Tempo de leitura: < 1 minuto

uti neo em atividades (2)

O Hospital Manoel Novaes, que integra a rede da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, anunciou nesta sexta-feira (6) a suspensão temporária de novos internamentos de gestantes pelo Sistema Único de Saúde em sua UTI Neonatal. A justificativa é a superlotação da unidade.

De acordo com a assessoria da Santa Casa, a UTI dispõe de apenas sete leitos contratados para usuários do SUS, de um total de 21, mas todos já estão ocupados. A médica Fabiane Chávez, coordenadora da UTI Neonatal, explica que há necessidade de manter leitos reservados para o atendimento de gestantes de alto risco.

“Para atender a clientela que estamos contratados, que são gestantes com quadro de gestação de alto risco, precisamos dispor de vaga na UTI Neonatal de retaguarda. Do contrário, esses bebês, quase sempre prematuros ou com patologias congênitas, correm o risco de nascer e não dispor de leitos com a assistência necessária para garantir sua sobrevivência”, esclarece a médica, que é também diretora técnica do hospital.

Ainda segundo Fabiane Chávez, além de todos os 21 leitos da UTI Neonatal estarem ocupados, há também superlotação na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), que dispõe de 12 leitos. O hospital informa que o atendimento no setor de pediatria continua acontecendo normalmente.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *