão de massa?
Aí, num rompante, tudo se clareia e dissolve minha angústia: a morte do jovem João Donati em Inhumas (GO), de forma tão brutal e tão simbólica e o incêndio criminoso no espaço que receberia um ato judicial de casamento entre duas mulheres em Livramento de Santana (RS), estes dois fatos reacendem a chama e iluminam o que vamos fazer nas ruas neste domingo(21/09) em Itabuna.
Dizer que os Gays existem, que as Lésbicas têm direito de amar, que as pessoas Transexuais têm direito ao próprio nome, que as pessoas Bissexuais têm direitos civis, que as Travestis têm direito ao próprio corpo e que todos nós, independentemente de nossa forma de amar, de nossa expressão sexual e de nossa identidade de gênero, temos Dignidade e que nada, nenhum pré-conceito, nenhum dogma, nenhuma moral pode afirmar que certas pessoas valham menos que outras e que por isso mereceriam a Morte ou coisa que o valha.
Visibilidade é o Foco. A causa LGBT é uma causa pela Vida e pelo Direito de Amar. Sim, 11ª Parada LBGT de Itabuna. Sim, Parada Gay, 2014 Outra Vez!!!
Jurema Cintra é advogada, assessora jurídica do Grupo Humanus e membro da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/Bahia.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *