Alunos do Canteiro Escola conquistam vagas de emprego na obra do Porto Sul || Foto Vídeo Life
Tempo de leitura: 2 minutos

O projeto Canteiro Escola promoveu a cerimônia de formatura de 160 alunos, neste final de semana, em Ilhéus. Parceria da Bahia Mineração (Bamin) com o Senai e a Empa, a iniciativa transformou o canteiro de obras do Porto Sul em sala teórica e prática para profissões da construção civil.

As primeiras aulas do Canteiro Escola tiveram início em setembro. Desde então, novas turmas avançaram nos cinco cursos ofertados e 100% gratuitos. São eles: auxiliar civil, motorista de obra da construção civil, operação de escavadeira e retroescavadeira, operação de trator e esteira, e operação de rolo compressor.

Cristina Lavigne e seu certificado de formação em auxiliar civil

Na primeira fila do evento, Cristina Lavigne Santos, 53 anos, não conseguia conter as lágrimas. Aluna do curso de auxiliar civil, esbanjava gratidão por ter se qualificado no Canteiro Escola. Há 20 anos o sustento da sua casa vem do trabalho de catadora de recicláveis no lixão do Itariri, realidade compartilhada com seu marido, que também foi aluno do curso de auxiliar civil. Para 2022, sua meta é buscar novos cursos de qualificação profissional e conseguir trabalho na área de formação.

Recém-formado no curso de motorista de obra, Elizeu Barbosa Santos, 44, conquistou uma vaga de emprego no Porto Sul ainda no decorrer da formação. Na cerimônia de formatura, fez questão de usar o uniforme da Empa para receber o diploma.

OPORTUNIDADE

As vagas do Canteiro Escola foram destinadas, preferencialmente, aos moradores de comunidades no entorno do Porto Sul, como Itariri, Valão e Aritaguá. Todos os alunos receberam camisas, material de estudo, estrutura de transporte e equipamento de proteção individual (EPI). Além disso, foi oferecido diariamente lanche, ambiente confortável e acesso aos maquinários, matérias-primas e insumos necessários ao aprendizado prático.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *