Tempo de leitura: 2 minutos

isabel lima ufsbIsabel Maria Sampaio Oliveira Lima | isabelmsol@gmail.com

A nova universidade vai desenvolvendo relações não artificiais, não burocráticas, que se distanciam da força da autoridade do argumento, mas se enraízam na força criativa do processo coletivo de educação interdimensional.

Diante da rede que vai se armando com os textos dos docentes da UFSB, há um outro texto se construindo, igualmente rico, na práxis. Cada fio que se puxa revela que a UFSB não quer produzir uma cisão entre os vínculos cognitivos e aqueles que se constroem na sociabilidade e na dinâmica da subjetividade.
O componente curricular Fórum Interdisciplinar: Experiências do Sensível constitui, entre outros, a oportunidade de acolher linguagens novas ou até mesmo a de permitir nomear a si mesmo e às conexões intertemporais da linha do tempo de cada educando.
Mas o imprinting de integração com o professor e a delicadeza e a força desta relação só se darão em escala, quando for o próprio modus vivendi e operandi de cada ator e da própria instituição.
O exercício individual e coletivo de reconhecer a voz do educando, seja mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, seja nos esportes, na pesquisa, nas artes, no processo político participativo, vai consolidando a forma da UFSB incluí-la em todas as etapas do seu texto de instituição-com, e não apenas instituição-para.
Ao fazer assim, a nova universidade vai desenvolvendo relações não artificiais, não burocráticas, que se distanciam da força da autoridade do argumento, mas se enraízam na força criativa do processo coletivo de educação interdimensional.
Quem disse que é fácil? Quem disse que não é possível?
Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima é professora visitante da UFSB, juíza, enfermeira e doutora em Saúde Coletiva.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *